14.6.10

HYATT


Você já ouviu a expressão “Uau, o que é isso!”. Pois é exatamente ela que muitos dos hóspedes da rede HYATT dizem ao ingressar em seus hotéis espalhados pelo mundo. Afinal, além do requinte e luxo, os funcionários da rede transformam serviços em experiências únicas aos hóspedes. O padrão de excelência é ainda mais realçado por toques exclusivos, como a arquitetura e a cozinha que captam o espírito da cultura local, proporcionando uma experiência singular e que satisfaz às mais das exigentes expectativas. 

A história 
A história começou na cidade de Los Angeles no estado da Califórnia em 1957. Enquanto esperava por um voo no Aeroporto Internacional local (conhecido como LAX), Jay Arthur Pritzker, advogado por formação e contador por vocação, tomava um café na cafeteria Fat Eddie’s, localizada dentro de um motel adjacente ao aeroporto, o qual ele foi informado estava à venda. Imediatamente o executivo vislumbrou uma grande oportunidade e decidiu comprar o empreendimento, escrevendo a proposta de US$ 2.2 milhões em um simples guardanapo. Após a negociação ser concretizada, no dia 27 de setembro, ele decidiu manter o nome do estabelecimento como HYATT HOUSE, uma homenagem a Hyatt Robert von Dehn, empresário do qual adquiriu a propriedade, que havia sido inaugurada em 1954. Isto porque, considerando o crescente uso de viagens aéreas para negócios, Pritzker percebeu que localizar um hotel de alta qualidade perto de um grande aeroporto era uma valiosa estratégia de negócios.
    

Seu irmão mais novo, Donald, ficou responsável pelo operacional do hotel, além de possuir a incumbência de procurar outras oportunidades para uma futura expansão da rede. Dentro de dois anos, os irmãos abririam motéis HYATT HOUSE perto do Aeroporto Internacional de San Francisco e do Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma. Em 1963 foi criado o Private Line, primeiro programa de fidelidade da HYATT, direcionado para assistentes administrativos e executivos, que oferecia benefícios em seus hotéis participantes. E o primeiro hotel da rede a fazer enorme sucesso foi o HYATT REGENCY de Atlanta, inaugurado em 1967 e que se tornou o primeiro hotel moderno com um suntuoso átrio de 22 pavimentos, elevadores panorâmicos e até restaurante giratório na cobertura.
   

Em 1968, a rede resolveu formar a HYATT INTERNATIONAL, que atuaria como uma empresa independente, para administrar sua expansão internacional. Pouco depois, em 1969, a rede inaugurou seu primeiro hotel internacional em Hong Kong, que foi demolido em 2005 para dar lugar a uma unidade mais moderna e luxuosa, inaugurada em 2009. Já no ano de 1972, sempre na vanguarda do atendimento ao cliente, o HYATT inaugurou uma central de reservas na cidade de Omaha, no estado do Nebraska. O ano de 1976 foi marcado por um recorde: sete hotéis HYATT REGENCY foram inaugurados, incluindo unidades no Havaí, Nova Orleans e Washington.
   

Em 1980, a empresa lançou no mercado mais duas categorias de hotéis: GRAND HYATT (voltado para a diversão e o entretenimento com elementos exclusivos que incluíam lobbies com ambientação espetacular e vibrante, opções de restaurantes inovadoras, tecnologia de ponta, centros com SPA e academia de ginástica, além de amplas instalações para negócios e eventos), com uma unidade na cidade de Nova York; e PARK HYATT (desenvolvido para proporcionar aos hóspedes uma experiência insuperável de luxo contemporâneo e elegante em um ambiente refinado e intimista projetado especificamente para combinar sofisticação e simplicidade com características regionais distintivas), inaugurado na cidade de Chicago. Foi a partir deste ano, com a inauguração de seu primeiro resort no Havaí, o HYATT REGENCY MAUI, que a marca se tornou conhecida neste segmento hoteleiro.
   

Em 1995 a HYATT introduziu em seus hotéis um de seus principais ícones, a The Grand Bed, uma confortável e gigante cama com colchões pillow top, edredons de pena e travesseiros macios. No dia 31 de dezembro de 2004, a família Pritzker resolveu unir seus dois negócios de hotelaria, Hyatt Corporation (divisão da América do Norte e Caribe) e Hyatt International Corporation (divisão internacional), sob o nome de HYATT HOTELS CORPORATION. Ainda neste ano a empresa adquiriu a rede AmeriSuites, composta por hotéis de categoria média/alta, que foram renomeados em 2004 para HYATT PLACE (hotéis de menor porte, estilo europeu, que tem entre 80 e 180 apartamentos, com um serviço mais personalizado). Pouco depois, em 2006, a empresa comprou a pequena rede Summerfield Suites, que rapidamente foi renomeada de HYATT SUMMERFIELD SUITES (em 2012 passaria a se chamar HYATT HOUSE) e direcionada para hóspedes que necessitavam de estadias longas.
  

Nos últimos anos a rede deu especial atenção para sua expansão internacional na América do Sul (com a inauguração de hotéis em cidades como Santiago, Mendonza, São Paulo e Buenos Aires), Oriente Médio (Emirados Árabes) e Ásia (China, Japão e Vietnã), além da Índia (onde inaugurou em 2012 um luxuoso hotel localizado em Chennai, no extremo sul do país). Em 2013, com a estreia das marcas Hyatt Ziva e Hyatt Zilara no México, a empresa avançou no segmento de rápido crescimento de resorts com tudo incluído. Além disso, em 2015, a empresa lançou mais uma bandeira de hotel boutique (HYATT CENTRIC™), com a primeira unidade em Chicago. Com a pandemia de COVID-19, em 2020 a rede foi a primeira marca de hospitalidade a se comprometer com o credenciamento STAR™ do Global Biorisk Advisory Council® (GBAC), que se baseia nos rigorosos protocolos existentes de segurança e limpeza.
   

Buscando a redução dos impactos causados ao meio-ambiente, a rede HYATT promove atualmente ações em vários de seus empreendimentos, incluindo programas para reduzir gastos e emissão de gás carbono, reciclagem, reutilização de toalhas, uso de energia solar, controle de luz e ar-condicionado acionado pelo cartão (chave do quarto), sendo ativado somente na presença do hóspede. A marca ainda é bastante conhecida pelo World of Hyatt (introduzido em 1 de abril de 1987 como Hyatt Gold Passport), programa de fidelização global da rede com mais de 30 milhões de membros e considerado um dos melhores do mundo no segmento de hotelaria.
  

Hotéis para todos os viajantes 
A empresa, com unidades nas mais importantes e charmosas cidades do mundo, oferece mais de 20 diferentes bandeiras de hotéis para atender com exclusividade cada tipo de viajante, das quais as mais conhecidas (que ostentam a marca HYATT) são: 
HYATT™ - oferece hotéis menores (entre 150 e 300 quartos) convenientemente localizados próximos a grandes centros de negócios e áreas de entretenimento, com os mesmos níveis de serviços de alta qualidade e conforto da rede. São mais de 50 hotéis espalhados pelo mundo (aproximadamente 35 deles em território americano), em cidades como Nova York, Paris e Seattle. 
HYATT REGENCY™ - marca mais antiga da rede que abrange toda a escala de tipos de hotéis, como propriedades que oferecem uma gama completa de serviços e opções de restaurantes sob medida para atender às necessidades de um viajante. Estes hotéis permitem que todos os hóspedes – estejam viajando a trabalho, relaxando ou participando de um evento – sintam-se produtivos e revitalizados. As 211 propriedades espalhadas por 189 cidades de mais de 30 países têm capacidades que variam de 200 a 2.000 quartos, e localizam-se de forma conveniente em áreas urbanas, periféricas, próximas de aeroportos, destinos de convenções e entretenimento em todo o mundo. Os hotéis para convenções oferecem uma diversidade de instalações para conferências e eventos, proporcionais ao número de quartos ou demanda do mercado. Os hóspedes de hotéis para negócios normalmente são viajantes individuais com finalidades profissionais. Os resorts recebem casais em busca de refúgio, famílias passando férias em conjunto e grupos de empresas que procuram um ambiente mais relaxante para a realização de negócios e reuniões. Ainda são características desses hotéis os fitness centers totalmente equipados e os REGENCY CLUBS, um espaço dentro do empreendimento no qual o hóspede tem acesso a mais privacidade e serviços exclusivos, prestados por uma equipe de concierges. 
GRAND HYATT™ - oferece às regiões que atende 58 hotéis magníficos e diferenciados em importantes cidades do mundo em localizações centralizadas. Com presença mundial e cobertura em áreas essenciais na Ásia, são hotéis voltados para a diversão, socialização e o entretenimento. Os clientes destes hotéis são viajantes experientes, desacompanhados, com finalidades profissionais ou de lazer. Os hotéis também organizam conferências, eventos empresariais e reuniões sociais de todos os tamanhos. 
PARK HYATT™ - proporciona uma experiência insuperável de luxo contemporâneo e elegante em um ambiente refinado e intimista projetado especificamente para combinar sofisticação e simplicidade com características regionais distintivas. Quartos e suítes com interiores refinados, programação artística aclamada pela crítica, restaurantes exclusivos com chefs premiados: cada detalhe da estadia é realizado de forma completa e impecável. Esses hotéis atendem a hóspedes criteriosos, de alta renda, em viagens a negócio ou lazer, e oferecem cenários de bom gosto para eventos sociais e reuniões de grupos pequenos. São 45 hotéis em aproximadamente 25 países ao redor do mundo. 
HYATT PLACE™ - oferece aos hóspedes uma experiência de estadia revigorante, significativa e amigável, com uma gama selecionada de serviços. Voltado para o estilo de vida 24x7 do viajante a negócios multitarefa dos dias de hoje, estes hotéis oferecem uma hospitalidade informal em um ambiente bem planejado, moderno e equipado tecnologicamente. As capacidades variam de 125 a 200 quartos, e localizam-se em áreas urbanas, periféricas e próximas de aeroportos. Os destaques exclusivos destes hotéis incluem o The Gallery, um bar para cafés e vinhos, e o Guest Kitchen 24x7, onde os viajantes encontram lanches e petiscos prontos, além de café-da-manhã continental diário. Os hóspedes são formados por viajantes a negócio e famílias passando finais de semana juntos. Atualmente são mais de 400 hotéis localizados em 299 cidades americanas e outros países. O primeiro hotel foi inaugurado no mês de agosto de 2006 na cidade de Lombard, Illinois. 
HYATT HOUSE™ - marca voltada para estadias prolongadas que oferece a viajantes individuais uma recepção calorosa e confortável. As propriedades compostas por 125 a 200 suítes oferecem uma estrutura de condomínio moderno, onde os hóspedes podem manter suas atividades de negócios e preparar as próprias refeições, relaxar e socializar em um ambiente residencial. Os hóspedes podem desfrutar o café da manhã diário e um evento social aos finais de semana. As unidades localizam-se em áreas urbanas, periféricas e próximas a aeroportos, e atendem às necessidades de viajantes individuais em estadias curtas ou prolongadas. São ideais para clientes corporativos que precisam acomodar seus funcionários em missões comerciais de longa duração. São 130 empreendimentos e mais de 16.000 apartamentos, divididos em 95 cidades. 
HYATT RESIDENCE CLUB™ - oferece aos associados oportunidades de aquisição de unidades de férias em mais de 16 propriedades em estilo residencial com a qualidade da marca HYATT. Presente nos Estados Unidos e alguns outros países (incluindo uma unidade no Rio de Janeiro), este hotéis estão localizados em praias, montanhas, campos e até deserto (em Sedona no Arizona). Os associados têm opções flexíveis de uso, intercâmbio e aluguel. 
HYATT CENTRIC™ - esses hotéis boutique de serviço completo estão sempre localizados no centro da ação e servindo como ponto de partida perfeito para conhecer todos os tesouros escondidos e melhores lugares que o destino tem a oferece. Um dos atrativos desses hotéis são os espaços sociais chamados “The Corner”, onde os hóspedes podem trabalhar, socializar ou ler uma coleção selecionada de livros e revistas locais. A rede possui 36 hotéis em 35 idades como Montevidéu, Miami Beach, Tóquio, Madri, Honolulu, San Francisco e Istambul.
  

A evolução visual 
A identidade visual da HYATT (corporativa) passou por algumas modificações ao longo dos anos. O logotipo atual foi adotado em 1990 e, no ano de 2013, passou por pequenas alterações, principalmente em relação à composição de cores.
  

Já cada bandeira (marca) de hotel que carrega o nome HYATT tem identidade visual própria, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
We care for people so they can be their Best. 
Make Our House Your Home. (2018) 
For a World of Understanding. (2017) 
It's good not to be home. (2015) 
Welcome to a Different Place. (2014) 
You’re more than welcome. (2008) 
Relax. Reinvigorate. Recharge. (2001) 
Feel the Hyatt Touch. (1995) 
Discover the people with the Hyatt touch. (1995) 
We’ve thought of everything. (1994) 
Capture the Spirit. (1979)
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 27 de setembro de 1957 
● Fundador: Jay Pritzker 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hyatt Hotels Corporation 
● Capital aberto: Sim (2009) 
● Chairman: Thomas Pritzker 
● CEO & Presidente: Mark Hoplamazian 
● Faturamento: US$ 5.37 bilhões (2022) 
● Lucro: US$ 132 milhões (2022) 
● Valor de mercado: US$ 12 bilhões (janeiro/2023) 
● Hotéis: 1.200 
● Presença global: 72 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 130.000 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis de várias categorias e resorts 
● Concorrentes diretos: Marriott, Hilton, Sheraton, Westin, Wyndham, InterContinental, Renaissance, Radisson, Four Seasons e Airbnb 
● Slogan: We care for people so they can be their Best. 

A marca no mundo 
Atualmente a rede hoteleira conta com mais de 1.200 hotéis espalhados por 72 países, divididos por mais de 20 bandeiras, entre as mais importantes HYATT, HYATT REGENCY, GRAND HYATT, PARK HYATT, HYATT PLACE, HYATT HOUSE e HYATT RESIDENCE CLUB. No Brasil a rede possui quatro hotéis com bandeiras HYATT, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé e São José do Rio Preto. No total são mais de 300.000 quartos disponíveis e 133 mil colaboradores ao redor do mundo. Aproximadamente 80% das pessoas que se hospedam em seus hotéis se tornam clientes fiéis. 

Você sabia? 
As suntuosas unidades do GRAND HYATT possuem um padrão diferenciado que provoca em seus hóspedes o que os funcionários, orgulhosos, chamam de “efeito uau”, numa alusão à impressão que causam. 
O GRAND HYATT de Xangai é um dos hotéis mais altos do mundo: começa no 53º andar - embaixo são escritórios - e vai até o 87º. 
Os funcionários da rede proporcionam uma hospitalidade autêntica todos os dias, e fazem isso através de seu compromisso com a excelência de serviço e um atendimento personalizado, que considera diferenças culturais. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/1/2023 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário