12.2.08

SAGATIBA


Uma destilação de pura brasilidade. A cachaça que mistura tradição e inovação para celebrar a cultura brasileira. A leveza de uma cachaça que acompanha a caipirinha perfeita, sem assustar o paladar. Do canavial ao brinde final, Sagatiba combina tradição e inovação pra criar uma cachaça sem igual. 

A história
No Brasil, a cachaça sempre foi amplamente conhecida, diferentemente do que acontecia na Europa e nos Estados Unidos nos anos de 2000. Lá a caipirinha, geralmente feita com rum e vodca, era conhecida e identificada como uma bebida tipicamente brasileira. Porém, poucos sabiam que a caipirinha consumida no Brasil era feita com cachaça. Dessa oportunidade e do fato da cachaça ser o único destilado com potencial de exportação que ainda não havia explodido, o empresário paulista Marcos de Moraes (imagem abaixo), filho do ex-rei da soja Olacyr de Moraes, e dois sócios - Lucas Rodas e Roberto Biaggi, esse um dos herdeiros da usina de cana-de-açúcar Santa Elisa - montaram um plano ambicioso: criar no Brasil e no exterior a categoria Premium no segmento de cachaça, em um setor acostumado a trabalhar seguindo padrões tradicionais há quase 500 anos. Foi então que no mês de maio de 2004 surgiu a marca Sagatiba. O nome da nova cachaça resultava da união do prefixo saga, que na cultura nórdica significa “busca lendária”, com a palavra tiba da língua indígena tupi, que significa “infinito”, refletindo assim a busca constante pela reinvenção da cachaça.
   

Desde o início a meta era transformar a cachaça em um ícone internacional e que a marca Sagatiba projetasse globalmente o mais tradicional destilado brasileiro. Ou seja, a ideia era evocar a essência do Brasil contemporâneo e apresentá-la ao resto do mundo com produtos que representassem a evolução na história da cachaça. Uma nova era de qualidade, de pureza excepcional, de leveza e sofisticação ao paladar. Para alcançar essa meta, os sócios contrataram uma agência de publicidade famosa, a Saatchi & Saatchi de Londres, para promover a bebida em revistas badaladas, como as edições inglesas da Vanity Fair e da Esquire (conheça essa outra história aqui), e em bares e restaurantes de grandes capitais europeias. No final de 2004 a marca já estava bastante presente na Inglaterra, Holanda e Itália. Vale ressaltar que na Europa, o preço da garrafa de Sagatiba foi estabelecido por volta de €15. Já no Brasil, um dos primeiros estabelecimentos a receber a Sagatiba foi o badalado restaurante Fasano, em São Paulo.
   

O início foi bastante lento no mercado internacional, vendendo quase 100 mil garrafas. Porém, com alto investimento em marketing e apenas dois anos no mercado o volume de vendas da marca cresceu muito e alcançou 800 mil garrafas, sendo metade deste volume destinado ao mercado europeu. Além disso, a partir de abril de 2006 a cachaça passou a ser vendida com exclusividade em todos os 15 navios da companhia de cruzeiro Princess Cruise ao redor do mundo. Com isso, a marca rapidamente se destacou por sua estratégia de internacionalização, tornando-se a primeira cachaça a estabelecer uma forte presença no mercado externo, especialmente no Reino Unido. Em 2008 a marca lançou novas ações: embalagens promocionais para presente acompanhada de uma versão miniatura da cachaça (50 ml) ou com dois copos, tipo americano, de brinde.
    

Desde que foi introduzida no mercado a Sagatiba desempenhou um papel importante na evolução da história da cachaça e de sua imagem no mundo. Unindo inovação tecnológica e modernidade a uma tradição de produção superior à cinco séculos, a marca desenvolveu o processo de destilação múltipla, no qual, após a seleção, moagem e fermentação do caldo de cana-de-açúcar, permite que os componentes da bebida sejam separados e controlados individualmente. O resultado é um produto de altíssima qualidade, que concorre com os melhores destilados do mundo. A Sagatiba em pouco tempo provou, também, que era uma bebida versátil, indo muito além da caipirinha, e compondo perfeitamente os mais diversos drinques. Nessa época a marca oferecia duas versões de cachaça: Sagatiba Pura (primeira cachaça premium fabricada com um método revolucionário de multidestilação que garante um alto grau de pureza, além de um aroma suave e agradável) e Sagatiba Velha (envelhecida por até dois anos em barris de carvalho, apresentava notas amadeiradas, com maior complexidade e intensidade).
   

