18.7.06

ITAÚ


Sinônimo de modernidade, ícone de tecnologia, referência em responsabilidade social. E cujo compromisso é atender milhões de clientes onde, quando e como eles desejam. Além de oferecer serviços exclusivos e personalizados. O Itaú, não somente é um dos mais reconhecidos bancos brasileiros, mas também o mais moderno, feito sob medida para você e para o futuro. 

A história 
Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro baixou medidas de represálias econômicas contra alemães e italianos. Uma dessas medidas determinou a liquidação de filiais de bancos cujas matrizes estivessem nos países inimigos, o que provocou o encerramento das atividades de diversos bancos tradicionais em São Paulo. Foi neste contexto que surgiria o Banco Itaú. A história do tradicional banco tem início em São Paulo, quando Alfredo Egydio de Souza Aranha, um advogado e empresário empreendedor, fundou, no dia 30 de dezembro de 1943, o Banco Central de Crédito. No ano seguinte, após um período de organização administrativa do novo banco, foram obtidas as primeiras cartas patentes pela Caixa de Mobilização e Fiscalização Bancária, autorizando o banco a realizar operações bancárias, com a abertura de quatro agências em locais diferentes. De posse das primeiras cartas patentes autorizando-o à realizar operações bancárias, em 1945 o Banco Central de Crédito abriu sua primeira agência na sede situada na Rua Benjamin Constant, 187, em São Paulo, no dia 2 de janeiro. Ao final do primeiro ano de atuação, o banco já contava com três agências - a sede e duas no interior de São Paulo (Campinas e São João da Boa Vista), com 22 funcionários no total.
  

Ao final da década, o Banco Central de Crédito possuía 11 agências, sendo três delas na cidade de São Paulo e oito no interior. No ano de 1951 foi inaugurada a agência de Santos, intensificando, assim, a atuação do banco perante as companhias exportadoras de café. Pouco depois, em 1952, o governo federal recomendou a alteração da razão social do Central de Crédito, objetivando reservar essa denominação para a instituição que passaria a ser o Banco Central do Brasil. Assim, a razão social foi alterada para Banco Federal de Crédito. Três anos mais tarde, com dez anos de funcionamento, o banco contava com 24 agências e 113 funcionários. Com os ventos do sucesso sempre favoráveis para o Banco Itaú, em 1955 a instituição já possuía 24 agências e 113 funcionários. Essa época foi considerada de ouro para o banco, pois novas e modernas agências foram inauguradas. As décadas de 1960 e 1970 foram marcadas por diversas incorporações, fusões e aquisições, que proporcionaram um rápido crescimento ao banco. A primeira aquisição foi do Banco Paulista de Comércio, em 1961.
  

Pouco depois, em janeiro de 1962, ocorreu a inauguração da primeira agência fora do Estado de São Paulo, na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. Já nessa época, a mecanização do processamento de dados começava a se tornar cada vez mais importante. As primeiras máquinas adquiridas, ainda em 1961, eram utilizadas na contabilização de contas correntes e autenticação de documentos. A seguir, vieram as primeiras máquinas do Sistema Hollerith, ampliando a capacidade do processamento do banco. Ainda nesta década, em 1964, com a aquisição do primeiro computador IBM (conheça essa outra história aqui), foi possível acelerar o desenvolvimento de sistemas de processamento. Entretanto, como esse desenvolvimento era lento, a única alternativa de crescimento rápido estava na fusão com outro banco.
   

Assim, ainda em 1964, a primeira fusão se deu com o Banco Itaú S.A., uma instituição mineira bastante tradicional, fundada em 1944 por José Balbino Siqueira, na cidade de Pratápolis, distrito de Itaú. Com essa fusão, surgiu o Banco Federal Itaú S.A. No ano seguinte, o Banco Federal Itaú começou a funcionar com uma rede de 112 agências, estendendo-se por seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Guanabara, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná. Com isso, passou a ocupar a 16ª posição no ranking dos maiores bancos do país.
  

Em 1966, com a lei da Reforma Bancária (ocorrida em 1964), os bancos foram autorizados a criar bancos de investimento no Brasil. O Banco Federal Itaú foi o pioneiro nessa iniciativa, obtendo a primeira carta patente para um banco de investimentos do país, com a constituição do Banco Federal Itaú de Investimentos. Surgiu então a oportunidade de uma nova fusão, desta vez com o Banco Sul Americano do Brasil. Com nova denominação, o Banco Federal Itaú Sul Americano S.A. iniciou suas atividades com 184 agências concentradas nos estados de São Paulo (129 agências) e Paraná (33 agências), além de algumas unidades em Minas Gerais (13 agências), Guanabara (6 agências), Mato Grosso (2 agências) e uma no Distrito Federal. O primeiro esforço no sentido de unificar a identidade das diferentes instituições que o Itaú englobava ocorreu nesse ano com a criação do logotipo triangular do Banco Federal Itaú Sul Americano.
   

Em 1969, uma nova fusão foi realizada, com o objetivo de ampliar a participação no ranking dos bancos nacionais. Dessa vez, com o Banco da América S.A. Assim, o novo Banco Itaú América S.A. passava a contar com uma rede de 274 agências distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Bahia. A década de 1970 foi um período de rápido crescimento não só pela expansão interna, mas pelas sucessivas aquisições dos bancos Português do Brasil, União Comercial e Aliança, este último com o objetivo de expandir sua atuação na região nordeste. Em 1971, aconteceu a primeira aproximação formal do Itaú e do Unibanco (conheça essa história aqui). Numa operação de vanguarda para o mercado da época, Citibank (conheça essa outra história aqui), Itaú e Unibanco associaram-se para o lançamento do cartão Credicard, um dos primeiros do país.
  

Em 1973, era evidente a força do nome Itaú perante o público. Um nome simples, original, de fácil memorização, capaz de traduzir, com apenas quatro letras, a imagem que se buscava consolidar: simplicidade e solidez. Com isso, a razão social foi alterada, e o banco passou a denominar-se Banco Itaú S.A. (Itaú: pedra escura, em tupi-guarani, originária da cor do clínquer, mineral utilizado para a fabricação do cimento). À época era o segundo maior banco do Brasil em volume de depósitos e o primeiro em número de agências, com 468 pontos de atendimento. Em 1980, o banco deu os primeiros passos para sua atuação internacional, com a abertura das agências de Nova York e, pouco depois, em Portugal. O conturbado ambiente político e econômico do país nesta década aconselhavam o retorno ao crescimento interno. O Itaú adquiriu apenas um pequeno banco, o Pinto de Magalhães. No final da década, foi um dos primeiros a transformar-se em banco múltiplo, formalizando juridicamente sua organização interna que já assim se delineara desde os anos de 1970. Nessa década, entretanto, estabeleceu-se firmemente como “Banco Eletrônico”, evidenciando sua prioridade à tecnologia de ponta.
  

Em 1994, foram fundados os Bancos Itaú Europa, Itaú Argentina e Itaú Bank (Cayman), ampliando a visão e a operação internacional do conglomerado financeiro. No ano seguinte, teve início uma nova fase de expansão por meio de aquisições. O Itaú adquiriu o BFB - Banco Francês e Brasileiro, reforçando sua posição no segmento de clientes de alta renda, tesouraria e corporate banking. No final desta década, o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso iniciou o processo de privatização de bancos estatais, que foram a principal razão da expansão do Itaú nesse período. O resultado foi a aquisição do Banco Banerj (junho de 1997), Bemge - Banco do Estado de Minas Gerais (1998), Banestado - Banco do Estado do Paraná (outubro de 2000) e BEG - Banco do Estado de Goiás (2001).
   

Em maio de 2006, o Itaú deu outro importante passo ao comprar, por US$ 2.2 bilhões, as operações do BankBoston (subsidiário do Bank of America) no Brasil, Chile e Uruguai. Com a operação, o Itaú agregou 5.500 clientes, 200 funcionários especializados e US$ 3.666 bilhões em ativos, dobrando sua carteira de private banking no exterior. Já os 203 mil correntistas do BankBoston do Brasil foram integrados ao Itaú Personnalité.
  

No dia 4 de novembro de 2008, o Itaú anunciou uma gigantesca fusão com o Unibanco (cujas origens remontam a 1924 com a fundação da Casa Moreira Salles na cidade de Poços de Caldas e que a partir de 1950 passou a se chamar Banco Moreira Salles), formando assim o maior banco do país e o maior grupo financeiro do hemisfério sul, cujo valor de mercado fez com que ele ficasse situado entre os 15 maiores do mundo. Tratava-se de uma instituição financeira com a capacidade de competir no cenário internacional com os grandes bancos mundiais. Os números do resultado da fusão foram gigantescos: o total de ativos combinado era superior a R$ 623 bilhões, aproximadamente 4.800 agências e postos de atendimento (representando 18% da rede bancária brasileira) e 14.5 milhões de clientes de conta corrente (18% do mercado). Em volume de crédito, representou 19% do sistema brasileiro, e em total de depósitos, fundos e carteiras administradas atingiu 21%. Nos anos seguintes, como acontece geralmente no caso de grandes fusões, a marca mais forte (Itaú) absorveria a Unibanco, que deixou de existir.
   

Em 2009, o banco se associou a Porto Seguro (conheça essa outra história aqui) para a distribuição de seguros de veículos e residenciais. No dia 9 de maio de 2013, o Itaú fechou por quase R$ 3 bilhões a compra da Credicard, a mais antiga e conhecida emissora de cartões do país e que passou a se chamar Rede. Pouco depois, em 21 de outubro de 2015, a Odebrecht TransPort, subsidiária do grupo Odebrecht (atual Novonor) na área de transporte e logística, assinou um contrato de venda de sua participação na ConectCar (empresa de pagamento automático que garante praticidade e agilidade em pedágios e estacionamentos) para o Itaú, por R$ 170 milhões. Ainda em 2015, todos os estados brasileiros já contavam com agências do Itaú.
   

No dia 8 de outubro de 2016, em mais uma ação de vigor financeiro, o Itaú pagou R$ 710 milhões pela operação de varejo do Citibank no Brasil. Mais recentemente, em 2023, o Itaú encerrou uma história de mais de 40 anos na Argentina ao vender suas operações no país, em meio a inflação descontrolada, crise social e corrida presidencial. O Itaú chegou à Argentina em 1979 com atividades voltadas à área de atacado, no financiamento de empresas multinacionais no comércio exterior.
   

O Itaú foi pioneiro em inúmeras iniciativas consideradas revolucionárias para a época e que se tornariam padrão para a indústria - como o lançamento do primeiro caixa eletrônico, passando pelo primeiro aplicativo bancário, cartões com chip e, mais recentemente, o uso da computação quântica e da inteligência artificial, que permitem uma visão integrada do cliente e a oferta customizada de soluções financeiras.
   

Atualmente, com uma vasta prateleira de produtos do setor no Brasil e por meio de suas marcas e parcerias comerciais, o Itaú oferece um amplo leque de serviços disponíveis em diversos canais. Concede descontos, promoções e vantagens exclusivas e oferece soluções para o dia a dia de milhões de clientes, formando um ecossistema “beyond banking” e atendendo às necessidades de todos os perfis de clientes, pessoas físicas e jurídicas, no Brasil e no exterior. A rede de atendimento do Itaú é constantemente otimizada pelos comportamentos e necessidades de seus clientes. Uma de suas estratégias é de atender seus clientes onde, quando e como desejarem. O banco então adota o modelo “Phygital” (”Phy-”de physical e “-gital” de digital) que dá a liberdade para que seus clientes escolham como querem se relacionar com o banco, de forma digital ou física, ambas oferecendo a mesma conveniência de atendimento.
  

A linha do tempo 
1972 
Criação da Itaú Seguros para oferecer seguros de automóveis e residenciais com qualidade e atendimento rápido. Desde 2010, a Itaú Seguros faz parte da Porto Seguro. 
1976

Lançamento do Cheque Estrela Itaú, que visava prestar serviços diferenciados a clientes especiais, identificados pelas estrelas em seu talão de cheques e outros aparatos bancários. Em qualquer agência, o “portador de estrelas” recebia tratamento diferenciado. A ideia fez tanto sucesso que as estrelas, por um grande período foram incorporadas ao logotipo do Itaú nas fachadas das agências. 
1979

Com a especialização cada vez maior do sistema bancário, o Itaú deu início à segmentação de seus clientes, dividindo o mercado de contas correntes em corporate e varejo. 
Com a evolução do uso da tecnologia nos serviços bancários, surge a necessidade de desenvolvimento de equipamentos e softwares específicos para serem utilizados na rede de agências. A criação de sistemas de atendimento online assinalava o crescimento da concorrência pelos clientes. 
Criação da Itaú Tecnologia S.A. (conhecida popularmente como Itautec) para atuação na área de eletrônica digital, prestando serviços e fabricando equipamentos e componentes para informática e automação bancária. A marca Itautec foi lançada no mercado com o slogan “De frente para o futuro”. Depois de ser vendida em 2013, a marca Itautec deixou de existir em 2014. 
1980 
Inauguração do Centro Técnico Operacional do Itaú, na região do Cambuci, zona central de São Paulo. Ocupando uma área de aproximadamente 55.000 m², com dez andares, era o coração nervoso do sistema operacional automatizado do banco. Ali se alocaram servidores, robôs e salas cofre. 
1981

● Lançamento do Banco Eletrônico, oficialmente instalado na sede da Rua Boa Vista. Nos meses seguintes ele foi ampliado para outras 24 agências localizadas em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Nos terminais das agências eletrônicas, os clientes recebiam informações sobre o saldo de contas correntes e de cadernetas de poupança, faziam consulta de cheques, de débitos automáticos e dos últimos lançamentos, além de obterem o extrato dos últimos 30 dias. lançamento do primeiro caixa eletrônico do país. 
1982 
Lançamento do Itaufone, uma inovação que fez brilhar os olhos (e ouvidos) dos clientes, que pela primeira vez podiam consultar o saldo de suas contas sem precisar sair de casa. Serviço pioneiro não apenas no Brasil, mas no mundo, bastava ligar para a central do Itaú e discar os dados e a senha para que uma voz robótica anunciasse o saldo disponível, inaugurando uma nova era da conveniência bancária. 
1985

Com a evolução do Banco Eletrônico, o Itaú decide criar sua própria rede de auto-atendimento, que aproveitava a rede de agências existente. Os caixas eletrônicos, quiosques isolados em pontos estratégicos das cidades, passavam a oferecer aos clientes a comodidade de realizarem operações fora do horário de expediente bancário e em locais de fácil acesso. 
1991

Criação do Itaú Private Bank para atender pessoas físicas de grandes recursos financeiros. 
1996 
Criação da Itaucard, divisão de cartões do Banco Itaú. 
2004

Criação da Ouvidoria Itaú, uma ação que unia agências, centrais de atendimento ao cliente e áreas da administração central, com o objetivo de ouvir os clientes. 
Fundação da Taí, financeira do Banco Itaú voltada ao oferecimento de crédito à população de baixa renda. 
2008 
Lançamento pioneiro do aplicativo Itaú Mobile. Assim, todos os clientes que possuíam celulares com tecnologia 3G passaram a ter acesso a uma série de serviços, com muito mais velocidade. Entre os serviços, estava a TV Itautrade, que exibia diariamente vídeos com as principais notícias sobre investimentos, a posição consolidada da carteira de fundos de investimentos por meio de gráficos, além do acesso a relatórios da Itaú Corretora, em formato PDF. 
Lançamento do portal de classificados iCarros, uma ferramenta prática cujo objetivo era facilitar a compra e a venda de automóveis pela internet, potencializando as vendas das revendedoras e oferecendo praticidade aos usuários. 
2011 
Lançamento da iConta, uma conta corrente destinada a clientes que desejavam utilizar exclusivamente os canais eletrônicos do banco (Itaú 30 horas na internet, telefone, celular, iPad e caixas eletrônicos) para fazer o gerenciamento e realizar movimentações financeiras. 
2015 
Lançamento do primeiro cartão virtual na modalidade temporário válido para compras pontuais na internet dentro de 48 horas. 
2016 
Lançamento do aplicativo Itaú Abreconta, que possibilita a abertura de contas 100% digitais. O Itaú foi o primeiro banco do país a permitir que a abertura de conta corrente seja feita por meio eletrônico, utilizando instrumentos e canais remotos, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária. 
2019 
Lançamento da plataforma iti de pagamentos móveis. A plataforma prometia realizar pagamentos e transferir dinheiro de forma instantânea, sem custo nem necessidade de conta bancária. De lá para cá, o iti evoluiu a sua oferta, com uma prateleira de produtos e serviços completa. Com essa oferta, aliada a uma tecnologia de ponta e uma capacidade de análise de crédito diferenciada, o iti passa a ser, de fato, um banco 100% digital. Atualmente o iti conta com 23.8 milhões de clientes (dezembro/23). 
2020 
Lançamento do iPhone pra Sempre, fruto de uma parceria entre o banco Itaú e a Apple (conheça essa outra história aqui) para garantir a compra do celular da marca da maçã com parcelas mais baixas (com parcelamento em 21 vezes mais um pagamento final). 
Lançamento do Íon Itaú, plataforma especializada em investimentos. O aplicativo desenvolvido junto aos clientes oferece experiência inovadora em investimentos e permite agregar carteiras de outras instituições. 
2022 
Lançamento do Itaú Shop, solução de compras e benefícios integrada aos apps do banco, com experiência de pagamento simples e segura, e parcelamento em 12 vezes sem juros. 
Lançamento do Itaú Click Digital Mastercard, o seu primeiro cartão com jornada 100% digital, que além da experiência totalmente digitalizada, sem a presença do cartão físico, tem anuidade grátis.


