13.6.06

HAWAIIAN TROPIC


Imagine um cenário destes: uma praia paradisíaca no Caribe ou na Polinésia Francesa, com corpos bem esculpidos e um bronzeado lindo e saudável. Dificilmente você não verá um tubo de bronzeador ao lado das cadeiras de praias. E, se reparar bem, verá um logotipo com ares bem tropicais acompanhando a marca HAWAIIAN TROPIC, uma das maiores autoridades quando o assunto é protetores e bronzeadores solares. 

A história 
A marca de protetores e bronzeadores solar HAWAIIAN TROPIC surgiu exatamente no dia 16 de julho de 1969, quando Ron Rice, um professor de ciências do ensino médio e nascido nas montanhas da Carolina do Norte, vendeu o primeiro frasco do produto, um bronzeador que deixava a pele na cor dos nativos da ilha do Havaí, o que explica o nome escolhido para a nova marca (inspirado também pelos nativos havaianos que misturam ingredientes exóticos para se proteger do sol). Com apenas US$ 500 dólares emprestados de seu pai, ele começou uma pequena produção na garagem de sua casa, na praia de Daytona Beach, localizada no estado da ensolarada Flórida. O produto era uma mistura secreta de coco, manteiga de cacau, aloe e óleos naturais de frutas como abacate, que ele vendia nas praias e decks de piscinas na cidade. Ele também contava com uma ajuda valiosa: os salva-vidas que vendiam seu produto nas praias até ao norte de Fort Lauderdale e lojas da região. Começava uma história de sucesso.


A demanda pelo produto foi esmagadora. Com os turistas espalhando a notícia, o HAWAIIAN TROPIC se tornou um sucesso em várias praias do país. Somente em 1974 o primeiro caminhão carregado com produtos da marca HAWAIIAN TROPIC saiu da fábrica, iniciando a era da produção em massa dos bronzeadores e protetores. E no ano seguinte a empresa introduziu o serviço DSD (entrega direta na loja), ainda em uso hoje nos Estados Unidos. Ao longo dos anos a marca se tornou pioneira dentro do mercado americano ao utilizar coco e banana em suas loções e óleos; introduzir proteção maior que o fator 15; desenvolver o segmento de loções para crianças com a introdução do Baby Faces Sunblock; utilizar rótulos bilíngues para o mercado estrangeiro; vender proteção fator 30 ou mais na América do Sul, Canadá e México; desenvolver produtos únicos voltados para o mercado estrangeiro; ter seus produtos aprovados pela Canadian Cancer Society (Associação Canadense do Câncer); utilizar fragrâncias na linha suncare; incorporar ervas aromáticas em suas fórmulas; e popularizar a substância Aloe Vera (na forma de gel) na indústria de cosméticos. E não parou por aí. Em 2000 mais uma vez de forma pioneira no segmento, a HAWAIIAN TROPIC lançou o protetor solar com maior nível de proteção (SPF 70) até aquele momento.


Além de todas essas inovações, a marca se tornou extremamente popular também por suas ousadas ações de marketing, como por exemplo, o Concurso das Garotas de Biquínis; os patrocínios em festivais de verão; promoções com suas belas garotas em competições como às 24 horas de Le Mans; e o fornecimento oficial de produtos para parques aquáticos como Wet’n Wild. Mas talvez sua ação mais ousada foi realizada em 2006, quando a marca inaugurou um restaurante temático, localizado próximo a Times Square em Nova York, chamado HAWAIIAN TROPIC ZONE, onde as garçonetes vestiam biquínis em meio a uma decoração bastante tropical e que era divulgado como “Hottest Place on Earth”. O restaurante fechou em 2010, mas a marca lucrou uma enormidade com sua exposição.


Em 2006 a marca desenvolveu a tecnologia SunSure®, que fornece proteção fotoestável de longa duração e com bloqueio de raios UVA e UVB. Todas essas inovações fizeram com que a marca HAWAIIAN TROPIC comemorasse 37 anos de sucesso absoluto, ainda nesse ano. E tanto sucesso despertou a atenção da empresa Playtex, que em maio de 2007 adquiriu a marca por US$ 108 milhões. O que parecia bom ficou ainda melhor quando a Playtex foi comprada pela Energizer Holdings, fazendo com que a marca HAWAIIAN TROPIC ganhasse ainda mais visibilidade e seus produtos uma distribuição mais abrangente no mundo. Além disso, a partir de 2010 a marca foi reposicionada no mercado através do lançamento de produtos mais sofisticados e inovadores (como aplicação em spray e uma linha para ser usada após o sol), que utilizam ingredientes de alta qualidade, exóticos e fragrâncias sensuais, como por exemplo, o HAWAIIAN TROPIC ULTRA RADIANCE, que além de proteger dos raios solares e deixar a pele com um toque macio, possuí mini partículas de brilho dourado que deixam a pele iluminada quando em contato com a luz do sol.


As mais recentes inovações da marca são: o Hawaiian Tropic Antioxidant Plus (formulado com infusão de extrato de chá verde para formar uma camada antioxidante na pele, protegendo contra os radicais livres, como poluentes ambientais, além da proteção de amplo espectro, disponível nos SPF 30 e 50, que ajuda a evitar danos à pele ao longo prazo e o envelhecimento prematuro do sol) e Silk Hydration Weightless After Sun (apresenta fitas hidratantes exclusivas da linha, com loção hidratante e aloe, fornecendo hidratação 24 horas para a pele após um dia relaxante ao sol com um aroma de mamão e coco). Juntos, esses produtos oferecem benefícios para durante e após a exposição ao sol, deixando a pele nutrida.


Formulados com ingredientes de alta qualidade e aromas exclusivos de inspiração havaiana, os produtos de proteção solar e bronzeamento são desenvolvidos para nutrir e proteger a pele, revigorar os sentidos e garantir uma sensação de paz e bem-estar, transportando cada consumidor para as belezas tropicais. Os produtos HAWAIIAN TROPIC fornecem total segurança e proteção solar em vários níveis de SPF. Além disso, por três décadas a marca HAWAIIAN TROPIC carrega o Selo de Recomendação da Skin Cancer Foundation, garantindo assim eficaz e segura proteção solar.


O concurso do biquíni 
A marca HAWAIIAN TROPIC deve muito de seu sucesso a uma das ações de marketing mais bem sucedidas já realizadas neste segmento. Idealizada pelo fundador da empresa, Ron Rice, o primeiro concurso de garotas de biquínis (chamado de MISS HAWAIIAN TROPIC INTERNATIONAL), e claro, corpos perfeitamente bronzeados com produtos da marca, aconteceu em 1984 nos Estados Unidos. A primeira vencedora do concurso foi a estonteante sueca Cecilia Margareta Hörberg. Nos anos seguintes o concurso virou uma tradição dentro dos Estados Unidos, principalmente pelo famoso ônibus temático da marca HAWAIIAN TROPIC que percorria o país com as belas mulheres em trajes sensuais e provocantes para promover o evento. A vencedora de cada concurso assinava um contrato para se tornar garota-propaganda da marca. Até 2010, quando foi encerrado, o concurso teve ganhadoras de 11 nacionalidades (13 dos Estados Unidos, 3 do Canadá, 2 da Suécia, 1 da Inglaterra, 1 da Venezuela, 1 do Panamá, 1 da Irlanda do Norte, 1 da Argentina, 1 da Austrália, 1 da Estônia e 1 da Austrália). Uma curiosidade: Marla Maples, vencedora do concurso em 1985, foi a segunda mulher de Donald Trump, com quem se casou em 1993 e se divorciou em 1999.


A evolução visual 
Durante décadas a identidade visual da marca foi marcada pelo tradicional sol (batizado de Mister Sun, e que durante anos foi sua mascote). Além é claro, da letra T estilizada como um coqueiro e as cores amarela e vermelha.


Depois de adotar logotipos com cores diversas, como vermelha e dourada, em 2010 a HAWAIIAN TROPIC foi reposicionada no mercado como uma marca mais sofisticada. A nova identidade visual da marca adotou uma nova cor (marrom) e tipografia de letra, ficando mais limpa e sofisticada. Além disso, o tradicional sol, tão associado à marca, deu lugar a pequenas flores tropicais no lado direto baixo do logotipo (que depois seriam eliminadas, apenas apareceriam nas embalagens do produto). Outra modificação ocorreu no pingo da letra I, antes representada por um sol.


Os slogans 
Aloha Therapy. (2018) 
The Beauty of Sun Protection. (2010)
Enjoy the sun.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 16 de julho de 1969 
● Criador: Ron Rice 
● Sede mundial: Shelton, Connecticut, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Edgewell Personal Care Company 
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Rod Little 
● Faturamento: US$ 180 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Principais mercados: Estados Unidos, Canadá e México 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Protetores e bronzeadores solares 
● Concorrentes diretos: Australian Gold, Banana Boat, Coppertone, Sun Bum, Ocean Potion, Neutrogena e Nivea 
● Slogan: Aloha Therapy. 
● Website: www.hawaiiantropic.com 

A marca no mundo 
A marca HAWAIIAN TROPIC, uma das três maiores no segmento de protetores e bronzeadores solares no mundo, tem posição dominante no mercado americano e canadense, sendo uma das líderes na região do Caribe, México e América do Sul, utilizando em seus produtos 125 formulações e 400 diferentes tipos de ingredientes, alguns deles extremamente exóticos. Atualmente a HAWAIIAN TROPIC pertence à Edgewell Personal Care Company, proprietária de marcas como Schick (barbeadores), Banana Boat (protetores e bronzeadores), Playtex, Carefree e o.b.® (absorventes femininos). 

Você sabia? 
A HAWAIIAN TROPIC não conduz ou realiza testes de seus produtos em animais. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/5/2020

14 comentários:

Anônimo disse...

Oláa

Tudo bem??

Estou há anos procurando esse protetor solar da Hawaiian Tropic...mais precisamente o da foto..o segundo da direita pra esquerda.

Por favor, me ajude a saber como posso comprar...

Meu email é: nessatur@gmail.com
Meu MSN é: vou_nessa@yahoo.com.br

Aguardo um retorno...

Obrigada

Vanessa Abondanza
Penha - Santa Catarina

Anônimo disse...

Olá..também sou consumidora do bronzeador hawaiian tropic, dark taning oil, mas só compro quando viajo. Onde poderia comprar no Rio de Janeiro?
Grata,

mgbibi@terra.com.br

Anônimo disse...

oiiiiiii, gostaria de saber onde posso comprar HAWAIIAN TROPIC FACES SUNSCREENS FACES em Sao Paulo.

Anônimo disse...

OLA, GASTARIA DE SABER ONDE POSSO COMPRAR OS PRODUTOS HAWAIIAN TROPIC EM SAO PAULO, MUITO OBRIGADA!
babaferreira@hotmail.com

Anônimo disse...

EU SÓ ENCONTREI O BRONZEADOR HAWAIIAN TROPIC NO MERCADO LIVRE, MAS COM FILTRO 8 PRA CIMA, ALGUÉM SABE ONDE ENCONTRO COM MENOS?
OBRIGADA

Anônimo disse...

Olá pessoal, revendo produtos HAWAIIAN TROPIC, todos os produtos da marca, se alguém possuir interesse é só entrar em contato pelo e-mail marcelloam@bol.com.br

Anônimo disse...

por favor gostaria de saber onde posso comprar o bronzeador tan amplifier gel aqui em campinas ou em sao paulo pois não consigo encontrar é muito dificil
obraigada aguardo resposta

Anônimo disse...

Olá, Gostaria de saber onde comprar o Bronzeador Hawaiian Tropic Dark Tanning Oil sem FPS com fragância de côco aqui em Fortaleza-Ce

Unknown disse...

OLÁ, PRECISO URGENTE DE ALGUNS PRODUTOS,
FATOR 4,6 E 8
EM GEL E EM CREME, SENDO MEIA DÚZIA DE CASA UM DELES OK?
FATOR 4 SEIS EM GEL E SEIS EM CREME, FATOR 6 SEIS GEL E SEIS CREME, FATOR 8 SEIS GEL E SEIS CREME. QTO FICA? e como faço pra pagar.
abçc.
johnny

Anônimo disse...

Eu nem sabia que era bom. Comprei porque tava barato.Voces podem encontrar em Rio Branco Uruguai, fronteira com Jaguarão (Rio Gde do Sul) ou no Chui e na fronteira. Tem de varios fatores. Comprei o Baby faces fator 45 e o 70 Ozono por U$$ 10,00 cada um. No Duty Free Shop Neutral.
Espero que ajude.

Anônimo disse...

onde posso comprar no Rio produtos hawaiian?,
obrigada

Anônimo disse...

Bom dia!

Gostaria de saber se em Uberaba-MG existe algum lugar onde eu possa comprar esse bronzeador,sempre usei,ou comprava na importadora que existia aqui ou quando viajava.
Por favor,aguardo retorno.
meu e-mail é:maria.rossi@uberabadigital.com.br
Obrigada.

Maria Cristina

Jorge Rejame disse...

ola!!! onde encontrar protetor solar da foto ganhei e ameeeeei e um espetaculo quero comprar no rio de janeiro spf 30 e 15 email jorgerejame@gmail.com por favor. sou grata.

valeria disse...

Muito bom saber que essa marca não realiza testes em animais, é vegano.