15.8.24

COCO BAMBU


Alta gastronomia, ambiente sofisticado, acolhedor e atendimento encantador. Especialidade em frutos do mar e porções generosas, principalmente de camarões. Reconhecida como a maior e melhor rede de restaurantes do Brasil por milhões de clientes. Assim pode ser definido o Coco Bambu, que conquistou diversos estados do país e acena com apetite para muito mais. 

A história 
Uma fritadeira, uma masseira, uma máquina de chope e dez mesas com cadeiras. Foi com essa modesta estrutura que o engenheiro de formação Afrânio Barreira (foto baixo) e sua mulher, Daniela Barreira, que na época fazia sobremesas em casa para venda, inaugurou em 1989 na praia da Aldeota, em Fortaleza, uma pequena pastelaria batizada de Dom Pastel. Localizado em um espaço de apenas 25 m² em um pequeno centro comercial do qual Afrânio era proprietário, o estabelecimento oferecia um cardápio enxuto, composto apenas por pastéis, tapioca, caldo de cana e chope estupidamente gelado. Vale ressaltar que esta unidade continua em operação até os dias de hoje - no mesmo endereço - e foi modernizada, passou a incorporar o cardápio do Coco Bambu, mas continua vendendo os pastéis com a mesma receita e qualidade original.
   

Desde o início o negócio obteve boa aceitação da população local, se tornando um grande sucesso do segmento na cidade. Quatro anos depois, o negócio começou a ganhar novas unidades, e se revelou uma grande oportunidade, fazendo com que Afrânio vendesse seus empreendimentos paralelos, para se dedicar 100% ao segmento gastronômico. A rede de pastelaria se tornou um negócio robusto e deu ao casal não somente a experiência no setor de alimentação, como também indicou a necessidade de se criar um empreendimento maior, em que além da comida propriamente dita, poderiam ser vendidas bebidas sofisticadas e principalmente ser oferecida uma experiência gastronômica diferenciada. Foi então que em 2001 o casal inaugurou a primeira unidade do Coco Bambu, um restaurante que apostou em uma decoração praiana-tropical e um cardápio mais amplo, que oferecia pizzas, crepes, tapiocas, sobremesas e diversas opções de bebidas. Localizado no Bairro Meirelles, também em Fortaleza, o Coco Bambu se tornou sucesso imediato para turistas e público local.
   

Em 2005 foi inaugurada a primeira unidade fora do Ceará, localizada em Salvador, levando assim a capital baiana todo o sabor de um cardápio caprichado. Já em 2008 foi inaugurada em Fortaleza a unidade Coco Bambu Beira Mar, que apresentou uma modernizada e elegante ambientação, que se tornaria padrão da rede nos anos seguintes. Essa unidade também apostou em um cardápio mais diversificado, com diferentes receitas e um grande leque de proteínas, dentre as quais o camarão, que se tornaria o item mais popular do Coco Bambu, especialmente o camarão empanado no coco ralado guarnecido de chutney de manga. A expansão continuou e, em 2009, o Coco Bambu chegou em Brasília, na bela região do Lago Sul, unidade que se tornou um dos maiores restaurantes do Brasil e também um dos mais premiados.
   

O ano de 2010 foi marcado pela inauguração de duas novas unidades, em Fortaleza (Coco Bambu Sul) e a primeira em Teresina. Após a abertura de mais uma unidade em Brasília, finalmente em 2012 o Coco Bambu chegou em São Paulo, a maior e mais gastronômica cidade do país, quebrando tabus pelo seu tamanho, decoração, cardápio extenso e diferenciado. Essa unidade se tornou imediatamente um marco e referência na cidade, consolidando de vez a marca Coco Bambu, o conceito e a sua expansão (a segunda unidade na cidade seria inaugurada em 2013 no bairro Anália Franco, zona leste). Em 2014 a rede deu continuidade a sua expansão e crescimento inaugurando unidades em Goiânia, Ribeirão Preto e São Luis, esta última considerada à época o maior restaurante a la carte do país, com 3 andares, 2 elevadores panorâmicos e 2 adegas com capacidade para 1.200 garrafas. Outro marco alcançado no ano de 2014 foi o lançamento do Espaço Coco Bambu em Teresina, local perfeito para a realização de eventos.
  

O ano de 2015 foi marcado pela inauguração de mais uma unidade em São Paulo, além de um restaurante em Ribeirão Preto com o novo conceito Coco Bambu Sabores do Brasil, que oferecia cardápio repleto de comidas regionais brasileiras. No ano seguinte a rede estreia em um novo mercado: Campinas, no interior paulista. Além disso, a rede inaugurou em São Paulo o Coco Bambu Anhembi, enorme espaço com restaurante e cinco salas de eventos, que podiam receber de palestras a casamentos. Já 2017 foi um ano marcado por grandes novidades, como por exemplo, o surgimento do Coco Bambu Lounge & Music (um lugar perfeito para quem curte boa gastronomia com aquela dose de agito e badalação), com as primeiras unidades inauguradas em Fortaleza e Manaus. Também em Manaus a rede lançou o Coco Bambu For One, ideal para fazer uma refeição individual, rápida e com a qualidade que só o Coco Bambu possui.
   

Mas 2017 também foi marcado por uma internacionalização frustrada com a primeira unidade Coco Bambu inaugurada na cidade de Miami, no estado da Flórida. Contudo, a recepção no mercado americano foi mais hostil do que a empresa imaginava, sofrendo com uma concorrência acirrada e a demanda de investimentos caros (e em dólar). Diante disso, assim como outras redes brasileiras, o Coco Bambu desistiu da operação internacional pouco tempo depois.
   

No ano de 2018 foram inauguradas mais sete unidades, cinco delas em São Paulo e duas em Minas Gerais, em um plano de fortalecimento do Coco Bambu na região sudeste. A rede também apresentou novidades em seu cardápio, como o Bacalhau com Natas (o famoso peixe português servido sobre fatias de batata inglesa envolvido em nata, acompanhado de arroz de brócolis e farofa de ovos) e opções com baixas calorias (pratos vegetarianos, veganos e fit). Além disso, um dos ícones do Coco Bambu, o Rede de Pescador (deliciosa combinação de lagostas, camarões, mexilhões, peixe e anéis de lula grelhados cobertos com molho provençal, acompanhado de arroz de açafrão) passou a ser servido também para duas pessoas - originalmente era oferecido para quatro.
  

Em julho 2019 a rede inaugurou no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, um novo formato de restaurante: Coco Bambu Conceito, onde por um preço fixo o cliente poderia provar as receitas de maior sucesso do cardápio à vontade (sistema Buffet), como Peixe Crocante (filé de peixe empanado ao coco e farinha de pães frescos),  Peixe Amalfitana (filé de peixe ao forno, servido com delicioso molho de tomates cerejas, alcaparras, vinho branco e manjericão), Camarão Internacional (servido sobre cremoso arroz com ervilhas e presunto, envolvido com molho branco) e o Bobó de Camarão (prato com consistência cremosa, feito com camarões refogados com tomate, cebola, pimentões, misturados com macaxeira cozida, azeite de dendê, cheiro-verde e leite de coco). Além de sugestões fit, feijoada, hambúrgueres, carnes, massas, aves, saladas e sobremesas. Esse ano também foi marcado pelo ingresso do Coco Bambu em novos mercados com inaugurações de unidades em Cuiabá, Santo André e Londrina, permitindo assim a rede ultrapassar R$ 1 bilhão de faturamento pela primeira vez.
  

A pandemia de COVID-19 impôs ao setor de alimentação severas restrições e desafios, e coube ao delivery da rede, já muito bem estruturado, ser a grande salvação, especialmente durante o período mais crítico no ano de 2020. Afinal, o Coco Bambu, nos momentos iniciais da pandemia, deixou de ser um restaurante tradicional para se tornar uma operação 100% focada em delivery e take out. Com a gradativa liberação do funcionamento para o atendimento presencial, essas duas modalidades do negócio passaram a funcionar em perfeita harmonia, inclusive com o aplicativo, que se tornou um grande sucesso por entregar promoções e cortesias especiais aos clientes. Mesmo com esse cenário caótico em 2020, a rede conseguiu inaugurar 20 novas unidades. E consolidou também seu serviço de delivery, que hoje corresponde a 15% do faturamento da rede. Em 2021, com uma visão mais clara do momento que estávamos vivendo, foi possível ser mais arrojado e inaugurar mais de 10 novas operações do Coco Bambu. 
  

