Com seu sabor ousado e um refrescante toque cítrico, MOUNTAIN DEW® sacia a cada gole. Justamente por isso o refrigerante tem identificação com os esportes de aventura e apresenta baixa carbonatação (pouco gás), podendo ser ingerido em maior quantidade, o que o torna ideal para matar a sede. MOUNTAIN DEW® possui uma imagem irreverente e extremamente dinâmica, fazendo enorme sucesso junto à um público jovem e descolado, especialmente nos Estados Unidos.
A história
A história começou exatamente no dia 12 de novembro de 1948, quando dois irmãos - Barney e Ally Hartman - donos de uma engarrafadora na cidade de Knoxville, no estado do Tennessee, patentearam um refrigerante à base de lima-limão para ser misturado ao uísque, com o nome MOUNTAIN DEW®. O nome foi dado porque o produto era utilizado como mixer (para ser misturado a outras bebidas), além de ser utilizado como gíria por habitantes do estado do Tennessee para designar o “luar” ou “orvalho nas montanhas”. No ano de 1954 a Tri-City Beverage, uma empresa localizada na cidade de Johnson City, se tornou a primeira franquia com permissão para produzir o MOUNTAIN DEW®. Com isso, em 1955, MOUNTAIN DEW® foi lançado comercialmente no mercado americano. É creditado a Bill Bridgdfoth, que ingressou na empresa como gerente de fábrica em 1958, o sabor atual do refrigerante MOUNTAIN DEW®.
Ainda em 1958, William H. “Bill” Jones assumiu a combalida empresa TIP Corporation of America e ofereceu participações para alguns amigos que possuíam engarrafadoras de refrigerantes. Entre eles estavam os irmãos Hartman. Em uma das primeiras reuniões dos acionistas, os irmãos Hartman cederam a marca e a fórmula do MOUNTAIN DEW® para a nova empresa. Com a adição do refrigerante em seu portfólio a TIP Corporation começou a prosperar. Em 1964, um gigante chamado Pepsi-Cola Company, comprou a marca MOUNTAIN DEW® da empresa TIP Corporation, recolocando-a no mercado, escolhendo a cidade de Marion no estado da Virginia para o grande relançamento nacional do produto.
Com a força financeira da PepsiCo por de trás, a distribuição foi ampliada pelos Estados Unidos e também Canadá, e o refrigerante se tornou, em 1972, um dos dez mais vendidos do mercado americano. Ainda nesta década, em 1976, ocorreu o lançamento do CAFFEINE FREE MOUNTAIN DEW®, a versão original do refrigerante sem cafeína. A década de 1980 foi marcada por grandes novidades. Por exemplo, em 1986 foi lançado DIET MOUNTAIN DEW®, versão dietética do refrigerante, que inicialmente era chamada de Sugar-Free Mountain Dew®. Pouco depois, em 1988, ocorreu o lançamento do MOUNTAIN DEW® RED, versão do refrigerante com sabor de ponche de frutas, sendo o primeiro sabor novo além do cítrico original.
A ligação da marca com esportes radicais, fato que tornou a bebida ainda mais popular, especialmente entre um público mais jovem, começou em 1995 quando MOUNTAIN DEW® patrocinou pela primeira vez o popular X-Games, evento anual de esportes radicais, que até 2022 era organizado, produzido e transmitido pela ESPN (conheça essa outra história aqui). Além disso, a marca passou a patrocinar atletas de ponta em esportes como mountain bike, snowboarding, motocross, esqui na neve e skate.
Em 1996 MOUNTAIN DEW® foi lançado no Reino Unido. Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado inúmeras variações do refrigerante contendo vários sabores de frutas, especialmente após o enorme sucesso de lançamento da versão MOUNTAIN DEW® CODE RED (cereja) em 2001 e cuja versão dietética seria introduzida no mercado em 2002. E algumas dessas novas versões de sabores foram criadas pelos próprios consumidores através de criativas campanhas e ações de marketing. Em 2006 a marca realizou um enorme lançamento da nova fórmula do DIET MOUNTAIN DEW®, quando distribuiu mais de 3 milhões de latas do refrigerante em várias cidades americanas.
Em novembro de 2015, MOUNTAIN DEW®, uma das marcas da PepsiCo de maior crescimento no mundo, foi lançado no mercado brasileiro. Com um sabor cítrico marcante e cor verde neon inconfundível, o produto chegou aos mercados nacionais em dois tamanhos: on-the-go (500 ml) e a versão de 1.5 litros. A distribuição começou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Vale ressaltar que o refrigerante já esteve presente no mercado brasileiro nos anos de 1980, por um breve período, com uma comercialização restrita a teste por alguns meses e saiu rapidamente de linha, não aprovado pelo gosto dos consumidores brasileiros; e no início dos anos de 2000, em um teste de investimento em São Paulo e Campinas, sem sucesso.
1989
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® SPORT, uma bebida esportiva (espécie de isotônico) com sabor cítrico do refrigerante. Porém o novo produto teve vida curta e foi descontinuado dois anos depois.
2001
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® AMP, uma bebida energética para concorrer com o Red Bull (conheça essa outra história aqui).
2002
● Lançamento do DEW® FUEL, a versão do refrigerante sem cafeína, desenvolvida especialmente para o mercado canadense.
2003
● Lançamento como edição especial de verão do MOUNTAIN DEW® LiveWire, um refrigerante com sabor de laranja. Somente dois anos depois a versão passou a fazer parte da linha regular de produtos da marca.
● Lançamento como edição especial para o Dias das Bruxas (Halloween) do MOUNTAIN DEW® PITCH BLACK, um refrigerante com sabor de Black Grape (espécie de uva preta).
2005
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® MDX, refrigerante energético muito parecido com uma soda. Foi retirado do mercado em 2007 devido ao fracasso nas vendas.
2007
● Lançamento do NON CALORIE MOUNTAIN DEW® AMP, bebida energética dietética.
● Lançamento do DEW® ICED, um refrigerante com efeito “cooling”, que garantia uma refrescante sensação gelada após a ingestão.
● Lançamento das garrafas de alumínio em edição especial.
2009
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® THROWBACK, versão do refrigerante adoçado naturalmente que trazia um sabor muito semelhante ao de quando o produto foi criado.
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® ULTRAVIOLET, um refrigerante dietético de frutas vermelhas.
2010
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® WHITE OUT, refrigerante cítrico com sabor extremamente suave e coloração clara.
2012
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® DARK BERRY, edição limitada do refrigerante com sabor de frutas vermelhas mistas.
2014
● Lançamento da linha MOUNTAIN DEW® KICKSTART, refrigerantes com sabores de frutas anunciados para fornecer energia para o começo do dia, devido ao alto teor de cafeína e eletrólitos. O primeiro sabor da nova linha foi o Fruit Punch. Depois foram lançados os sabores de laranja, cereja preta, limonada, morango com kiwi, melancia, romã com blueberry, uva, entre outros. A linha foi anunciada durante anos com o slogan “Kickstart your night”.
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® GAME FUEL LEMONADE, uma variante do refrigerante com sabor de limonada e introduzida para promover o jogo Call of Duty: Advanced Warfare.
2015
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® BLACK LABEL, refrigerante com sabor de de frutas escuras.
2017
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® WHITE LABEL, uma variante com sabor de de abacaxi e toranja.
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® GREEN LABEL, uma variante com sabor de kiwi e maçã.
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® GOJI CITRUS STRAWBERRY, uma variante do refrigerante nos sabor Goji Berry (fruta nativa da Ásia), morango e frutas cítricas e criada exclusivamente para ser vendida em lojas de conveniência selecionadas e campus universitários.
2018
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® ICE, refrigerante de baixa caloria com sabor de limão e lima.
2020
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® ZERO SUGAR, o refrigerante original sem açúcar.
2021
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® GINGERBREAD SNAP’D, um refrigerante com sabor de biscoito de gengibre, criado em edição limitada para as festas de final de ano.
● Lançamento do MOUNTAIN DEW® MAJOR MELON, um refrigerante com sabor de melancia.
2022
● Lançamento do HARD MOUNTAIN DEW®, uma linha de bebidas alcoólicas (5% de teor), maltadas, saborizadas e inspiradas no refrigerante.