Um Itaú personalizado 
Pioneiro em seu segmento no Brasil, o Itaú Personnalité oferece atendimento personalizado a pessoas físicas que desejam ter assessoria financeira, com renda mensal mínima de R$ 15.000 ou volume de negócios superior a R$ 250.000. Seus serviços abrangem ações, produtos financeiros, fundos, previdência, crédito e seguros. A marca “Personnalité” surgiu em 1987 como nome de uma linha de atendimento exclusivo à clientela particular do Banco Francês e Brasileiro (BFB). O BFB foi adquirido pelo Itaú em 1995, e o banco criou a bandeira Itaú Personnalité, que inspirou o atendimento e serviços diferenciados para clientes de alta renda.
  

No início de 2023, o Itaú Personnalité passou por uma reestruturação de marca, apresentando uma nova proposta de valor, que vai desde um novo modelo de atendimento até uma conta internacional. E para comunicar essas mudanças de posicionamento foi criada uma campanha que reuniu grandes estrelas nacionais e internacionais, que teve o piloto Lewis Hamilton estreando a primeira fase (assista ao filme aqui), e depois apresentou o cantor Seu Jorge, a tenista Bia Haddad Maia, a atriz Débora Nascimento, o ator e humorista Marcos Veras e a empresária Camila Coutinho na segunda fase. Os filmes mostram as facilidades que o Itaú Personnalité proporciona na gestão da vida financeira – sob o novo slogan “Sempre em Movimento” (o antigo era “Perfeito para você”).
  

O novo posicionamento do Itaú Personnalité também apresentou um rebranding no logotipo (imagem à direita) caracterizado por uma estética mais minimalista.
  

Fazendo o bem 
No segmento financeiro, estereotipado por lucros exorbitantes por parte da organização em contraste a tarifas, taxas e juros altos cobrados do cliente, o Itaú transpôs barreiras e soube construir uma imagem de banco socialmente responsável. A plataforma “O mundo muda, o Itaú muda com você”, de 2010, e sua evolução para um conceito maior, traduzido na hashtag “#issomudaomundo”, de 2013, mostram que a marca vai além da publicidade, ao propor escolhas melhores e fomentar mudanças de comportamento: optar pela bicicleta como meio de transporte, ler para uma criança, ir ao cinema.
  

Por exemplo, o programa “Leia com uma criança” incentiva, desde 2010, a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Mais do que contar uma história, a proposta é que o mediador de leitura tenha a escuta ativa e convide a criança a participar e se engajar no processo. A mudança do nome do programa de “Leia para uma criança” para “Leia com uma criança”, reforça a concepção de que todas as crianças, sem exceção, são inteligentes, plurais, leitoras do mundo e sujeitos de direitos. O programa já distribuiu mais de 63 milhões de livros de literatura infantil para famílias, organizações da sociedade civil e secretarias de educação de todo o país. Somente em 2022, o programa alcançou 715 municípios de regiões de maior em vulnerabilidade social, apoiou 1.135 instituições e distribuiu 9.258 livros acessíveis e em braile, totalizando mais de 1.1 milhões de crianças beneficiadas.
  

