30.4.07

LIFE® CEREAL


Você não precisa ser criança para se apaixonar pela doçura e crocância dos tradicionais cereais LIFE®, presença constante na infância de milhões de americanos. Cada caixa do cereal é uma excelente fonte de energia, cálcio e vitaminas, sendo uma escolha perfeita para pessoas de todas as idades.  

A história  
A famosa marca LIFE® foi introduzida no mercado americano em 1961 pela tradicional empresa Quaker Oats (conheça essa outra história aqui) como um cereal - no formato quadrado e quadriculado marrom - que combinava aveia e milho com açúcar, cuja principal característica era ser uma grande fonte nutricional de proteínas para começar o dia. Por isso, o novo produto era comercializado por meio de um slogan ousado: “Life® has the most useful protein - ever in a ready-to-eat cereal” (algo como “Life® tem a proteína mais útil já vista em um cereal pronto para consumo”). As vendas começaram lentamente até que a empresa resolveu focar sua publicidade no público infantil. Com isso, a marca lançou uma campanha publicitária com o slogan “Would help kids grow strong” (algo como “Ajuda as crianças a cresceram fortes”). Não demorou muito para as mamães americanas adotarem o produto no café da manhã de seus filhos. E as crianças adoraram. Afinal, LIFE® atingiu um equilíbrio cuidadoso - grãos nutritivos atraíam os pais, enquanto sabores doces satisfaziam o gosto da criançada.
   

Mas grande virada da marca aconteceu no início da década de 1970, quando o produto se tornou muito popular entre a molecada graças ao personagem Mikey, uma criança de quatro anos (chamado John Gilchrist na vida real) que, apesar de sua habitual seletividade, devorava avidamente os cereais LIFE®. O famoso personagem estrelou os comerciais do cereal na televisão entre 1972 á 1986, que imortalizaram a frase “He likes it! Hey Mikey!” (assista ao primeiro comercial aqui). Os comerciais com Mikey (imagem abaixo) transformaram a LIFE® de um simples alimento de café da manhã em uma referência cultural entre os americanos.
  

No ano de 1978 a marca introduziu no mercado sua primeira variação, o CINNAMON LIFE®, um cereal com o doce sabor de canela, que não demorou muito para se tornar outro verdadeiro sucesso entre as crianças americanas. Hoje em dia, cerca de 1/3 das vendas da marca são do sabor canela. Pouco depois, uma nova variedade foi introduzida no mercado: RAISIN LIFE® (o cereal tradicional com pequenos pedaços de uvas-passa). Esta nova variedade não conseguiu se tornar popular entre os consumidores e foi retirada do mercado alguns anos depois. Na década seguinte a marca LIFE® começou a utilizar fotografias de crianças reais em suas embalagens.
  

No ano de 1997 teve início o concurso “Next Mikey”, para representar a nova geração de comedores do cereal LIFE®. Mais de 35 mil crianças com idades entre 3 e 12 anos se inscreveram. A vencedora foi Brianna Hughes, uma garotinha de apenas cinco anos do estado da Flórida. Pouco depois, em 1999, um novo concurso batizado de “Are You a Real Life® Kid?” foi lançado com enorme sucesso. No ano seguinte a marca resolveu trazer de volta o personagem Mikey e seu comercial famoso dos anos de 1970. No ano de 2001 foi introduzida uma nova campanha publicitária com o slogan “Life® is Full of Susrprises” (em inglês, “A vida é cheia de surpresas”). A campanha era composta por comerciais onde crianças escolhiam o cereal ao invés de guloseimas como balas, chocolates, bolachas e donuts, indicando a preocupação da marca com uma alimentação mais saudável.
  

Três anos mais tarde, depois de 25 anos sem lançar um novo produto, a marca introduziu no mercado o HONEY GRAHAM LIFE®, um delicioso e nutritivo cereal com acentuado sabor de mel. Nos anos seguintes a LIFE® introduziu vários novos sabores como Baked Apple (2005), maçã assada; Vanilla Yogurt Crunch (2005), iogurte e baunilha; e Chocolate Oat Crunch (2006), chocolate e aveia crocante; todos descontinuados pouco tempo depois. Em 2008 a marca introduziu a versão Maple & Brown Sugar, cereal com maple e açúcar marrom, que teve grande aceitação principalmente no Canadá. Além disso, a marca introduziu a versão pronta para o consumo em embalagens individuais (pequenos pontinhos), na qual bastava adicionar leite.
  

No outono de 2016 a marca lançou o cereal no sabor de baunilha. Mais recentemente, em 2023, foi a vez do sabor de chocolate estrear no mercado com relativo sucesso. A novidade mais recente da marca, lançada em 2025, foi a MIGHTY LIFE®, uma nova linha de cereais multigrãos com duas variedades - Strawberry Blueberry Bliss e Very Vanilla -, desenvolvida para proporcionar benefícios funcionais à saúde das famílias. A nova linha visa atender à demanda dos consumidores por cereais que fortalecem o sistema imunológico e os ossos. O lançamento contou com uma campanha de marketing mais ampla que inclui uma releitura moderna dos icônicos comerciais “Mikey Likes It!” com o slogan “I really love my life” (“Eu realmente amo minha vida”, em português).
  

Originalmente feito de grão de aveia integral, após inúmeras mudanças em sua formulação ao longo dos anos, o cereal é feito atualmente de grãos de milho, de trigo integral e de arroz. Mais isso não impediu que LIFE® conquistasse um lugar duradouro no panteão dos cafés da manhã de milhões de americanos.
  

Mascotes originais 
Originalmente o cereal tinha como mascotes uma divertida turminha chamada Useful Proteins (em português, “proteínas úteis”). Eram três bonequinhos gorduchos (em forma de ovo) com chapéus e que tinha um coração em seu quadril. As mascotes representavam proteínas e, além de promoverem os aspectos nutricionais do cereal com uma abordagem séria, apareciam nos comerciais (assista a um deles aqui) sempre dançando e brincando, cheios de energia.
  

A evolução visual  
Desde seu lançamento o cereal LIFE® sempre foi reconhecido pelo seu inconfundível logotipo colorido. O logotipo original tinha as cores: L (azul), I (laranja), F (verde) e E (vermelho). Na primeira remodelação ocorrida em 1970, foi adotada uma nova tipografia e as cores das letras foram alteradas: L (azul), I (amarelo), F (vede) e E (vermelho). Até 2012 o tradicional logotipo sofreu algumas alterações para ganhar ares mais modernos e apresentou novas tipografias de letra, novas combinações de cores e até uma leve inclinação. Após passar por mais uma remodelação em 2018 (na qual a letra “i” ficou menor, em 2019 foi apresentado o logotipo atual.
  

Os slogans  
This is Life®. (2024) 
I really love my life. (2024) 
Mikey Likes It. (2019) 
Life® is full of surprises. (2001)  
Your kids will eat it! (1987) 
One taste, and you’ll have a taste for life. (1986) 
He likes it! Hey Mikey! (1972) 
Would help kids grow strong. (1961)  
Life® has the most useful protein - ever in a ready-to-eat cereal! (1961)
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Lançamento: 1961  
● Criador: Quaker Oats  
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: The Quaker Oats Company  
● Capital aberto: Não (subsidiária da PepsiCo Inc.)  
● CEO: Ramon Laguarta  
● Faturamento: US$ 300 milhões (estimado)  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 3 países  
● Presença no Brasil: Não  
● Segmento: Alimentos  
● Principais produtos: Cereais matinais  
● Concorrentes diretos: Cheerios®, Chex Cereal, Wheaties, Frosted Flakes®, Corn Flakes, Lucky Charms, Cap’n Crunch®, Grape-Nuts e Great Grains™ 
● Ícones: Mikey  
● Slogan: This is Life®.  

A marca no mundo  
Atualmente a marca LIFE® vende mais de 40 milhões de caixas de cereais por ano no mercado americano e canadense, tendo como público fiel não somente as crianças, mas também muitos adultos. O faturamento anual estimado da marca é de US$ 300 milhões.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 7/9/2025 

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