Há mais de 20 anos a MOUNTAIN DEW® começou a adotar a estratégia da criação de sabores exclusivos em parceria com grandes varejistas e redes de alimentação rápida. Um dos primeiros resultados dessa estratégia foi lançado em 2003 com o nome de MOUNTAIN DEW® BAJA BLAST, um refrigerante com sabor limão tropical e abacaxi, vendido exclusivamente nas lojas da rede Taco Bell (conheça essa outra história aqui).
Durante esse período, vários outros sabores foram criados, como por exemplo, MOUNTAIN DEW® SWEET LIGHTNING (2019), variante de pêssego exclusiva para a rede de restaurantes KFC (conheça essa outra história aqui); MOUNTAIN DEW® MAUI BURST (2019), variante de abacaxi exclusiva para a rede de lojas de descontos Dollar General (saiba mais aqui); MOUNTAIN DEW® FROST BITE (2020), variante de melão exclusiva para as lojas do Walmart (conheça essa história aqui); DEWGARITA (2020), margarita feita com MOUNTAIN DEW® e primeiro produto alcoólico oficial da marca, criado especialmente para a rede Red Lobster (saiba mais aqui); MOUNTAIN DEW® THRASHED APPLE (2021), variante de maçã crocante exclusiva para a rede de supermercados Kroger (conheça essa outra história aqui); MOUNTAIN DEW® UPROAR (2021), variante de morango e kiwi exclusiva para a rede de supermercados Food Lion; e MOUNTAIN DEW® INFINITE SWIRL (2024), refrigerante no sabor abacaxi e morango, criado exclusivamente para as lojas de conveniência 7 Eleven (saiba mais aqui).
A marca MOUNTAIN DEW® já teve uma mascote chamada Willy the Hillbilly, um personagem com ar simplório de um caipira americano. Criado no final da década de 1940, o simpático personagem apareceu em diversos comerciais da marca (assista ao personagem em ação clicando aqui) - dublado pelo lendário artista country Grandpa Jones e sempre acompanhado pelo slogan “It’ll Tickle Your Innards”. Originalmente o personagem aparecia segurando um jarro de Moonshine - termo usado para descrever bebidas alcoólicas destiladas geralmente produzidas de forma ilícita - já que inicialmente MOUNTAIN DEW® foi criado para misturar com uísque, geralmente de baixa qualidade, melhorando assim o sabor. O personagem foi parar até mesmo nas garrafas do refrigerante, isto até 1969, quando Willy the Hillbilly foi retirado de cena.
Desde seu surgimento, MOUNTAIN DEW® tem sido símbolo de autenticidade e confiança, incentivando a “Nação Dew®” à seguir suas paixões e transformar a vida em algo mais emocionante - como ressalta um popular slogan da marca, DO THE DEW® (adaptado para o Brasil como “Fora do Comum”). Com consumidores com paixões diferentes - de esportes de ação a música e arte - a cultura jovem e urbana é endêmica para a marca. Há mais de 30 anos a marca aposta em esportes de ação, principalmente em skate, snowboarding, ciclismo BMX e motocross, entre outros. A MOUNTAIN DEW® conta com um time de skatistas de alcance global e já chegou a patrocinar o “Dew Tour”, evento de esportes de ação que promove torneios de skate, esqui na neve e snowboarding em nível amador e profissional pelo mundo.
No dia 7 de novembro de 2007, tendo como garoto-propaganda Forest Whitaker, que venceu o Oscar de melhor ator por seu papel em “O Último Rei da Escócia”, a MOUNTAIN DEW® iniciou uma gigantesca campanha de marketing - intitulada DEWmocracy® - que iria culminar em um novo sabor do refrigerante a ser lançado em julho de 2008. Através de um website, os participantes deveriam resolver uma série de enigmas, interagindo com diferentes personagens nos diversos mini-games que faziam parte da história. Conforme avançava no jogo, o participante adquiria poderes para criar um MOUNTAIN DEW® do início ao fim: sabor, cor, nome e rótulo.
Três desses CGP’s (Consumer Generated Product) foram submetidos a votação do público em fevereiro de 2008. Os três mais votados foram: MOUNTAIN DEW® SUPERNOVA (sabor de morango/melão); MOUNTAIN DEW® REVOLUTION (sabor de frutas vermelhas); e MOUNTAIN DEW® VOLTAGE (mistura de sabor cítrico com framboesa). Todos incluíam ginseng em sua formulação. O vencedor foi o MOUNTAIN DEW® VOLTAGE, introduzido oficialmente no mercado em 29 de dezembro. No primeiro ano a nova versão vendeu mais de 25 milhões de caixas. O sucesso da ação foi tamanho que em 2009 houve continuação. Os três finalistas dessa segunda fase foram: MOUNTAIN DEW® TYPHOON (morango com abacaxi), MOUNTAIN DEW® WHITE OUT (cítrico suave) e MOUNTAIN DEW® DISTORTION (limão). O sabor vencedor, MOUNTAIN DEW® WHITE OUT, foi lançado no mercado no dia 4 de outubro de 2010.
A marca se utiliza do bom-humor e, muitas vezes do non-sense (como o comercial intitulado “Cheetah”, assista aqui) - em sua comunicação, além de utilizar celebridades em seus filmes comerciais, como por exemplo, os atores Chuck Norris (2007) e Steven Seagal (2011), o piloto Dale Earnhardt Jr. (2014), o ator Morgan Freeman (2018) e os jogadores de basquete Shaquille O’ Neal (1999), Joel Embiid (2019) e Zach Lavine (2021).
MOUNTAIN DEW® também costuma associar o refrigerante à grandes filmes, como por exemplo, em 2020 para divulgar o lançamento da versão sem açúcar, quando escolheu o intervalo do Super Bowl (final do futebol americano profissional) e que possui os 30 segundos mais caros da publicidade mundial. O comercial (assista aqui) teve como tema principal “O Iluminado”, icônico filme de Stanley Kubrick - e que colocou ninguém menos que Bryan Cranston para fazer o papel de Jack Torrance. A paródia traz o ator revivendo o personagem consagrado por Jack Nicholson em uma das cenas mais icônicas do longa, quando ele resolve atacar o banheiro do quarto de hotel da família com um machado - com Tracee Ellis Ross no papel de uma assustada Wendy. A pegadinha é que dessa vez o vilão não quer matar sua esposa, mas oferecer a ela um novo sabor sem açúcar de MOUNTAIN DEW®. O filme também promovia o novo slogan da bebida sem açúcar: “As good as the original, maybe even better?” (“Tão bom quanto o original, talvez melhor?” em português).
Já em um novo filme, no ano de 2021, a marca resolveu revisitar “Gremlins” - clássico filme dos anos de 1980 - trazendo Gizmo como protagonista. No filme, vemos um Billy (Zach Galligan) adulto permitindo que Gizmo experimente um pouco do seu MOUNTAIN DEW® ZERO SUGAR, mas com cuidado para não derramar a bebida em si mesmo. Claramente Billy não aprendeu nada nos últimos 40 anos, afinal, é claro que Gizmo derruba o refrigerante em seu pelo e começa a gerar novas criaturinhas imediatamente.
A evolução visual
Durante toda sua história a marca MOUNTAIN DEW® passou por inúmeras remodelações em sua identidade visual. O logotipo original da marca era composto pelo nome (escrito na horizontal) em um tom de verde-claro. A primeira alteração ocorreu em 1969, quando a marca passou a adotar definitivamente as cores verde e vermelha e uma nova tipografia de letra (com o nome escrito na vertical), para atingir um público mais jovem. Depois de passar por mais cinco remodelações, em 2009, quando a marca passou a se chamar apenas MTN DEW®, adotou um novo logotipo muito mais dinâmico. Esse logotipo passou por uma pequena modernização em 2017.
Em 9 de outubro de 2024, a marca anunciou e revelou um novo logotipo (que voltará a utilizar o nome MOUNTAIN DEW®), com lançamento previsto para maio de 2025. O novo logotipo tem uma semelhança impressionante com a identidade visual adotada 1996. Com isso, após um hiato de aproximadamente duas décadas, a palavra “Mountain” reaparecerá em latas e garrafas.
