Cervejas artesanais produzidas com ingredientes de alta qualidade de um das regiões mais deslumbrantes do mundo: a patagônia argentina. Se aventurar por novos sabores e novos aromas. Essa é a melhor definição da cerveja PATAGONIA, que acredita que a exploração é o que nos move a descobrir o inesperado. Como a região que lhe dá o nome, a cerveja PATAGONIA está sempre em busca de surpreender e oferecer para seus aficionados consumidores um sabor de descoberta por meio de suas receitas.
A história
Tudo começou no início dos anos de 2000 na garagem de uma casa no sul da cidade de Buenos Aires, quando um mestre cervejeiro da Cervecería y Maltería Quilmes, tradicional no mercado argentino por produzir a cerveja Quilmes (conheça essa outra história aqui), preparou a receita de uma cerveja com lúpulos patagônicos para compartilhar com os amigos. Mesmo sem perceber, essa cerveja leve com sabor de caramelo estabeleceria um novo rumo para a cervejaria argentina. Isto porque, nessa época o segmento de cerveja Premium estava apenas se desenvolvendo e os consumidores argentinos estavam cada vez mais procurando por novas opções e receitas mais elaboradas e artesanais de cervejas. Foi então que a Cervejaria Quilmes, que havia acabado de ser adquirida pela brasileira AmBev, resolveu lançar no mercado no ano de 2006 aquela receita caseira de seu mestre cervejeiro. Era o surgimento da PATAGONIA AMBER LARGER, uma cerveja de cor marrom acobreada e o sabor equilibrado de malte e lúpulo da Patagônia. Com isso, a cervejaria dava aos consumidores argentinos uma nova opção e rapidamente a PATAGONIA foi recebida com entusiasmo por quem procurava uma cerveja com sabor diferenciado e posicionamento Premium.
Devido à boa aceitação do público argentino, em 2010 a resolveu ampliar seu portfólio com o lançamento de duas novas variedades de cerveja: BOHEMIAN PILSENER (tradicional cerveja do tipo Pilsen produzida com o lúpulo tcheco Saaz, que proporciona um aroma fresco e frutado bem característico, além de uma coloração dourada profunda, e também com o Cascade argentino) e a WEISSE (cerveja de trigo, de cor dourada suave e sabor levemente ácido, ideal para harmonizar com alimentos picantes ou condimentados). Já no ano seguinte, a cervejaria resolveu lançar suas primeiras edições limitadas: Golden Ale, Robust Porter e Rose, buscando resultados de vendas para decidir se algum deles se tornaria um produto permanente em sua linha. Pouco depois, a marca começou a ser exportada para os vizinhos Uruguai e Paraguai. E foi somente em 2013, com o crescimento acentuado no segmento de cervejas artesanais e Premium no Brasil, que a marca PATAGONIA foi lançada no mercado brasileiro. Em pouco tempo a cerveja PATAGONIA se tornou conhecida e apreciada em estados do sul do país.
Dois anos depois, em 2015, a marca lançou a PATAGONIA KÜNE, uma cerveja estilo Pale Ale com leve amargor e notas herbais, proporcionadas pelos lúpulos patagônicos, e com a qual a cervejaria realmente ingressou no segmento artesanal. Seu nome remonta à cultura Mapuche e significa gêmeos. É assim que ela homenageia Victoria e Mapuche, o lúpulo que lhe dá aroma e aquele que lhe dá o seu amargor. Em 2016, devido ao súbito crescimento das cervejarias artesanais, a Cervejaria Quilmes decidiu inaugurar a CERVECERÍA PATAGONIA, criando assim uma experiência única para que seus consumidores pudessem saborear os diversos tipos de cervejas da marca em um ambiente deslumbrante encravado na cidade de San Carlos de Bariloche, na belíssima patagônia argentina.
Em 2017, além de lançar a PATAGONIA OCTUBREFEST (uma cerveja lager de corpo leve e final seco), sua primeira edição limitada em garrafa para comemorar a maior festa cervejeira do mundo, a Oktoberfest alemã; a marca apresentou a PATAGONIA KM 24.7, uma Session IPA com sauco - conhecido como sabugueiro - e mel, cujo nome é inspirado pelo quilômetro exato onde está localizada a cervejaria, no Circuito Chico, em Bariloche. Em seu preparo, são utilizados os lúpulos Nahuel, Mapuche e Victoria, colhidos na própria fazenda da cervejaria em Fernandez Oro, na Argentina, assim como cinco tipos diferentes de malte: Pilsen, Munich, Carared, Carapils e Melanoidina.
Em 2018, a marca PATAGONIA trouxe ao Brasil uma nova opção de consumo, em lata (473 mililitros). Até então, a marca sempre teve suas cervejas vendidas somente em garrafas no mercado brasileiro. E inovou para promover a novidade ao firmar uma parceria com a Azul (conheça essa outra história aqui), onde latas foram apresentadas em primeira mão durante happy hours nos voos da companhia com saída ou chegada das três capitais da região Sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre). E ainda lançou uma nova variedade: PATAGONIA PORTER, uma de cor marrom escura e espuma cremosa, com um paladar aveludado e aroma de café, chocolate, caramelo, com notas de madeira graças à sua maturação com lascas de carvalho. Pouco depois, em 2019, a marca lançou a PATAGONIA HOPPY LAGER, uma cerveja não filtrada com amargor e álcool moderados, elaborada com maltes Pilsen, Vienna e CarAmber, e que incorpora a técnica Cold Dry Hopping, ambos os processos conferem-lhe uma maior presença de lúpulo no aroma e sabor.
Em 2020, a marca lançou novos rótulos no mercado: PATAGONIA RED LAGER, uma cerveja refrescante que revela camadas de aromas e sabores à medida que é bebida e se destaca por seus tons de cobre brilhantes e espuma de cor marfim; e a PATAGONIA SENDERO SUR, a primeira cerveja orgânica certificada na Argentina, produzida respeitando o controle de todas as suas etapas de produção: durante o cultivo da cevada no campo, o processo de maltagem e o processo de fabricação de cerveja, há um estrito cuidado com a condição orgânica da o produto.
Em 2021, a marca lançou grandes novidades como a PATAGONIA IPA (India Pale Ale), uma cerveja de estilo marcante por sua concentração de lúpulos e amargor característico. A nova cerveja traz uma combinação de diferentes maltes e lúpulos e promete “atender à demanda dos consumidores mais exigentes, que buscam por alta qualidade e sabor”. E a linha Special Recipes Edition, uma seleção de variedades de edição limitada criadas pela equipe da cervejaria, como por exemplo, Indira, uma Cherry Stout criada em colaboração com a Comunidade de Mulheres Cervejeiras, uma rede que visa tornar as mulheres visíveis no segmento de cervejas; e Scandinavian, uma American Pale Ale (APA) de corpo médio, com um delicado suporte de maltes e um amargor equilibrado mas presente, em que o aroma do lúpulo se destaca com notas de frutas tropicais, maracujá, pêssego e frutas cítricas.
Com espírito inovador, ainda no ano de 2021, a marca resolveu se aventurar por outros segmentos de bebidas ao lançar, em edição limitada, Isidra, uma cidra frutada (feita com maçãs da Patagônia e com a adição de sabugueiro, uma fruta silvestre característica da região, que lhe confere sua cor vermelho rubi brilhante) que podia ser apreciada em latas de 473 ml. Com o propósito de continuar inovando, a marca lançou um novo estilo de cerveja para o verão de 2022: PATAGONIA VERA IPA, uma nova edição limitada que se caracteriza por ter um aroma frutado intenso com notas de maracujá, manga e pêssego.
Atualmente no Brasil, a marca também oferece quatro estilos de cerveja: Patagonia Bohemian Pilsener, com um aroma fresco e frutado bem característico, além de uma coloração dourada profunda; Patagonia Amber Lager, marrom acobreada com aroma sutil de caramelo; Patagonia Weisse, com aroma cítrico com notas de laranja e coentro que equilibram perfeitamente o aroma e o sabor refrescante e pouco adocicado desta cerveja; e a Patagonia IPA, uma cerveja estilo IPA com apresenta coloração acobreada, límpida e brilhante, com intenso aroma frutado e cítrico com notas resinosas e herbais.
Com o objetivo de convidar seus consumidores a viver a melhor experiência de cerveja do mundo em plena Patagônia, um dos destinos naturais mais icônicos do mundo, em junho de 2016 a marca abriu as portas da CERVECERÍA PATAGONIA, uma brewhouse (que produz 50.000 litros de cerveja por mês) onde o visitante pode acompanhar a elaboração das cervejas e degustar pratos típicos da região patagônica harmonizados com as bebidas em um descontraído bar. O enorme local abriga uma portaria, um campo de lúpulo, um espaço de tratamento e fluentes, o Jardin Cervecero (Jardim Cervejeiro), um beertruck, um mirador (mirante), um bar/restaurante e a microcervejaria.
Encravada no coração do Circuito Chico, exatamente no quilômetro 24.7, na bela cidade de São Carlos de Bariloche, na província de Río Negro, em plena região patagônica, ao ingressar no local, o olhar vai direto para o Lago Moreno e as montanhas que o protegem. Então o visitante sente o aroma da cerveja. Além das cervejas de alta qualidade, o local tem uma estrutura incrível, integrada à natureza e uma vista super privilegiada para os lagos Perito Moreno e Nahuel Huape.
Já no bar/restaurante, o visitante tem a oportunidade única de saborear todos os sabores que a Patagônia tem para oferecer com um visual esplendoroso da região. O cardápio do bar oferece diversas opções como a famosa parrillada, hambúrgueres, trucha a la plancha, provoletas, queso y chori, chorizo de pernil com queijo, choripans de linguiça de pernil, cordeiro e frango, sopas, risotos, pastel patagônico, além das famosas empanadas, com opções de cebola e queijo, carne picante e salteña. No cardápio tem a indicação de qual cerveja harmoniza melhor com o pedido. O local trabalha com ingredientes locais e receitas da estação, valorizando a brasa e o fogo.
O enorme local oferece ainda um tour pela fábrica onde se pode ver o processo de produção, desde a matéria-prima à produção. É nessa microcervejaria onde a inovação e a magia acontece através do desenvolvimento de novas variedades de lúpulos, plantados no local e que permitem explorar novos sabores e aromas para criar novas receitas de cervejas. O local transmite uma ideia da essência artesanal através de uma decoração rústica e aconchegante. É a tradução física da imagem da marca PATAGONIA através de seu estilo, seus ingredientes e sua qualidade distintiva. O local também transmite uma “imagem verde” de responsabilidade corporativa ao promover o uso de novas tecnologias que levam a práticas sustentáveis de cuidado com o meio ambiente.
Com o sucesso da microcervejaria, ainda em 2016 a PATAGONIA se propôs a levar essa incrível experiência a centenas de milhares de consumidores através da inauguração dos chamados REFUGIO PATAGONIA. Nos anos seguintes unidades foram inauguradas em diversas regiões argentinas como Comodoro Rivadavia, Jujuy, Corrientes, Córdoba, Tucumán, Misiones, Salta, Santa Fe, Buenos Aires, entre outros. Esses locais têm ares de pub com uma pegada mais esportiva, com balcão de bar alto e as torneiras de cerveja com seu lugar central em evidência. A decoração tem muita madeira no mobiliário. As informações sobre as cervejas disponíveis, além das opções de petiscos e comidas ficam descritas em uma parede com giz, outro elemento sempre presente nos bares. Como um legítimo pub, tem sempre uma televisão em local estratégico sintonizada no canal de esportes. Todo o projeto de iluminação, mobiliário, objetos e cores do ambiente seguem um mesmo padrão, conferindo uma identidade própria aos bares. Nesses bares, as cervejas também são servidas “on tap” (isto é, as torneiras plugadas nos barris), e não somente em garrafa e latas, como vendida no varejo.
Além de exportar cerveja boa para seus vizinhos sul-americanos, a Patagonia Brewing Company começou a expandir também seus “refúgios” - um modelo de “bar conceito” da marca - para os vizinhos Uruguai (o primeiro foi inaugurado em 2016 na cidade de Montevidéu), Paraguai e Brasil (em 2017 foi inaugurada a primeira unidade em Curitiba e atualmente já são 3 bares em cidades como Florianópolis e Porto Alegre). Hoje a marca conta com mais de 40 REFUGIO PATAGONIA localizados no Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil.
Todas as ações de marketing e campanhas publicitárias da marca PATAGONIA são estrategicamente pensadas para, além de atrair o seu público alvo, criar verdadeiros fãs e admiradores através da cultura outdoor e da gastronomia. Afinal, como afirma a marca argentina “EXPLORAÇÃO E PAIXÃO POR CERVEJA SÃO NOSSOS NORTES”. A vida sempre nos mostra caminhos a seguir. Mas é você quem decide o próximo passo. Explorar novas paisagens de sabores e aromas é o convite que a PATAGONIA faz em suas ações, que trazem da natureza os elementos perfeitos que combinam com cada experiência, cada jornada. Um exemplo foi a Intervenção da Montanha, ação que provocava quem vive o ritmo frenético dos grandes centros urbanos, deixando muitas vezes de lado o cuidado com a saúde mental e a busca por momentos em contato com a natureza, e na qual, à uma altura de 40 andares, atletas caminharam em cima de uma fita de 130 metros pelos céus de São Paulo. Acomodados em redes suspensas, eles suspenderam um banner com a mensagem: “se você vê um gráfico, está na hora de ver uma montanha”.
No Brasil a marca já realizou eventos e ações como: Cena Patagonia, evento para celebrar a tradição da parrilla, com suas características marcantes e sabores únicos, que reuniu mestres parrilleros, nacionais e internacionais, em uma experiência exclusiva que propunha a união da gastronomia em volta do fogo, música e variados estilos de cerveja; Circuito Patagonia, eventos para explorar novos lugares e mostrar que a cerveja PATAGONIA combina muito com os brasileiros, com direito a mini-truck para servir chope e uma autêntica parrillada argentina, e cujas músicas ficaram por conta de bandas locais com influências do folk e rock; e Festival Fuego y Cerveza, uma rota gastronômica criada pela marca que trazia harmonizações entre os rótulos da cerveja argentina e a culinária local, com participação de 36 restaurantes, trazendo diversas opções para os mais variados paladares.
Porém, umas das mais fantásticas experiências oferecidas pela marca argentina (é preciso ser convidado para ter o privilégio de vivenciá-la) é poder colher o lúpulo, responsável pelo amargor da bebida, na fazenda General Fernandez Oro, localizada em Cipoletti, província de Río Negro, a 450 km de Bariloche. Batizada de “Cosecha de Lúpulo”, a experiência se passa em um grande acampamento no meio das fileiras de lúpulo. Cada barraca tem duas camas com colchão, saco de dormir, uma manta térmica, necessaire com produtos de higiene pessoal e uma mochila com um saco de colheita, luvas de couro, uma camisa para o frio, um boné e uma lanterna. A experiência ainda inclui um almoço ao ar livre em uma grande mesa comunitária e um jantar incrível no meio da plantação de lúpulo. Com direito a cordeiro patagônico feito no fogo de chão e mais outras delícias. Claro, tudo regado às cervejas da PATAGONIA.
A identidade visual da marca passou por apenas uma acentuada remodelação ao longo dos anos. O logotipo modernizado da marca apresentou uma cor verde-escura, uma nova tipografia de letra e estrutura mais robusta e complexa, que ganhou traços de uma montanha estilizada, remetendo a deslumbrante paisagem da patagônia.
A identidade visual da marca argentina também pode ser aplicada na cor preta e possui ainda logotipos secundários, como mostra a imagem abaixo.
Em 2019, a marca apresentou novos designs para seus rótulos e também um novo formato para sua garrafa. Os rótulos passaram então a mostrar paisagens do sul da Argentina que inspiram as receitas da CERVEZA PATAGONIA, como a mata nativa que circunda a microcervejaria da marca no Circuito Chico, os amanheceres de verão no Cerro Capilla, os entardeceres de outono no Cerro Tronador, os meios-dias de inverno com vista para o Cerro Fitz Roy e a vista do Lago Moreno do Cerro Campanário em uma noite estrelada. E esses momentos com que as surpresas da natureza ganham vida em cada estilo de cerveja da marca foram retratados através das primorosas ilustrações criadas por um cartunista argentino.
Já no mercado brasileiro, apesar de manter os mesmos designs de rótulos, a marca utiliza uma garrafa de 740 ml com um formato mais arredondado (como mostra a imagem abaixo).
Todo Tiene Su Origen.
A cerveja da montanha. (Brasil)
● Origem: Argentina
● Lançamento: 2006
● Criador: Cervecería y Maltería Quilmes
● Sede mundial: San Carlos de Bariloche, Argentina
● Proprietário da marca: Patagonia Brewing Company
● Capital aberto: Não (subsidiária da Anheuser-Busch InBev SA/NV)
● Presidente: Martín Ticinese
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas artesanais
● Slogan: A cerveja da montanha.
● Website: www.cervezapatagonia.com.br
A marca no mundo
A PATAGONIA comercializa sua ampla variedade de cervejas artesanal e Premium em mais de 10 países sul-americanos, com destaque para os mercados argentino, uruguaio, paraguaio, chileno e brasileiro, além do americano, no qual a marca ingressou recentemente. A marca argentina oferece suas cervejas em latas (350 ml e 473 mililitros) e garrafas (na versão 740 ml e long neck 355 ml), além da versão chope. De propriedade da AB InBev, um gigante cervejeiro mundial proprietário de marcas como Stella Artois, Skol, Budweiser e Corona, a PATAGONIA utiliza lúpulos importados da República Checa e de sua plantação na cidade de Fernandez Oro, localizada na região patagônica, a 440 km de Bariloche. Outra lavoura em frente à sede da marca (CERVECERÍA PATAGONIA em Bariloche) também tem lúpulos especiais utilizados nas receitas das cervejas.
Você sabia?
● Desde seu lançamento, a marca PATAGONIA já criou e produziu mais de 60 novas receitas de cervejas artesanais (incluindo edições limitadas e sazonais) usando somente ingredientes exclusivos da região da Patagônia, de diferentes variedades de lúpulo a lavanda, sabugueiro, framboesa, gengibre, mel, agulhas de pinheiro e infusões de carvalho.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 31/5/2022
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Sempre acompanho o conteúdos.
ResponderExcluirAmo essa cerveja... e pretendo me programar para ir até a cervejaria para conhecer esse nécta dos Deuses ... e para isso pretendo ir de moto...
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