12.2.08

SAGATIBA

No mundo inteiro, bebe-se cachaça. Não há tradução para o nome da única bebida genuinamente brasileira, que conquistou o planeta com total autenticidade, pura ou na forma de caipirinha. Mas só há pouco tempo, depois de tanta fama e de ter seu nome registrado internacionalmente é que a cachaça começou a ganhar status e uma imagem sofisticada. E a marca SAGATIBA é a de maior expressão internacional com suas campanhas e ações ousadas.

A história
Um dos motivos do nascimento da marca SAGATIBA foi justamente a identificação de uma oportunidade no mercado externo. No Brasil, a cachaça sempre foi amplamente conhecida, diferentemente do que acontecia na Europa e nos Estados Unidos. Lá a caipirinha, geralmente feita com rum e vodca, era conhecida e identificada como uma bebida tipicamente brasileira. Porém, poucos sabiam que a caipirinha tomada no Brasil era feita com cachaça. Dessa oportunidade e do fato da cachaça ser o único destilado com potencial de exportação que ainda não havia explodido surgiu em 2004 a marca SAGATIBA, que inaugurou no Brasil e no exterior a categoria Premium no segmento de cachaça, em um setor acostumado a trabalhar segundo padrões tradicionais há quase 500 anos. O nome da nova cachaça resultou da união do sufixo saga, que na cultura nórdica significa busca, com a palavra tiba da língua indígena tupi, que significa repetidas vezes ou infinita. A cachaça foi lançada no mercado em maio de 2004 pelas mãos do empresário paulista Marcos de Moraes, filho do ex-rei da soja Olacyr de Moraes, que tinha um plano ambicioso. Sua meta era transformar a bebida em um ícone internacional, numa marca que projetasse mundialmente o mais tradicional destilado brasileiro.


A idéia ao criar a marca SAGATIBA era evocar a essência do Brasil contemporâneo e apresentá-la ao resto do mundo com produtos que representassem a evolução na história da cachaça. Uma nova era de qualidade, de pureza excepcional, de leveza e sofisticação ao paladar. Para alcançar a meta, o empresário, uma espécie de empreendedor serial, não poupou esforços. Juntamente com seus sócios, Roberto Biaggi, um dos herdeiros da usina de cana-de-açúcar Santa Elisa, e Lucas Rodas, ele contratou uma agência de publicidade famosa, a Saatchi & Saatchi de Londres, para promover a bebida em revistas badaladas, como as edições inglesas da Vanity Fair e da Esquire, e em bares e restaurantes de grandes capitais européias.


No final deste ano a marca já estava fortemente presente na Inglaterra, Holanda e Itália. O início foi bastante lento no mercado internacional, vendendo quase 100 mil garrafas no exterior. Em 2006, com apenas dois anos no mercado, o volume de vendas da marca cresceu muito e alcançou 800 mil garrafas, sendo metade deste volume destinado principalmente ao mercado europeu. Desde abril deste ano a cachaça passou a ser vendida com exclusividade em todos os 15 navios da rede Princess Cruise ao redor do mundo. Em 2008 a marca lançou novas ações: embalagens promocionais para presente acompanhada de uma versão miniatura da cachaça (50 ml) ou com dois copos, tipo americano, de brinde.


Desde que foi introduzida no mercado a SAGATIBA desempenhou um papel importante na evolução da história da cachaça e de sua imagem no mundo. Unindo inovação tecnológica e modernidade a uma tradição de produção de quase cinco séculos, a empresa desenvolveu o processo de multidestilação, no qual, após a seleção, moagem e fermentação do caldo de cana-de-açúcar, permite que os componentes da bebida sejam separados e controlados individualmente. O resultado é um produto de altíssima qualidade, que concorre com os melhores destilados do mundo. A SAGATIBA em pouco tempo provou, também, que é uma bebida versátil, que vai muito além da caipirinha, e compõe perfeitamente os mais diversos coquetéis. Depois de firmar acordo com a Campari do Brasil para distribuição em todo o território brasileiro e demais países da América do Sul de sua cachaça, em agosto de 2011 a SAGATIBA foi comprada por US$ 26 milhões pela tradicional fabricante italiana, fundada na cidade de Milão em 1860. Com isso, a marca SAGATIBA se fortalece e se torna cada vez mais competitiva no mercado.


As variedades
● A Sagatiba Pura é fabricada através do processo de coluna, sendo multidestilada, o que lhe garante um sabor suave (graduação alcoólica de 38%), aroma agradável e aspecto cristalino, ideal para a preparação da tradicional caipirinha, além de diversos outros coquetéis. O mais famoso é o Wallpaper, feito com SAGATIBA PURA, açúcar de baunilha, maracujá e pimenta dedo de moça. O drinque foi criado pelo embaixador mundial da marca, o mestre da coquetelaria John Gakuru, para a revista britânica Wallpaper. Foi eleito pela revista americana US Weekly a bebida preferida da modelo Gisele Bündchen. Durante todas as etapas da produção, seja nos caminhões, nas tubulações industriais ou nos tanques de armazenamento, o produto entra em contato apenas com revestimentos de aço inox. Outra novidade da SAGATIBA PURA é a adição de água no início da destilação, que conserva a densidade do produto, e não no final como a indústria de cachaça normalmente faz. O sistema de aquecimento da destilação é indireto por vapor, o que mantém as características originais da cana, como o aroma e o sabor. O resultado de todos esses cuidados é um produto premium com nível de qualidade capaz de atender aos mercados e consumidores mais exigentes.
● A Sagatiba Velha é feita de lotes limitados e exclusivos das melhores cachaças artesanais mineiras, destilada em alambiques de cobre e envelhecida lentamente em barris de madeira nobre, por um período mínimo de dois anos. Atualmente, esta produção limitada é destinada a SAGATIBA VELHA ESPLÊNDIDA, que tem graduação alcoólica de 38%, buquê agradável, sabor suave e corpo macio. É ideal para ser apreciada pura ou em combinações que deixem seu sabor em evidência. A SAGATIBA VELHA utiliza-se de um processo onde a cana é moída menos de 24 horas após a colheita e, em seguida, o caldo começa a ser fermentado em contato com o cobre do interior do alambique. O cobre e a lenta destilação são os elementos-chave para o sabor, aroma e corpo final da bebida. O resultado desta técnica é uma cachaça branca que em seguida é armazenada em barris para o envelhecimento. A madeira escolhida para dar cor e sabor à SAGATIBA VELHA foi o carvalho, que, além de possuir certificado de segurança alimentar, já é conhecido pelo paladar do consumidor em geral, uma vez que é o mais utilizado em todo o mundo para o envelhecimento de diversos destilados. No mercado, é possível encontrar também a SAGATIBA VELHA LUXUOSA, uma cachaça dourada, mais encorpada, com aroma frutado e sabor amadeirado. Sua graduação alcoólica é de 40%. É vendida somente no Duty Free dos aeroportos.
● A Sagatiba Preciosa é uma cachaça dourada super premium produzida em edição limitada (apenas 3 mil garrafas) com 42% volume alcoólico. Durante 23 anos descansou em barris de carvalho, trazidos da Europa há um século por Francisco Schmidt, fundador do Engenho Central, a mais antiga destilaria de São Paulo, criada em 1960 na cidade de Ribeirão Preto. A cachaça foi produzida em 1982, e os tonéis foram descobertos em 2004, quando o conteúdo foi filtrado e purificado de acordo com os padrões de qualidade da SAGATIBA, para garantir que as características originais, como o aroma e o sabor, fossem preservados. O lançamento oficial foi no primeiro leilão de Cachaça da história da Christie’s, renomada casa de leilões, em Londres, sendo vendida por €550 a garrafa. A garrafa da SAGATIBA PRECIOSA foi desenvolvida com exclusividade pela Saverglass, de Paris, considerada a mais tradicional e renomada empresa de embalagens de vidros em todo o mundo. Além do Brasil, a cachaça também é distribuída na Alemanha, em Portugal, na Holanda, no Reino Unido e na Austrália.


As ações de marketing
A estratégia de marketing da marca SAGATIBA segue a mesma linha realizada no Brasil: gerar brand awareness e experimentação por meio de eventos e ações diferenciadas para o público-alvo. A SAGATIBA marca presença em eventos descolados como a Semana de Moda de Nova York e na Grécia com ações em locais disputados por moderninhos como Atenas e Mykonos, além de promover degustação em lugares públicos como o aeroporto de Heathrow em Londres. Em 2006 chamou a atenção da mídia nacional e internacional para uma ação realizada em Cannes, que tinha três pilares: cinema, festa e futebol. Durante o festival de cinema, promoveu um jogo de futebol para convidados ilustres com ícones do futebol brasileiro como Raí, Leonardo e Taffarel. Na platéia, vips internacionais e nacionais como Sting e Fernanda Lima. A festa foi a pré-estréia do documentário “Puro Espírito do Brasil”, narrado pelo cantor Seu Jorge, e aconteceu na casa de veraneio de Pierre Cardin. Recepcionados pelo próprio estilista, os quase 800 convidados assistiram a um show de Jorge Benjor e o documentário foi apresentado em vários países pela BBC, CNBC e algumas companhias aéreas. Outra campanha, intitulada “Explica?”, que chamou a atenção seguia uma linha criativa semelhante à anterior “O que é Sagatiba?”, que apresentou o produto ao público. O objetivo é sempre instigar a curiosidade do público com bom humor e de uma maneira completamente inusitada.


Uma das últimas campanhas da marca teve foco global, voltada para mercado internacional. Criada pela agência Almap BBDO, a campanha exibia frutas em uma composição mais psicodélica e focando na garrafa de SAGATIBA PURA e nos drinques e “mixabilidade” do produto. Tudo isso combinado ao design da embalagem, o site da marca na Internet, um aplicativo para Iphone com drinques preparados com o produto, entre outras ações, são criados para modernizar e aproximar a relação entre o público e a cachaça.


A nova campanha da marca, lançada em abril de 2011, utiliza uma linguagem bem humorada, inteligente, irreverente e irônica, trazendo para o consumidor muito da personalidade da SAGATIBA. Com o slogan “Academia Sagatiba de Caipirinha: em prol da caipirinha perfeita”, o filme da campanha traz o universo da caipirinha, que é um patrimônio nacional, e que precisa ser elaborada com perfeição.


Os slogans
Academia Sagatiba de Caipirinha: em prol da caipirinha perfeita. (2011)
Puro espírito do Brasil. (antigo)
A cachaça além da cachaça. (antigo)


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Lançamento:
2004
● Criador:
Marcos de Moraes
● Sede mundial:
São Paulo, São Paulo
● Proprietário da marca:
Gruppo Campari
● Capital aberto: Não
● CEO:
Bob Kunze-Concewitz
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
40 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Maiores mercados:
Brasil, Inglaterra e Alemanha
● Funcionários:
+ 100
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Cachaças
● Ícones: A garrafa
● Slogan:
Academia Sagatiba de Caipirinha: em prol da caipirinha perfeita.
● Website: www.sagatiba.com.br

A marca no mundo
A cachaça SAGATIBA, produzida na cidade de Patrocínio Paulista, está disponível em mais de 40 mil pontos de venda no Brasil, além de 5.5 mil pontos de venda em aproximadamente 40 países como Reino Unido, Itália, Holanda, Suíça, Noruega, Alemanha, Grécia, Portugal, França, Irlanda, Índia, Taiti (Polinésia Francesa), Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Colômbia, Nova Zelândia, Austrália, Uruguai, Chile, Sri Lanka, Maldivas, Singapura, Indonésia, Malásia, Vietnã, Emirados Árabes (Dubai), Dinamarca, Suécia, Espanha e República de Chipre, além das lojas duty free do Reino Unido, da Austrália e do Brasil. Anualmente são vendidas mais de 1.2 milhões de garrafas de SAGATIBA em todo o mundo.

Você sabia?
No Beverage Testing Institute (BTI) de Chicago, um dos mais importantes institutos de análise de bebidas alcoólicas do mundo, a SAGATIBA PRECIOSA foi a única cachaça do mundo a conquistar a medalha de platina da entidade e a integrar sua categoria máxima, a Superlative Category. Ela obteve 96 pontos em uma escala que varia de 0 a 100, sendo 98 a máxima pontuação atingida por um destilado até hoje. A SAGATIBA PURA e a SAGATIBA VELHA receberam medalhas de ouro, com 93 pontos. Vale lembrar, que acima de 90 pontos a bebida é considerada excepcional.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 23/9/2011

3 comentários:

  1. Anônimo1:52 PM

    Quando o autor do blogue diz: " o nome da única bebida genuinamente brasileira" é na verdade um equívoco.Posso citar outras bebidas "genuinamente brasileiras" como o guaraná (muito consumido em partes do mundo), o açaí, o mate, etc.
    P.S.: adorei o blogue.

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  2. Anônimo6:59 AM

    acho que ele se referiu a bebidas alcoólicas, não?

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  3. Tambem gostei muito do blog. Ótima fonte de consultas.

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