16.5.06

TWIX


O irresistível sabor do chocolate cremoso, caramelo macio e biscoito crocante em uma combinação incrível e absurdamente deliciosa para saborear a qualquer momento. O chocolate TWIX é a refeição saborosa e ideal para fazer uma pausa relaxante na escola, no trabalho, no passeio com a família ou até em momentos de puro tédio. Por isso, TWIX torna qualquer coisa que você faça muito mais divertida. 

A história 
Um dos chocolates mais famosos do mundo foi introduzido no mercado inglês no ano de 1967 pela subsidiária britânica da Mars (saiba mais aqui), uma tradicional empresa americana fundada em 1911, com o nome oficial de TWIX CARAMEL COOKIE BARS. O produto inovador criado por Forrest Mars Senior era uma irresistível combinação de biscoito wafer recheado de caramelo e recoberto com o mais puro chocolate ao leite. Apesar do sucesso no mercado inglês, somente em 1975 o produto foi introduzido em outros países da Europa e posteriormente, em 1979, nos Estados Unidos, onde rapidamente se tornou popular, comercializado em uma inconfundível embalagem dourada. Nos anos seguintes a marca TWIX começou a introduzir novas versões do chocolate no mercado, como por exemplo, em 1983 quando lançou nos Estados Unidos o PEANUT BUTTER TWIX, onde o recheio cremoso de caramelo foi substituído pela tradicional manteiga de amendoim. Esta foi a primeira variação da receita original.
   

Durante anos o chocolate foi comercializado com o nome de RAIDER em países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Portugal e Suécia, porém, a partir de 1991, como parte de um plano de globalização e unificação de imagem da marca, foi lançada uma enorme campanha publicitária para troca de nome com o slogan “Raider is now called Twix...nothing else changes”. Porém em países como a Alemanha a troca do nome não foi bem vista pelos consumidores inicialmente, causando queda nas vendas do produto.
   

Ainda nesta década foi lançada a versão do tradicional chocolate em pequenas miniaturas, que se tornou extremamente popular em datas comemorativas, como por exemplo, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Bruxas e Páscoa; além da versão maior do tradicional chocolate (atualmente batizada de TWIX Xtra). A marca também iniciou o lançamento das famosas edições limitadas, onde TWIX ganhava sabores e ingredientes inusitados, como por exemplo, a versão Cookies ’N Cream (recheio com pedacinhos de chocolate e creme), introduzida em 1990 e que recentemente foi relançada no mercado como TWIX COOKIES & CREME e passou a integrar a linha permanente de produtos. A força da marca TWIX foi estendida para novas categorias de produtos, como por exemplo, o lançamento em 1995 de sorvetes em barras, cones e massa, comercializados hoje nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e alguns outros países.
    

O chocolate que está presente no Brasil desde 1996 (inicialmente importado e a partir de 2005 com produção local) se tornou popular através do slogan “Invente uma pausa para o seu Twix”. Após anos sem apresentar grandes novidades, em 2004, o tradicional chocolate ganhou novas variações, como por exemplo, com chocolate amargo, batizada com o nome de DARK CHOCOCLATE TWIX, e com chocolate branco (disponível na Austrália e sazonalmente na Europa e Estados Unidos como edição limitada). No ano seguinte, em edição especial, foi lançado na Austrália o TWIX com recheio de menta, que já havia sido introduzido no Reino Unido no começo da década.
   

Além disso, sabores diferentes, e muitos deles sazonais, foram introduzidos, como por exemplo, o TWIX COFFEE (chocolate com mistura de café lançado na região asiática), TWIX com sabor de laranja (que apareceu pela primeira vez em 1994 e foi relançado na Europa como edição especial), TWIX CAPPUCCINO (introduzido em 2007 na Polônia como edição limitada), TWIX JAVA (com sabor de café lançado nos Estados Unidos em 2008), TWIX TRIPLE CHOCOLATE (uma combinação deliciosa de biscoito de chocolate, recheio de chocolate e com sua tradicional e irresistível cobertura de chocolate ao leite) e mais recentemente o TWIX FINO (com um terço das calorias que o chocolate original) e o TWIX COCONUT (com recheio de coco).
   

