8.5.07

THREE DOG BAKERY


Depois de festas de aniversários, coleiras de ouro e banhos de flores, para satisfazer os seres caninos, a mais nova mania é uma padaria especializada para esses vorazes consumidores. Com suas guloseimas caninas a rede de padaria canina THREE DOG BAKERY é hoje um dos maiores sucessos no mercado americano no setor de varejo.

A história
Tudo começou quando Dan Dye e Mark Beckloff, proprietários de três cães, chamados Sarah, Dottie e Gracie, começaram a produzir domesticamente receitas apetitosas de biscoitos e bolos para seus adoráveis caninos, após constatarem que todos os alimentos para cachorros até então disponíveis no mercado continham grandes quantidades de componentes químicos e artificiais, além de conservantes. Apaixonados por seus cachorros, eles decidiram então partir para uma inovadora missão: produzir diariamente (fresquinhos) os melhores biscoitos e bolos para cachorros, oferecendo assim os mais saudáveis e naturais produtos para alimentar seus amigos de quatro patas. Foi então que, em 1989, a dupla abandonou seus empregos e teve a ousada ideia de abrir uma panificadora canina. A primeira THREE DOG BAKERY, nome em homenagem aos seus três amados cães, foi inaugurada na cidade de Kansas City, estado americano do Missouri, para vender biscoitos, bolos e outros quitutes caninos feitos diariamente com ingredientes naturais e saudáveis, e desenvolvidos com a ajuda de veterinários. A primeira loja da rede, além de oferecer alternativas naturais e até mais saborosas, tinha uma decoração aconchegante, tanto para os donos como para os cães.


Vendendo biscoitos a 59 centavos de dólar o sucesso do novo empreendimento foi praticamente instantâneo. Afinal, a THREE DOG BAKERY, oferecia guloseimas livres de conservantes, aditivos e subprodutos, e feitas somente com ingredientes comprovadamente seguros para cães. Não demorou muito para novas lojas serem inauguradas. No início do novo milênio, em 2001, a rede já contava com 23 unidades em funcionamento. Pouco depois, em 2003, a rede conseguiu colocar seus produtos nas prateleiras de 10.000 lojas de grandes varejistas, incluindo Wegman’s, Kroger e Publix, espalhadas pelo país. A partir deste momento as vendas dispararam e a THREE DOG BAKERY tinha mais um canal de vendas. Além disso, lojas foram inauguradas no Canadá e Hong Kong.


Atualmente as lojas THREE DOG BAKERY contam com a mais criativa variedade de acessórios para cachorros jamais vista, incluindo velas de aroma terapia e livros de receita, capaz de deixar qualquer ser humano com água na boca. As vitrines exibem variedades dos mais diferentes tipos de biscoitos que, atendendo à vontade do privilegiado, podem ser mergulhados em calda de chocolate quente. Uma das guloseimas mais populares da rede é o “Scottie Biscotti”, um biscoito de canela molhado em manteiga de amendoim derretida, e os “Pupcakes”, tradicionais bolinhos de maçã com cobertura de iogurte de baunilha.


Há também bolos para diversas ocasiões, de aniversários a casamentos, um livro com mais de 50 receitas naturais (Three Dog Bakery Cookbook) e um catálogo de vendas por correio (introduzido em junho de 1995) chamado Dogalog. O sucesso foi tanto que os dois fundadores da panificadora canina chegaram a apresentar um programa de culinária no Canal Food Network, onde ensinavam receitas saudáveis para os bichanos. Os cães Dottie, Gracie e Sarah, que originaram o nome da marca já faleceram. Apesar disto, vários produtos da rede levam seus nomes, que hoje não se resumem mais somente a comida, mas também a roupas, acessórios e muitos outros acessórios caninos.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1989
● Fundador: Dan Dye e Mark Beckloff
● Sede mundial: Kansas City, Missouri
● Proprietário da marca: Three Dog Bakery, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Scott Ragan
● Faturamento: US$ 35 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 40
● Presença global: 3 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 200
● Segmento: Pet Care
● Principais produtos: Produtos e comidas para cachorros
● Concorrentes diretos: Blue Dog Bakery e Just Dogs! Gourmet Bakery
● Ícones: Dogalogs (catálogo) e o livro de receitas Three Dog Bakery Cookbook
● Slogan: The Bakery for Dogs.
● Website: www.threedog.com

A marca no mundo
A THREE DOG BAKERY possui mais de 30 lojas espalhadas pelos Estados Unidos, 3 no Canadá, além de 6 unidades em Hong Kong. Além disso, comercializa seus produtos através de grandes varejistas do mercado americano.

Você sabia?
Por mais que os doces, bolos e biscoitos tenham sido feitos para o melhor amigo do homem, alguns humanos não resistem, e acabam provando e até gostando das guloseimas da rede.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas); revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 5/5/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário