Suas lojas são verdadeiros templos da alta moda mundial. Em suas prateleiras repousam as últimas coleções de estilistas renomados do velho continente, além das tendências chiques e sofisticadas de cada estação. Sem contar os melhores produtos em termos de design. Roupas, acessórios, cosméticos, móveis, objetos de decoração e joias. Quando o assunto é requinte e bom gosto a rede de lojas de departamento NEIMAN MARCUS é o destino certo para os abonados americanos e ávidos turistas dispostos a gastar para comprar sempre o melhor.
A história
A luxuosa rede de lojas de departamento NEIMAN MARCUS foi fundada no dia 10 de setembro de 1907 por Herbert Marcus (um antigo vendedor da loja de departamento Sanger Brothers), sua irmã Carrie Neiman Marcus e seu marido Abraham Lincoln Neiman, na cidade de Dallas, estado americano de Texas. Na entrada da loja havia uma mensagem que refletia a crença de seus três fundadores: “Tuesday September tenth, marks the advent of a new shopping place in Dallas” (“Terça-Feira 10 de setembro marca o surgimento de um novo lugar de compras em Dallas”). A NEIMAN MARCUS comercializava roupas femininas, apresentando linhas exclusivas e maior variedade do que qualquer outra loja da região sul. Em 1913, um enorme incêndio destruiu toda a loja, suas mercadorias e boa parte dos estoques. Porém, seus proprietários recuperaram e reabriram uma loja temporária em apenas 17 dias. No ano seguinte a NEIMAN MARCUS foi reaberta em um novo endereço (onde atualmente está sua loja âncora), com espaço maior e novos produtos, além das seções de roupas femininas, acessórios, lingeries e roupas infantis, transformando-se em uma verdadeira loja de departamento feminina.
Em 1926, comandados por Stanley Marcus, filho de Herbert, realizaram a primeira semana de moda fashion dos Estados Unidos. Dois anos mais tarde, a loja passou a oferecer roupas masculinas, incluindo gravatas francesas, camisas europeias e outras peças disponíveis no mercado de Nova York. Em 1934 a NEIMAN MARCUS veiculou comerciais nacionais nas renomadas revistas Vogue e Harper’s Bazaar, criando um laço extremamente forte com o mundo fashion, se tornando no ponto de venda das principais tendências da moda mundial. Para coroar sua íntima ligação com o universo da moda a empresa lançou, em 1938, o tradicional e prestigiado prêmio NEIMAN MARCUS AWARD, concedido para os melhores designers e estilistas. O tradicional catálogo de natal da marca foi introduzido pela primeira vez no ano de 1939, transformando-se em um ícone de seu segmento, especialmente por oferecer produtos inusitados com preços praticamente proibitivos a boa parte dos meros mortais.
Somente em 1951, a segunda loja foi aberta no subúrbio da cidade de Dallas. Quatro anos depois, a empresa iniciou a expansão para fora das fronteiras da cidade de Dallas, inaugurando uma unidade em Houston. Em 1956, com a marca estabelecida no mercado e sinônimo de moda para os americanos mais refinados, a NEIMAN MARCUS vestiu os atendentes do casamento entre Grace Kelly e o Príncipe Rainier. Era um enorme reconhecimento para a marca, que se mostrava cada vez mais influente no mundo da moda. No ano de 1971 foi inaugurada a primeira loja NEIMAN MARCUS fora do estado do Texas, na luxuosa Bal Harbour, estado da Flórida. Nos anos seguintes mais de 30 lojas foram inauguradas em cidades como Atlanta, Beverly Hills, Chicago, San Francisco e Las Vegas.
No ano de 1984 foi introduzido o InCircle Rewards, um programa de reconhecimento para os mais leais clientes, que dava direito a presentes exclusivos, em uma atitude pioneira no segmento. Quatro anos depois, a empresa ingressou em um novo segmento ao adquirir a Horchow Collection, autoridade lendária em móveis finos e objetos para decoração, que passaram a ser vendidos dentro de suas lojas. Outras ações tornaram a marca ainda mais forte, como por exemplo, em 1996 quando introduziu o The Book, um livro que apresentava as mercadorias das lojas. Dois anos mais tarde inaugurou a primeira loja Galleries of Neiman Marcus em Beechwood, estado do Ohio, oferecendo cristais e joias preciosas; e pouco depois, em 1999, lançou seu comércio eletrônico. Com a chegada do novo milênio a NEIMAN MARCUS deu início a uma nova etapa de expansão, inaugurando na década mais de 11 novas lojas em diversas cidades americanas. Além disso, inaugurou as primeiras unidades no formato de outlet (que vende produtos com generosos descontos e de coleções passadas). Em 2013 a NEIMAN MARCUS foi vendida por US$ 6 bilhões para um fundo de investimento americano e outro canadense.
O tradicional catálogo natalino
O maior ícone da NEIMAN MARCUS é o tradicional catálogo de natal, lançado pela primeira vez em 1939. Mas o catálogo só ganharia este status em 1952 quando Stanley Marcus, então presidente da empresa, resolveu inovar oferecendo produtos exóticos e até esquisitos que só podiam ser comprados através do catálogo. Com essa atitude ganhou a atenção da mídia e transformou o THE CHRISTMAS BOOK, como é conhecido o famoso catálogo, em um verdadeiro ícone da marca.
Entre os presentes exóticos que já povoaram as páginas do catálogo, alguns chamam a atenção: tigre de pelúcia cravejado com diamantes e outras pedras preciosas ao preço de US$ 1 milhão; assento sanitário banhado a ouro 24 quilates ao preço de US$ 250 (1965); pára-quedas para homem e mulher ao preço de US$ 361 cada (1965); banheira com aquário ao preço de US$ 5.000 (1970); cabeças de cavalo em madeira indiano do século 18 ao preço de US$ 7.500 (1974); jogo Monopoly (conhecido como Banco Imobiliário) feito inteiramente de chocolate por US$ 600 (1978); dirigível ao preço de US$ 50.000 (1979); coleção de pinturas do artista pop Andy Warhol por US$ 3.000.000 (2002); aviões executivos da marca Bombardier ao preço de US$ 12.700.000 (2003); concerto privado com o cantor Elton John por US$ 1.5 milhões (2005); edições limitadas de casas de cachorro por US$ 7 mil (2006); parque aquático doméstico por US$ 100 mil; uma casa de boneca com dois metros de altura, 1.60 m de largura e 1.20 m de profundidade, feita com 172 quilos de bolo por US$ 15 mil (2010); ou seguir a trilha de um diamante, viajar para Londres, depois para a Namíbia e voltar para Nova York para transformar a pedra em anel pela bagatela de US$ 1.85 milhões. Além desses presentes exóticos e caros, o catálogo oferece versões exclusivas de automóveis de luxo como BMW, Aston Martin, Maserati, entre outros; e viagens exóticas e exclusivas para diversos locais do mundo.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou apenas por uma remodelação em toda sua história. Além de uma leve alteração na tipografia da letra, o hífen foi eliminado.
A identidade visual da NEIMAN MARCUS LAST CALL (espécie de outlet da tradicional loja de departamento) também passou por modificações, adquirindo uma imagem mais limpa e moderna.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 10 de setembro de 1907
● Fundador: Herbert Marcus, Carrie Neiman Marcus e A.L. Neiman
● Sede mundial: Dallas, Texas, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Neiman Marcus Group LTD LLC
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Karen Katz (Grupo)
● Presidente: John Koryl (Lojas)
● Faturamento: US$ 4.84 bilhões (2014)
● Lucro: - US$ 147.2 milhões (2014)
● Lojas: 41 + 39 outlets
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 16.500
● Segmento: Varejo (Loja de departamento)
● Principais produtos: Roupas, sapatos, bolsas, móveis, perfumes, cosméticos e joias
● Concorrentes diretos: Nordstrom, Barneys New York, Bloomingdale’s, Lord & Taylor e Saks Fifth Avenue
● Ícones: O tradicional catálogo de natal
● Website: www.neimanmarcus.com
A marca nos Estados Unidos
A NEIMAN MARCUS é uma das mais luxuosas e exclusivas lojas de departamento dos Estados Unidos, contando com 41 lojas espalhadas por 19 estados americanos e mais 39 NEIMAN MARCUS LAST CALL (espécie de outlet da renomada loja de departamento, que oferece produtos de luxo com 30% a 65% de desconto). Além disso, é proprietária da luxuosíssima Bergdorf Goodman (fundada em 1901), uma das lojas de departamento mais cultuadas de Nova York, que possui duas unidades na cidade.
Você sabia?
● Os maiores mercados da rede estão localizados no sul da Flórida, onde a NEIMAN MARCUS possui sete lojas; no Texas com mais sete unidades; e na Califórnia com seis lojas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 28/4/2015
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