16.5.06

HERBALIFE


Dificilmente você não viu pelo menos uma única vez a frase “Perca peso agora, Pergunte-me como” estampada em broches, camisetas, adesivos ou escrita em letras garrafais em adesivos colados em carros. E muito provavelmente, você teve uma instigante curiosidade de saber como. A resposta é simples: HERBALIFE. Sua linha de produtos auxilia no controle de peso e bem-estar. E pode apostar, o sucesso é enorme. Afinal, hoje em dia, substituir uma refeição por um shake não surpreende ninguém, graças a HERBALIFE. 

A história 
Tudo começou nos anos de 1970 na cidade de Los Angeles, estado da Califórnia, quando o jovem Mark Hughes observava sua mãe lutando para alcançar seu “peso ideal”, fazendo uma dieta após a outra, como tantas outras pessoas na época. Tragicamente, no entanto, sua mãe, Jo Ann Hughes, morreu de overdose de medicamentos para emagrecimento após várias dietas prejudiciais a saúde. Ela tinha apenas 36 anos de idade. A partir daquele momento trágico, Mark, então com 18 anos de idade, decidiu que ninguém deveria sofrer mais por estar acima do peso. Perder peso rapidamente com saúde e sem sofrimento. Esse era o sonho de milhões de americanos que viviam com uns quilinhos a mais, brigando constantemente com a balança. Muitas dessas pessoas pagariam qualquer preço para encontrar a fórmula mágica do corpo perfeito e da boa saúde. O jovem Mark, que já havia trabalhado em duas empresas de venda de produtos nutricionais, através de uma rede de distribuidores independentes, não ignorou esse desejo. Nos anos seguintes, em parceria com o Dr. Richard Marconi, o jovem começou a desenvolver e criar um método de redução de peso seguro baseado em nutrição, e não em medicamentos. Após participar de um simpósio sobre ervas chinesas, ele desenvolveu, em conjunto com especialistas em nutrição e profissionais de saúde, um revolucionário pó nutricional de ervas naturais, baseado em proteínas e rico em vitaminas, destinado a programas de nutrição e controle de peso, lançado no mercado americano no mês de fevereiro de 1980. Assim nasceu a empresa HERBALIFE em parceria com Richard Marconi, com Mark vendendo o produto no porta-malas de seu próprio carro. No primeiro mês de existência a nova empresa faturou aproximadamente US$ 23.000.


As pessoas que usaram os produtos observaram duas coisas: reduziram peso e seus amigos perguntavam como conseguiram isso. Logo se tornou claro que a propaganda “boca a boca” iria funcionar melhor do que qualquer outra. Afinal, a pessoa podia ver o resultado por si mesmo. Em vista disso, Mark desenvolveu uma rede de distribuidores com quem pôde compartilhar sua visão, paixão pelos produtos e animação com a oportunidade de negócio. Na verdade, os primeiros “distribuidores” descobriram que se alguém se interessasse o suficiente para chegar a perguntar, os produtos se venderiam sozinhos. Assim, eles promoviam os produtos da HERBALIFE onde quer que fossem com broches e adesivos que diziam: “Perca peso agora, Pergunte-me como” (em inglês, “Lose weight now, ask me how”). Muito provavelmente você já os tenha visto. Esta famosa mensagem em vermelho e preto é agora utilizada em 90 países ao redor do mundo. Já em 1981 a empresa expandiu seu segmento de atuação e lançou novos produtos: as linhas de tratamento capilar e de pele.


Com um sucesso crescente nos Estados Unidos e vendas anuais de US$ 2 milhões, em 1982 a marca foi lançada no mercado canadense, dando início para uma grande expansão internacional. Dois anos depois, os produtos HERBALIFE podiam ser encontrados na Austrália, Inglaterra e Canadá, além dos Estados Unidos. Foi também nesse ano, que 81 distribuidores de todo o mundo participaram do primeiro encontro de treinamentos na cidade de Toronto no Canadá. Em 1986 a empresa introduziu no mercado os primeiros sabores para o shake Formula 1 Protein Drink: chocolate e morango. No final desta década a marca ingressou no mercado espanhol, mexicano e israelense. Nos primeiros cinco anos da década de 1990 os produtos HERBALIFE foram lançados em nada menos que 24 países ao redor do mundo. Com isso, as vendas atingiram US$ 1 bilhão em 1996, provando o total sucesso dos produtos junto à um público ávido por controlar o peso e conquistar o tão sonhado corpo perfeito. Dois anos mais tarde, 19 novos produtos foram lançados no mercado aumentando consideravelmente a oferta para seus consumidores.


Após a morte repentina de Mark Hughes, em 2000, a empresa foi adquirida por um grupo investidor. Em homenagem ao trabalho pioneiro em controle de peso e nutrição que Mark Hughes fez, a HERBALIFE ajudou a fundar, em 2003, o Laboratório de Nutrição Celular e Molecular Mark Hughes, que faz parte do respeitado Centro de Nutrição Humana da Universidade da Califórnia (UCLA), e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas avançadas sobre nutrição humana. Nos anos seguintes a empresa cresceu ainda mais internacionalmente, ampliou a linha de produtos, como por exemplo, com o lançamento da linha Shape Works (shakes, tabletes nutricionais e proteínas em pó), além de ampliar a gama de produtos no segmento de cosméticos.


O atual CEO da empresa, Michael O. Johnson atuou como executivo responsável pela área internacional da Walt Disney Company por 17 anos e foi eleito CEO do ano nos Estados Unidos em 2005 pelo Market Watch, uma prestigiada publicação do Grupo Dow Jones. Ele assumiu a empresa com a missão de torná-la mais transparente. Como um homem do ramo do entretenimento, ele conhecia como ninguém o poder da imagem. A HERBALIFE passou então a investir, nos últimos anos, em publicidade esportiva, especialmente em futebol, como forma de relacionar a sua marca à saúde. Com isso, o Barcelona e o craque Lionel Messi, o Los Angeles Galaxy e o galã David Beckham estamparam o logotipo da marca em suas camisas e se tornaram garotos-propaganda. Atualmente a HERBALIFE patrocina mais de 150 equipes, eventos e atletas no mundo todo, desde futebol (LA Galaxy, PSV e Sporting), basquete, ciclismo, vôlei, triatlo até atletas olímpicos que inspiram milhões de pessoas a adotarem um estilo de vida saudável. Um exemplo de atleta patrocinado pela marca é o jogador português Cristiano Ronaldo.


Hoje em dia, a HERBALIFE é um sucesso difícil de ser explicado. Afinal, a empresa sempre esteve envolvida em polêmicas desde a sua fundação. Em primeiro lugar, os shakes nutricionais para emagrecimento estão longe de ser uma unanimidade entre os médicos e especialistas. O seu modelo de negócios, baseado em vendedores arregimentados entre os consumidores dos produtos, é constantemente criticado, além de ter sido alvo de inúmeras brigas na justiça, acusada de utilizar o modelo pirâmide, proibido em diversos países, em que o prejuízo vai sendo repassado por uma cadeia de pessoas.


Os produtos 
A HERBALIFE oferece uma linha completa de produtos para controle de peso e suplementação nutricional (nutrição interna) e produtos para cuidados pessoais (nutrição externa). A linha de produtos é adequada para suprir uma grande variedade de necessidades nutricionais. São produtos formulados com ervas e ingredientes naturais de alta qualidade que se tornaram um verdadeiro sucesso ao longo dos anos. Entre os principais lançamentos da marca no decorrer dos anos estão: 
1980 
Lançamento do FORMULA 1 PROTEIN DRINK, o famoso shake para controle de peso que transformou a marca HERBALIFE conhecida no mundo inteiro. Hoje em dia o famoso shake está disponível em oito sabores, dentre eles morango, chocolate, baunilha e frutas tropicais. 
1983 
Lançamento do HERBALIFELINE, cápsulas com ácidos Graxos Ômega-3, uma mistura exclusiva de lipídios marinhos altamente refinados sem sabor de peixe. 
1985 
Lançamento do Xtra-Cal, suplemento de cálcio, magnésio e vitamina D. A ingestão adequada de cálcio associada a uma rotina de exercícios regulares e a uma dieta balanceada contribui para a boa saúde dos ossos. 
1988 
Lançamento do inibidor de apetite HERBALIFE DIET DISC
1991 
Lançamento do CELL ACTIVATOR, que ajuda as células a utilizar os nutrientes essenciais dos alimentos e dos suplementos que são consumidos diariamente, pois contem plantas, espécies botânicas, vitaminas do complexo B e minerais. Trabalha em conjunto com todos os produtos HERBALIFE, ajudando a maximizar a absorção dos diferentes nutrientes de cada um. 
1992 
Lançamento do THERMOJENICS, pó para o preparo de bebidas a base de ervas aromáticas. 
1993 
Lançamento do N-R-G, pó para o preparo de bebida a base de chá preto e guaraná e com baixo teor de calorias. 
1995 
Lançamento da linha de cuidados para a pele DERMAJETICS, cujos produtos combinam protetores solares com hidratantes emolientes e agentes de limpeza profunda. 
1997 
Lançamento da DINOKIDS, uma linha de produtos voltados para crianças. 
1999 
Lançamento da linha de cosméticos COLOUR
2003 
Lançamento do NITEWORKS, um suplemento alimentar desenvolvido através de uma combinação especial de ingredientes que estimulam a produção do óxido nítrico, um componente fundamental para assegurar a circulação normal. O produto vendeu no mercado americano US$ 4 milhões, somente nas duas primeiras semanas. 
Lançamento do SNACK DEFENSE, uma mistura exclusiva de ervas que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. 
2004 
Lançamento do Radiant C Gel-creme Intensificador Diário, fórmula com vitamina C, em gel creme, desenvolvida para realçar o vigor e a textura da pele do rosto. Ajuda a reduzir o aparecimento de linhas de expressão. 
Lançamento do Radiant C Esfoliante Diário para Limpeza, gel de limpeza com vitamina C para todos os tipos de pele do rosto. Contém micro-esferas de carnaúba, jojoba e cera de abelha, que ajudam a remover as células mortas da pele do rosto, deixando-a limpa e macia. 
2005 
Lançamento do ShapeWorks, um pó instantâneo para o preparo de bebidas para controle de peso. É um prático substituto de refeição formulado com proteína isolada de soja e do soro do leite. 
Lançamento da NouriFusion, uma completa linha de cosméticos para os cuidados básicos e específicos da pele de homens e mulheres. 
Lançamento do LIFTOFF, pastilha efervescente que se transforma em uma bebida energética que impulsiona e desenvolve o corpo e a mente de forma elevada. 
2006 
Lançamento do SKIN ACTIVATOR, creme regenerador diário desenvolvido com ingredientes como glicosamina, óleo de amêndoas, chá verde e açúcar que, juntos, trabalham em harmonia para penetrar a superfície da pele e aumentar os níveis de umidade e elasticidade. 
2007 
Lançamento do HERBALIFE KIDS, um pó para o preparo de bebida desenvolvido especialmente para crianças, que contem proteínas, fibras e 100% dos nutrientes necessários para um crescimento saudável. 
2009 
Lançamento do LIVELY FRAGRANCES, uma linha formada por quatro fragrâncias, duas masculinas e duas femininas. 
2011 
Lançamento do HERBALIFE 24, primeira linha completa de suplemento e nutrição que suporta atletas 24 horas por dia, ajudando a melhorar os resultados, ganhar massa muscular, ter recuperações muito mais rápidas e prevenir lesões.


Os revendedores 
Na HERBALIFE ninguém veste a camisa da empresa. Usa o broche. Do presidente ao vendedor iniciante, nenhum representante da marca sai de casa sem aqueles broches brancos com os dizeres: “quer emagrecer? pergunte-me como!” ou “trabalhe em casa, pergunte-me como!” ou ainda “eu amo Herbalife”. Todos também consomem pelo menos um produto da marca, sejam os famosos shakes dietéticos, as barras de cereal, os suplementos alimentares ou a linha de xampus e condicionadores. E usam adesivos com o logotipo da marca em seus carros particulares. Isso quando não dirigem os veículos de frota, pretos, com a marca da empresa americana em tintas brancas e com o tal slogan da dieta grudado nos vidros. Enfim, a HERBALIFE é quase uma religião. Experimente conversar cinco minutos com um dos milhões de distribuidores da marca e provavelmente você encomendará pelo menos um item, nem que seja só para provar.


Pesquisa e desenvolvimento 
A HERBALIFE tem como compromisso seguir todas as normas pelas quais as empresas de nutrição são avaliadas. Ao aliar a ciência e a nutrição, a empresa tem investido em pesquisas e estudos clínicos conduzidos no mundo todo. Desde 2003, aumentou seu orçamento em pesquisa e desenvolvimento para acelerar o processo de desenvolvimento de novos produtos. O Conselho Científico da HERBALIFE foi criado nos Estados Unidos para assegurar que sua linha de produtos permaneça alinhada com as mais recentes descobertas da pesquisa científica. O conselho congrega respeitados cientistas, médicos e nutricionistas de universidades de prestígio espalhadas pelo mundo – inclusive do Brasil - sendo presidido pelo renomado especialista em nutrição Dr. David Heber, além de dezenas de PHDs, entre eles o prêmio Nobel de medicina em 1998 Dr. Louis Ignarro e o ex-diretor da poderosa agência regulatória americana Food and Drug Administration (FDA) Vasilios Frankos, atuando nos 90 países em que a empresa atua nos dias de hoje. Em 2010, foi criado o Instituto de Nutrição Herbalife (Herbalife Nutrition Institute), um recurso educacional online para o público geral, agências governamentais e a comunidade científica sobre boa nutrição e saúde básica.


A fundação beneficente 
A empresa mantém em parceria com distribuidores independentes, funcionários, amigos e familiares a Herbalife Family Foundation (HFF), uma organização sem fins lucrativos. Criada em 1994 por Mark Hughes a HFF é dedicada a melhorar a qualidade de vida de crianças em situação de risco e a desenvolver programas de arrecadação que amparam por meio de doações vítimas de desastres naturais. Diariamente, mais de 81 mil crianças são atendidas pelo Programa Casa Herbalife (criado em 2005) nos mais de 100 Programas em todo o mundo, que promovem a boa alimentação e cuidados nutricionais a crianças afastadas do convívio familiar.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da marca HERBALIFE passou por uma acentuada modificação, ganhando um visual mais contemporâneo. Apesar de adotar uma nova tipografia de letra, o principal símbolo de três folhas dentro de um círculo do logotipo da marca, sempre esteve presente.


Os slogans 
Nutrition for a better life. 
Look Better. Feel Better. 
Making the world healthier. 
Verse bien, sentirse bien. (espanhol)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Fevereiro de 1980 
● Fundador: Mark Hughes e Richard Marconi 
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Herbalife Ltd. 
● Capital aberto: Sim (1986) 
● Chairman & CEO: Michael O. Johnson 
● Presidente: Desmond Walsh 
● Faturamento: US$ 4.46 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 339 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 5.44 bilhões (julho/2016) 
● Revendedores: 3.5 milhões 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, México, Brasil e Venezuela 
● Funcionários: 8.000 
● Segmento: Nutrição e cuidados pessoais 
● Principais produtos: Alimentos para controle de peso, complementos nutricionais e produtos de cuidados pessoais 
● Concorrentes diretos: Amway, Avon, Jenny Craig, Advocare, Shakeology, SlimFast, Pure Protein e GNC 
● Ícones: A famosa pergunta “quer emagrecer? pergunte-me como!” 
● Slogan: Nutrition for a better life. 
● Website: www.herbalife.com.br 

A marca no Brasil 
A marca chegou oficialmente ao país em 1995. O sucesso foi imediato. Bastava conversar cinco minutos com um dos distribuidores da marca e provavelmente a pessoa encomendaria pelo menos um item, nem que fosse só para provar. De lá para cá, a HERBALIFE ganhou corpo suficiente para brigar com as demais empresas do setor de vendas diretas. Com uma diferença: enquanto rivais como Avon ou Natura adotam o sistema mononível (vendedores independentes), a HERBALIFE é uma das poucas representantes no Brasil do modelo multinível, também conhecido como marketing de rede. Um vendedor vai fazendo sua “pirâmide” de vendedores e, além de ganhar com suas próprias negociações, recebe royalties das operações nos níveis abaixo dele. Atualmente a marca HERBALIFE, que possui uma força de vendas de 180 mil pessoas no país, oferece aos consumidores uma ampla linha de produtos como shakes dietéticos, barras de cereal, suplementos alimentares e até uma linha de xampus e condicionadores. A operação brasileira cresceu tanto, que hoje em dia está atrás somente da americana e da mexicana.


A marca no mundo 
Com uma equipe de distribuição independente que conta com mais de 3.5 milhões de pessoas vendendo seus produtos (uma linha composta por mais de 200 itens contendo ervas e ingredientes naturais) em 90 países ao redor do mundo, a HERBALIFE atingiu vendas anuais em 2015 superiores a US$ 4.4 bilhões. A empresa terceiriza boa parte da produção em países como Estados Unidos, Canadá e Itália. A única fábrica própria da HERBALIFE fica localizada na China. 

Você sabia? 
Mark Hughes, fundador da empresa, foi encontrado morto em sua cama no dia 21 de maio de 2000, aos 44 anos, vitimado por uma overdose acidental de álcool e do antidepressivo Doxepin. 
Um Espaço Vida Saudável, ou EVS, é um espaço para convivência operado exclusivamente por Consultores Independentes Herbalife, reunindo pessoas com a intenção de se socializar e conhecer uma vida mais saudável. Além disso, os participantes e convidados podem conhecer e receber informações sobre os produtos e da oportunidade de negócio HERBALIFE, além de poderem degustar gratuitamente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/7/2016

Um comentário:

Anônimo disse...

TRABALHO COM A HERBALIFE A 02 ANOS,NUNCA ENCONTREI UMA EMPRESA QUE TIVESSE TANTO INTERESSE NO DESENVOLVIMENTO DO DISTRIBUIDOR.COM A HERBALIFE TEMOS TUDO DE BOM PARA VENCER,E SO TRABALHAR,SER ETICO E PARTICIPAR DE TODOS OS TREINAMENTOS.COM CERTEZA VOU SER PRESIDENTE,PORQUE ESTOU TOTALMENTE FOCADO NESSAS TREZ REGRAS FUNDAMENTAIS.NOS ENCONTRAMOS NA EXTRAVAGANZA DE FORTALEZA-CE-2011.UM ABRAÇO-ASS.ARY JR-JOAO PESSOA-PB