Um cardápio variado e de qualidade, com uma cozinha aberta, farto bufê de saladas e receitas caseiras, rodízio de pizzas, salgados e sanduíches, combinado com uma decoração moderna, ambiente contemporâneo e atendimento eficiente, fazem da rede VIENA uma marca referência no segmento de comida rápida no Brasil. Oferecendo prazer e sabor a cada prato, a rede atende a quem procura uma refeição rápida e saudável, ou quem deseja passar horas aproveitando uma deliciosa refeição com os amigos e família.
A história
Tudo começou em 1975 com o jovem economista Roberto Bielawski, que para complementar sua renda, propôs ao pai Artur que investissem em um pequeno empreendimento de comida rápida e acessível para a população, baseando-se em outros estabelecimentos já de sucesso no mercado. O novo empreendimento começou de forma modesta com um pequeno quiosque de apenas 50m² dentro do Conjunto Nacional, edifício emblemático localizado na Avenida Paulista. Para abrir o primeiro quiosque do VIENA ele se inspirou nos sanduíches da lanchonete Ponto Chic, pelos quais seu pai tinha adoração. Os pratos do quiosque eram preparados no apartamento da mãe, ali mesmo no prédio, e desciam pelo elevador. A garagem servia de depósito e, com seu VW Passat, Roberto ia até a cidade de Santos comprar peixes frescos. No início, trabalhava 16 horas por dia no quiosque e chegou a fazer de tudo: atender o balcão, servir e até cozinhar.
Em um ano, apostando no sucesso e popularidade dos shoppings centers no país, foi inaugurado o primeiro restaurante: o VIENA DELICATESSEN, no Shopping Ibirapuera em São Paulo. Como atrativo principal, o novo restaurante oferecia cardápio à la carte com saladas e pratos quentes. E, lógico, os já famosos salgados e sanduíches, entre os quais a deliciosa coxa-creme, uma coxa de frango empanada, com casquinha crocante e massa cremosa, que se tornaria um ícone da rede, vendendo mais de 100 mil unidades por ano. Ao longo dos próximos anos, diversas inovações incrementaram o estilo do VIENA e lhe deram a cara que tem hoje: cozinha aberta, farto bufê de saladas (com mais de dez tipos) e pratos caseiros, rodízio de pizzas (com mais de 20 deliciosos sabores de pizzas salgadas e doces) e giz de cera para rabiscar as toalhas de papel das mesas à vontade.
O crescimento contínuo da rede deveu-se à filosofia que sempre norteou o VIENA: preparar dentro da cozinha de cada restaurante, na hora, uma comida caseira, valorizar a equipe, investir em melhorias e buscar a excelência constantemente. Restaurantes modernos e agradáveis, cardápios variados e um atendimento rápido, simples e simpático tornaram o VIENA referência no segmento de comida rápida no país. A partir de 1994, o VIENA, definitivamente, deixou de ser uma marca, para tornar-se o Grupo Viena. Além disso, nesse período a empresa criou outros conceitos para a marca VIENA. Surgiram então o VIENA CAFÉ (opção ideal para um café rápido, esses quiosques oferecem os tradicionais doces - como tortas de limão e chocolate amargo, bolo de nozes - e salgados como coxinhas, empadas e croquetes), VIENA EXPRESS (oferece a praticidade da alimentação por quilo, sem abrir mão do sabor e qualidade, além de algumas opções de pratos à la carte, massas, grelhados, calzones e pizzas) e V.Café (moderno, refinado, charmoso e descontraído, oferece deliciosas opções de cafés gourmet e bebidas especiais, além de uma enorme variedade de tortas, bolos, salgados, sanduíches e até mesmo vinhos e champanhes). Além disso, inaugurou em 2003 o VIENA KOSHER, que adapta os pratos da rede às características da culinária judaica, localizado dentro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, um dos principais e mais bem equipados do país.
No dia 27 de novembro de 2007, o Grupo International Meal Company (empresa criada pelo fundo de private equity Advent) adquiriu a rede VIENA, então com mais de 60 lojas, localizadas especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, além de inaugurar novos restaurantes em cidades como Campinas, Santo André, Santos, Curitiba e Florianópolis, a rede ampliou a diversidade de formatos de suas lojas com o lançamento do VIENA SNACKS, que oferece um novo conceito de lanches rápidos, com um delicioso mix de salgados, lanches, doces e pratos rápidos, e opções de auto-serviço e atendimento em balcão, em ambientes modernos e agradáveis. Além disso, em 2009, pela primeira vez em sua história, a marca veiculou uma campanha nacional na televisão. A campanha “Viena faz bem para você” mostrava a importância da relação que existe entre o cliente e a rede, com uma visão mais voltada para o conceito de felicidade, que podia ser percebido na satisfação dos consumidores quanto ao atendimento, conforto do ambiente e a qualidade no preparo e sabor dos alimentos servidos nos restaurantes. Em 2013 a rede inaugurou sua primeira unidade VIENNA CAFÉ dentro de um aeroporto no país, localizada no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.
Hoje em dia, a rede VIENA conta com seis conceitos diferentes de atendimento, que combinam tradição e modernidade, saúde e sabor, praticidade e qualidade em uma receita de sucesso que oferece experiências de consumo diferentes e gostosas a um público cada vez mais amplo e diversificado. Desde uma cozinha caseira, com um conhecido bufê, pratos à la carte, conceito de comida por quilo, sobremesas, lanches, pizzas, salgados e deliciosos cafés, atendem ao gosto de todos. Além disso, o VIENA conquistou o público com verdadeiros clássicos da rede, como por exemplo, a coxa-creme (foto abaixo), a Taça Viena (criada em 1980 é uma combinação de quatro bolas de sorvete de diferentes sabores, salada de frutas, canudos de waffle, três coberturas, farofa, granola, chantilly e suspiros, tudo servido em uma taça), o Bolo de Nozes, o Estrogonofe de Filé, o Spaghetti com Camarão e as Batatas ao Funghi.
A evolução visual
Mais recentemente a rede VIENA remodelou totalmente seu logotipo. Além de uma nova tipografia de letra, mais fina e sofisticada, a tradicional tulipa de chope (que representa a letra “i”) ganhou um novo design.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1975
● Fundador: Roberto Bielawski
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: International Meal Company Alimentação S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Jaime Cohen Szulc
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 100
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 3.500
● Segmento: Restaurantes casuais e cafés
● Principais produtos: Comidas, bebidas, sobremesas e cafés
● Concorrentes diretos: Ráscal, Galeto’s, Divino Fogão e Fran’s Café
● Ícones: Coxa-creme, torta de chocolate e estrogonofe de filé mignon
● Slogan: Faz bem para você.
● Website: www.viena.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a rede possui mais de 100 lojas (em diferentes conceitos, desde restaurantes até cafés) em seis estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Brasília e Rio Grande do Sul. Principal rede de restaurantes de refeições rápidas do país, o VIENA atende mais de 1.5 milhões de clientes por mês.
Você sabia?
● Desde 1999 o VIENA faz parte do Programa de Reposição Florestal da Ecoar Florestal. Em mais de dez anos de participação a rede plantou aproximadamente 13 mil árvores. Das 23 lojas da rede que utilizam lenha na cozinha, 11 já participam do programa.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 13/10/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário