1.8.24

C6 BANK


Você no topo da experiência financeira. Um banco completo com tudo em um só aplicativo. Escolhido por milhões de brasileiros que decidiram ter uma vida financeira mais leve, transparente e descomplicada, com o melhor que um banco pode oferecer no Brasil e no mundo. Bem-vindo ao C6 Bank e tenha uma relação mais saudável com o dinheiro. 

A história 
A história começou quando alguns ex-executivos do banco de investimentos BTG Pactual, entre os quais Marcelo Kalim, Luiz Marcelo Calicchio, Leandro Torres e Adriano Ghelman, se reuniram com a ideia de criar um novo banco digital no Brasil que atuasse com pagamento, investimento e crédito para públicos de diversos perfis – desde jovens que não queriam pagar tarifas até correntistas mais abastados. Ou seja: um banco aspiracional, identificado com as pessoas de alta renda, mas que também oferecesse produtos para pessoas de baixa renda. Apesar de ter sido oficialmente criado em 1 de março de 2018, a licença do Banco Central para operação como banco múltiplo só foi concedida no início de 2019. Em março a corretora também recebeu licença para operar. Com isso, em maio, o novo banco - batizado de C6 Bank - deu início à fase beta, abrindo o aplicativo para um seleto grupo de pessoas (chamados de C6 Beta Testers). Essas pessoas não só testaram o aplicativo, como também enviaram sugestões e, graças a eles, o banco realizou mais de 400 melhorias no aplicativo.
  

Uma curiosidade sobre o nome do banco: o “C” representa o símbolo do carbono. Já o 6 é o seu número atômico. O carbono é a base da vida, está presente em diversas formas. Sua importância está no modo como se conecta com outros elementos para formar algo maior. A inspiração para o nome foi justamente nessa capacidade que o carbono tem de se conectar com o objetivo da transformação.
  

Finalmente no dia 5 de agosto de 2019 o C6 Bank lançou sua operação no mercado para o público em geral ao disponibilizar a plataforma de serviços financeiros na App Store e na Play Store. O C6 Bank oferecia de forma rápida e descomplicada a abertura de conta-corrente para pessoas físicas e jurídicas, transferências e saques gratuitos, cartão múltiplo isento de anuidade (débito e crédito), depósito por boleto e CDBs (Certificado de Depósito Bancário). O aplicativo também oferecia um produto para pagamento automático de pedágio, o C6 Taggy. Além do C6 Kick, que permitia fazer transferências para qualquer banco por mensagens de texto no celular, de forma gratuita; e da primeira versão da C6 Pay (que hoje é uma família completa de maquininhas do C6 Bank para facilitar negócios). Pouco depois, o banco realizou suas primeiras aquisições, como por exemplo, a plataforma de educação corporativa IDEA9 - que passou a se chamar C6 Institute - e a Som.us, companhia que atuava no setor de seguros e resseguros, hoje renomeada para C6 Seg.
   

Em apenas seis meses, o C6 Bank já contava com mais de um milhão de clientes. Segundo levantamento da McKinsey, o C6 Bank foi o banco digital que mais rapidamente alcançou essa marca no Brasil. Além disso, foi eleito o banco digital do Brasil com a melhor experiência em abertura de conta. Em 2020 o C6 Bank ampliou seu portfólio de produtos e serviços com o lançamento da conta internacional com saldo em euro, da conta C6 Empresas (para atender à pequenas e médias empresas) e da carteira de investimentos personalizada e automática TechInvest, que permite personalizar a carteira sem a intermediação de consultores financeiros. Além disso, a tag de pedágio passou a funcionar também em estacionamentos, o C6 Bank passou a oferecer o programa de fidelidade Átomos - o único no país com plano gratuito de pontos que não expiram.
   

O C6 Bank também adquiriu o Banco Ficsa, que foi renomeado para C6 Consig (que oferece crédito consignado e antecipação do Saque-Aniversário FGTS com a praticidade e a inovação do C6 Bank). Com todas essas novidades, em dezembro de 2020, além de atingir 4 milhões de contas abertas, o C6 Bank tornou-se o 13º unicórnio do país, após nova rodada de financiamento - no valor de US$ 1.3 bilhões - e que contou com mais de 40 investidores privados.
  

Em junho de 2021 o centenário e tradicional J.P. Morgan Chase (conheça essa outra história aqui), líder global em serviços financeiros, adquiriu uma participação de 40% no C6 Bank, tornando-se sócio no negócio brasileiro. Com isso, o J.P. Morgan trouxe a credibilidade de quem há muito tempo opera no mercado de varejo de um país como os Estados Unidos. Além disso, a injeção de recursos ajudou o C6 Bank a ganhar fôlego na disputa acirrada entre os principais players do mercado, sejam eles digitais ou tradicionais. Pouco depois, em agosto, o C6 Bank alcançou a marca de 10 milhões de contas abertas e divulgou a notícia por meio de uma grande campanha nacional protagonizada pela modelo brasileira Gisele Bündchen e com o mote “C6 Bank, é da sua vida”. Vale ressaltar que Gisele Bündchen já protagonizou 14 campanhas do C6 Bank até meados de 2024, se tornando o rosto da marca brasileira.
    

O ano de 2021 também foi marcado pelo lançamento de produtos inovadores, como por exemplo, o C6 Global Invest (garante ao cliente a possibilidade de investir diretamente no exterior), a plataforma de investimentos C6 Invest (onde é possível aplicar em produtos de renda fixa, renda variável e em mais de 250  fundos), a C6 Auto (plataforma de financiamento de veículos), a conta C6 Yellow (para quem ainda não completou 18 anos) e o Acqua (primeiro cartão físico biodegradável, com 80% da composição em ácido polilático, produzido a partir do amido de milho), que chegou para reforçar as iniciativas de sustentabilidade do banco, que incluíam o plantio de 25 mil árvores até 2022. Além de todas essas inovações, o C6 Bank chegou a 100% das cidades brasileiras, fechando o ano de 2021 com 14 milhões de clientes.
  

Em 2022, ano em que atingiu 22 milhões de clientes, o C6 Bank anunciou a possibilidade de pessoas diminuírem sua pegada individual ecológica por meio da compra de créditos de carbono. Além disso, lançou o C6 TechInvest Fundos, um serviço para os clientes investirem em carteiras de fundos de investimentos; o C6 Carbon, serviço exclusivo para atender segmento de alta renda, e que conta com uma proposta inédita, o Carbon Partner, executivo especializado para acompanhar os clientes que demandarem atendimento personalizado; e o C6 Experience, programa de relacionamento que premia os clientes pelo uso dos produtos e serviços do banco.
   

O ano de 2023 foi marcado por mais novidades, como por exemplo, o lançamento do cartão de crédito C6 Black, que oferece benefícios exclusivos, cashback e uma das pontuações mais vantajosas do mercado nessa categoria. Além disso, apresentou uma ferramenta inédita no mercado bancário brasileiro que calcula a pegada de carbono de cada cliente (PF e PJ) a partir de gastos do dia a dia feitos com cartão de débito e de crédito, além de transferências e Pix feitos para pessoa jurídica. Assim como os clientes consultam o extrato da conta corrente, agora é possível conferir também o “Extrato de Carbono”, que indica a quantidade de gases do efeito estufa emitidos individualmente: desde o almoço no restaurante até uma viagem de avião. A ferramenta também permite que o cliente compense sua pegada com créditos de carbono direto pelo app. Além disso, em agosto, o J.P. Morgan reforçou a aposta no C6 Bank, ampliando de 40% para 46% a participação que possuía no capital do banco. Pouco depois, em novembro, o C6 Bank alcançou o breakeven, ponto de equilíbrio da operação, com seu primeiro lucro mensal.
  

Em março de 2024 o C6 Bank anunciou o primeiro trimestre de lucro de sua história (foram R$ 461 milhões), em um reflexo do crescimento das receitas, da carteira de crédito e também da queda da inadimplência. Já com mais de 30 milhões de clientes, o C6 Bank também estreou no ranking das marcas mais valiosas do país no relatório Kantar BrandZ, com valor de US$ 314 milhões. O C6 Bank também anunciou o lançamento do C6 Graphene, segmento criado especialmente para atender o público de mais alta renda do banco (clientes que têm a partir de R$ 5 milhões investidos), que oferece atendimento personalizado, 24 horas por dia, e serviço de concierge dedicado a proporcionar acesso a eventos e experiências exclusivas.
  

O C6 Bank, que nasceu em um ambiente financeiro totalmente transformado pela revolução das fintechs, está sempre um passo à frente. Afinal, foi o primeiro banco a oferecer uma tag de pedágio de forma totalmente grátis para pessoa física; a permitir que as pessoas escolham a cor do cartão e o nome que vem escrito nele; a disponibilizar uma plataforma completa de acesso a investimentos no exterior com benefícios fiscais antes restritos a clientes de Private Banking; a lançar uma conta internacional que oferece câmbio para dólar e euro de forma instantânea e que permite aportes 24h, além de outras inovações que fazem parte do dia a dia de milhões de brasileiros.
   

E uma de suas estrelas é justamente a C6 Conta Global, que oferece um cartão de débito internacional com a bandeira Mastercard (conheça essa outra história aqui) aceito no mundo inteiro e que permite saques em moedas estrangeiras nos caixas eletrônicos da rede Cirrus e do banco J.P. Morgan Chase. A C6 Conta Global não tem taxa de manutenção, adota câmbio comercial (mais barato que o turismo) e cobra IOF de 1,1% por transferência.
   

A segurança 
O C6 Bank é o único banco brasileiro que integra o consórcio internacional Cybersecurity at MIT Sloan (CAMS), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Por isso, a cada ano, realiza mais de 35 mil testes de segurança cibernética no aplicativo. Outro fator de segurança é dispor do cartão virtual para compras online, já que é possível fazer compras sem estar com o cartão físico. Além disso, o código de segurança do C6 se atualiza de tempos em tempos. A instituição também tem várias outras iniciativas de segurança, como a autenticação de transações financeiras por biometria facial. Em agosto de 2022, lançou uma ferramenta de segurança para restringir a visão de seus investimentos fora de lugares cadastrados como seguras. Dessa forma, em 2023, criou-se a chance de configurar limites diferentes para Pix, TEDs e TEFs em vários locais.
  

Os slogans 
O C6 Bank é da sua vida. E da vida do seu negócio. (2023) 
Inovador para ser o seu banco, humano para ser da sua vida. (2022) 
C6 Bank, é da sua vida. (2019)
   

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1 de março de 2018 
● Fundador: Marcelo Kalim, Luiz Marcelo Calicchio, Leandro Torres e Adriano Ghelman 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Banco C6 S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Marcelo Kalim 
● Faturamento: R$ 1.93 bilhões (2023) 
● Lucro: - R$ 862 milhões (2023) 
● Clientes: 30 milhões 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.900 
● Segmento: Serviços Financeiros 
● Principais produtos: Conta digital, cartão de crédito/débito, meios de pagamento, seguros e investimentos 
● Concorrentes diretos: Nubank, Banco Inter, Neon, PagBank, Next, Agibank, Banco Original, BS2, BTG Digital, Banco Pan, Digio, XP Investimentos e Nomad 
● Slogan: C6 Bank, é da sua vida. 
● Website: www.c6bank.com.br 

A marca no Brasil 
100% presente em todos os municípios brasileiros e com mais de 30 milhões de clientes, o C6 Bank oferece serviços e produtos financeiros de forma rápida e ágil, como por exemplo, mais de 400 opções de investimento ou usar a Conta Global em mais de 210 países e territórios. Com sede em São Paulo, o C6 Bank atende pessoas físicas, MEIs e pequenas e médias empresas por meio de um portfólio com mais de 90 produtos, incluindo conta corrente isenta de taxa de manutenção, cartão sem anuidade, transferências e saques gratuitos, tag de pedágio grátis, programa de pontos, conta global e plataforma de investimentos, entre outros. 


Você sabia? 
5 minutos é o tempo médio de abertura de uma conta no C6 Bank e 95% dos cartões são entregues em até 5 dias. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Veja, Exame, Época Negócios e InfoMoney), jornais (Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 1/8/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário