22.4.14

DIVINO FOGÃO


Galinhada com pequi, leitoa à pururuca, pernil à mineira e outras iguarias cheias de sabor são algumas delícias que sempre aparecem no bufê, ao lado de saladas com ingredientes frescos e selecionados e vários outros pratos e acompanhamentos, nos restaurantes da rede DIVINO FOGÃO, cuja proposta é servir as mais saborosas comidas típicas da fazenda. 

A história 
Tudo começou no ano de 1984 quando os primos recém-formados Reinaldo Marques Varela, administrador de empresas, Álvaro Varela, veterinário, e Luís Antônio Marques de Oliveira, administrador da propriedade da família, perceberam que as saborosas comidas servidas na fazenda, localizada na região oeste do estado de São Paulo, faria muito sucesso em um restaurante. Recorreram, então, ao apoio dos pais e a responsável pelas saborosas comidas, a avó, conhecida como Dona Iza, que aceitou prontamente e fez questão de abrir seu livro de receitas tradicionais, que foram testadas pelos novos mestres-cucas. O novo restaurante, decorado com ares que remetiam aos antigos sobrados das fazendas coloniais do interior de São Paulo, foi inaugurado próximo à Avenida Rebouças, no bairro de Pinheiros, e batizado inicialmente de SÃO PAULO - I. O cardápio era à la carte, com pratos típicos da fazenda nomeados de maneira poética, agradando a todos, principalmente ao paladar dos paulistanos.


Com o passar dos anos o faturamento do restaurante ficou insuficiente para sustentar as três famílias. Em 1991, Reinaldo decidiu continuar sozinho com o restaurante, e seus primos decidiram sair da sociedade. Ainda neste ano ocorreram muitas mudanças. O imóvel onde estava localizado o restaurante foi demolido. Reinaldo recebeu então o convite para instalar seu restaurante na praça de alimentação do Shopping Center Eldorado, na época um dos mais populares da cidade. Surgiu então o desafio de servir, com a mesma qualidade, mas em sistema diferente de produção, a comida típica da fazenda. Com isso ele adaptou o conceito do restaurante: o cardápio à la carte foi substituído por um serviço de bufê (self service). O resultado foi imediato: uma fila de meia quadra se formou na frente do restaurante um dia depois da mudança operacional. A partir deste momento o restaurante passou a crescer, além de desenvolver um sistema em que os funcionários podiam comprar uma quota do negócio.


Pouco tempo depois, outros cinco shoppings centers da capital paulista já contavam com restaurantes da rede. Este crescimento levou Reinaldo a formatar, a partir de 1995, a expansão da rede através do sistema de franquias. Nos anos seguintes, a rede desenvolveu receitas próprias e exclusivas que visavam atender ao gosto e ao paladar brasileiro. Além disso, outras unidades foram inauguradas por cidades do estado de São Paulo. Em 2008, a rede, então com 51 restaurantes em funcionamento, alterou seu nome para DIVINO FOGÃO e apresentou um logotipo cujo símbolo principal era um tradicional e típico fogão à lenha encontrado em fazendas do interior de São Paulo. A mudança tinha como objetivo nacionalizar a marca e expandir o número de lojas para diferentes regiões do país. O primeiro restaurante da rede localizado fora do estado de São Paulo foi inaugurado na cidade de Campina Grande na Paraíba. Com a expansão nacional, a rede manteve o sabor genuinamente brasileiro, mas incorporou, em cada região, pratos típicos locais sempre fresquinhos a qualquer hora do dia.


Hoje em dia, apesar do enorme crescimento, a qualidade da rede continua a mesma: a comida é feita artesanalmente, o cardápio é renovado com frequência e os pratos são sazonais, como as sopas no inverno e o peru no final do ano. São aproximadamente 15 tipos de saladas, mais de 20 pratos quentes e 15 doces, e as quartas e sábados é servida a famosa feijoada. E um dos destaques da rede são as sobremesas caseiras, com os sabores mais simples e tradicionais da culinária brasileira, como pudins, brigadeiros, bolos e queijadinhas.


Atendimento atencioso 
Para representar oficialmente a marca DIVINO FOGÃO, a rede utiliza a figura da sinhá, representada por simpáticas senhoras devidamente trajadas como antigas cozinheiras das fazendas que supervisionam o preparo dos alimentos e recebem a todos com carinho e gentileza, ajudando a transmitir o caráter caseiro e aconchegante pretendido pela rede. São mulheres acima dos 50 anos, com sorriso acolhedor, que dão as boas vindas e esclarecem às dúvidas dos consumidores em relação aos alimentos, preparação, temperos, ingredientes, etc. A sinhá tem um importante papel de protagonizar e como tal evidenciar o carinho da marca com cada um que passa pelos restaurantes da rede.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1984 
● Fundador: Reinaldo Marques Varela, Álvaro Varela e Luís Antônio Marques de Oliveira 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Reinart Comércio de Alimentos Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Reinaldo Marques Varela 
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 170 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Comidas caseiras e sobremesas 
● Concorrentes diretos: Viena Express, Ráscal e Montana Express 
● Mascote: A sinhá 
● Website: www.divinofogao.com.br 

A marca no Brasil 
Hoje em dia DIVINO FOGÃO, considerada a maior rede de comida 100% brasileira do mundo, conta com mais de 170 restaurantes (todos localizados dentro de shopping centers), estando presente em todas as regiões do país. A rede está presente em 23 estados brasileiros mais o Distrito Federal. 

Você sabia? 
Para surpreender os clientes não somente pelo sabor, mas também pelo visual das refeições, a rede DIVINO FOGÃO, em parceria com a indústria catarinense Ceraflame, adotou em suas unidades uma linha de cerâmicas com design e cor exclusivos para o layout de seus bufês. Essas cerâmicas são as únicas do mundo que contam com tecnologia 100% resistente à choque térmico. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/4/2014

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