Nos bastidores, áreas vips e camarotes das pistas onde há uma corrida da NASCAR (categoria mais popular do automobilismo americano); nos estádios e bares onde milhões assistem as partidas de futebol americano (esporte mais popular do país); ou nos estádios de beisebol, a cerveja preferida dos americanos fanáticos por esporte é a MILLER LITE.
A história
Tudo começou em 1973 quando a cervejaria Miller Brewing Company, fundada em 1855 na cidade de Milwaukee, estado do Wisconsin, e comandada pelo então presidente John Murphy, resolveu testar no mercado americano uma cerveja mais fraca e com menos calorias. A receita original havia sido comprada de uma cervejaria falida de Chicago (utilizada na cerveja Meister Brau Lite) e melhorada pelos mestres cervejeiros da Miller (conheça essa outra história aqui). A nova cerveja foi testada primeiramente nas cidades de Springfield, no estado de Illinois; Providence, estado de Rhode Island; e San Diego, na ensolarada Califórnia. Sua eficiente comunicação e marketing, que utilizava o slogan “All you ever wanted in a beer. And less.” (algo como “Tudo o que você sempre quis em uma cerveja. E menos.”) e ex-atletas, especialmente de futebol americano, fez com que o produto se tornasse um verdadeiro sucesso entre os consumidores. E em virtude desse sucesso a empresa resolveu, em janeiro de 1975, introduzir nacionalmente a primeira cerveja light do mercado americano, inicialmente com o nome Lite Beer from Miller, que continha 4.2% de graduação alcoólica e apenas 96 calorias, argumento fundamental para conquistar consumidores que se preocupavam com o controle de peso.
Já no início de 1976, a marca lançou sua primeira grande campanha publicitária veiculada nacionalmente, que apresentava grandes estrelas do futebol americano, incluindo Bubba Smith, Dick Butkus e o técnico John Madden. O conceito por trás dos anúncios da campanha era inovador: se homens musculosos e fortes estavam confortáveis bebendo cerveja light (até então popular entre o público feminino), então você também deveria estar. A marca encontrou nessas figuras masculinas e socialmente relevantes, pessoas capazes de masculinizar uma marca de cerveja de baixa caloria utilizando o slogan “Tastes Great, Less Felling” (algo como “Mais Sabor, Enche Menos”). A campanha mostrava essas estrelas e celebridades esportivas, de forma bem-humorada, discutindo se a melhor qualidade de MILLER LITE era o seu ótimo gosto ou o fato de que continha menos calorias que as cervejas normais. Era o início de uma comunicação baseada no humor que faria da marca uma das mais populares e consumidas entre os americanos.
O sucesso da nova cerveja foi praticamente imediato. Em 1977, a cerveja já era a segunda mais consumida do país e a cervejaria precisava trabalhar 24 horas por dia para atender a alta demanda pelo produto (eram mais de 24.2 milhões de barris produzidos anualmente). Nos estádios ou arenas esportivas, nas praias, em festas ou nas comemorações animadas das universidades, a cerveja se tornava uma presença cada vez mais constante. Justamente por essa razão, sua comunicação continuou desenvolvendo campanhas antológicas utilizando celebridades e voltadas para o público masculino jovem. Mas em 1982, a MILLER LITE ganharia uma rival de peso, a Bud Light (conheça essa outra história aqui), lançada pela Anheuser-Busch, e com a qual nas décadas seguintes a marca travaria uma verdadeira batalha no mercado doméstico americano de cervejas light, assim como na comunicação (que renderia comerciais antológicos de ambos os lados).
A grande explosão nas vendas aconteceu mesmo no começo da década de 1990, quando as cervejas “light” se tornaram as mais consumidas pelo enorme mercado americano. Alguns slogans que foram utilizados pela MILLER LITE nessa época se tornaram famosos e épicos, como por exemplo, “If you can combine great taste with less filling, you can combine anything” e o antológico It’s Miller Time (que se tornou um dos mais conhecidos entre a população americana). Outro fator de sucesso da marca foi sua estreita relação com esportes tipicamente americanos como a NASCAR (categoria mais popular de automobilismo dos Estados Unidos) e a NFL (liga profissional de futebol americano), das quais a MILLER LITE se tornou patrocinadora durante anos. Além disso, até 1998 a marca usava em sua publicidade e comunicação apenas o termo “LITE”. A partir de então a marca adotou o nome de MILLER LITE.
No verão de 2007, a marca introduziu em alguns estados americanos a MILLER LITE ICE, versão com maior refrescância que a tradicional. No ano seguinte, a Miller Brewing Company iniciou a comercialização (em forma de teste) de três novas receitas de cerveja - âmbar, blonde ale e trigo - sob a marca Miller Lite Brewers Collection, que não durou muito e foi descontinuada. Já em 2009 a marca inovou mais uma vez ao lançar no mercado a embalagem Aluminum Pint, uma garrafa de alumínio com boca larga e tampa de rosca com visual extremamente moderno; a lata com tecnologia que indicava quando a cerveja estava gelada; e o barril de chope de 5.7 litros, especialmente desenvolvido para consumo doméstico, que cabia perfeitamente dentro das geladeiras.
Outra novidade introduzida no mercado pela marca ainda em 2009 foi a garrafa Vortex, cuja particularidade estava nos relevos da parede interna do gargalo, que provocava um duplo efeito: aspecto visual diferenciado e o modo como a cerveja saía da garrafa, com mais espuma. Em 2013, a marca inovou mais uma vez no segmento de embalagens ao apresentar uma nova garrafa de formato arredondado, com um pescoço longo e elegante, apenas disponível em bares e restaurantes dos Estados Unidos.
No final de 2013, em dezembro, como parte de uma ação de product placement no filme “Anchorman 2: The Legend Continues”, a marca reintroduziu sua lata original (branca) por tempo limitado. No entanto, a embalagem vintage (que apresentava um layout modernizado) foi um sucesso tão grande que, em setembro de 2014, a marca decidiu adotá-la como permanente. Mais recentemente, em maio de 2022, a marca voltou a surpreender e inovar ao lançar MILLER LITE BEERCOAL, o primeiro carvão com infusão de MILLER LITE. Quando queimado, este carvão especial libera o sabor de MILLER LITE, envolvendo o que está na grelha.
Um dos principais símbolos de reconhecimento da marca são suas tradicionais latas. Ao longo dos anos, a lata de MILLER LITE passou por inúmeras alterações. Até 1996 suas latas tinham a predominância da cor branca. Após adotarem um design poluído, com predominância da cor prateada, em 2001 a marca apresentou um novo visual para suas latas: a cor azul começou então a fazer parte da identidade visual da marca. Pouco depois, em 2003, a marca modificou o design de sua lata, onde o azul vibrante passou a ser mais presente. Em 2014, MILLER LITE voltou as suas origens e adotou novamente a lata branca, com design original modernizado.
As latas de MILLER LITE sempre foram uma grande ferramenta para inovação. Como por exemplo, em 2012 quando além do novo visual, a lata apresentou um diferencial: trazia uma pequena abertura auxiliar. Batizada de “Punch Top Can”, o segundo furo aumentava o fluxo de ar reduzindo as borbulhas, proporcionando uma saída mais suave do líquido e enfatizando ainda mais o sabor da cerveja. O segundo furo podia ser aberto por meio de pressão com uma grande variedade de objetos: chaves, facas ou até mesmo uma chave de fenda.
A marca também sabe aproveitar o fato de patrocinar equipes profissionais das grandes ligas americanas, como por exemplo, os times de futebol americano do Dallas Cowboys (equipe que a MILLER LITE patrocina há mais de 40 anos), Chicago Bears, Green Bay Packers, Minnesota Vikings e Philadelphia Eagles. Como resultado, MILLER LITE lança constantemente latas especiais e em edições limitadas cujo design tem as cores e símbolos dessas equipes (como mostra a imagem abaixo).
A mais recente inovação que utilizou sua lata como parte do componente aconteceu no Natal de 2021, quando a marca lançou um pacote de seis “enfeites bebíveis” que servem tanto como porta-cerveja quanto como bolas decorativas para árvore natalina. Batizados de “Beernaments” - ou ornamentos de cerveja - eram objetos redondos com o meio oco para inserir a lata de MILLER LITE. Os ornamentos foram projetados para envolver confortavelmente as latas, que eram vendidas separadamente. Nas laterais dos ornamentos havia uma espécie de botão que abria as bolas ao meio, permitindo acomodar perfeitamente a lata. O comercial promocional da novidade foi estrelado pelo ator e comediante Jimmy O. Yang, que se tornou um ícone do Natal após estrelar o filme “Um Match Surpresa”. O ator dizia no comercial: “Minha árvore é melhor do que sua árvore porque agora tem cervejas”.
Ao longo de sua história a MILLER LITE modificou algumas vezes sua identidade visual, mas sempre manteve os traços característicos em seu logotipo. Por exemplo, em 1998, o logotipo da marca ganhou um formato mais ovalado, o nome passou a ser MILLER LITE e foi inserido um selo com a inscrição “A True Pilsner Beer” (antes era “A Fine Pilsner Beer”). Porém, a mudança mais radical ocorreu em 2001 quando a identidade visual foi completamente remodelada. O logotipo manteve o formato oval, mas apresentou visual 3D e a palavra light passou a ter um maior destaque. Este logotipo passou por uma atualização em 2009, quando apresentou um visual mais limpo, com formato oval mais alongado e novas tonalidades para as cores características da marca. Porém, em 2014, a marca resolveu simplificar ainda mais sua identidade visual com a apresentação de um novo logotipo (baseado no original) com tipografia de letra mais quadrada, uma tonalidade de azul mais escuro para o nome e a palavra MILLER em dourado e com novo posicionamento na composição.
A marca também apresentou em 2014 um logotipo secundário, muito semelhante ao original de 1975. Algumas mudanças notáveis foram introduzidas com esta versão, como os lúpulos e as cevadas redesenhados, os contornos de sombra do nome LITE removidos (assim como o nome Miller) e os laços das cordas que seguram o ramo de cevada substituído pelo tradicional símbolo “M” da Miller. Além disso, a frase original “A Fine Pilsner Beer” também voltou a compor a identidade visual.
Your friends are waiting. (2021)
Hold True. (2017)
Spelled Different Because It’s Brewed Different. (2016)
Great Pilsner taste. Triple Hops Brewed. (2010)
Tastes Greatness. (2009)
Good call. (2003)
It’s Miller Time. (1997)
Life is good. (1996)
If you can combine great taste with less filling, you can combine anything. (1993)
There’s only one Lite beer. Miller Lite. (1986)
Tastes Great, Less Felling. (1975)
Everything you always wanted in a beer. And less. (1973)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1975
● Criador: Miller Brewing Company
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Molson Coors Beverage Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Gavin Hattersley
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 16 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Cervejaria
● Principais produtos: Cervejas light
● Concorrentes diretos: Bud Light, Coors Light, Busch Light, Michelob Ultra, Corona Light e Heineken Light
● Ícones: A ligação da marca com os esportes americanos
● Slogan: It’s Miller Time.
● Website: www.millerlite.com
A marca no mundo
Com vendas anuais estimadas em mais de US$ 2 bilhões, atualmente a MILLER LITE é a terceira cerveja mais consumida no imenso mercado americano, atrás apenas da Bud Light e Coors Light. Tendo como maiores mercados os Estados Unidos, Canadá e México, MILLER LITE é comercializada em mais de 16 mercados internacionais, incluindo territórios americanos como Porto Rico, além de países da América Central, Caribe e Colômbia na América do Sul. MILLER LITE está entre as 20 cervejas mais consumidas (22 milhões de hectolitros/ano) do mundo. Segundo a consultoria Brand Finance a MILLER LITE foi a oitava marca de cerveja mais valiosa do mundo em 2021, avaliada em US$ 2.85 bilhões.
Você sabia?
● Durante o Super Bowl (final do futebol americano profissional e evento esportivo de maior audiência do país) as vendas da cerveja MILLER LITE explodem em todo Estados Unidos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 5/7/2022
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Nossa, que surpresa boa achar esse blog na Internet hein
ResponderExcluirParabéns ao criador
=)
Olá, sempre estou aqui no seu blog, adoro ler a história das marcas... Não sei se vc aceita sugestão, mas poderia postar algo sobre a Petrobras, Vale do Rio Doce, BIC...
ResponderExcluirBom fim de semana!
Vou linkar o teu blog
oooooo
ResponderExcluiresse blog é o q há pra galera de comunicação social heim???
show de bola =D
espero q nunca fexem ele
parabéns!!!!
ha, eu tambem to conhecendo agora esse blog, to me perguntando [i]como assim[/i] nao conheci antes! vou divulgar pros meus amigos! :)
ResponderExcluirNossa..muito bom esse blog hein... adorei!!
ResponderExcluirParabéns!!!!!
faço faculdade de design de produtos e sempre preciso pesquisar sobre historicos....já me ajudou hj...
Adicionei nos meus favoritos e divulguei para conhecidos...
;)
Silvana de Borba
Parabéns!
ResponderExcluirFantástico seu blog.
Vou linká-lo no meu. Pelo jeito você não linka blogs, mas se quiser dar uma passada no meu, adoraria ter sua opinião:
http://thinkad.wordpress.com
Abraço,
Thinkad#
gostei tanto do blog que vou relaciuona-lo nos "blogs recomendados" dos blog dos irmãos! um grande abraço!
ResponderExcluirBoa noite amigo!!
ResponderExcluirTenho um blog, o "Sobre Administração" -> www.sobreadm.wordpress.com e posto entre muitas outras coisas, cases sobre grandes marcas, e gostaria de saber se não há problemas em "pinçar" alguns aqui. Peguei um hoje e te convido a ver como foi postado, citando fonte e te linquei no blog tb!!
espero que goste e autorize!!
Um grande abraço e ressalto que está de paabens belo blog!! mt bom msmo!!