Já o Itaú Bike é um sistema de compartilhamento de bicicletas públicas que é operado pela tembici e patrocinado pelo banco. O sistema de aluguel foi originalmente lançado em outubro de 2011 na cidade do Rio de Janeiro, com a parceria do Itaú e a Prefeitura do Rio de Janeiro, sob o nome de Bike Rio. O sistema se baseia no modelo internacional de compartilhamento de bicicletas baseadas em estações físicas, onde o usuário retira a bicicleta em uma estação e devolve em outra estação. Atualmente o sistema Bike Itaú opera em dois países (Brasil e Chile), cobrindo 7 cidades (entre as quais Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, São Paulo e Santiago) e oferecendo mais de 14 mil bicicletas (incluindo modelos elétricos) para 200 mil usuários ativos que efetuam mais de 1.5 milhões de viagens mensais, que deixaram de emitir milhões de toneladas de gás carbônico.
  

Além disso, a Fundação Itaú Social atua desde 1993 pela melhoria da aprendizagem e trajetória escolar, reduzindo desigualdades de raça/cor, gênero, deficiência e nível socioeconômico, com foco em duas etapas de transição escolar: Pré-escola e Anos Finais do Ensino Fundamental. O Itaú Social contribui com ações e programas que incidam em políticas públicas emancipatórias e viabilizadoras de mudanças estruturais na educação.
  

A comunicação 
A primeira campanha na história da marca, lançada em 1971, foi criada pela agência DPZ e apresentava o filme “Bandeiras”, que pedia ajuda dos brasileiros para transformar o Itaú no maior banco do Brasil através do slogan “Ajude o Itaú a ser o primeiro”. A comunicação da marca ganhou mais impulso, em 1973, com o início da campanha “Seja cliente de um banco só”, sendo seus personagens Rodolfo e Anita, o primeiro casal da publicidade brasileira, para anunciar o Itaúcheck, avô do caixa eletrônico. Com o filme “Jaime” (clique aqui para assistir), de 1991, estrelado por Jô Soares (uma das raras vezes em que a marca optou pelo endosso de uma celebridade), tratou do seguro de vida de um jeito bem-humorado. Já em 1994, o filme “Secretária” (assista aqui) lançou mão do humor para apresentar o Itaú Bankfone Empresa. No ano de 1999, em pleno boom da internet, surgiu um ícone combinado a um gestual (batizado de i-digital) que transformaria para sempre a comunicação do Itaú.
  

O que era claro ficou cristalino em 2003 com uma espetacular campanha criada pelas mãos, ou cabeça, do publicitário Nizan Guanaes. Com o slogan “Feito para você” - que não demoraria a virar o principal slogan da marca Itaú, foram produzidas diversas peças de mídia exterior (ênfase em outdoor), com mensagens e formatos individualizados, para atingir diferentes públicos, falando diretamente com consumidores de perfis variados. Afinal, era preciso criar uma campanha institucional que falasse diretamente com cada perfil de cliente, ressaltando que o banco Itaú, apesar de ter sido feito para todos, respeitava culturas e perfis diferentes. Com outdoors e mobiliários urbanos inovadores e criativos, a campanha fez sucesso rapidamente, invadindo as ruas das principais capitais brasileiras, respeitando a regionalidade e cultura de cada região. Por exemplo, em Porto Alegre, uma das peças trazia como título “Guris e gurias. O Itaú foi feito para vocês”. No Rio de Janeiro, estava nas ruas o outdoor “Garota de Ipanema e Meninos do Rio. O Itaú foi feito para vocês”. Em Salvador: “Meu rei. O Itaú foi feito para você”. Confira abaixo alguns dos muitos outdoors da premiadíssima campanha.
  

Mais recentemente, em outubro de 2023, o Itaú lançou uma estrelada campanha para divulgar um de seus produtos mais populares: Uniclass, o segmento premium para os clientes de média renda do banco e que não recebia um esforço desse porte de marketing há dez anos. Para isso, em um filme publicitário promoveu um encontro um tanto inusitado entre o ator Sylvester Stallone e o apresentador Marcos Mion. Em frente à icônica escadaria do Museu de Arte de Filadélfia, que serviu de cenário para “Rocky: Um Lutador”, um dos mais celebrados filmes da carreira do astro, o comercial mostra Mion subindo os degraus enquanto conta sobre sua história de vida. Ao chegar no topo, o apresentador é surpreendido por seu grande ídolo. A campanha apresenta o slogan “Pra você chegar lá”.


A evolução visual 
O primeiro esforço no sentido de unificar a identidade das diferentes instituições que o Itaú englobava ocorreu em 1964. O artista e designer Aloísio de Magalhães foi contratado para desenhar o icônico logotipo triangular do então Banco Federal Itaú Sul Americano.
  

A mudança radical ocorreu em 1973 quando o tradicional logotipo (incialmente conhecido como “pedra preta”) pelo qual a marca Itaú ficaria reconhecida por décadas por boa parte da população brasileira foi criado pelo publicitário Francesc Petit da agência DPZ. A nova identidade visual da marca era inicialmente em preto com o nome grafado em letras minúsculas em branco. Porém, somente quase dez anos depois, se sentiu a falta de uma cor para se ganhar maior visibilidade no ambiente urbano. Foi então que o logotipo ganhou um fundo na cor laranja. O laranja deu vida às fachadas e possibilitou que a marca, enfim, sobressaísse na paisagem urbana, criando percepção de rede. Nova reviravolta em 1992, quando o logotipo monocromático ganhou cores - azul (pastilha quadrada) e amarela (letras do nome). A partir de então a marca Itaú se tornou, de fato, luminosa. Nos anos seguintes, esse logotipo ganhou apenas modernizações, como por exemplo, em 2003, quando a tipografia de letra passou por mais uma mudança, desta vez para modernizar a marca e facilitar a visualização em formatos digitais, em computadores e smartphones.
  

No início do mês de dezembro de 2023, o logotipo do Itaú passou por um radical rebranding para comemorar os 100 anos das origens do banco. Foram 22 meses de trabalho, mais de 70 estudos de cores, aproximadamente 100 estudos tipográficos e outros tantos de logotipia, que reavaliaram forma, cor, fontes, grafismos e expressões. A nova identidade visual apresentou o arredondamento significando que a pedra (afinal, o símbolo do Itaú representa a pedra, já que, em tupi-guarani, a palavra Itaú significa “pedra preta”) foi lapidada para se apresentar de uma forma mais orgânica e fluida. Além disso, uma nova tipografia de letra (agora em letra minúsculas) foi adotada. E a cor laranja passou a ter enorme importância.
  

A nova identidade visual também poder ser aplicada em um fundo laranja, quando a tradicional pastilha adquire a cor branca e o nome em laranja, como mostra a imagem abaixo. 
  

Na nova paleta cromática (como mostra a imagem abaixo), o laranja tem sua relevância histórica destacada com mais protagonismo. Já os tons de azul ganham vida para identificar os segmentos Uniclass e Personnalité, enquanto Itaú BBA e Private se apropriam ainda mais dos tons escuros.
  

O vídeo abaixo mostra como foi criada a nova identidade da marca Itaú.


Para divulgar o rebranding, a marca lançou uma estrelada campanha institucional, cujo filme (clique aqui para assistir) contou com a presença da cantora Madonna, do cantor Jorge Ben Jor, do ex-jogador Ronaldo Nazário, da atriz Fernanda Montenegro, a bailarina Ingrid Silva e da jogadora Marta. Escolhidos por serem “personalidades cujo legado perpassa gerações”, eles aproveitaram para apresentar o novo conceito da marca: “Itaú, Feito de Futuro”, que convida as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade.
  

Os slogans 
Feito de futuro. (2023) 
Feito Com Você. (2021) 
Feito com você. Feito para você. (2017) 
I’m a global latin american bank. (2011) 
Itaú: 60 Anos Sendo Feito para Você. (2005) 
Itaú. Feito para você. (2003) 
Itaú: pronto para o futuro. (1995) 
Itaú: todo dia um banco melhor para você. (1992) 
O Itaú está onde você precisa. (1988) 
Itaú: pode entrar que a casa é sua. (1979) 
Seja cliente de um banco só. (1973) 
Ajude o Itaú a ser o primeiro. (1971)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 30 de dezembro de 1943 
● Fundador: Alfredo Egydio de Souza Aranha 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Itaú Unibanco Holding S.A. 
● Capital aberto: Sim 
● Presidente do conselho: Pedro Moreira Salles e Roberto Egydio Setubal 
● CEO: Milton Maluhy Filho 
● Faturamento: R$ 138.6 bilhões (2022) 
● Lucro: R$ 30.8 bilhões (2022) 
● Valor de mercado: R$ 296.4 bilhões (dezembro/2023) 
● Valor da marca: R$ 44.385 bilhões (2023) 
● Agências: 2.551 
● Clientes: 99.9 milhões 
● Presença global: 17 países 
● Funcionários: 97.500 
● Segmento: Serviços financeiros 
● Principais produtos: Contas correntes, seguros, previdências, gestão de ativos, cartões de crédito e investimentos 
● Concorrentes diretos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Santander, Banrisul, BTG Pactual, Safra, Nubank, Banco Inter, Banco Original e C6 Bank 
● Ícones: A cor laranja 
● Slogan: Feito de futuro. 
● Website: www.itau.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria InterBrand, somente a marca ITAÚ está avaliada em R$ 44.385 bilhões, ocupando a posição de número 1 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil em 2023. 


A marca no mundo 
O Itaú é o maior banco privado brasileiro em valor de mercado e o maior em ativos, os quais atingiram um montante aproximado de R$ 2.5 trilhões ao final de 2022. Em todo o Brasil, são 2.551 agências, 43.000 caixas eletrônicos (maior rede privada de caixas eletrônicos multifuncionais do país) e mais de 99.9 milhões de clientes. A tecnologia disponível permite que mais de 90% das transações de clientes sejam efetuadas por meio dos canais de auto-atendimento, aumentando a conveniência e reduzindo as despesas para o banco. O Itaú detém cerca de 30% do volume do mercado de cartões, e 70 milhões de cartões emitidos para 46 milhões de pessoas. O Banco Itaú ainda tem operações em mais 16 países, incluindo Bahamas, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Espanha, França, Ilhas Cayman, México, Luxemburgo, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai. 


Você sabia? 
O Itaú é uma holding financeira controlada pela IUPAR (Itaú Unibanco Participações S.A.), que é indiretamente controlada pelas famílias Souza Aranha e Moreira Salles. 
O Itaú foi pioneiro nos testes da quinta geração (5G) de redes móveis de telecomunicação em agências bancárias, com implantação em caráter experimental em duas unidades da cidade de São Paulo no ano de 2021. 
Em 1972, a preocupação com a cultura, já presente, levou o banco a criar as Itaú Galerias que passaram a exibir exposições de arte em algumas de suas agências. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, InfoMoney, Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 13/12/2023 

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9 comentários:

  1. Julyana1:21 PM

    Case nota 1000!

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  2. Gostaria muito de ter visto o logotipo original em preto e branco. Não encontrei em lugar nenhum na internet.

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  3. Anônimo7:55 AM

    Trabalhei no Itaú alguns anos e não tenho duvidas em afirmar que é sem sombra de duvidas o melhor banco Brasileiro. Mas quando iniciou a trajetoria dos Setubal no banco ???????

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  4. Anônimo12:51 AM

    Achei o ite fantástico. Muito interessante. Mas no caso do Itaú, faltou a informação de que ele pertence ao grupo Deca.

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  5. Anônimo9:07 AM

    Excelnte matéria mas a logotipo preto e branco modular do Itaú foi feita por Alexandre Wollner, talvez Salvador or isso você não a encontrou na Internet..

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  6. Ótima pesquisa! Muito bem fundamentada. =)
    Entretanto, é válido salientar realmente que quem desenvolveu o programa de identidade visual completo foi Alexandre Wollner.

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  7. Ana Lopes12:08 PM

    Tem toda razão, foi desenvolvida por Alexandre Wollner.

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