22.4.14

DIVINO FOGÃO


Picadinho, baião de dois, feijão tropeiro, galinhada, rabada, escondidinho, feijoada, estrogonofe, frango assado e outras iguarias cheias de tempero e sabor tipicamente brasileiros, sem contar as deliciosas sobremesas que dão água na boca. Essas são algumas das delícias servidas nos restaurantes da rede Divino Fogão, cuja proposta é oferecer as mais saborosas comidas típicas da fazenda e do interior. 

A história  
Tudo começou no ano de 1984 quando os primos recém-formados Reinaldo Marques Varela (administrador de empresa) Álvaro Varela (veterinário) e Luís Antônio Marques de Oliveira (administrador), perceberam que as saborosas comidas preparadas num fogão a lenha na fazenda da família, localizada em Mirandópolis, região oeste do estado de São Paulo, fariam muito sucesso em um restaurante. Recorreram, então, ao apoio dos pais e a responsável pelas saborosas comidas, a avó, Dona Luiza (mais conhecida como vó Iza), que aceitou prontamente e fez questão de abrir seu livro de receitas tradicionais, que foram testadas pelos novos mestres-cucas. O novo restaurante, decorado com ares que remetiam aos antigos sobrados das fazendas coloniais do interior paulista, foi inaugurado próximo à Avenida Rebouças, no bairro de Pinheiros, e batizado inicialmente de São Paulo - I. O cardápio era à la carte e oferecia pratos típicos do interior como polenta frita, galinhada, rabada, arroz carreteiro e frango alho e óleo.
  

No final da década, o restaurante que trabalhava com serviço à la carte, adotou o formato do popular self service, priorizando o tempo dos clientes, mas com um diferencial: servir uma variedade de pratos regionais sempre fresquinhos, a qualquer hora do dia. O resultado foi imediato: uma fila de meia quadra se formou na frente do restaurante um dia depois da mudança operacional. Com o passar dos anos o faturamento do restaurante ficou insuficiente para sustentar as três famílias. Foi então que, em 1991, Reinaldo (imagem à cima) decidiu continuar sozinho com o restaurante, mas com a ajuda de sua mulher, Nani Varela. Ainda neste ano ocorreram muitas mudanças. O imóvel onde estava localizado o restaurante foi demolido. Reinaldo recebeu então, em 1992, o convite para instalar seu restaurante na praça de alimentação do Shopping Center Eldorado, na época um dos mais populares da cidade. Surgiu então o desafio de servir, com a mesma qualidade, a comida típica da fazenda em uma praça de alimentação repleta de fast foods.
   

O restaurante foi inaugurado com balcão grande, em estilo colonial, um fogão à moda antiga, uma grande coifa de cobre sobre o fogão, muitas panelas de barro e, na parede, azulejos portugueses. Vale ressaltar que o São Paulo - I foi precursor em praças de alimentação de shopping centers com o estilo self service (por quilo), oferecendo uma variedade de pratos e sobremesas. Na praça de alimentação cheia de hambúrgueres e batatas-frita, o restaurante se tornou uma grande atração, justamente por proporcionar uma alimentação presente no dia a dia dos brasileiros, mas diferenciada em meio aos seus concorrentes. A partir deste momento o restaurante passou a crescer. Pouco tempo depois, outros cinco shopping centers da capital paulista já contavam com restaurantes da rede. Este crescimento levou Reinaldo a formatar, a partir de 1994, a expansão da rede através do sistema de franquias, com a primeira unidade sendo inaugurada em 1995 na cidade de São Paulo.
   

Nos anos seguintes, a rede desenvolveu receitas próprias e exclusivas que visavam atender ao gosto e ao paladar brasileiro. Além disso, outras unidades foram inauguradas por cidades do estado de São Paulo. Em 2008, então com aproximadamente 50 restaurantes em funcionamento, a rede passou a se chamar Divino Fogão, nome que foi escolhido por uma cliente de Campinas por meio de um concurso. A mudança tinha como objetivo nacionalizar a marca e expandir o número de lojas para diferentes regiões do país. O primeiro restaurante da rede localizado fora do estado de São Paulo foi inaugurado ainda esse ano na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. Nos anos seguintes, com a expansão nacional, a rede manteve o sabor genuinamente brasileiro, mas incorporou, em cada região, pratos típicos locais sempre fresquinhos a qualquer hora do dia.
  

Com a chegada da pandemia e devido ao isolamento social, a rede intensificou a operação via delivery em seus restaurantes, que foram severamente afetados por estarem localizados em shopping centers, que estavam fechados. Com isso, em meados de 2020, a Divino Fogão começou a implementar o projeto de Dark Kitchens (cozinhas invisíveis), permitindo a entrega em regiões sem restaurantes físicos da marca. Dessa forma, quem atuava em restaurantes, padarias, bares e lanchonetes podia se tornar um licenciado da Divino Fogão para oferecer pratos com gostinho da fazenda para os moradores locais. A rede também apostou em um novo conceito de negócio que apresentava uma variedade maior de opções seja no almoço, happy hour ou jantar.
   

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, em outubro de 2022, a rede inaugurou sua 200ª unidade no Mais Shopping Largo 13, em São Paulo. Em setembro de 2025, a Divino Fogão inaugurou sua primeira unidade internacional, localizada na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, fronteira com o Brasil. Além disso, a Divino Fogão anunciou sua entrada no segmento de restaurantes de rodovias, ampliando sua atuação para além das praças de alimentação dos shopping centers.
  

Hoje em dia, apesar do enorme crescimento, a qualidade da rede continua a mesma: a comida é feita artesanalmente, o cardápio é renovado com frequência e os pratos são sazonais, como as sopas no inverno e o peru no final do ano. Por exemplo, no sistema self service são várias opções de saladas, pratos quentes e muitos doces, e as quartas e sábados é servida a famosa feijoada. Já as sobremesas são preparadas com carinho e ingredientes de qualidade, oferecendo uma variedade de opções tentadoras. De doces tradicionais como pudim de leite cremoso, brigadeirão e sagu até tortas deliciosas. A Divino Fogão oferece o sistema bufê (self service à quilo), menu à la parte e também porções.
   

O conceito saboroso 
Na Divino Fogão é possível experimentar uma diversidade de sabores e aromas que remetem às receitas tradicionais de família. Do arroz soltinho aos suculentos assados, cada opção é cuidadosamente elaborada para satisfazer paladares exigentes. A rede traz o melhor da culinária típica, como o delicioso baião de dois, o irresistível feijão tropeiro e o saboroso arroz carreteiro. Além disso, oferece clássicos tradicionais que conquistam paladares, como o suculento bife a cavalo, o cremoso estrogonofe e o inigualável parmegiana. Cada prato é cuidadosamente preparado com ingredientes frescos e seguindo receitas tradicionais, garantindo uma experiência gastronômica única.
  

Durante anos, para representar oficialmente a marca Divino Fogão, a rede utilizou a figura da Sinhá, representada por simpáticas senhoras devidamente trajadas como antigas cozinheiras das fazendas que supervisionavam o preparo dos alimentos e recebiam a todos com carinho e gentileza, ajudando a transmitir o caráter caseiro e aconchegante pretendido pela rede. Eram mulheres acima dos 50 anos, com sorriso acolhedor, que davam as boas vindas e esclareciam às dúvidas dos consumidores em relação aos alimentos, preparação, temperos, ingredientes, etc. A sinhá, que virou mascote da marca (em desenho animado), tinha um importante papel de protagonizar e como tal evidenciar o carinho da marca com cada um que passava pelos restaurantes da rede. No entanto, a figura da Sinhá, por ser uma mulher negra representada como servil e submissa em um contexto colonial, gerou controvérsia devido às suas conotações históricas e racistas associadas à escravidão. Em resposta à polêmica a marca decidiu aposentar/retirar a mascote.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modernizações ao longo dos anos. O logotipo - que sempre teve como símbolo principal um tradicional e típico fogão à lenha encontrado em fazendas do interior de São Paulo - passou por sua primeira mudança em 2008, quando a rede adotou o nome Divino Fogão. A última remodelação ocorreu em 2015, quando o logotipo apresentou um novo design para o tradicional fogão vermelho, tipografia de letra mais moderna, novo posicionamento para os elementos (símbolo e nome), além da nova frase “Comida da Fazenda”.
  

O logotipo da marca também pode ser aplicado todo na horizontal (especialmente nas fachadas das lojas).
  

Dados corporativos  
● Origem: Brasil  
● Fundação: 22 de julho de 1984  
● Fundador: Reinaldo Varela, Álvaro Varela e Luís Antônio Marques de Oliveira  
● Sede mundial: São Paulo, Brasil  
● Proprietário da marca: Divino Fogão Ltda.  
● Capital aberto: Não  
● Presidente: Reinaldo Varela  
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado  
● Restaurantes: 220 
● Presença global: 2 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Funcionários: 3.800 (incluindo franqueados)  
● Segmento: Alimentação rápida  
● Principais produtos: Comidas caseiras  
● Concorrentes diretos: Viena Express, Ráscal, Spoleto, Mania de Churrasco, Montana Grill, Manai e Giraffas  
● Ícone: O fogão à lenha vermelho  
● Slogan: Pra toda fome. 
● Website: www.divinofogao.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a Divino Fogão, considerada a maior rede de comida 100% brasileira do mundo, conta com mais de 200 restaurantes (todos localizados dentro de shopping centers) e está presente em todas as regiões do país, incluindo 22 estados, mais o Distrito Federal, além de uma unidade no Paraguai. O estado de São Paulo concentra mais da metade das unidades da rede. A Divino Fogão ainda possui 35 Dark Kitchens, voltadas apenas ao sistema delivery. 

Você sabia?  
 Para surpreender os clientes não somente pelo sabor, mas também pelo visual das refeições, a rede Divino Fogão, em parceria com a indústria catarinense Ceraflame, adotou em suas unidades uma linha de cerâmicas com design e cor exclusivos para o layout de seus bufês. Essas cerâmicas contam com tecnologia 100% resistente à choque térmico.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 26/9/2025 

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