29.5.06

SLIM•FAST


Substituindo duas das refeições diárias pelo produto em pó ou já pronto, pode-se perder até 7 kg em um mês. Mas não se esqueça: é preciso malhar e também cuidar da alimentação como um todo. SLIM•FAST é um programa flexível que se adapta ao dia a dia do consumidor. Ele decide em quais refeições irá utilizar o produto. É importante que realize cinco refeições diárias e utilize os produtos SLIM•FAST em duas delas. Um milk-shake no café da manhã, verduras legumes na hora do almoço, três barras de cereais no lanche, e uma massa e sorvete de baixa caloria no jantar. É assim que se alimentam os milhares de fiéis consumidores da marca SLIM•FAST, que os encoraja a fazer uma dieta de 1.200 a 1.500 calorias por dia, além de incentivar a prática de exercícios diariamente por no mínimo 30 minutos.

A história
A marca SLIM•FAST foi lançada no mercado americano em 1977 por Daniel Abraham, um fanático por ginástica e exercícios físicos, através da sua empresa Thompson Medical Company, fundada na década de 40. O primeiro produto era um preparado, uma espécie de pó, que ao ser misturado com o leite ganhava a textura e o sabor de milk-shake, e ajudava a substituir as refeições diárias com o objetivo de perder e controlar peso. Posicionado no mercado como uma dieta de 1.200 calorias diárias, o produto (oferecido nos sabores chocolate, baunilha e morango) foi desenvolvido para ser utilizado em substituição aos alimentos no café da manhã, almoço e jantar. Rapidamente o produto fez grande sucesso, especialmente entre o público feminino. A promessa de perder peso em uma dieta que ingeria menos calorias do que o corpo poderia queimar conquistou o público.


O produto era divulgado em comerciais de televisão, revista e outdoors, além de ter como garotos propagandas grandes personalidades, entre as quais a carismática Woopy Goldberg. Em 1990, com o enorme crescimento do segmento de produtos dietéticos e nutricionais, a marca se tornou independente, desenvolveu novo produtos, como por exemplo, as barras de cereais, e foi adquirida, por US$ 2.6 bilhões, pela gigante Unilever no mês de abril de 2000. Nesta época, apenas 6% das vendas de SLIM•FAST eram feitas fora dos Estados Unidos, dando a nova proprietária da marca uma atrativa oportunidade de um significativo crescimento em outros países. Com uma estratégia agressiva de expansão, a empresa inaugurou uma nova fábrica, localizada em Tucson no Arizona, e ingressou em 12 países na região europeia, asiática e latino-americana.


A marca SLIM•FAST enfrentou grandes problemas e concorrência acirrada no começo do século XXI devido à popularidade das dietas de Atkins e South Beach, as quais tinham métodos radicalmente diferentes para perda e controle de peso. Porém, em 2003 a marca, em resposta ao declínio de suas vendas, introduziu outros produtos como sopas, novos shakes, massas e itens congelados, de poucas calorias para competir com a dieta Atkins. O resultado foi a recuperação de sua popularidade junto aos consumidores.


Em 2004 a marca introduziu no mercado brasileiro seus produtos, um kit de dieta e reeducação nutricional composto por suplementos alimentares em pó (nos sabores Chocolate, Creme e Morango), prontos para beber (nos sabores Chocolate, Morango e Vitamina de Frutas) e barras de cereal (nos sabores Tortinha de Banana com Canela, Pão de Mel e Laranja com Chocolate). Todos estes sabores eram exclusivos e foram totalmente desenvolvidos para atender ao paladar do consumidor brasileiro. Porém sua aventura em terras brasileiras durou apenas alguns anos e a marca foi retirada do mercado.


Hoje em dia a marca promove dietas e programas de emagrecimento destacando seus produtos, se mantendo fiel ao compromisso de fazer do Programa SLIM•FAST muito mais do que uma linha de alimentos, mas uma forma saudável e eficaz para perda de peso, aliando produtos a serviços ao consumidor. O sucesso da marca é tão grande em alguns países, que o site www.slim-fast.com tem mais de 2 milhões de membros, que trocam receitas, contam histórias e experiências que tiveram com o produto e o programa de dieta.


