O FOOD NETWORK é um canal de televisão totalmente dedicado a quem ama a arte da gastronomia. Desde a elaboração de diversos pratos, receitas incríveis, competições gastronômicas até lugares que levam na comida a cultura de diferentes países. É um canal para quem gosta de gastronomia e a encara como um estilo de vida. Por isso, assista ao FOOD NETWORK, fique com “água na boca” e tenha um bom apetite.
A história
A ideia do canal foi desenvolvida por Reese Schonfeld, um dos fundadores da rede CNN, e sob supervisão de Trygve Myrhen, então presidente do Providence Journal. O canal, inicialmente batizado de TV FOOD NETWORK, foi disponibilizado como preview no mês de setembro de 1993 com dois programas estrelados por David Rosengarten, Donna Hanover e Robin Leach. Seria um canal 100% focado em gastronomia, onde o público podia conferir renomados chefs nacionais e internacionais, trazendo e fazendo o melhor da culinária e apresentando temáticas de encher os olhos, e claro, dar água na boca. Finalmente no dia 23 de novembro de 1993 o canal foi oficialmente lançado, às 6 horas da manhã, convidando a audiência a assistir aos mais variados programas que envolviam o tema gastronomia. Entre os parceiros originais do novo canal estavam o próprio Providence Journal, Adelphia, Scripps-Howard, Continental Cablevision e, o mais importante, a Tribune Company, que fornecia a produção técnica da rede.
A programação original do canal incluía nomes como o chef/celebridade Emeril Lagasse (com o programa “Essence of Emeril”), Debbi Fields, Donna Hanover, David Rosengarten, Curtis Aikens, Dr. Louis Arrone, Jacques Pépin e Robin Leach. No ano seguinte, o canal adquiriu os direitos sobre a biblioteca de Julia Child, uma das mais populares autoras de livros de culinária e apresentadora de TV nos Estados Unidos. Com isso, adicionou ainda mais conteúdo de qualidade a sua programação. Erica Gruen assumiu o cargo de CEO do canal em 1996, tornando-se a segunda mulher na história a ocupar esse cargo em uma rede de televisão americana, e levou o canal a um crescimento explosivo até 1998, triplicando a base de assinantes, audiência e receita, e posteriormente lançando o FoodNetwork.com, que no futuro se transformaria em um enorme sucesso ao permitir aos usuários pesquisar receitas de diferentes fontes online. Gruen também mudou o posicionamento da marca de “TV for people who cook” (em português “TV para as pessoas que cozinham”) para “TV for everyone who loves to eat” (“TV para todos que amam de comer”), melhorando assim o apelo aos telespectadores, anunciantes, e salvando o canal da falência. Nos anos seguintes o canal conquistou credibilidade entre os americanos e se tornou extremamente popular, contribuindo para aumentar o amor e prazer pela culinária.
Em meados de 2005, o canal estreou um de seus programas mais populares, “Food Network Star: A Próxima Estrela”, com Boby Flay, Giada De Laurentiis e Alton Brown e que reúne aspirantes a chef em uma competição divertida. No mês de março de 2008, o canal iniciou os testes para o lançamento da versão em alta definição (HD). Somente em 2009, o FOOD NETWORK foi lançado fora da América do Norte, sendo disponibilizado no Reino Unido e, pouco depois, em julho de 2010, no continente asiático. Com isso, a grade de programação foi sendo diversificada com a apresentação de conteúdos locais. No Brasil, o FOOD NETWORK iniciou as suas transmissões no dia 4 de novembro de 2014, com programas totalmente legendados em português. Pouco depois, em 2015, o FOOD NETWORK começou a transmitir programas totalmente em espanhol para a América do Sul. No início de 2018 o canal foi vendido para o grupo Discovery Networks (70%) e Tribune Media (30%).
Atualmente no Brasil, o canal exibe produções locais como Cozinha Na Laje (programa que resgata a cultura da comida de botequim e recebe convidados em uma laje no Morro do Vidigal, Rio de Janeiro), Bizu (onde a chef Luiza Hoffmann escolhe um único ingrediente para a criação de um menu completo e multicultural) e Tempero Na Mochila (apresentado pelo chef carioca Pedro Benoliel que monta a sua cozinha itinerante nas principais cidades do litoral paulista), além de shows internacionais consagrados. Entre os shows internacionais da programação destacam-se “Lanchonetes Clássicas com Guy Fieri” (Diners, Drive-Ins and Dives), no qual Guy Fieri viaja pelos Estados Unidos visitando lanchonetes clássicas gerenciadas pela nova geração; “Iron Chef America”, que promove uma batalha entre chefs conhecidos mundialmente; “Chopped: O Desafio”, uma competição culinária apresentada por Ted Allen onde os participantes devem convencer os jurados que sua receita improvisada é a melhor; “Procura-se um Chef” (Chef Wanted), com Anne Burrell; “Sabores da Itália” (Everyday Italian) com a ítalo-americana Giada De Laurentiis; e “Refeição em 30 Minutos” (30 Minute Meals), com a talentosa chef Rachael Ray, que mostra como é fácil preparar pratos deliciosos, do preparo à apresentação final, em apenas 30 minutos. Com uma programação abrangente, o FOOD NETWORK possui diversos shows e programas que agradam a todos os gostos, literalmente. Atualmente o FOOD NETWORK se posiciona como um canal de estilo de vida, cuja programação vai muito além do que apenas cozinhar. Está empenhado em explorar maneiras novas e diferentes de abordar a comida - através da cultura, competição, aventura e viagens.
A evolução visual
A identidade visual do canal passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Era conhecido como TV FOOD NETWORK até 1997, ano em que apresentou um novo logotipo e retirou a palavra TV de seu nome. Em 2003 a marca renovou radicalmente seu logotipo, que adquiriu um formato redondo e a cor vermelha. Dez anos mais tarde, em 2013, o logotipo foi atualizado, adotando assim uma nova tipografia de letra.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 22 de novembro de 1993
● Criador: Reese Schonfeld
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Discovery Inc. e Tribune Company
● Capital aberto: Não
● Presidente: Alisson Page
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Mídia (canal de TV)
● Principais produtos: Programas de gastronomia e culinária
● Concorrentes diretos: Cooking Channel e HGTV
● Slogan: Dig In!
● Website: www.foodnetwork.com.br
A marca no mundo
Atualmente o FOOD NETWORK é um dos 10 maiores e mais assistidos canais de TV por assinatura do mundo. Está disponível em mais de 150 milhões de lares no mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Europa, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico, América Latina e Caribe. Líder em seu segmento no mercado americano (onde possui mais de 95 milhões de assinantes), o canal é desenvolvedor e líder mundial, responsável pela produção de mais de duas mil horas anuais de conteúdo original em lifestyle, nas categorias de gastronomia, casa e viagem.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 28/6/2018
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