31.5.06

ampm®


Quer fazer um lanche rápido e saboroso? Tomar um delicioso café da manhã? Ou compras diárias para casa, sem perder tempo, enquanto abastece o carro? Dê uma passadinha em qualquer uma das unidades da rede ampm®. Tem sempre uma loja pertinho de você pronta para atendê-lo quer seja durante o dia ou nas avançadas horas da madrugada. Por isso, logo ali, bem pertinho, você encontra muito mais do que uma loja de conveniência. Afinal, não importa o motivo, o fato é que a ampm® faz parte do caminho de milhões de pessoas. 

A história  
A história começou em meados da década de 1970 quando a empresa petrolífera ARCO (abreviação de Atlantic Richfield Company), com origens no longínquo ano de 1866, vislumbrou a possibilidade de aumentar seu faturamento além das vendas de combustíveis e serviços prestados em seus postos de gasolina. Detectando um potencial crescimento no segmento de lojas de conveniência, a empresa estabeleceu em 1974 uma divisão para cuidar do desenvolvimento do novo negócio. Finalmente em 1978 foi inaugurada na região da grande Los Angeles, estado americano da Califórnia, a primeira loja da ampm® (nome originado no funcionamento 24 horas por dia do estabelecimento) em um de seus postos de gasolina, se tornando pioneira na indústria petrolífera a operar lojas no formato de conveniência. A nova loja oferecia aos clientes refrigerantes, cafés, cigarros, jornais, petiscos, doces, bebidas alcoólicas e comidas de rápido preparo. Tudo em ambiente limpo e agradável, atendendo as necessidades dos clientes a qualquer hora do dia ou da noite.
  

No ano seguinte a rede começou a desenvolver novas unidades no sistema de franquia, crescendo rapidamente para outras cidades americanas. Com uma receita de sucesso baseada na grande diversidade de produtos, bom atendimento e preços sempre competitivos, no final da década de 1970 já existiam mais de 246 lojas ampm® operando na costa oeste americana em regime de franquia. A década de 1990 foi marcada pela expansão internacional da marca ampm®, com inauguração de lojas em países como Japão (cuja operação foi vendida em 2009), Canadá, México, Argentina, Tailândia e Reino Unido. No Brasil as primeiras lojas da ampm® foram implantadas em 1991, através de uma associação com a rede de postos da Atlantic, empresa comprada em 1994 pela Ipiranga (conheça essa outra história aqui). Hoje em dia, as lojas ampm® no Brasil estão localizadas dentro dos postos da rede Ipiranga em todo território nacional, e se transformaram em “loja da vizinhança”, uma alternativa prática para aqueles que moram nos arredores dos estabelecimentos.
  

No ano de 2000, com a compra da ARCO pela gigante britânica BP (conheça essa outra história aqui) - também conhecida como British Petroleum - a marca ampm® iniciou uma nova fase de desenvolvimento e grandes mudanças com reformulação e modernização das lojas, acréscimos nos produtos comercializados e, posteriormente, uma nova identidade visual. Até este momento a rede de lojas de conveniência operava unidades somente em estados do oeste americano como Califórnia, Nevada, Arizona, Washington e Oregon. Também foi desenvolvido um novo formato de loja chamado ampm® express, com unidades menores que comercializavam uma quantidade de produtos mais limitada.
  

No final de 2007, a BP anunciou a expansão da marca para outros estados americanos, e iniciou no ano seguinte a conversão de várias lojas BP Connect em unidades ampm®, aumentando significativamente o número de lojas da rede e ingressando em novos mercados estratégicos, como por exemplo, nos estados da Flórida (Orlando), Geórgia (Atlanta), Indiana (Indianápolis), Ohio (Cleveland), Pensilvânia (Pittsburgh) e Illinois (Chicago), que anos mais tarde se provaria um fracasso devido a enorme concorrência nessas áreas. Mas o enorme sucesso da marca ampm®, especialmente na costa oeste do país é creditado, em boa parte, a duas linhas de produto: maior linha de fast food (comidas rápidas) própria do segmento e a Thirst Oasis, uma estação que oferece uma extensa linha de refrigerantes, chás e bebidas energéticas com mais de 24 sabores diferentes.
  

Já no Brasil, em 2008, a rede iniciou o desenvolvimento de novos negócios adicionais dentro de suas lojas, como por exemplo, a seção de Padaria. Pouco depois, em 2009, ocorreu a criação da marca própria ampm® com diversos produtos, que hoje inclui mais de 130 itens entre bebidas, sanduíches, pizzas, biscoitos, salgadinhos e sobremesas. Em 2012, ocorreu a compra da marca ampm® no Brasil pela controladora dos postos Ipiranga.
   

Nos anos seguintes, no Brasil, a rede passou a investir em diferentes conceitos de lojas. Como por exemplo, em 2015, quando passou a atender as necessidades de compra e abastecimento do bairro, atraindo e fidelizando um novo público (consumidores do bairro) aumentando também a relevância para o público atual (passagem). Com uma oferta abrangente de produtos e serviços, a nova ampm® mostrava-se atenta à tendência crescente de busca por lojas de bairro, atuando como um verdadeiro minimercado. O novo conceito de loja oferecia padaria (pães, baguetes, bolos, broas, salgados, croissants e sobremesas), lanches (sanduíches e pizzas), mercearia (itens de higiene e beleza, mercearia, limpeza, cuidados para a casa, matinais, laticínios bebidas e até flores), horta (frutas, legumes e verduras), beer cave (mais de 100 rótulos de cervejas) e até farmácia.
   

Em 2016, a marca lançou o ampm® Estação, um novo projeto de loja, geralmente localizado em rodovias, que oferece restaurante, pizzaria, sanduicheria, cafeteira, padaria e conveniência em um só lugar. Em 2020, durante a pandemia, a ampm® começou a trabalhar na revitalização de suas lojas e no fortalecimento do seu modelo de conveniência no mercado brasileiro. Além do novo layout (mais fluido), mudanças como mix de produtos e a jornada de compra do cliente foram atualizados para atrair ainda mais e atender às expectativas de um consumidor cada vez mais em movimento. E para facilitar a compra, a ampm® também passou a oferecer uma experiência omnichannel. Além das lojas físicas, a rede começou a fazer entregas via delivery, pelo iFood (conheça essa outra história aqui), e oferecer pagamentos por meio digitais.
  

Além de tudo disso, a ampm® fez um movimento inédito, indo além do posto Ipiranga, ao inaugurar lojas de rua, e em outros canais, como terminais de passageiros e universidades. Esse novo conceito trazia um mix de produtos ampliado, especialmente na linha de food service, que inclui pizza feita em forno à lenha, sanduíches e salgados. Mais recentemente, em 2023, a ampm® iniciou a busca de parcerias com outras marcas para completar experiência do consumidor. Quase como um modelo store in store, pizzas da Pizza Hut (conheça essa outra história aqui), Hot Dogs do Nathan’s Famous (conheça a história deste ícone americano aqui), açaí da Oakberry (conheça essa hitstória aqui) e deliciosos cookies da Mr. Cheney Cookies, passaram a serem oferecidos dentro das lojas de conveniência da rede. Longe dos postos de gasolina, a rede está testando um novo modelo de loja (batizado de ampm® Office) para condomínios comerciais, hospitais e universidades, que já conta com duas unidades em São Paulo.
  

Cada vez mais a ampm® reforça sua vocação de atender às pessoas que estão em movimento, sendo uma ótima solução para quem precisa fazer uma pequena reunião, tomar um delicioso café da manhã, encontrar os amigos para um happy hour ou simplesmente para fazer hora com conforto e segurança. Especializada nos novos perfis de consumidores, que estão sempre em movimento, a ampm® possui formatos de loja que se adaptam às demandas e jornada de compra de seus clientes, indo de modelos mais simples, sem e com padaria, até lojas que funcionam como verdadeiros minimercados. 
  

A lúdica mascote 
Em 2015, nos Estados Unidos, a marca resolveu criar uma mascote para servir de porta-voz da ampm® perante seus consumidores. Batizado de Toomgis® (mas também conhecido como Crave-venience™), o personagem criado em computação gráfica avançada tem o corpo formado inteiramente por snacks (principais produtos vendidos nas lojas ampm®). Segundo a empresa, o nome do personagem é uma espécie de acrônimo para o slogan “Too Much Good Stuff”. Ele surgiu devido à necessidade de modernizar esse tradicional slogan da marca e aumentar o reconhecimento da ampm®.
   

Mais de cem salgadinhos e bebidas compõem sua constituição de aproximadamente 7.6ft (mais de 2.30 metros). Por exemplo, seu nariz é um cheeseburguer. Já os ombros são formados por donuts. As bochechas são constituídas por cookies. Os dedos são salsichas de hot dog. O tronco é formados por pacotes de salgadinhos, latinhas de energéticos, hot dogs, balinhas e batatas-frita. O lábio superior é representado por uma salsicha com mostarda. Os braços são constituídos por copos de café e refrigerantes. Sua barba é feita de salgadinhos de queijo. Já o belos cabelos vermelhos são balas de alcaçuz. As pernas são compostas por delícias como balinhas, cinnamon roll, hot dogs e latinhas de refrigerantes. E os pés são formados por deliciosas barras de chocolate.
  

Em poucos anos, o carinho do público pelo gigante formado de snacks de conveniência cresceu rapidamente e Toomgis®, além de estrelar vários comerciais da marca, também passou a comparecer fisicamente em inaugurações de novas lojas da rede e chegou até a ganhar um boneco para venda.
  

Apesar de sua altura e aparência, a coisa mais importante sobre Toomgis® é que ele é realmente um gigante gentil e o maior e melhor especialista em lanches. Também foi criado uma história e um universo lúdico em torno do personagem. Por exemplo, Toomgis® escreveu um livro de memórias sobre lanches chamado The Art of Cravings. Ele inicia cada conversa de aplicativo de namoro com a frase: “Procurando um lanche?”. Formou-se em valesnacktorian em sua turma da faculdade. Toomgis® pode realmente detectar desejos a quase 2,5 metros de distância. Quando está em apuros, ele usará seu cabelo como canudo. Toomgis® costumava ser um palestrante motivacional, mas se concentrou em lanches motivacionais. Ele é um grande fã da equipe de beisebol do Los Angeles Dodgers. Além disso, Toomgis® tem um papagaio de estimação chamado Pierre e um castor que ele chama de Barry.
  

O vídeo abaixo mostra o carismático Toomgis® em ação em um dos comerciais da marca ampm®.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Após ser adquirida pela BP no início do novo milênio, em 2002 a marca modificou sua identidade visual que ganhou uma imagem mais dinâmica e moderna, totalmente alinhada com seu novo posicionamento. Depois de passar por uma sútil modernização em 2014 (a maior mudança foi a inclinação), pouco depois, em 2016 no mercado americano, a marca remodelou levemente seu logotipo, que apresentou uma nova tipografia de letra. Vale ressaltar que no Brasil a ampm® utiliza anterior.
  

Os slogans  
Too Much Good Stuff. (2008)  
Always there to serve your needs. 
ampm®. É logo ali. (2020) 
Sempre uma boa pedida.  
Uma parada gostosa no seu dia-a-dia. (2002)
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Lançamento: 1978  
● Criador: Atlantic Richfield Company  
● Sede mundial: Houston, Texas, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: BP Products North America Inc.  
● Capital aberto: Não  
● Presidente (USA): Orlando Alvare 
● Presidente (Brasil): Renato Stefanoni  
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Lojas: 2.700  
● Presença global: 5 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Funcionários: 20.000 (incluindo franqueados)  
● Segmento: Lojas de conveniência  
● Principais produtos: Alimentos, bebidas, cigarros, cafés e sorvetes  
● Concorrentes diretos: 7-Eleven, Circle K, Wawa, QuikTrip, Dollar General, Speedway, Casey’s, Oxxo, Shell Select e BR Mania  
● Slogan: ampm®. É logo ali.  
● Website: www.ampm.com.br  

A marca no mundo  
Atualmente a ampm® possui mais de 2.700 lojas localizadas em 5 países ao redor do mundo (como Estados Unidos, Brasil, Costa Rica e Panamá), por onde passam todos os meses 24 milhões de consumidores. Somente nos Estados Unidos a rede possui mais de 1.192 unidades em 455 cidades, localizadas principalmente nos estados do Arizona, Califórnia, Nevada, Oregon, Washington e mais recentemente, em 2022, em Nova York. O estado com mais lojas em território americano é a Califórnia com 858 unidades. Já no Brasil, onde a marca pertence a Ultrapar Participações, são mais de 1.355 lojas (instaladas dentro dos postos da rede Ipiranga) distribuídas por 21 estados brasileiros que atendem mais de 6.5 milhões de pessoas mensalmente. Ainda no Brasil, onde o faturamento da ampm® é estimado em R$ 2 bilhões por ano, mais de 900 unidades possuem padaria (que vendem mais de 30 milhões de pão francês todos os anos) e mais de 8 milhões de sanduíches da linha Burger, marca própria da rede, são devorados pelos clientes todos os anos. 

Você sabia?  
 Nos Estados Unidos, cada loja da rede ampm® oferece em média aproximadamente 3.500 itens entre refrigerantes, bebidas alcoólicas, cigarros, doces, snacks e alimentos.  
 No Brasil, em média, cada unidade oferece entre 800 e 1.000 itens em um espaço de 60 m². Já as maiores unidades chegam a 2.500 produtos, em espaços de até 150 m².   


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Newsweek, BusinessWeek, Época Negócios e Exame), Jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 4/10/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário