15.8.06

SAKS FIFTH AVENUE


Um sofisticado lugar para fazer compras. Ou como diriam os americanos “A Great Place to Shop”. Assim pode ser definida uma das mais tradicionais e elegantes lojas de departamento dos Estados Unidos: a SAKS FIFTH AVENUE. Amplamente retratada em inúmeros filmes de cinema, a rede de lojas evoca a elegância dos maiores e mais renomados estilistas americanos e europeus, oferecendo produtos, muito deles exclusivos, de alta qualidade para um público ávido pelo melhor. Por isso a SAKS, como ficou conhecida carinhosamente, se tornou uma das mais emblemáticas e tradicionais lojas de departamento e ícone do varejo de luxo nos Estados Unidos. 

A história 
A história da tradicional loja de departamento SAKS FIFTH AVENUE começou com Horace Saks e seu primo Bernard Gimble, que haviam operado lojas de varejo independentes na rua 34th esquina com a Herald Square, na cidade de Nova York, no início de 1900. Ambos tinham o grande sonho de construir uma loja com produtos únicos e de alta qualidade. Com o apoio financeiro de ambas as famílias, compraram uma propriedade entre as ruas 49th e 50th, acima da badalada 5ª Avenida, parte nobre e essencialmente residencial, inaugurando a loja de seus sonhos no dia 15 de setembro de 1924. A SAKS FIFTH AVENUE, uma espécie de caixa de joias repleta de mercadorias raras, se tornou a maior loja de varejo localizada em uma região residencial da cidade na época. Oferecendo produtos masculinos e femininos de extremo bom gosto e altíssima qualidade, assim como um extraordinário programa de atendimento a clientes, se tornou sinônimo de elegância e glamour, frequentada pela alta sociedade americana.
  

Com a inesperada morte de Horace em 1926, Bernard assumiu o controle da empresa e com a ajuda de seu sobrinho, Adam Gimble, começou a construir um verdadeiro império. Uma das primeiras ações foi redecorar a loja com um opulento estilo moderno, criando espaços para as mais chiques marcas exporem seus produtos à venda. Por anos a expressão “Very Saks Fifth Avenue” se tornou sinônimo de moda e luxo entre os americanos. Em 1952, a empresa inaugurou uma loja na cidade de San Francisco, ingressando assim em um importante mercado consumidor americano. Foi somente na década de 1970, época em que a loja havia se tornado um destino para os principais estilistas americanos, como Bill Blass e Oscar de la Renta (saiba mais aqui), que a empresa iniciou um grande processo de expansão inaugurando unidades em outros estados americanos.
   

Em 1978 a loja âncora de Nova York, cujos produtos de luxo e a apresentação atraíam celebridades da elegância de Grace Kelly e Jackie Kennedy, começou a ser totalmente remodelada. A reforma incluiu a instalação de escada rolante, no ano seguinte, além da construção de escritórios e depósitos, que ficariam prontos em 1990. A remodelação acrescentou mais 30% de espaço de venda na enorme loja. Em julho desse ano, a empresa foi comprada por investidores afiliados a Investcorp, dando início a um novo capítulo na trajetória da SAKS FIFTH AVENUE.
  

As mudanças começaram em 1992, quando o primeiro Outlet (loja de desconto com produtos 40% a 70% mais barato que os preços originais) da SAKS FIFTH AVENUE, sob o nome de Clearinghouse, foi inaugurado em Franklin Mills, estado da Pensilvânia. Dois anos depois, com o objetivo de fortalecer o nome da loja na costa oeste, a empresa comprou quatro lojas da antiga I. Magnin localizadas em pontos sofisticados de Beverly Hills, Carmel, San Diego e Phoenix. Em 1995, o nome do Clearinghouse foi alterado para Saks Off 5th. Ainda nesse mesmo ano inaugurou sua unidade em Beverly Hills, se tornando a maior loja de departamento do luxuoso bairro californiano. Somente em 2000, a tradicional e luxuosa loja de departamento ingressou no comércio online com o lançamento de sua página na internet.
   

Através de licenciamento, a SAKS FIFTH AVENUE inaugurou em 2005 uma enorme loja em Dubai (que seria definitivamente fechada em 2016). Pouco depois, em novembro de 2007, a varejista inaugurou uma loja na Cidade do México. Após ser fortemente golpeada pela crise financeira na importante temporada das compras de fim de ano em 2008, a varejista recorreu a uma tática radical de vendas promocionais - oferecendo, por exemplo, descontos de até 70% - que abalaram sua imagem no mercado de luxo. Porém, era uma, ou única, saída para enfrentar os tempos difíceis. Nesse período, a empresa, através de licenciamento, inaugurou loja no Bahrain (2008), uma segunda unidade no México e no Cazaquistão (2012), dando continuidade assim a uma tímida expansão internacional.
   

Além disso, em 2011 a SAKS FIFTH AVENUE agiu rapidamente e cancelou as vendas da marca própria do estilista John Galliano após escândalo causado por declarações racistas e antissemitas que resultou em sua demissão da Dior (conheça a história deste ícone da moda aqui). A empresa justificou a decisão: “Nós temos valores, como eu espero que as outras pessoas tenham. O que aconteceu não foi certo e não gostaríamos de oferecer os produtos dele em respeito aos nossos clientes e empregados”, disse na época a gerente geral da rede, Suzanne Johnson.
   

Em meados de 2013, a SAKS FIFTH AVENUE foi adquirida pelo Hudson’s Bay Company, conglomerado canadense do segmento de varejo, por US$ 2.4 bilhões. Com uma nova executiva no comando, a rede varejista anunciou a revitalização de sua icônica loja em Manhattan, com investimentos no valor de US$ 200 milhões, além de regionalizar algumas lojas, como por exemplo, em Beverly Hills, que se transformou em um centro para os estilistas e atrizes de Hollywood, enquanto a unidade de Bal Harbour, em Miami, passou a atender a uma clientela mais hispânica, abandonando as roupas pretas, que são compradas mais pelos consumidores de Nova York e Boston, reduzindo assim a oferta de roupas de inverno. Afinal, a SAKS FIFTH AVENUE tem um público frequentador mais descolado e antenado em relação às tendências da moda mundial.
  

No início de 2016, a SAKS FIFTH AVENUE inaugurou sua primeira loja no Canadá, localizada no centro de Toronto. Uma segunda unidade seria inaugurada ainda este ano e, em 2018, a varejista abriu uma terceira loja em Calgary. Além disso, em 2017, a quase centenária loja de departamento inaugurou sua primeira unidade voltada apenas para o público masculino. Localizada no shopping Brookfield Place, na região de Lower Manhattan, a loja prometia ser a nova meca de estilo para os homens. De acordo com a varejista, seus 27 pomposos salões de peles (conhecidos como Fur Salon), que vendem e oferecem uma gama de serviços de limpeza, reparo e armazenamento de produtos de peles (casacos, entre outros itens), serão fechados definitivamente até o dia 29 de janeiro de 2022. Esse fechamento diz respeito aos pontos físicos e também ao comércio eletrônico.
   

O símbolo do luxo 
A principal loja âncora da rede SAKS FIFTH AVENUE está localizada no número 611 da tradicional e badalada 5ª Avenida (entre as ruas 49 e 50) em um prédio de 10 andares com estilo clássico e antiquado. Inaugurada em 1924, a loja é um verdadeiro supra-sumo do luxo, sinônimo de estilo e elegância, oferecendo produtos das mais renomadas marcas americanas e europeias em um ambiente requintado e pomposo. Suas araras ostentam modelitos de marcas como Gucci (saiba mais aqui), Chanel (conheça essa história aqui), Prada, Burberry, Donna Karan e Jimmy Choo, entre outros. Cosméticos e perfumes recebem atenção especial, ocupando enormes áreas de vendas. A loja possui bastante espaço interno, um layout bem montado, transformando-a em uma verdadeira passarela para seus clientes.
   

A partir de 2015, a loja iniciou um processo de renovação - e estima-se que já tenha gasto perto de US$ 300 milhões. O piso principal, antes ocupado pelo departamento de beleza, deu espaço a um grande empório de bolsas e acessórios de couro, oferecendo 50 marcas e preços que variam entre US$ 45 e US$ 50.000. Além da curadoria de marcas e produtos, a SAKS disponibiliza para seus clientes um serviço exclusivo de consultoria para a compra de bolsas. Em 2019, como parte do ambicioso projeto de reinvenção e reforma da SAKS, o famoso restaurante parisiense L’Avenue inaugurou uma filial que ocupa dois andares (decorados impecavelmente por Philipe Starck) da autêntica meca da moda e do luxo, com vista para o icônico Rockefeller Center e a Catedral de St. Patrick. E tem mais: no 8º andar está localizado o bar Le Chalet, perfeito para aquele drinque no final do dia.
    

No segundo andar do estabelecimento está instalado o setor de produtos de beleza (conhecido como “beauty emporium”, uma espécie de meca do luxo com o melhor de maquiagem, skincare, perfumes, manicure e bem-estar) e, no subsolo, o sofisticado departamento de joalheria. Famosa pelos luxuosos sapatos das mais badaladas marcas europeias, a loja dedica um andar inteiro (cerca de 2.900 m²), sob o nome de seu CEP, 10022-SHOE, à exposição desses produtos (mais de 10 mil pares). Em 2021, a Barneys New York (conheça essa história aqui), famosa varejista de luxo que pediu concordata e fechou sua loja icônica na Madison Avenue, voltou (através de licenciamento da marca) pelas mãos da SAKS FIFTH AVENUE. Isto porque foi inaugurado no quinto andar da loja um amplo espaço chamado de Barneys at Saks, que visa continuar a reputação de promover designers emergentes que a icônica varejista construiu durante sua história. Além disso, tem ótimos departamentos de roupas masculinas e infantis. Oferece uma linha de cama, mesa e banho de qualidade e atendimento de primeira, uma das marcas registradas da SAKS.
   

Serviços de beleza (incluindo um SPA e salões de cabeleireiro e manicure) também estão disponíveis na loja. Outra grande atração são suas vitrines chiquérrimas com ar mais moderninho, sempre de olho nos temas e tendências atuais. Por isso, a cada ano elas reservam surpresas imperdíveis aos transeuntes. Por exemplo, no natal de 2014, a SAKS buscou referências em contos de fada e nos anos de 1920, época em que foi fundada, resultando em uma vitrine art déco com Rapunzel pendurada no Empire State Building, entre outros personagens. Durante a pandemia de COVID-19, para reduzir o volume de deslocamento até o ponto físico e contribuir com o distanciamento social, a loja ofereceu consultas particulares fora do horário de expediente, compras por videoconferência, e o Saks at Home - serviço exclusivo para clientes convidados que permite a experimentação das peças na própria residência. A loja oferece ainda o SAKS FIFTH AVENUE CLUB, uma gama de serviços exclusivos que oferece suítes privadas (atendidas por especialistas e que permite experimentar roupas e sapatos com total privacidade), personal shopper, agendamento flexível (até fora do horário de funcionamento da loja) e até mesmo providenciar o serviço de almoço durante as compras.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1973, o logotipo foi redesenhado novamente, e desta vez a empresa decidiu ir para um visual mais tradicional e clássico. Foi utilizada uma tipografia de letra elegante com cantos alongados e curvos. Em 1996, mais uma remodelação: o logotipo foi definido em três linhas, com as letras maiores na primeira linha e com uma tipografia mais limpa com linhas retas. Pouco mais de uma década depois, em 2007, a SAKS FIFTH AVENUE, resolveu reformular radicalmente sua identidade visual, que foi redesenhada por Joe Finnocchiaro, e baseada no logo utilizado pela marca em 1973. O designer colocou-o em um quadro preto, dividindo-o em 64 partes iguais. O resultado era um sistema que podia ser utilizado com várias combinações. A nova identidade visual não atingiu somente o logotipo, mas também a decoração de suas lojas, embalagens e as tradicionais sacolas de compra. Mais recentemente, o logotipo passou a ser utilizado também na horizontal, sem o quadrado preto e com tipografia de letra ligeiramente diferente.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 15 de setembro de 1924 
● Fundador: Horace Saks e Bernard Gimble 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hudson’s Bay Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Marc Metrick 
● Faturamento: US$ 3.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 47 
● Presença global: 5 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 10.000 
● Segmento: Varejo (lojas de departamento) 
● Principais produtos: Roupas, acessórios, calçados, cosméticos, joias e relógios 

A marca no mundo 
Atualmente a SAKS FIFTH AVENUE conta com 40 lojas espalhadas por 23 estados americanos e 3 unidades no Canadá, além de lojas licenciadas no México (2 unidades), Manama (Bahrain) e Almaty (Cazaquistão), que vendem produtos de alta qualidade como roupas e acessórios de grifes famosas, cosméticos e perfumes, além de uma vasta seleção de utensílios para decoração. O site de comércio eletrônico da empresa despacha mercadorias para mais de 90 países, incluindo o Brasil. As 105 lojas SAKS OFF 5TH, que opera como uma empresa independente, vendem produtos com preços mais baratos do que a rede original. 

Você sabia? 
A Dior desenvolveu um batom especial para a SAKS, que só é vendido lá. É um tom de rosa queimado na cor 611. 
A rede oferece a maior quantidade de sapatos Christian Louboutin (saiba mais aqui) no mundo. Ganha até da própria marca francesa. 
A empresa possui uma campanha social conhecida como “A chave da cura” (“Key for the Cure”), onde, durante um fim de semana do mês de outubro, as vendas realizadas tanto nas lojas físicas em todo o país, quanto no comércio eletrônico, tem uma porcentagem (algo em torno de 2%) doada à luta de combate ao câncer de mama. Desde 1999, quando deu início a campanha, a SAKS doou mais de US$ 45 milhões às organizações locais e nacionais do país. Essa forma de ajudar a comunidade fez com que a empresa fortalecesse sua marca no mercado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, NBusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/10/2021 

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