Em 2023, após investimento de R$ 45 milhões, foi inaugurado no Recife o maior restaurante da rede. Localizado no bairro do Derby, área central da cidade, o estabelecimento tem, ao todo, seis andares e uma área de 6.000 m², com salões de eventos, áreas infantis, pet friendly, e com possibilidade de expansão. O novo restaurante também conta com bar voltado às transmissões esportivas, varanda ao ar livre, adega com sommelier e uma carta seleta de vinhos, com mais de 100 rótulos de diferentes países.
  

Nos últimos anos a empresa tem investido no lançamento de produtos com marca própria Coco Bambu que se tornaram um grande sucesso entre os clientes da rede, como por exemplo, vinhos (as primeiras versões - branco e tinto - foram lançadas em 2016), espumante (lançado em 2018 em colaboração com a centenária Casa Valduga), cerveja (criada em 2018 em parceria com a cervejaria mineira Wäls), cachaça (introduzida em 2019 em parceria com a Vale Verde), molho de pimenta e até azeite (introduzido em 2020, é importado de Portugal em parceria com a Herdade do Esporão, uma empresa criada em 1267). Além disso, o Coco Bambu passou a disponibilizar serviços para eventos corporativos, confraternizações, aniversários e casamentos.
  

O Coco Bambu possui um amplo e variado cardápio, com comidas (especialmente frutos do mar, peixes, camarões, lagostas, paellas, carnes, moquecas, massas), sobremesas (destaque para a cocada ao forno com sorvete e o pudim de leite batizado pelos clientes como “O melhor do mundo”) e bebidas deliciosamente diferenciadas, feitas com ingredientes frescos da mais alta qualidade. Os pratos são bem servidos (geralmente para serem divididos) e toda essa excelência é apresentada a preços acessíveis. Já as unidades são amplas, possuem decoração rústica e elegante, oferecendo aos clientes um ambiente sofisticado e aconchegante.
  

O logotipo 
O logotipo da rede Coco Bambu foi concebido a partir dos elementos enraizados na marca: tropicalidade, Brasil, praia e frutos do mar. A identidade visual da marca também pode ser aplicada de várias maneiras, como mostra a imagem abaixo.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 2001 
● Fundador: Afrânio Barreira e Daniela Barreira 
● Sede mundial: Fortaleza, Ceará, Brasil 
● Proprietário da marca: Coco Bambu Gestão de Ativos Intangíveis Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Afrânio Barreira 
● Faturamento: R$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 75 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 8.500 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Frutos do mar, peixes, carnes e massas 
● Concorrentes diretos: Camarões, Vivenda do Camarão, Ráscal, Paris 6, Outback Steakhouse e America 
● Mascote: Ararinha 
● Ícones: As porções generosas de camarões 
● Website: www.cocobambu.com 

A marca no Brasil 
Atualmente o Coco Bambu conta com 75 unidades espalhadas por 17 estados do país, e no Distrito Federal, e mais de 8.500 funcionários. Com faturamento anual estimado em mais de R$ 2 bilhões, os restaurantes da rede vendem mais de 3 milhões de quilos de camarão e 300 toneladas de peixe por ano. A empresa ainda é proprietária do Vasto (atualmente com 6 unidades), com cardápio contemporâneo e especializado em carnes nobres, e do Coffee Break Coco Bambu, uma sofisticada cafeteria que inaugurou sua primeira unidade em fevereiro de 2022. 


Você sabia? 
Ao longo de sua história a rede Coco Bambu nunca recebeu aporte de fundos de investimentos. E nunca recorreu a bancos, porque este foi o conselho que o banqueiro Jaime Pinheiro, dono do Banco Mercantil do Ceará, deu a Afrânio, quando este era seu funcionário. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), portais (UOL), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 15/8/2024 

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