15.8.06

BUDGET RENT A CAR


Diversas opções de automóveis, preços acessíveis e flexíveis, localizações privilegiadas como aeroportos e regiões centrais. Se você procura tudo isso na hora de alugar um automóvel, dirija-se a um dos pontos da BUDGET RENT A CAR, que se tornou um verdadeiro ícone em seu segmento. 

A história 
Tudo começou em 1958 quando Morris Mirkin, com a ajuda de sua mulher, investiu exatos US$ 24.000 para abrir uma pequena locadora de automóveis no centro da cidade de Los Angeles, estado americano da Califórnia. O nome BUDGET RENT A CAR foi escolhido para atrair clientes conscientes de orçamento (em inglês “budget-minded”) ou que dispunham de um orçamento mediano, como por exemplo, famílias que não podiam adquirir um automóvel, turistas com orçamento apertado ou até mesmo viajantes executivos que necessitavam se locomover até o aeroporto. Para conseguir ingressar em um mercado bastante saturado, e ao mesmo tempo reduzir despesas, ele decidiu montar sua operação fora dos aeroportos. Inicialmente a locadora possuía uma frota de apenas 10 veículos que eram alugados por US$ 4 ao dia e 4 centavos de dólar por milha rodada.


No ano seguinte, em um esforço para fazer o negócio crescer, Mirkin solicitou um financiamento adicional a um parente distante, Jules Lederer, então presidente de uma empresa fabricante de instrumentos de escrever com sede na cidade de Chicago, que acabou se tornando sócio no negócio, agora oficialmente batizado de BUDGET RENT A CAR CORPORATION. Com isso, já em 1960, foi inaugurada a primeira franquia da marca, abertas outras unidades de locação e a frota foi expandida. Isto deu início a uma rápida expansão da empresa, principalmente dentro de importantes e movimentados aeroportos, indo disputar diretamente com grandes locadoras nacionais, que inicialmente não deram muita atenção à emergente BUDGET, uma pequena locadora que estava tentando fazer algo diferente no mercado.


A pequena locadora vislumbrou uma afluente demanda para famílias em férias, ou para turistas que desejavam se dirigir para uma enorme variedade de destinos. Percebeu que o mercado de lazer, principalmente entre veranistas de locais populares como a Flórida e a Califórnia, poderia ser maior do que o nicho corporativo. E investiu nesses clientes. A expansão internacional começou em 1962 com a inauguração dos dois primeiros pontos de locação no Canadá. Em apenas quatros anos, a BUDGET estaria presente em todos os aeroportos canadenses. Até a década de 1980 a locadora cresceu em uma velocidade alucinante, aproximadamente 20% ao ano, sempre tendo como foco principal o turista, apesar de ter iniciado o desenvolvimento de políticas e programas para atrair o pequeno e médio viajante de negócios. Depois de passar pelas mãos de inúmeros proprietários, a empresa se tornou na década de 1990, a terceira maior locadora de veículos e caminhões do mercado americano, com presença em 110 países ao redor do mundo.


Nesta década, sua frota foi completamente modernizada e diversificada, incluindo veículos mais luxuosos e sofisticados, lançou em 1997 um programa de fidelidade (conhecido atualmente como UNLIMITED BUDGET), criou em 1998 o Fastbreak (um serviço que tornou mais rápido o aluguel do veículo), além de um forte treinamento para atingir uma excelência no atendimento. A expansão internacional também foi marcante, com aquisições ou inaugurações de pontos de locação na Grã Bretanha, França, Espanha e Bélgica. Em 2002 a BUDGET foi vendida para a Cendant Corporation, uma empresa especializada na área de turismo que atuava em vários ramos de negócios. Quatro anos depois, com a divisão da Cedant Corporation em quatro áreas principais de negócios, a BUDGET passou a fazer parte do grupo AVIS BUDGET, atuando como uma empresa subsidiária. Atualmente a BUDGET também possui um Programa Corporativo especialmente elaborado para atender empresas que necessitam ter automóveis disponíveis por um tempo mais longo e a custos acessíveis.


A evolução visual 
Recentemente, em 2012, a marca remodelou seu tradicional logotipo. A atual identidade apresenta um visual mais limpo, com uma tipografia de letra mais fina e delicada e nova paleta de cores.


Os slogans 
Escape the everyday. 
Drives your dollar further. (Conduz o seu dólar mais longe) 
Make the better move. (Budget Truck)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1958 
● Fundador: Morris Mirkin 
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey 
● Proprietário da marca: Avis Budget Group, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman & CEO: Ronald Nelson 
● Faturamento: US$ 2.1 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Pontos de locação: 3.350 
● Frota: 350.000 veículos 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 12.000 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Aluguel de carros e caminhões 
● Concorrentes diretos: Hertz, Alamo, Enterprise, Dollar, National e Thrifty 
● Slogan: Escape the everyday. 
● Website: www.budget.com.br 

A marca no mundo 
A BUDGET RENT A CAR tem 3.350 pontos de locação espalhados pelos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Caribe, Europa, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, sendo 800 deles dentro de importantes aeroportos. Presente em mais de 120 países ao redor do mundo, possui uma frota superior a 350 mil veículos (150 mil somente nos Estados Unidos). No Brasil, onde atua desde 2005, a empresa está presente com 19 lojas, algumas localizadas nos principais aeroportos internacionais do país. 

Você sabia? 
A empresa ainda possui uma subsidiária que atua no segmento de aluguel de veículos comerciais e caminhões (conhecida como BUDGET TRUCK), que possui 1.650 pontos de locação espalhados pelos Estados Unidos e uma frota de aproximadamente 23.000 veículos. Essa divisão é bastante procurada para realizar mudanças e faturou em 2013 aproximadamente US$ 373 milhões. 
Desde 2009 a empresa mantém a política da proibição de fumar dentro de todos os seus veículos. Isto inclui até os funcionários que dirigem ou manobram os carros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/8/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário