23.7.24

BOOKING.COM™


Se você precisa planejar uma viagem, as chances de recorrer ao Booking.com™ são tão altas quanto usar o Google para pesquisar qualquer coisa. Booking.com™ tem sido uma inovação na maneira como as pessoas reservam suas acomodações enquanto viajam. Com uma interface amigável e diversas funcionalidades, tem se destacado como líder no mercado de reservas de hospedagem e outros serviços de viagem. Por isso, Booking.com™ é um dos principais aliados de quem busca planejar uma viagem de forma fácil, rápida e segura. 

A história 
Tudo começou em meados da década de 1990 em um pequeno escritório na cidade holandesa de Enschede quando Geert-Jan Bruinsma, um recém-formado pela Universidade de Twente, resolveu empreender na então nova e pouco conhecida internet. Sua intenção era reunir viajantes e lugares para se hospedar com a ajuda de um serviço de reservas online de acomodações em hotéis. Após ter conhecimento que a rede Hilton (conheça essa outra história aqui) permitia reservas de quartos pela internet no território americano, no dia 12 de novembro de 1996 ele lançou o Bookings.nl, que inicialmente oferecia facilitar a reserva de hotéis para turistas estrangeiros que visitavam a Holanda. Geert-Jan Bruinsma permitia que os hotéis decidissem as tarifas dos seus quartos no site com uma comissão de 5%. Porém, a primeira reserva realizada no site seria feita somente no dia 8 de fevereiro de 1997. Foi neste mesmo ano que Kees Koolen tornou-se o primeiro investidor da empresa, acreditando assim em seu modelo de negócio.
   

Em 2000 o Bookings.nl realizou uma fusão com o Bookings Online - outro site de reservas de acomodações - e adotou o URL Bookings.com. Foi ainda em 2000, apenas 4 anos após seu lançamento, que o site começou a anunciar acomodações alternativas, como por exemplo, apartamentos. Em 2005 o site anunciou o primeiro chalé, ampliando assim sua oferta de reservas alternativas. Nessa época a empresa já possuía escritórios de suporte locais no Reino Unido, França, Espanha, Portugal e Alemanha, iniciando seu projeto para se tornar líder de mercado para reservas de acomodações no continente europeu. Este crescimento e o seu potencial, impulsionado pela estratégia localmente relevante e orientada pela procura, não passou despercebido por outros gigantes no segmento de viagens. Com isso, em julho de 2005, a empresa foi adquirida por US$ 133 milhões pela americana Priceline Group, uma empresa global de viagens online fundada em 1997.
   

Pouco depois, em 2006, o Priceline Group (agora Booking Holdings Inc.) resolveu unir as operações da Bookings.com com a ActiveHotels.com, uma empresa britânica de reservas de hotéis online comprada em setembro de 2004, para dar origem ao Booking.com™ como conhecemos hoje, que passou a oferecer reservas em hotéis em todo o mundo. Essa estratégia fortaleceria a posição do Booking.com™ como líder no mercado de reservas de viagens online. Ainda em 2006, o Booking.com™ disponibilizou a opção de reservar o primeiro hotel barco. Como resposta ao crescimento do uso dos smartphones, em 2010 o Booking.com™ lançou seu primeiro aplicativo, colocando na palma da mão de viajantes do mundo todo milhões de opções de acomodações. Hoje, as reservas feitas pelo celular representam mais de 60% do total de diárias.
   

Em 2015 a empresa finalmente ingressou no segmento de viagens corporativas com o lançamento do Booking.com™ for Business, uma plataforma completa e gratuita que facilita a gestão de viagens empresariais. Atualmente essa divisão oferece voos em mais de 420 companhias aéreas, mais de 3 milhões de opções de acomodações, 40.000 opções de aluguel de carros para mais de 100.000 empresas ao redor do mundo. No início de agosto de 2016, o Booking.com™ atingiu uma marca histórica ao alcançar 1 milhão de propriedades ofertadas, com a adição da Greydon House, localizada no bairro histórico de Nantucket, no estado americano de Massachusetts. Nesse época, o Booking.com™ já oferecia opções únicas de acomodação em mais de 30 categorias diferentes, incluindo barcos, iglus, castelos, casas na árvore, apartamentos, vilas, casas de temporada e resorts. Nesse mesmo ano a empresa inovou ao lançar o programa de fidelidade Genius, incentivando a fidelização dos hóspedes e recompensando aqueles que fazem reservas frequentes através do Booking.com™.
  

Em 2018 o Booking.com™, compreendendo a relevância de resolver dúvidas de última hora dos usuários de forma instantânea, deu mais um passo importante em sua história ao ampliar seu serviço de Booking Assistant com a implementação de um robô de atendimento online, o tão comentado chatbot. Esse serviço foi resultado de uma grande pesquisa realizada com 19.000 viajantes em 26 países, quando 50% dos consumidores afirmaram não se importar se estão lidando com uma pessoa real ou um robô, desde que suas perguntas sejam respondidas. Em abril de 2019, a empresa anunciou mais de 3 bilhões de chegadas de hóspedes desde 2007. Mais de 750 milhões desses hóspedes ficaram em acomodações alternativas, incluindo casas, apartamentos e outros lugares únicos. Ainda este ano, o Booking.com™ assumiu a liderança no desenvolvimento de um sistema de classificação de qualidade inédito para apartamentos, casas de temporada e vilas. O objetivo era mostrar o grande avanço que seus parceiros tiveram na profissionalização contínua do setor de aluguéis de curto prazo.
  

Em 2020 o Booking.com™, assim como todo o segmento de turismo, foi duramente atingido pela pandemia de COVID-19, pois a maior parte de sua receita foi perdida. Ao mesmo tempo, a empresa recebeu muitas críticas na Holanda por depender de auxílios do governo para pagar salários de funcionários, mesmo faturando bilhões de euros nos anos anteriores. Em novembro de 2023, o Booking.com™ ampliou seus serviços com o lançamento da possibilidade de fazer reservas de cruzeiros marítimos nos Estados Unidos. Além disso, anunciou o início de testes de um planejador de viagens baseado em inteligência artificial - o AI Trip Planner.
  

Uma funcionalidade interessante do Booking.com™ é o sistema de classificação dos hotéis. Cada hotel é avaliado com base em uma escala de 1 a 10, com base em uma combinação de fatores, como localização, conforto, limpeza, comodidades e atendimento ao cliente. Os usuários também podem deixar comentários e avaliações sobre suas experiências de hospedagem.
  

A missão do Booking.com™ é tornar mais fácil para todos experimentarem o mundo, conectando milhões de viajantes com experiências memoráveis, desde opções de transporte e pacotes turísticos a uma variedade de lugares incríveis para se hospedar - de casas e apartamentos a hotéis e muito mais. Por isso, seja qual for o orçamento ou preferência de hospedagem, sempre é possível encontrar algo adequado no Booking.com™. Desde hotéis luxuosos até acomodações mais econômicas, tem de tudo. Até opções para quem procura experiências únicas, como chalés na montanha, vilas a beira-mar, acampamentos e muito mais.
   

O gigante em números 
Viajar pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se você não estiver familiarizado com o local de destino. Felizmente, o Booking.com™ pode ajudar a planejar uma viagem perfeita. Com uma ampla variedade de opções de acomodação, além de voos, aluguel de carros e outras opções de transporte, é a ferramenta ideal para organizar viagens. Um gigante do segmento que oferece: 
● Reservas em mais de 3.4 milhões de propriedades em 175 mil destinos no mundo, consistindo em mais de 475.000 hotéis, motéis e resorts e mais de 2.9 milhões de casas, apartamentos, albergues, hostels e outros lugares únicos para ficar, como por exemplo, fazendas, vilas, bangalôs e até barcos, iglus e casas na árvore. 
● Passagens de 500 companhias aéreas para mais de 250 destinos em 55 países ao redor do mundo. 
● Aluguel de carros em mais de 145 países e territórios, através de 800 locadoras de veículos, 45.000 locais de retiradas e serviços de transporte terrestre em mais de 1.900 aeroportos em todo o mundo. 
● Pacotes de viagens que incluem passagens aéreas, reservas de hotéis e outras atividades. 
● Reservas/compras de passeios e atividades em mais de 1.800 cidades ao redor do mundo, incluindo museus, atrações, parques temáticos e tours. 
● Seu aplicativo móvel é o mais baixado na categoria de agência de viagens.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Foi somente em 2006, com a necessidade de ter um URL internacional, que o site assumiu o nome Booking.com™ e apresentou um novo logotipo, que passou a ostentar uma nova tipografia de letra e cores (dois tons de azul). Em 2012, apesar de manter a mesma combinação de cores, a marca apresentou uma nova identidade visual, com nova tipografia de letra, mais arredondada e em minúsculas.
  

Essa nova identidade do Booking.com™ também passou a contar com um símbolo para aplicação em ambiente digital, como mostra a imagem abaixo.
  

O logotipo do Booking.com™ é bastante versátil quanto a sua aplicação, que pode ser feita em diversos fundo.
  

Os slogans 
Be a Booker. (2019) 
Hotels, homes and everything in between. (2017) 
Booking.yeah. (2013) 
Booking.uau. (2013) 
Planet earth’s #1 accommodation site. (2013)
  

Dados corporativos 
● Origem: Holanda 
● Fundação: 12 de novembro de 1996 
● Fundador: Geert-Jan Bruinsma 
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda 
● Proprietário da marca: Booking.com B.V 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Booking Holdings Inc.) 
● CEO: Glenn Fogel 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 229 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Reservas de acomodações, voos e automóveis 
● Concorrentes diretos: Expedia, Trivago, Kayak, Vrbo, Tripadvisor, Hotels.com, Travelocity, Orbitz, Airbnb, Decolar.com e CVC 
● Slogan: Booking.uau. 
● Website: www.booking.com 

A marca no mundo 
Atualmente o Booking.com™ é a maior plataforma de reservas de viagens do mundo, com mais de 29 milhões de acomodações em 229 países e territórios. A empresa oferece uma ampla gama de produtos de viagem, incluindo reservas de hotéis, passagens aéreas, aluguel de carros, pacotes de viagens e serviços de viagem (como seguro de viagem, traslados e passeios). Com 1.5 milhões de reservas diárias, o Booking.com™ conta ainda com mais de 344 milhões de avaliações verificadas de hóspedes que ficaram acomodações oferecidas através da plataforma. A empresa também oferece atendimento ao cliente 24 horas por dia em 45 idiomas e dialetos, com mais de 190 escritórios em 70 países. Atualmente o Booking.com™ é uma empresa independente, com sede em Amsterdã, e faz parte do grupo Booking Holdings Inc., proprietário de marcas como Kayak, OpenTable, RentalCars.com e Cheapflights. 


Você sabia? 
Não importa se você acabou de reservar ou já está curtindo sua viagem, uma equipe de experiência do cliente está disponível para tirar dúvidas e prestar suporte em mais de 40 idiomas. 
O nome da marca foi inspirado no termo “booking”, que significa reserva em inglês. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 22/7/2024 

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