30.4.07

LIFE CEREAL


Você não precisa ser criança para se apaixonar pela doçura e crocância dos tradicionais cereais LIFE, presença constante na infância de milhões de americanos e canadenses. Cada caixa do cereal é uma excelente fonte de energia, cálcio e vitaminas, sendo uma escolha perfeita para pessoas de todas as idades. 

A história 
A famosa marca LIFE foi introduzida no mercado americano em 1961 pela tradicional empresa Quaker Oats como um cereal de aveia de grão inteiro, cuja principal característica era ser uma enorme fonte de proteínas. O produto inicialmente era direcionado para o público infantil e tinha como slogan “Would help kids grow strong” (algo como “Ajuda as crianças a cresceram fortes”). Não demorou muito para as mamães americanas adotarem o produto no café da manhã de seus filhos. E as crianças adoraram. No início da década de 1970 o produto se tornou muito popular entre a molecada graças ao personagem Mikey, um pequeno menino de quatro anos (chamado John Gilchrist na vida real) que odiava á tudo, mas amava comer, principalmente os cereais LIFE. O famoso personagem estrelou os comerciais do cereal na televisão entre 1972 á 1986, que imortalizaram a frase “He likes it! Hey Mikey!”.


No ano de 1978 a marca introduziu no mercado sua primeira variação, o CINNAMON LIFE, um cereal com sabor de canela, que não demorou muito para se tornar outro verdadeiro sucesso entre as crianças americanas. Hoje em dia, cerca de 1/3 das vendas da marca são do sabor canela. Pouco depois, uma nova variedade foi introduzida no mercado: RAISIN LIFE (o cereal tradicional com pequenos pedaços de uvas-passa). Esta nova variedade não conseguiu se tornar popular entre os consumidores e foi retirada do mercado poucos anos depois. Na década seguinte a marca LIFE começou a utilizar fotografias de crianças reais em suas embalagens.


No ano de 1997 teve início o concurso “Next Mikey”, para representar a nova geração de comedores do cereal LIFE. Mais de 35 mil crianças com idades entre 3 e 12 anos se inscreveram. A vencedora foi Brianna Hughes, uma garotinha de apenas cinco anos do estado da Flórida. Pouco depois, em 1999, um novo concurso batizado de “Are You a Real Life Kid?” foi lançado com enorme sucesso. No ano seguinte a marca resolveu trazer de volta o personagem Mikey e seu comercial famoso dos anos de 1970. No ano de 2001 foi introduzida a campanha com o slogan “Life is Full of Susrprises” (“A vida é cheia de surpresas”). A campanha era composta por comerciais onde crianças escolhiam o cereal ao invés de guloseimas como balas, chocolates, bolachas e donuts, indicando a preocupação da marca com uma alimentação mais saudável.


Três anos mais tarde, depois de 25 anos sem lançar um novo produto, a marca introduziu no mercado o HONEY GRAHAM LIFE, um delicioso e nutritivo cereal com acentuado sabor de mel. Nos anos seguintes a LIFE introduziu vários novos sabores como Baked Apple (2005), Vanilla Yogurt Crunch (2005) e Chocolate Oat Crunch (2006), todos descontinuados pouco tempo depois. Em 2008 a marca introduziu a versão Maple & Brown Sugar, cereal com maple e açúcar marrom, que teve grande aceitação principalmente no Canadá. Além disso, a marca introduziu a versão pronta para o consumo em embalagens individuais (pequenos pontinhos). Originalmente feito de grão de aveia integral, após inúmeras mudanças em sua formulação ao longo dos anos, o cereal é feito atualmente de grãos de milho, de trigo integral e de arroz.


A evolução visual 
Desde seu lançamento no mercado há mais de cinco décadas, o cereal LIFE sempre foi reconhecido pelo seu inconfundível logotipo colorido. O logotipo original tinha as cores: L (azul), I (laranja), F (verde) e E (vermelho). Na primeira modificação ocorrida, foi adotada uma nova tipografia e as cores das letras foram alteradas: L (azul), I (verde), F (laranja) e E (vermelho). Até 2011 o tradicional logotipo sofreu algumas alterações apenas para ganhar ares mais modernos. Em 2012 a marca apresentou sua nova identidade visual, que além de adotar uma nova tipografia, alterou as cores das letras: L (azul mais escuro), I (vermelho), F (amarelo) e E (verde). Além disso, o logotipo da Quaker Oats passou integrar a identidade visual da marca.


Os slogans 
Life is full of surprises. (2001) 
Would help kids grow strong. (1961) 
Life has the most useful protein - ever in a ready-to-eat cereal! (1961)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1961 
● Criador: Quaker Oats 
● Sede mundial: Chicago, Illinois 
● Proprietário da marca: The Quaker Oats Company 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Jose Luis Prado 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cereais matinais 
● Concorrentes diretos: Cheerios, Wheaties, All-Bran, Corn Flakes, Lucky Charms e Cap’n Crunch 
● Slogan: Life is full of surprises. 

A marca no mundo 
Atualmente a marca LIFE vende mais de 40 milhões de caixas de cereais por ano no mercado americano e canadense, tendo como público fiel não somente as crianças, mas também muitos adultos. O faturamento anual estimado da marca é de US$ 500 milhões. 

Você sabia? 
Originalmente o cereal tinha uma mascote chamada Useful Proteins (em português, proteínas úteis), um bonequinho gorducho com chapéu e que tinha um coração em seu quadril. A mascote que representava uma proteína aparecia sempre dançando, jogando tênis e brincando. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/8/2014

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