E tem mais. Em 2008 TWIX participou de uma ação de co-branding com o McDonald’s (conheça a história deste ícone americano aqui) que culminou o lançamento do McFlurry TWIX, uma combinação de sorvete de baunilha, cobertura de chocolate e pedaços de chocolate TWIX. Em 2014 a marca lançou mais uma grande novidade: TWIX BITES, pequenos cubos do tradicional chocolate comercializados em embalagens com várias unidades.
   

Já no mercado brasileiro, em 2018, a marca lançou uma versão em edição limitada com recheio de paçoca, que substituiu o caramelo do sabor original. Pouco depois, em 2020, outra novidade estreou no mercado brasileiro: em associação com a Kibon (conheça essa história aqui) surgiu um sorvete cremoso com sabor e calda de caramelo e pedaços do chocolate TWIX. Ainda este ano a marca lançou mundialmente a edição limitada TWIX SALTED CARAMEL (o tradicional chocolate com caramelo e uma pitada extra de sal).
  

Após mais de 50 anos de mercado, quando chega o momento daquela pausa para descanso, é hora de TWIX em dobro. Afinal, as barras gêmeas de biscoito, caramelo e chocolate representam a possibilidade de compartilhar e relaxar.
  

Campanhas que fizeram história 
No Brasil a marca TWIX foi protagonista de uma das campanhas de maior sucesso dos últimos anos. “Biscoito!”, “Caramelo!”, “Chocolate!”. Quem não se lembra do comercial “Gritos” de TWIX? A propaganda criada pela agência AlmapBBDO foi a preferida e mais lembrada pelo público jovem durante três meses em 2006, segundo a pesquisa Top of Mind do Datafolha. Entre os diversos prêmios recebidos, o filme foi vencedor também do “Profissionais do Ano”, da Rede Globo (conheça essa história aqui), na categoria melhor comercial, em 2007. O filme, protagonizado por três rapazes com tiques nervosos gritando as palavras “caramelo”, “chocolate” e “biscoito” (forma-se então o trio com os principais ingredientes do TWIX), e que se tornariam amigos ao longo da vida fazendo muito sucesso (assim como TWIX), virou febre entre os jovens pela sua linguagem irreverente e moderna. O sucesso foi tamanho, que depois do lançamento do filme publicitário, a marca colocou atores nas filas do cinema e na própria sala de exibição gritando “caramelo”. E logo em seguida, as pessoas já gritavam “biscoito” e “chocolate”. Assista ao filme clicando no ícone abaixo.
   

No ano de 2010 a marca promoveu uma ação ousada denominada “Chuva de Twix”. Como um enigma, a campanha de marketing viral explorava dados históricos até então desconhecidos que culminaram no anúncio de um tal fenômeno natural, chamado de “Chuva de Twix”, que ocorreu no dia 30 de maio em plena Avenida Paulista em São Paulo, onde 16 mil tabletes do chocolate literalmente caíram do céu. Amplamente divulgada em redes sociais, a ação acabou gerando uma repercussão negativa para a marca e descontentamento das pessoas, com papéis picados misturados aos chocolates, distribuição irregular dos tabletes e restrição de acesso ao local.
   

Em 2012, a marca lançou uma nova campanha global. Ter que dividir um TWIX é algo que ninguém deseja. Mas quando isso acontece, qual lado você escolhe: O TWIX da esquerda ou da direita? A campanha criada pela agência BBDO tinha como slogan “Try both, and pick a side” e contava a “história” da criação do tradicional chocolate, pensado inicialmente como uma única barra, até que os inventores brigaram e decidiram ir cada um para um lado (dando origem as duas fileiras). Cada um acabou construindo sua própria fábrica para produzir o chocolate. Uma delas produzia o TWIX da esquerda e a outra fabricava o do lado direito. A empresa, de forma bem-humorada, garantia que o caso era “absolutamente real”.
  

E, em 2017, a marca resolveu levar essa campanha para as embalagens (com designs diferentes) ao lançar o LEFT TWIX (envolto em chocolate com caramelo polvilhado e um biscoito crocante por dentro que o torna mais crocante e doce) e RIGHT TWIX (coberto por chocolate com caramelo em cascata e um biscoito crocante por dentro que o torna mais doce e crocante). Ou seja, o mesmo chocolate com receitas e descrições diferentes.
  

Mais recentemente, em 2021, pensando em proporcionar uma experiência ousada e divertida a marca lançou o desafio #CanudoTwix, com o objetivo de incentivar os amantes de chocolate e de um bom café a experimentarem uma forma diferente e saborosa de apreciar uma das bebidas mais consumidas no Brasil. O desafio era muito simples: morder as pontas do TWIX, mergulhar no café e sugar. O café quente, ao se misturar com o chocolate, o biscoito e o caramelo derretidos, provocavam uma incrível explosão de sabores.
   

A evolução visual 
No decorrer dos anos o logotipo de TWIX passou por algumas marcantes modificações, mas sempre manteve a imagem irreverente e divertida da marca, além é claro da cor vermelha. Quando foi introduzido no mercado americano, em 1979, o logotipo original continha a frase “Twin Bar”. A identidade visual da marca passou por remodelações nos anos de 1982, 1993, 1996 (somente na Europa) e 1999. Na última modificação ocorrida em 2010, a marca apresentou uma nova tipografia de letra. Porém, a maior mudança ocorreu em relação ao pingo da letra “i”, onde duas barras paralelas do tradicional chocolate representam o sinal de “pausa”, conceito totalmente ligado ao posicionamento da marca no mercado mundial. A identidade visual fazia parte do alinhamento global da marca, que trazia um logotipo mais moderno e limpo.
  

O atual logotipo da marca pode ser aplicado em três diferentes maneiras (duas delas com efeitos de sombra), como mostra a imagem abaixo.
   

A tradicional embalagem de TWIX (responsável por tornar o produto conhecido como o “chocolate dourado”, em virtude da sua chamativa embalagem em tom dourado) também ganhou um novo visual, que apresentava o novo logotipo em maior destaque, além de um visual mais chamativo.
  

Os slogans 
Try both, and pick a side. (2012) 
Pause like you mean it. (2010) 
Two great tasting bars. Happy together. (2008) 
Need a moment? (2005) 
Chew it over with Twix. (2004) 
One great bar after another. (2004) 
Twix it up. (2004) 
It’s all in the MIX. (2000) 
Two for me - none for you! (1997) 
Run for your Twix biscuits! (1994) 
Keep on, keep on, keep on moving with Twix. (1985) 
Twix fits. (1989) 
No maior mix. (Brasil) 
Invente uma pausa. Abra um Twix. (2010, Brasil) 
Invente uma pausa para o seu Twix. (2005, Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1967 
● Criador: Forrest Mars Senior 
● Sede mundial: McLean, Virginia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mars Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Grant Reid 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates recheados 
● Concorrentes diretos: Snickers, Reese’s, 5 Star, PayDay, Kit Kat, Kinder, Baby Ruth e Milky Way 
● Slogan: Try both, and pick a side. 
● Website: www.twix.com 

A marca no mundo 
Os chocolates TWIX são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo com forte presença no mercado europeu e americano, oferecendo nos dias de hoje inúmeras versões, além de uma deliciosa linha de sorvetes. A marca tem faturamento anual superior a US$ 1 bilhão. Desde sua criação já foram criadas mais de 40 versões do tradicional chocolate, algumas delas sazonais, em edições limitadas e para determinados mercados. 

Você sabia? 
O nome TWIX é uma combinação das palavras Twin Sticks (algo como “palitos gêmeos”), forma como o chocolate é comercializado (duas fileiras). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/8/2021

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