Aproveite cada momento ao sol sem preocupação, com a pele protegida e bronzeada. Assim pode ser definida a marca Australian Gold®, que combina proteção solar e bronzeamento para que milhões de pessoas ao redor do mundo possam curtir as atividades ao ar livre, quer seja nadando em uma piscina, pegando uma onda no mar ou fazendo uma trilha em meio a paisagens deslumbrantes. A Australian Gold® está presente em diversos momentos da vida, levando proteção e cuidado com a pele e o rosto, não somente na praia ou piscina, mas também para o dia a dia.
A história
A história começou com Trevor Gray, um americano nascido e criado em uma pequena cidade do estado de Indiana chamada Brownsburg. Trevor foi criado por três mulheres australianas e desde cedo teve uma forte conexão com a terra natal e a cultura de sua mãe. Ao viajar à Austrália para visitar familiares, ele sempre se sentiu atraído pela bela paisagem do país, a vibrante cultura e forte paixão pelo sol e pelo surfe. E ele sabia que um dia encontraria uma maneira de partilhar o “modo de vida australiano” entre os americanos. Foi então que Trevor, juntamente com sua mulher Edna, fundou uma pequena empresa, e após muitas pesquisas desenvolveu e lançou no mercado em 1985 um protetor solar com a marca Australian Gold®. Inspirado no estilo de vida dos australianos, o protetor utilizava ingredientes naturais e exalava um cheirinho delicioso.
Os produtos de proteção solar da Australian Gold® foram inicialmente vendidos em lojas à beira-mar, pequenas lojas de surfe e até navios de cruzeiro no ensolarado estado da Flórida, especialmente em Cocoa Beach. O produto oferecia bronzeado somado à proteção solar, com uma fragrância exclusiva, batizada de Cocoa Dreams (uma combinação deliciosa de coco, laranja e baunilha), que se tornou um ícone olfativo da marca. Nos anos seguintes, como o feedback dos consumidores foi extremamente positivo, especialmente devido a sua incrível e reconhecida fragrância, ingredientes naturais e resultados incomparáveis, a marca resolveu ampliar a distribuição no território americano através de grandes varejistas. E esse sucesso, também levou a marca a ser exportada para outros países.
Utilizando ingredientes naturais, formando uma saudável união entre ciência e natureza, a marca também ampliou sua linha de produtos com aceleradores e intensificadores (que proporcionam um bronzeado de maior duração e uma cor dourada invejável), loções pós-sol, protetores labiais e faciais, e até uma linha infantil e esportiva (que recentemente passou a contar com a tecnologia Ultra Chill, que é ativada pelo suor para produzir uma sensação de resfriamento que combate os odores). Além disso, a marca inovou no lançamento de produtos em spray gel e com diversos níveis de proteção, como por exemplo, FPS 30 para prolongar o bronzeado; FPS 50 para garantir mais tempo aproveitando o sol; FPS 70 para garantir altíssima proteção. E introduziu novas formulações hidratantes e antioxidantes, ricas em óleos vegetais. Uma das inovações foi o Instant Bronzer Self Tanning Lotion, um produto que promove efeito bronzeado sem exposição ao sol e brilho dourado imediato à pele.
Em 2006, os fundadores venderam a empresa para a MH Equity Investors. A Australian Gold® desembarcou com seus produtos no Brasil em 2008, primeiramente através de importador independente. Em 2016, a marca expandiu suas linhas de produtos para capturar uma nova necessidade do mercado - cuidados solares naturais voltados para a beleza. Pouco depois, em 2017, pela primeira vez em mais de 30 anos de operações, a Australian Gold® começou a produzir seus protetores solares e bronzeadores fora de sua sede, nos Estados Unidos. O país escolhido para essa nova empreitada foi o Brasil e a empresa responsável pela comercialização local dos produtos foi a Multi B, unidade de negócios do Grupo Boticário (conheça essa outra história aqui), que passou a deter os direitos de uso e imagem, distribuição, comercialização e produção em território brasileiro.
Seguindo as tendências do movimento Blue Beauty em todo o mundo, no ano de 2020 a marca lançou uma linha de protetores solares com formulação livre de oxibenzona e octinoxato, componentes nocivos aos recifes de corais, e firmou parcerias com celebridades e marcas de renome para chamar atenção para o desequilíbrio marinho causado por diversos fatores, um deles o acúmulo de substâncias tóxicas no oceano. Vale ressaltar que todos os anos 14 mil toneladas de protetores solares são levados para os oceanos e podem causar o branqueamento e até a morte desses animais.
Em 2021, a partir do conceito “Protege Você, Protege Os Corais”, a marca lançou no Brasil uma ação de engajamento nas redes sociais que contou com um time de celebridades e influenciadores que publicaram fotos sem cor, gerando estranhamento e curiosidade, para depois revelarem que se tratava de uma ação da Australian Gold® para conscientizar sobre o branqueamento e morte dos corais. A campanha digital contou com filmes protagonizados pelos embaixadores da marca Maya Gabeira, Letícia Bufoni, Mari Gonzalez, Fernando Fernandes, além da modelo Raíssa Santana e da influenciadora Mari Lobo. Para reforçar ainda mais o posicionamento de sustentabilidade, a marca realizou outra ação que convidava os consumidores a trocarem protetores solares em uso por um Australian Gold® seguro para os corais.
Mais recentemente, a Australian Gold® vem ampliando sua participação no segmento de cuidados com a pele através do lançamento de novas linhas, como a Plant Based (que utiliza o poder natural e eficaz das plantas para proporcionar um excelente cuidado, protegendo contra queimaduras e envelhecimento prematuro); Australian Gold® Body Care (sabonetes corporais e para as mãos, formulados com ingredientes suaves que limpam a pele, deixando uma sensação extremamente hidratada); e Australian Gold® Essentials, composta por loções e sabonetes líquidos com ingredientes como óleo de coco virgem orgânico, água de eucalipto ou sal marinho, que ajudam a promover uma pele saudável e manter a hidratação.
Todas as loções da Australian Gold® contêm ingredientes que auxiliam no processo de bronzeamento, mas mantêm a conexão de seu criador, Trevor Gray, com a Austrália através do uso de extratos e ingredientes de plantas nativas, como ameixa Kakadu (fruta com maior teor de vitamina C do mundo), eucalipto, alga vermelha e extrato de Quandong. O uso de extratos de plantas nativas do deserto australiano permite aproveitar suas propriedades naturais de retenção de água, para proporcionar uma sensação de pele nutrida e resultados aprimorados.
O principal símbolo de reconhecimento da marca é o coala Sid (conhecido mundialmente como Sydney), uma presença constante não somente no logotipo da marca como em suas campanhas e ações. Sempre acompanhado de seus óculos escuros e de uma prancha de surfe debaixo dos braços, a mascote ganhou até uma versão animada em computação gráfica para aparecer em campanhas e nos meios digitais da marca.
No mês de janeiro de 2020, a marca resolveu retirar o coala Sid do logotipo pela primeira vez em sua história. A ação realizada no Brasil foi uma forma de chamar atenção dos consumidores para os terríveis incêndios que aconteciam na Austrália, matando mais de um bilhão de animais. E entre as espécies mais afetadas estava o coala, que já estava na lista de animais em perigo. Os incêndios mataram mais da metade da população de coalas saudáveis do país, comprometendo assim a sobrevivência da espécie. Além desta mudança temporária no logotipo, a Australian Gold® também fez uma doação para a ONG WWF Austrália com o objetivo de ajudar os animais que sobreviveram.
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Apesar de manter como elemento centra o coala Sid, a marca foi modernizando a tipografia de letra, adotando novas combinações de cores e tornando o logotipo mais limpo e minimalista. A atual identidade visual da Australian Gold® foi adotada em 2020, quando foi retirado o sol, as ondas e a expressão “Exotic Blend” e novas cores foram apresentadas.
Celebrate Life Outside. (2019)
Seu Corpo Dourado, Sua Pele Protegida. (2018)
For the tan of your life and the life of your tan! (2013)
Live The Gold Life.
Enjoy The Sun.
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1985
● Criador: Trevor Gray
● Sede mundial: Indianápolis, Indiana, Estados Unidos
● Proprietário da marca: New Sunshine LLC
● Capital aberto: Não
● CEO: Matt Cotton
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cuidados pessoais
● Principais produtos: Bronzeadores e protetores solares
● Concorrentes diretos: Banana Boat, Hawaiian Tropic, Coppertone, Sun Bum, Ocean Potion, Nivea, L’Oréal, Neutrogena e Sundown
● Ícones: O coala Sid
● Slogan: Celebrate Life Outside.
● Website: www.australiangold.com
A marca no mundo
Uma das marcas líderes no segmento de proteção solar e conhecida pela expertise em proteção com bronzeamento saudável, a Australian Gold® oferece uma completa linha de protetores solar, aceleradores de bronzeado, autobronzeadores e loções pós-sol em mais de 50 países ao redor do mundo.
Você sabia?
● Australian Gold® nunca testa seus produtos em animais, recebendo assim o selo de uma marca cruelty-free (livre de crueldade).
● A partir de 2022, a Australian Gold® se tornou a marca oficial de protetores solares da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 19/7/2022
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Queria entrar em contato com o proprietário do blog
ResponderExcluirPow que belo post!! Parabéns! É sempre bom vê bons artigos escritos dessa forma!
ResponderExcluir