A linha do tempo
1997
Lançamento do SLIM•FAST JUMP START, um produto que prometia o emagrecimento de 2 quilos em apenas cinco dias, com o slogan “Give us a week, we’ll take off the weight”.
1999
Lançamento das barras de cereais SLIM•FAST para serem consumidas entre as refeições.
2002
Lançamento no mercado americano do sorvete de baixa caloria (SLIM•FAST ICE CREAM).
2003
Lançamento de uma linha de produtos com menos carboidratos.
Lançamento de uma linha de produtos com alto grau de proteínas.
2004
Lançamento da linha SLIM•FAST OPTIMA, composta por produtos mais elaborados, com menos calorias, açúcar e carboidratos, mas balanceados com proteínas e gorduras vegetais, que saciam a fome por até 4 horas.
2006
Lançamento da linha SLIM•FAST EASY TO DIGEST, direcionada para consumidores com intolerância a lactose e sensibilidade ao glúten.
2009
Lançamento da SLIM•FAST 3•2•1, uma linha que simplificou todos os seus produtos até então. A linha na verdade é um plano de dieta que oferece três barras de 100 calorias sem suplemento de vitaminas e minerais (número 3), dois produtos que substituem refeições como shakes, incluindo as bebidas prontas para o consumo, e barras com vitaminas e minerais (número 2) e um jantar de 500 calorias com alimentos saudáveis por conta do consumidor (número 1).


Uma comunicação estrelada
A marca SLIM•FAST ganhou enorme popularidade no mercado, especialmente americano, junto aos consumidores nas décadas de 80 e 90 através de comerciais de televisão e campanhas publicitárias que ressaltavam depoimentos de inúmeras celebridades, como por exemplo, a engraçada atriz Whoopi Goldberg, Tommy Lasorda, Shari Belafonte, Kathie Lee Gifford, Ann Jillian, Bob Suzie, Barry Bethel e Mel Torme.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve a cor vermelha como símbolo de identificação. Mais recentemente, a marca apresentou um novo logotipo, que ganhou um ponto de exclamação no final.


Os slogans
Who Has Time to Slim Slowly? (2010)
Power Up. Slim Down. (2008)
Slim•Fast way of life. (2007)
Be satisfied, be successful. (2005, SLIM•FAST OPTIMA)
Lose big. (2004)
Ready when you are. (2001)
Lose weight - Feel great. (2000)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1977
● Criador: Daniel Abraham
● Sede mundial: Englewood Cliffs, New Jersey
● Proprietário da marca: Unilever N.V.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Michael Treschow
● CEO & Presidente: Paul Polman
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e México
● Segmento: Nutrição e cuidados pessoais
● Principais produtos: Suplementos alimentares e barras de cereais
● Concorrentes diretos: Herbalife, Jenny Craig, Dr. Atkins® e Vigilantes do Peso®
● Ícones: As celebridades utilizadas em suas campanhas
● Slogan: Who Has Time to Slim Slowly?
● Website: www.slim-fast.com

A marca no mundo
Atualmente, a marca que pertence ao grupo Unilever, comercializa seus produtos (shakes, barras de cereais e bebidas prontas para beber) nos mercados americano e canadense, asiático, sul-americano e europeu (extremamente popular na Irlanda, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda), estando presente em 20 países. A SLIM•FAST é a marca número 1 do mercado americano em seu segmento.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 28/9/2012

2 comentários:

Mone disse...

Utilizei, com grande sucesso, os produtos SLIM FAST. Outras amigas minha também. Contudo, o que antes encontrávamos até nas prateleiras de supermercados, como SENDAS, hoje não encontro em mais lugar algum. Pergunta: COmo posso fazer para adquirir os shakes (tanto em pó quanto o "pronto para consumir") e os demais produtos da SLIM FAST???

Imaginarium disse...

Achei o produto muito interessante e gostaria de experimentar, onde encontro os produtos da slim fast para comprar?