Há mais de 60 anos os chicletes e pastilhas CLORETS são aliados eficientes de milhões de consumidores que queiram neutralizar os maus odores causados por comidas e cigarros e ficarem com um hálito saudável com todo frescor da clorofila.
A história
Os chicletes CLORETS foram criados pela empresa Adams Sons and Company e introduzidos no mercado americano no mês de fevereiro de 1951, especificamente para combater o mau hálito. O novo produto, inicialmente disponível no sabor de hortelã, continha três componentes bastante eficazes no controle do mau hálito. A combinação desses elementos constituía a substância registrada sob a marca ACTIZOL. A principal dessas substâncias era a Clorofila (pigmento verde utilizado pelas plantas para realizar a fotossíntese) produzida em laboratório, que na época se tornou matéria de inúmeros órgãos de imprensa por combater com eficácia o mau hálito. A exposição na mídia dessa substância ajudou ainda mais na divulgação da nova marca naquele momento.
Rapidamente CLORETS se tornou extremamente popular, especialmente por neutralizar fortes odores causados por comidas, bebidas e cigarros, proporcionando um hálito suave e refrescante. A partir da década de 1980 os chicletes CLORETS foram introduzidos em muitos outros mercados ao redor do mundo, como por exemplo, México (1984) e Tailândia (1988). A década seguinte tem início com grandes novidades como o lançamento do formato de pastilhas em 1991 e a versão sem açúcar do tradicional chiclete, introduzida em 1993. No final desta década, a marca iniciou o lançamento de sabores e produtos específicos para determinados mercados, como ocorreu em 1997, quando CLORTES foi lançado na Tailândia em pequenas pastilhas no sabor de menta com alto poder de refrescância. No ano seguinte a marca apresentou uma nova identidade visual, além de embalagens mais modernas.
Em 2005, a marca foi relançada no México com sua nova fórmula contendo o dobro de clorofila do que a original, que garantia um hálito mais fresco por muito mais tempo. Neste momento, a marca também foi relançada no Japão. Outra novidade foi o lançamento de um novo sabor, introduzido primeiramente na Tailândia: laranja com menta. Pouco depois, em 2007, a marca foi introduzida no mercado da África do Sul com enorme sucesso. Em 2008, CLORETS introduziu novos produtos como a versão ICE (com alto poder refrescante) e os sabores Dark Secret Mint (Tailândia) e canela (Japão). No início de 2010, com a compra da Cadbury pela Kraft Foods (atual Mondelēz International) a marca passou a integrar o enorme portfólio da empresa americana. O mais novo lançamento da marca atende pelo nome de CLORETS PURE, um chiclete poderoso na ação de purificar o hálito e neutralizar os odores causados pelos alimentos e cigarros. Também recentemente, em alguns países, a marca lançou seus primeiros chicletes com sabores de frutas, como por exemplo, laranja e maçã verde, este último no Japão.
CLORETS foi lançado no Brasil em 1996, no sabor hortelã, após grande sucesso nos Estados Unidos, Canadá, Japão e Europa, sendo o único produto do mercado que possuía Actizol e Clorofila. Inicialmente o produto foi promovido com o slogan “Deixe sua boca falar bem de você”. No mercado brasileiro, a marca foi lançada não somente em chiclete, mas também em dropes e tabletes. Nos primeiros anos os produtos da marca eram importados, mas, atualmente, são produzidos na fábrica da empresa em Bauru, no interior de São Paulo. Em 2003, chegaram ao mercado brasileiro CLORETS SUGAR FREE (versão sem açúcar) e o CLORETS MENTA POLAR (com ação refrescante ainda mais forte).
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelaçãoes ao longo dos anos. Há alguns anos atrás, a marca remodelou sua identidade visual em alguns mercados, que ganhou uma imagem mais leve e moderna. No Brasil a marca continua utilizando seu logotipo tradicional.
Como CLORETS não possui uma identidade visual homogênea nos mercados onde está presente, a marca utiliza alguns logotipos diferentes, como por exemplo, no Egito (foto abaixo).
Os slogans
Purifies your breath. (2012)
The Fresh Breath Expert. (2009)
You need fresh breath, you need Clorets.
Anytime. Anywhere.
Irresistible.
Wildly effective. (1996)
La confianza viene en color verde.
Deixe sua boca falar bem de você. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1951
● Criador: Adams Sons and Company
● Sede mundial: Deerfield, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Irene Rosenfeld
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: México, Tailândia, Egito e Japão
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Chicletes e pastilhas
● Concorrentes diretos: Doublemint, Certs, Eclipse, Altoids, Life Savers, Mentos, Smint e Tic Tac
● Ícones: A tradicional cor verde dos chicletes
● Slogan: The Fresh Breath Expert.
● Website: br.mondelezinternational.com
A marca no mundo
A marca CLORETS comercializa seus produtos (chicletes e pastilhas) em mais de 50 países ao redor do mundo, sendo extremamente popular nos Estados Unidos, Canadá, México, Tailândia, Egito, Japão, Malásia, Brasil e alguns países do Oriente Médio.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas.
Última atualização em 20/6/2016
saiu de linha esse chiclete?
ResponderExcluir