Depois de firmar acordo com a Campari do Brasil para distribuição de suas cachaças em todo o território brasileiro e demais países da América do Sul, em agosto de 2011 a Sagatiba foi adquirida por US$ 26 milhões pela tradicional fabricante italiana, fundada na cidade de Milão em 1860. A partir desse momento, a marca Sagatiba se fortaleceu e se tornou cada vez mais competitiva no mercado, especialmente internacional.
   

Em 2016 ocorreu o reposicionamento da marca Sagatiba. Além do novo visual, também houve uma mudança na nomenclatura de suas cachaças: Sagatiba Pura passou a ser Sagatiba Cristalina e Sagatiba Velha passou a se chamar Sagatiba Envelhecida. Já a edição limitada e exclusiva - três mil garrafas de um lote único - Sagatiba Preciosa, envelhecida por mais de 23 anos em barris de carvalho e produzida artesanalmente no “Engenho Central”, uma das usinas mais antigas do Brasil, fundada em 1902 na região de Ribeirão Preto, permaneceu com o mesmo nome. Em 2017 a marca voltou a inovar e ingressou no segmento de bebidas saborizadas com o lançamento da edição limitada Sagatiba Mel, lima e limão. E a sede de inovação de Sagatiba não parou. Pouco depois, em 2020, a marca se uniu a B.blend, primeira plataforma de bebidas em cápsulas all.in.one do mundo, para lançar a primeira versão em cápsula do drink favorito dos brasileiros: a caipirinha de limão.
   

No ano de 2023, em parceria com as cantoras Maiara & Maraisa (que se tornaram embaixadoras da marca), foi lançada uma edição limitada com sabores típicos brasileiro em homenagem as raízes do país: Sagatiba Jabuticaba & Jambu, feita artesanalmente em pequenos lotes no interior de Minas Gerais, essa cachaça equilibra a doçura da jabuticaba com o frescor do jambu para uma experiência única. Com baixa graduação alcoólica, era a escolha perfeita para quem buscava uma nova sensação de sabor, totalmente inspirada nas raízes e cultura do Brasil. A mais recente inovação da marca, apresentada como edição limitada em junho de 2025, é a Sagatiba Rabo de Galo, uma versão pronta para beber do clássico coquetel Rabo de Galo, composta por uma perfeita mistura de Sagatiba Cristalina com aperitivo de alcachofra Cynar (saiba mais aqui) e vermute. Vale ressaltar que o Rabo de Galo (uma tradução literal do inglês “cocktail”) foi criado na década de 1950, e se tornou um verdadeiro ícone dos botecos e balcões do Brasil.
  

Qualidade garantida em todas as etapas 
Desde o cultivo da cana até a destilação final, cada etapa é cuidadosamente monitorada. Isso assegura um padrão superior de qualidade. A Sagatiba não utiliza aditivos ou corantes artificiais. O sabor e o aroma são naturais, resultado direto do processo de destilação e envelhecimento. Afinal, Sagatiba é fabricada através do processo de coluna, sendo multidestilada, o que lhe garante um sabor suave, aroma agradável e aspecto cristalino, ideal para a preparação da tradicional caipirinha, além de diversos outros coquetéis. O mais famoso é o Wallpaper, feito com Sagatiba Cristalina, açúcar de baunilha, maracujá e pimenta dedo de moça. O drinque foi criado pelo então embaixador mundial da marca, o mestre da coquetelaria John Gakuru, para a revista britânica Wallpaper. Foi eleito pela revista americana US Weekly a bebida preferida da modelo Gisele Bündchen.
    

O markting 
A estratégia de marketing da Sagatiba sempre busca resgatar e celebrar a história e a cultura brasileira, incorporando a paixão pelo país em sua marca e produtos. Internacionalmente a marca segue a mesma linha de gerar brand awareness e experimentação por meio de ações diferenciadas com foco em um público jovem e urbano. Eventos, intervenções culturais e mixologia ajudaram a consolidar sua imagem. Por exemplo, a Sagatiba já marcou presença em eventos descolados como a Semana de Moda de Nova York e na Grécia com ações em locais disputados por moderninhos como Atenas e Mykonos, além de promover degustação em lugares públicos como o aeroporto de Heathrow em Londres. O marketing da Sagatiba ajudou a mudar a percepção da cachaça no mundo.
  

Em 2006 a marca chamou a atenção da mídia nacional e internacional para uma ação realizada em Cannes, que tinha três pilares: cinema, festa e futebol. Durante o festival de cinema, promoveu um jogo de futebol para convidados ilustres com ícones do futebol brasileiro como Raí, Leonardo e o goleiro Taffarel. Na plateia, vips como Sting e Fernanda Lima. A festa foi a pré-estreia do documentário “Puro Espírito do Brasil”, narrado pelo cantor Seu Jorge, e aconteceu na casa de veraneio de Pierre Cardin (conheça essa história aqui). Recepcionados pelo próprio estilista, os quase 800 convidados assistiram a um show de Jorge Ben Jor e o documentário foi apresentado em vários países pela BBC (saiba mais aqui), CNBC e algumas companhias aéreas. Outra campanha, lançada em 2007 e intitulada “Explica?”, chamou a atenção pois seguia uma linha criativa semelhante à anterior “O que é Sagatiba?”, que apresentou o produto ao público. O objetivo era sempre instigar a curiosidade do público com bom humor e de uma maneira completamente inusitada.
  

Já em 2011 uma nova campanha utilizava linguagem bem-humorada, inteligente, irreverente e irônica, trazendo para o consumidor muito da personalidade da Sagatiba. Com o slogan “Academia Sagatiba de Caipirinha: em prol da caipirinha perfeita”, o filme da campanha trazia o universo da caipirinha, que é um patrimônio nacional, e que, portanto, precisa ser elaborada com perfeição.
  

Em 2023 a dupla Maiara & Maraisa assumiu o cargo de “Donas da Cachaça”. A parceria resultou, em um primeiro momento, na co-criação de uma edição limitada (Sagatiba Jabuticaba & Jambu), e mais recentemente, em 2025, na campanha “Segue na Saga”, que destaca o conceito de que a vida é uma grande jornada, cheia de capítulos especiais, com a companhia perfeita para esses momentos únicos. A presença das cantoras como embaixadoras da marca amplia ainda mais a relação da Sagatiba com os brasileiros, destacando sua essência alegre e festiva, ideal para quem busca celebrar a vida com qualidade e boa companhia.
    

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma modernização em toda sua história. Isto aconteceu em 2025.
  

O design da garrafa - que chama atenção com seu formato elegante e rótulo contemporâneo - também evoluiu ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo. Depois de passar por uma remodelação em 2016 - quando ganhou cores vibrantes e símbolos que evocavam o Brasil - em 2025 a marca apresentou um novo design para sua garrafa. O novo visual reforça sua identidade nacional e se consolida ainda mais como a cachaça diferenciada, suave e descolada, perfeita para qualquer tipo de celebração. Inspirada nos conceitos de brasilidade e diversidade, o novo design foi a escolha ideal para os consumidores que valorizam a autenticidade e a alegria de viver.
  

Os slogans 
Pura Brasilidade. (2023) 
A cachaça que se mistura. (2013) 
Academia Sagatiba de Caipirinha: em prol da caipirinha perfeita. (2011) 
A cachaça além da cachaça. (2005) 
Puro espírito do Brasil. (2004)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: Maio de 2004 
● Criador: Marcos de Moraes, Roberto Biaggi e Lucas Rodas 
● Sede (nacional): São Paulo, São Paulo 
● Proprietário da marca: Gruppo Campari 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Amanda Capucho (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Cachaças 
● Concorrentes diretos: Ypióca, 51, Nega Fulô, Santo Grau, Cabaré, Seleta, São Francisco, Saliníssima, Weber Haus e Salinas 
● Ícones: A brasilidade de suas campanhas 
● Slogan: Pura Brasilidade. 
● Website: www.sagatiba.com/pt-br/ 

A marca no mundo 
A cachaça Sagatiba, produzida na cidade de Patrocínio Paulista e de propriedade do Grupo Campari, dono de marcas como os bitters Campari (conheça essa história aqui) e Cynar e a vodca SKYY (saiba mais aqui), está disponível em mais de 30 mil pontos de venda no Brasil, além de 6 mil pontos de venda em 33 países como Reino Unido, Itália, Holanda, Suíça, Alemanha, Portugal, França, Irlanda, Índia, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Singapura e Espanha. A marca também está presente em lojas duty free em países como Reino Unido, Austrália e Brasil. As vendas da marca ultrapassam os 400 mil litros por ano. 

Você sabia? 
 A Sagatiba já conquistou diversos prêmios internacionais, incluindo medalhas de Platina e Ouro no Beverage Testing Institute (BTI) e no New York International Spirits Competition. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/7/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando o autor do blogue diz: " o nome da única bebida genuinamente brasileira" é na verdade um equívoco.Posso citar outras bebidas "genuinamente brasileiras" como o guaraná (muito consumido em partes do mundo), o açaí, o mate, etc.
P.S.: adorei o blogue.

Anônimo disse...

acho que ele se referiu a bebidas alcoólicas, não?

Unknown disse...

Tambem gostei muito do blog. Ótima fonte de consultas.