Já a tradicional lata de MOUNTAIN DEW® também evoluiu em termos de design ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.
A garrafa PET de MOUNTAIN DEW® - com sua indefectível cor verde vibrante - ganhou novos designs ao longo dos anos, adquirindo um formato e visual cada vez mais moderno e antenado com o público jovem.
Your Soul Needs Dew®. (2023)
Experience the Boldest Flavors on Earth. (2021)
Get Out and Do. (2021)
As good as the original, maybe even better? (2020)
It all starts with a kick. (2015)
The only diet with Dew® in it. (2014)
Dew® It. (2013)
Yeah, it Tastes That Good. (2012)
This Is How We Do. (2012)
Do Something Different. Do the DEW®. (2007)
Life’s more animated when you do the Dew®. (2003)
Been There, Done That, Tried That. (1995)
Do the DEW®. (1993)
Get Vertical. (1992)
Dew® it Country Cool. (1986)
Dew® it To it. (1983)
Give me a Dew®. (1980)
Reach for the Sun, Reach for Mountain Dew®. (1978)
Hello Sunshine, Hello Mountain Dew. (1974)
Put a Little Yahoo in Your Life. (1973)
That Barefoot Feelin’ Drinkin’ Mountain Dew®. (1969)
Yahoo Mountain Dew®... It’ll Tickle Your Innards. (1965)
Thar’s a bang in every bottle. (1960)
● Origem: Estados Unidos
● Criação: 12 de novembro de 1948
● Criador: Barney e Ally Hartman
● Sede mundial: Purchase, Nova York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Ramon Laguarta
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Refrigerantes
● Principais produtos: Refrigerantes cítricos
● Concorrentes diretos: 7UP®, Sprite, Fanta, Dr Pepper, Mello Yellow®, Surge, Sun Drop, Sunkist, Jarritos e Soda Limonada Antarctica
● Ícones: A ligação com esportes radicais
● Slogan: Do the DEW®.
● Website: www.mountaindew.com
A marca no mundo
A linha de refrigerantes MOUNTAIN DEW® é comercializada em mais de 50 países ao redor do mundo, sendo uma das principais marcas globais da categoria e uma das mais valiosas da poderosa PepsiCo. Nos Estados Unidos, o refrigerante é líder absoluto em vendas em lojas de conveniência e na embalagem PET 600 ml e o sexto mais consumido do país atrás de marcas como Coca-Cola (saiba mais aqui), Diet Coke (conheça essa história aqui) e Pepsi-Cola® (conheça essa outra história aqui). A marca detém enorme participação de mercado no segmento cítrico nos Estados Unidos, com vendas de US$ 9 bilhões anualmente.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e EmbalagemMarca), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 16/11/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
Estive nos EUA neste começo de ano... Putz q saudade do Montain Dew... Poderia existir algum representante ou importador desta bebida. E MUITO BOM!!!!!!
ResponderExcluirÉ muito bom mesmo, a Pepsi Company poderia cemercializar ele no Brasil!!!
ResponderExcluirESTRANHO MESMO UMA GIGANTE COMO APEPSI SE ACOMODAR NO MERCADO BRAILEIRO,,,,NEM TENTAR LANCAR MONTAIN DEW,.NO BRASIL....ESTA PERDENDO. UM NICHO DE MERCADO. POIS TEM MUITA PORCARIA QUE SE ASSEMELHA AO SABOR DE MT DIW..E VENDEM MUITO....QUE PENA QUE UMA GIGANTE PENSE ASSIM LAMENTAVEL PRECISA TER MAIS VISAO DE MERCADO TEMPOS MODERNOS,
ResponderExcluirJá pode atualizar, CHEGOU NO BRASILLLLL
ResponderExcluirPARABENS PELA PEPSICO, EM TRASER MONTAIN DEW TOMAVA DIRETO NOS ESTADOS UNIDOS MUITO BEM VENDIDO LA..MUITO GOSTOSO LARANJA COM LIMAO DIFERENTE DE TUD..DELICIOSO.
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