13.6.06

KAPPA


Um logotipo representado por homem e uma mulher sentados e virados de costas um para o outro é sinônimo da marca italiana KAPPA, que une inovação, ousadia, design e tecnologia na fabricação de materiais e equipamentos esportivos que desfilam nos principais estádios e pistas do mundo vestindo grandes atletas. A marca italiana é uma perfeita fusão de esporte e estilo. 

A história 
A história começou no dia 13 de junho de 1916 na bela cidade italiana de Turim com a fundação da Società Ananima Calzificio Torinense, uma empresa produtora de meias e peças íntimas. Na década de 1950, a empresa, que era então líder no segmento de meias e peças íntimas no mercado italiano, se viu forçada em virtude de um sério problema na produção, que resultou em uma queda acentuada nas vendas, a criar uma nova marca (em 1956) para substituir a antiga, que estava com a imagem desgastada no mercado em decorrências dos problemas ocorridos. Rapidamente as meias e peças íntimas com a marca de um K se tornaram populares entre os italianos e a empresa aos poucos se consolidou no mercado. Pouco depois, em 1958, essa marca foi substituída pela KAPPA. No final da década seguinte, em 1969, a indústria têxtil foi atingida por uma forte recessão, resultado das mudanças sociais da época. Com isso, a empresa resolveu diversificar sua linha de produtos com o lançamento de roupas casuais com a marca ROBI di KAPPA, aproveitando o nome de sua marca de maior sucesso.


Mas, a história da empresa iria mudar de rumo quando em 1976, o jovem Marco Boglione assumiu a diretoria de marketing e vendas. Ele vislumbrou a possibilidade da empresa explorar um segmento rentável e crescente na época: roupas e materiais esportivos. E convenceu Maurizio Vitale, então presidente da KAPPA. Foi então, que em 1978, utilizando toda sua experiência no setor têxtil, a empresa ingressou no segmento esportivo. Era oficialmente o surgimento da marca KAPPA para o mundo esportivo. Nos anos seguintes, a KAPPA se destacou no continente europeu e nos Estados Unidos atuando no segmento de material esportivo, sendo a primeira empresa do setor a estampar seu logotipo nos uniformes de futebol, mostrando a ousadia que estaria por vir nos anos seguintes. E foi um período marcado pelo ingresso oficial da marca no mundo do futebol e repleto por importantes parcerias. Associou-se ao tradicional clube de futebol Juventus de Turim (primeira equipe a ser patrocinada pela KAPPA) e, em seguida, a diversas outras equipes de destaque mundial, como o Ajax (da Holanda), e os italianos Milan, Sampdoria e Roma. Além disso, na própria Itália, só que ao lado do símbolo da seleção nacional, que os amantes do futebol viram a Azzurra sacudir Copas do Mundo vestindo KAPPA.


Também patrocinou oficialmente a maratona de Nova York (em 1981) e a equipe de atletismo dos Estados Unidos, participando das Olimpíadas de 1984 em Los Angeles e campeonatos mundiais, onde atletas lendários como Carl Lewis, Janice Joyner, Edwin Moses e Florence Griffith conquistaram importantes vitórias e medalhas vestindo a marca italiana. Com isso, no final da década de 1980, a KAPPA já era uma das principais marcas esportivas do mundo, com forte presença no futebol. Os anos de 1990 foram marcados pela enorme expansão da KAPPA, que mantinha posição de destaque no futebol mundial fornecendo material esportivo para importantes clubes como, por exemplo, o Barcelona. Além de equipes, a KAPPA neste período firmou contratos de patrocínio individual com atletas de renome internacional como o brasileiro Raí, e os italianos Ciro Ferrara e Gianluca Vialli, e treinadores do porte de Marcelo Lippi, Giovanni Trapattoni e Fábio Cappelo.


No ano de 2000, a marca italiana revolucionou o mercado mundial com o lançamento das camisas de futebol KOMBAT, que além de possuírem tecido tecnologicamente avançado para melhor o desempenho do atleta, tinham um design ousado por serem justas ao corpo. Nos anos seguintes a KAPPA ingressou em novas categorias esportivas como esqui na neve (esqui e botas) e golfe (linha de roupas introduzida em 2006). Atualmente a marca italiana, cujo DNA está fortemente ligado ao design e estilo italiano e a pesquisa constante por soluções tecnológicas, é fornecedora de materiais esportivos para inúmeros times de futebol do mundo como Torino, Cagliari e Napoli (Itália), Toulouse (França), Borussia Mönchengladbach e Wolfsburg (Alemanha); além de seleções nacionais como Burkina Faso, Fiji e Omã.


No Brasil, a KAPPA teve seu auge no final dos anos de 1990 quando patrocinou o Vasco da Gama, campeão da Copa Libertadores em 1998; o Grêmio, campeão da Copa do Brasil em 2001; entre outros times de grande torcida no cenário nacional. Em 2013, a marca italiana retornou ao cenário esportivo brasileiro, após um período ausente, para continuar trazendo design e inovação ao país. Licenciada pela empresa SPR Sports, a marca italiana busca reconquistar os fãs de esporte que tem grande identificação com a KAPPA. Focada em atender o mercado esportivo em geral, a marca oferece aos entusiastas as linhas de Training, para a prática de atividades físicas, e de Casual, para lazer com linguagem esportiva. O futebol, paixão nacional, tem lugar especial nas coleções brasileiras: para praticar e torcer. Poucos meses depois, a marca italiana inaugurou sua primeira loja própria no país.


A evolução visual e o tradicional logotipo 
O famoso logotipo da marca, representado pela silhueta de um homem e uma mulher sentados e virados de costas um para o outro, e chamado pela empresa de OMINI, surgiu por um mero acaso. Em 1969, durante uma sessão de fotos para o catálogo da marca de maiôs Beatrix, também de propriedade da Società Ananima Calzificio Torinense, resultou em muito mais que uma simples fotografia: nus, um homem (à esquerda) e uma mulher (à direita) sentados de costas com uma leve iluminação eram uma imagem perfeita. Apesar da beleza da fotografia, ela não foi utilizada no tal catálogo. Mas, por influência de Maurizio Vitale, serviu de inspiração para se tornar o logotipo das marcas ROBI di KAPPA e sua irmã esportiva (KAPPA).


No decorrer dos anos o tradicional logotipo foi sendo apenas aperfeiçoado para ganhar uma imagem mais moderna e atual.


Os slogans 
Gente in Movimento. (italiano) 
People in the Move. (inglês) 
Per Il Calcio, Il Massimo.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1978 (como marca esportiva) 
● Criador: Marco Boglione 
● Sede mundial: Turim, Itália 
● Proprietário da marca: BasicNet S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Marco Daniele Boglione 
● CEO & Presidente: Franco Spalla 
● Faturamento: €175 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Chuteiras, bolas, roupas e equipamentos esportivos 
● Concorrentes diretos: Fila, Lotto, Umbro, Diadora, Nike, Adidas e Puma 
● Ícones: O logotipo Omini 
● Slogan: Gente in Movimento. 
● Website: www.kappabrasil.com.br 

A marca no mundo 
Considerada uma das mais populares marcas esportivas do mundo e número um no mercado italiano, a KAPPA, comprada pela empresa BasicNet em 1983, comercializa uma completa linha de produtos para diversas práticas esportivas (como futebol, rúgbi, basquete, vôlei, esqui, automobilismo, vela e golfe) em mais de 120 países ao redor do mundo, com forte presença no continente europeu. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/7/2015

4 comentários:

Anônimo disse...

alguem sabe se a kappa ainda opera no brasil? não encontro em lugar nenhum

Anônimo disse...

Olá! A Kappa está voltando efetivamente ao Brasil, a partir da 2ª quinzena de Setembro já será trabalhada junto aos lojistas do segmento, ou seja, em breve vc verá a marca Kappa de volta nos lojistas do segmento.

Att, VIP REPRESENTAÇÕES
Márcio Simões
Rep. Kappa no Rio G. do Norte e Paraíba
(84) 9914-2559 / 9196-5333
mixbrazil.rep@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu gosto da Kappa parece que agora e representada pela Centauro. Bem que ela poderia trazer outras marcas do grupo basicnet que são: robe di kappa jesus jeans k-way e sabelt. Super Erga e do grupo basicnet e faz um certo sucesso no Brasil

José Bernardo dos Santos disse...

Graças Deus agora a Kappa está vestindo o meu Santos Futebol Clube.