31.5.06

MIDAS

O logotipo oval da MIDAS, uma espécie de McDonald's para automóveis, é familiar para motoristas de toda a América do Norte e outros 15 países, sinônimo de serviços de qualidade quando o assunto é reparação automotiva. Durante mais de 50 anos a MIDAS construiu uma relação de confiança com o motorista, prestando serviços de reparos e revisões com qualidade e garantia, tornando o ato de dirigir muito mais seguro e prolongando assim a vida útil dos automóveis.
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A história
A história da empresa começou quando um vendedor de autopeças nascido na pequena cidade de Maha, chamado Nate H. Sherman encontrou Joe Marx, um operador de prensa, enquanto fazia uma viagem para Hartford, em Wisconsin. Sherman, um visionário, tendo consciência do que o futuro do mercado de autopeças representaria, perguntou a Marx, se ele poderia fabricar escapamentos. Marx disse que sim. Anos mais tarde, em 1931, os dois começavam uma pequena fábrica de escapamentos em Hartford, para determinados modelos de automóveis da Ford e da Plymouth, partindo mais tarde para o varejo de serviços automotivos. Em 1938, Sherman fundava a International Parts Corporation, em Chicago, uma distribuidora geral de peças para o mercado de reposição.
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Como o único produto que fabricava era escapamento, Sherman começou a pensar mais longe no desenvolvimento de seu produto. Ele tinha uma boa razão para isso: os americanos, no final da década de 40 e início da década de 50, estavam batendo recordes de vendas de automóveis, cerca de 40 milhões de novos carros estavam rodando no país. Garantindo a alta qualidade de seus escapamentos, Sherman então olhou em direção a novas fronteiras: o varejo de serviços, um mercado em potencial, até então não explorado. Foi neste momento que ele teve a brilhante idéia de vender seus escapamentos através de uma rede de franquias de serviços automotivos. Ele seria o primeiro a atender a indústria de reposição de peças. O conceito das franquias era novo naquela época. Impressionado com o sucesso das redes de alimentação rápida, acreditou no sistema e começou a desenvolver seu negócio através dele.
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Sherman tinha um grande produto e um grande conceito na mão, mas precisava de um nome forte. Foi aí então que surgiu a sigla Muffler Installation Dealers Associated Services (M.I.D.A.S.). A primeira franquia, vendida para Hugh Landrum, um amigo de longa data de Sherman, foi inaugurada na cidade de Maco, estado americano da Geórgia, no dia 20 de abril de 1956. A primeira oficina, chamada na época de MIDAS MUFFLERS, era especializada na troca de escapamentos, prestando um serviço eficiente e rápido, por apenas US$ 7. Com o slogan “as long as you own your car”, a MIDAS garantia os serviços realizados. Em apenas um ano 100 novas oficinas foram convertidas em MIDAS em 40 estados americanos.
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Rapidamente a empresa começou a adotar uma estratégia de marketing diferenciada. Percebendo que os motoristas não estavam satisfeitos com os serviços de reparação e revisão existentes no mercado, as oficinas franqueadas começaram um trabalho de convencer os motoristas da importância de revisões regulares de seus veículos. Também instalou janelas de vidros em suas oficinas para que os motoristas pudessem acompanhar os serviços de reparos feitos em seus veículos. Em 1960, as oficinas passaram a oferecer o serviço de manutenção e troca de suspensões. Com um crescimento forte e consistente nesta década, em 1961 expandiu sua operação para o Canadá e, em 1968 inaugurou sua primeira oficina fora da América do Norte, localizada na cidade de Harlesden na Inglaterra. Na década de 70, a rede MIDAS passou a acrescentar outros serviços ao seu portifólio como em 1979, quando iniciou o reparo e troca do sistema de freios em todas as suas oficinas. Nesta época, já existiam mais de 1.200 oficinas MIDAS nos Estados Unidos.
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Na década de 80, já havia franquias espalhadas por países como Austrália, Bélgica, Canadá, Inglaterra, França, México e Porto Rico. No final desta década, em 1989, a MIDAS introduziu em todas as suas oficinas o serviço computadorizado de suspensão e alinhamento. Pouco depois, em 1993, a MIDAS começou a oferecer serviços de troca de filtros de óleo. Depois de assistir suas vendas despencarem em meados da década de 90, a MIDAS resolveu abrir seu capital na Bolsa de Valores, e, sob novo comando deu início a uma enorme reestruturação em seus serviços, com a adição de manutenção regular, controle climático e baterias (1998), além de modernizar suas oficinas. Além disso, adotou outra estratégia: para garantir uma viagem mais tranqüila e segura, a MIDAS iniciou uma enorme campanha onde dava algumas dicas para deixar o carro em ordem através da manutenção preventiva, que era realizada após um check-up gratuito, que verificava sistema completo de freios e fluidos hidráulicos, escapamentos e coxins de sustentação, suspensão e direção, pneus, alinhamento e balanceamento de rodas, calibragem, amortecedores, iluminação e regulagem de faróis, exame dos limpadores de pára-brisa e água do reservatório, motor e arrefecimento, sistema elétrico e baterias.
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A evolução visual
Durante mais de 40 anos o logotipo da MIDAS era marcado pela coroa (que representava o Rei Midas, personagem que transformava em ouro tudo que tocava) em substituição ao pingo da letra “i”. Poucos anos atrás, como parte de um processo de rejuvenescimento da marca, seu logotipo foi completamente alterado. O novo visual, muito mais moderno e dinâmico, adotava, além da tradicional cor amarela, a vermelha, além de abolir a coroa no pingo do “i”.
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Também suas oficinas tiveram o visual completamente modernizado, ganhando um aspecto mais “clean” e convidativo.
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Os slogans
Trust the Midas touch. (anos 90)
The Midas Way. The way it should be. (anos 80)
Nobody beats Midas. Nobody. (anos 70)
Take It to Midas.
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 20 de abril de 1956
● Fundador:
Nate H. Sherman
● Sede mundial: Itasca, Illinois
● Proprietário da marca: Midas, Inc.
● Capital aberto: Sim (1998)
● Chairman & CEO: Alan D. Feldman
● CFO: William M. Guzik
● Faturamento: US$ 187.4 milhões (2008)
● Lucro: US$ 7.8 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 137.6 milhões (maio/2009)
● Lojas: 2.600
● Presença global:
17 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
600
● Segmento:
Automotivo
● Principais produtos: Serviços automotivos rápidas
● Slogan: Trust the Midas touch.
● Website:
www.midas.com
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A marca no mundo
Atualmente a MIDAS, que presta serviço de alinhamento e balanceamento, suspensão, freios e escapamento, possui mais de 2.600 lojas espalhadas por 17 países como Estados Unidos e Canadá (onde possui mais de 1.650 lojas) além da região do Caribe (Bahamas), México, Brasil, França, Espanha, Itália, Bélgica, Portugal, Marrocos, Honduras e Arábia Saudita, firmando-se como a maior rede de serviços de reparação rápida do mundo. Nos Estados Unidos, está classificada entre as 30 melhores franquias do mercado.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 30/5/2009

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