O cardápio variado e de alta qualidade faz da rede de restaurantes casuais AMERICA um enorme sucesso há três décadas. Tendo como diferencial suculentos hambúrgueres, deliciosas massas, apetitosos grelhados, variado bufê de saladas e a tradicional sobremesa Farofino, o AMERICA se tornou uma sofisticada rede de restaurantes casuais de enorme sucesso entre os paulistanos. Afinal, um ambiente descontraído e cardápio variado fazem do AMERICA um clássico da cidade.
A história
Tudo começou no início dos anos de 1980 quando Hélio Mattar, Artur Guimarães, Luis Guelpi e Paulo Maluhy perceberam que havia demanda no mercado paulista por lugares com ambiente agradáveis, cardápio variado e velocidade no atendimento. Foi então, que inspirados no conceito dos tradicionais “diners” americanos, daí a escolha do nome AMERICA BURGER & PASTA, eles inauguraram às 20h no dia 9 de dezembro de 1985, na tradicional Avenida Nove de Julho em São Paulo, a primeira unidade da rede, que alteraria definitivamente os hábitos gastronômicos dos paulistanos trazendo à cena um novo conceito no segmento, o restaurante casual. A primeira loja da rede, em uma referência aos “diners” americanos, que originalmente eram montados em vagões, tinha em sua decoração vagões de trem. Os sócios perceberam que aquele tipo de restaurante, além de não possuir similares no Brasil, atenderia as necessidades de uma faixa de consumidores não atendidos pelos estabelecimentos de fornecimento de refeições da cidade de São Paulo na época. E eles estavam certos, o restaurante rapidamente se tornou um enorme sucesso, inicialmente preparando lanches e refeições rápidas (um mix entre o espírito da culinária norte-americana e a brasileira) em um ambiente super moderno com decoração agradável e um atendimento cordial e eficiente.
A expansão da rede começou no mês de novembro de 1987 com a inauguração de uma segunda loja na Alameda Santos. Ainda este ano, a pequena rede de restaurante entendeu que precisava levar o sabor do seu Burger (como eram chamados seus deliciosos hambúrgueres) e de outras delícias do seu cardápio para além de suas duas lojas da época. Então surgiu o Delivery America. Utilizando motoqueiros para fazer suas entregas, o sistema de entrega a domicílio atendia apenas as lojas da rede. Mais de 27 anos depois, o America Delivery atende a pedidos de 16 lojas, feitos por telefone, através do site e da página no Facebook (serviço introduzido em 2013). Com isso, todos os dias, são muitos pedidos do inigualável Burger, além de massas, grelhados, peixes e as irresistíveis sobremesas. Tudo pedido com agilidade e atendido com rapidez e cuidado para que o Burger chegue suculento, os pratos deliciosos e as sobremesas cheguem como o cliente gosta.
Em 1988 o AMERICA inaugurou seu terceiro restaurante, desta vez dentro do badalado shopping Iguatemi. Ainda este ano, um concurso agitou a cidade de São Paulo: os clientes do AMERICA é quem deram o nome a um delicioso sundae, coberto com calda de chocolate, creme chantilly e uma inigualável farofa crocante. Era o surgimento de um dos maiores ícones da rede, o SORVETE FAROFINO, que atualmente vende mais de 220 mil unidades por ano. No final desta década a rede já contava com quatro restaurantes em funcionamento, incluindo uma unidade na zona norte paulistana. Em 1990, com o impressionante aumento da demanda, os sócios, preocupados com a consistência da qualidade de seus produtos, resolveram inaugurar uma cozinha industrial centralizada, que tinha capacidade para preparar 32 produtos diferentes, dentre aqueles constantes em seu cardápio. Com isso foi assegurada a padronização e o controle de qualidade para o abastecimento diário das lojas. Ainda este ano a marca criou sua própria moeda: COLOMBO. Nesta época, 10 Colombos podiam ser trocados por um Great America (hambúrguer de 200 gramas, queijo prato derretido, alface, tomate, maionese, relish de pepino, no pão com gergelim, acompanhado de potinho com relish de milho). Pouco depois, em 1993, atendendo as novidades e tendências de alimentação, a rede incluiu opções vegetarianas em seu cardápio.
Em 1995, durante as comemorações de dez anos da rede, foi criada a simpática mascote da marca: um dragão verde. Inicialmente como um enorme boneco inflável colocado no teto da unidade da Avenida Nove de Julho, aos poucos ele foi conquistando a criançada, até que em 2002, através de um concurso infantil foi batizado de FOGOFINO. Em 1997, a rede introduziu de forma pioneira, o sistema de código de barras em substituição às tradicionais comandas de papel, agilizando assim o atendimento. No ano seguinte, como forma de atrair ainda mais o público infantil a rede criou o Concurso de Desenhos, já que todas as mesas ofereciam papéis e lápis para que os pequenos se distraiam e expressem suas habilidades. Com isso, todo mês de outubro é realizado este concurso, que a partir de 2003 tem como jurado o desenhista Maurício de Sousa. Ainda nesta década, a rede passou a atrair outros tipos de público como executivos (para o almoço do dia-a-dia) e as crianças (para as quais o AMERICA criou um cardápio especial com porções reduzidas). Outras novidades desta época foram a ampliação do serviço de entregas à domicílio, o lançamento de seu famoso bufê de saladas (servido diariamente em todas as unidades da rede na hora do almoço) e a inauguração de outras unidades na cidade.
Em plena virada do milênio o AMERICA atingiu uma marca gloriosa: 10 milhões de Burgers vendidos. Em 2002, novamente inovando no atendimento, os garçons da rede passaram a utilizar pequeno Palms para agilizar os pedidos. No ano seguinte, a rede inaugurou um restaurante na mais importante e charmosa avenida da cidade: a Avenida Paulista. Em 2008, outro marco histórico alcançado: 50 milhões de clientes bem atendidos. Já em 2012, a rede inaugurou duas novas e modernas lojas, no bairro da Mooca e em São Caetano do Sul. Ainda este ano, a rede inaugurou a Fogofinolândia na unidade da Avenida Nove de Julho. Trata-se de um ambiente lúdico onde os pequenos podem brincar com conforto e segurança. Além dos livros infantis, iPads com jogos, uma cozinha de brinquedo e uma mesa de desenhos estavam à disposição dos pequenos.
Ao longo de todos esses anos a rede foi responsável por introduzir de forma pioneira alguns produtos diferenciados, como por exemplo, o frozen iogurte (sorvete à base de iogurte, sobremesa mais vendida da rede, cuja receita original e exclusiva está no cardápio desde a inauguração) e as famosas onion rings, deliciosas rodelas fritas de cebola empanada. A farofa crocante do AMERICA sempre foi uma atração a parte. Tanto que, há alguns anos atrás, de tão desejada pelos clientes, passou a ser vendida nos restaurantes da rede, em potes de 300 gramas.
Atualmente, mesmo mantendo em seu variado cardápio os pratos que construíram sua história de sucesso, uma competente e capacitada equipe desenvolve práticos temáticos, festivais e renovações, sempre atenta as principais tendências da gastronomia. E de tão queridas pelos clientes, cinco destas receitas conquistaram um lugar de destaque também no cardápio: são chamadas as “Estrelas America”, pratos que melhor traduzem o jeito de ser da tradicional rede. Essas cinco delícias são o suculento Texas Burger (um dos pratos mais vendidos da rede, traduz o espírito da culinária norte-americana servindo um hambúrguer grelhado de 200 gramas com molho especial America sobre uma base de pão australiano, acompanhado de relishes de milho e pepino, batatas fritas rústicas e onion rings), o irreverente Pub’s Burger (hambúrguer de 150 gramas servido com cebola caramelizada com cerveja preta, provolone grelhado, tapenade de azeitonas, alface frizzé e maionese, no pão australiano), o exclusivo Caesar Pasta (fettuccine com molho Caesar à base de creme de leite, parmesão e alho, acompanhado de tiras de frango grelhado e farofa crocante de pão, parmesão e manjericão), o clássico Frozen Yogurt, que ao lado do Farofino, de tão famosas, já viraram sinônimo da marca.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou apenas por uma pequena remodelação. Isto aconteceu em 2008 com o lançamento de uma nova campanha publicitária com o slogan “É do seu jeito”. Com isso as palavras “Burger” e “Pasta” foram eliminadas do logotipo da marca. Afinal, a rede já oferecia muito mais que isso em seu cardápio.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 9 de dezembro de 1985
● Fundador: Hélio Mattar, Artur Guimarães, Luis Guelpi e Paulo Maluhy
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo Quinze Participações
● Capital aberto: Não
● Presidente: Paulo Alves
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Restaurantes: 16
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 800
● Segmento: Restaurantes casuais
● Principais produtos: Grelhados, sanduíches, saladas, massas e sorvetes
● Concorrentes diretos: The Fifties, General Prime Burger, Lanchonete da Cidade, Achapa e P.J.Clarke’s
● Ícones: A sobremesa Farofino
● Mascote: O dragão Fogofino
● Slogan: É do seu jeito.
● Website: www.restauranteamerica.com.br
A marca no Brasil
Atualmente, a rede AMERICA possui 16 restaurantes, espalhados pela cidade de São Paulo, onde seus funcionários coordenam o serviço para atendimento de milhares de refeições mensais. Metade dos restaurantes possuí a Área Kids, um ambiente seguro e divertido onde os pais podem deixar as crianças com monitoramento profissional (desenhos, pinturas e criação de animais de bexiga são algumas das atividades realizadas) enquanto desfrutam das delícias oferecidas pela rede. Já o sistema America Delivery é responsável por mais de 40.000 entregas mensais.
Você sabia?
● A rede AMERICA produz mensalmente mais de 700 quilos da tradicional farofa crocante.
● O personagem mais querido do AMERICA, o divertido dragão FOGOFINO, aparece nas unidades da rede em dias especiais para divertir e encantar as crianças.
● Os hambúrgueres da rede fazem enorme sucesso, são grelhados no chair-broiler (grelha sobre pedras) e suas deliciosas combinações se tornaram clássicas.
● A rede AMERICA faz parte do Grupo Quinze Participações, também proprietário da rede de postos Graal, das churrascarias Barbacoa e da choperia Pinguim.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 21/7/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário