20.6.06

VALISERE


Há mais de oito décadas as sensuais e sofisticadas lingeries da VALISERE despertam e aguçam o imaginário das mulheres e a fantasia dos homens brasileiros, com peças íntimas de alta qualidade, que aliam forma perfeita, moda e conforto. Com isso, a tradicional VALISERE marca presença em todos os momentos da vida de suas consumidoras, dos mais básicos aos mais românticos e sensuais, sempre com muito estilo e glamour. 

A história 
A história teve início em 1913 na França quando os filhos de Madame Auguste Perrin, que possuía uma tradicional empresa de luvas femininas, resolveram ingressar no segmento de roupas íntimas criando a marca VALISÈRE (durante décadas escrita com acento). Aparentemente o nome escolhido para a nova marca foi inspirado na cidade em que a empresa estava sediada: Val d’Isère, uma pequena cidade localizada no Vale de Isère, no sudeste da França. Em 1919, a empresa, focada especialmente na produção de roupas íntimas femininas e masculinas, lançou sua primeira coleção de lingeries. Em 1921, a VALISERE deu início à utilização de tecidos resistentes na fabricação de lingeries femininas. No início da década de 1930, a empresa iniciou sua expansão internacional com a instalação de subsidiárias em alguns países, como por exemplo, o Marrocos. E foi neste momento que a história começou no Brasil, quando em 1934 o Grupo Rhodia adquiriu os direitos de comercialização da marca francesa para lançá-la no país. Com apenas 20 funcionários a marca produziu aproximadamente 20 mil peças íntimas femininas (entre calcinhas e sutiãs) em seu primeiro ano de atividade.


Nas décadas seguintes, além de assinar licenças em vários países da Europa, como Bélgica, Holanda e Suécia, a marca se consolidou no mercado brasileiro e passou a fazer parte do dia a dia de milhões de mulheres, que a cada ano aprovavam as inovações que a VALISERE trazia para o mercado. Neste período, a marca expandiu sua linha de produtos através de lançamentos como: Lingerie Noite (camisolas, pijamas, baby-dolls e saídas de banho), Lingerie Dia (calcinhas, sutiãs, biquíni, tangas, anáguas, combinações e modeladores) e a Linha Praia (maiôs). Um dos produtos de maior sucesso deste período foi a famosa Camisa Volta ao Mundo (recebeu este nome por sua durabilidade), direcionada ao público masculino. Feita de náilon, um tecido sintético, a camisa era muito usada no verão. Em 1984, a marca, por decisão estratégica do Grupo Rhodia, optou pela descontinuação das linhas de Lingerie Noite e Praia, concentrando-se apenas na Linha Dia. A linha Lingerie Noite seria relançada anos mais tarde.


Em 1986 a marca foi adquirida pelo Grupo Rosset, fundado em 1939 e importante fabricante de tecidos de malharia com Lycra da América do Sul e com ampla tradição no fornecimento de matérias-primas para as principais confecções de moda do Brasil. Com esta associação, a marca VALISERE passou a ditar moda no mercado de lingerie, trabalhando com maquinário e materiais da Rosset quase sempre exclusivos, e captando as tendências nos grandes centros internacionais, adaptando-as para o mercado brasileiro. Este foi um período de rejuvenescimento da marca, que passou a direcionar seus produtos para um público mais jovem, criando campanhas publicitárias que se tornariam inesquecíveis na cabeça de milhões de consumidoras.


A partir desta década, a tecnologia de ponta se tornou uma preocupação constante na pauta da marca. A VALISERE investiu aproximadamente US$ 30 milhões para ampliar sua capacidade física, instalar novos maquinários e equipar uma unidade exclusiva para aviamentos. Isso a tornou auto-suficiente no fornecimento de matéria-prima para acabamento como rendas e elásticos. Com a agilidade de produzir os componentes de seus produtos e contar ainda com estamparia e tinturaria em outras unidades, a VALISERE lançou no mercado mais de 300 novos produtos por ano. Em 1991, a empresa alemã Triumph International, fundada em 1886, adquiriu a marca VALISERE na França e iniciou um processo de rejuvenescimento da marca, direcionando-a para um público mais exclusivo e sofisticado no mercado internacional.


No Brasil, seja pela beleza e sofisticação assim como nos benefícios de seus produtos, nos serviços prestados à consumidora, na ampla divulgação na mídia, reforçam a história da marca como aliada da mulher, especialmente por lançamentos revolucionários, como por exemplo, o sutiã Double Effect (popularmente conhecido como sutiã “maravilha”, por aumentar o tamanho dos seios), em 1993; a calcinha Control Top (1995); o sutiã Water Bra (com enchimento de água e óleo no bojo) em 1999; e a lingerie Zero Costura (2002). Na virada do século, a VALISERE apostou em mais um investimento de peso: a nova marca StileV, lingeries onde o conforto, moda e tecnologia andavam juntas em um só produto. Nesse ponto o conhecimento do grupo Rosset fazia a diferença através de tecidos de última geração com fibras e fios inovadores, acabamentos antenados com os desejos das consumidoras e uma equipe de estilistas no timing das tendências mundiais.


No ano de 2010 ocorreu mais um marco na história da VALISERE: novamente com altos investimentos em pesquisas e desenvolvimento, a marca ganhou ainda mais força ao adotar um novo posicionamento, lançar uma linha de produtos ainda mais completa, atendendo assim a todos os segmentos de mercado e modernizar seu logotipo, onde VALISERE passou a ser escrita sem acento. Além disso, o lançamento de linha homewear (roupas confortáveis) foi um passo fundamental para atingir as agressivas metas de crescimento: a abertura das lojas próprias da marca. Em menos de um ano já eram 20 unidades inauguradas em todo o Brasil. Em 2012 a grande novidade da marca foi o lançamento da coleção sustentável, batizada de Serena, que possuía peças (calcinhas biquíni, tanga, sutiãs com bojo e no modelo triangular, além de shorts e tops) feitas com fibra de celulose Lenzing Modal®, extraída da faia, árvore de florestas renováveis que dispensa em seu cultivo sistemas de irrigação, dependendo somente das chuvas. Na cartela de cores, uma grande novidade: uma nova cor arroxeada, chamada Obsession, justamente recomendada para peles morenas e negras.


Em 2014 a VALISERE renovou seu projeto de expansão com um novo modelo de loja para os principais shoppings nacionais o que possibilita valorizar ainda mais os produtos da marca. A partir daí, nasceu o “Valisere Brands”, um projeto complementar, que visa garantir a distribuição das quatro marcas (VALISERE, Triumph, Valfrance e Sloggi), todas de propriedade do Grupo Rosset no Brasil, além da moda praia em um canal especializado. Pouco depois, em 2016, a marca lançou a coleção Diamond, que reúne as últimas tendências de lingerie fashion com a alta tecnologia da engenharia VALISERE, perfeitas para o fim do ano. A linha traz elementos como a sobreposição de bojos, alças largas rendadas e bicolores brilhantes. Já em 2017, pela primeira vez, a marca apostou em uma linha exclusiva de bodies como parte de sua coleção. As peças foram desenvolvidas para serem usadas no outewear, compondo diferentes looks.


Hoje em dia a marca é inspirada pela diversidade, pela energia e pela delicadeza feminina e se orgulha de acompanhar as mulheres na sua intimidade com um produto 100% brasileiro. O DNA da marca está no uso impecável da renda, na alta qualidade das peças e no conforto e vestibilidade perfeita dos modelos, o que resulta em peças extremamente elegantes e desejadas. A VALISERE oferece mais de 38 linhas de produtos, desde o lingerie básico até uma linha ateliê, com camisolas, pijamas e robes de seda feitos a mão.


O novo posicionamento 
Em 2010, com mais de 75 anos de Brasil, a VALISERE resolveu apostar na reformulação de suas linhas e na abertura de lojas monomarcas para voltar ao imaginário feminino. Afinal, o primeiro sutiã pode ser inesquecível. Mas são os seguintes que fazem a moda seguir adiante. E foi por conta disso que a marca decidiu renovar completamente sua imagem. Com a concorrência acirrada no segmento de moda íntima, a VALISERE foi perdendo espaço no guarda-roupa das mulheres. Deixou de brilhar como marca de desejo, como acontecia na década de 1980. E para voltar a fazer parte da cesta-básica da mulher contemporânea das classes A e B, a empresa começou investindo em uma megaoperação para revigorar a marca.


Tudo começou com a realização de uma pesquisa sobre o que significa VALISERE para seu público-alvo. Com os dados em mãos, que apontaram, por exemplo, que a marca era sinônimo de segurança para as mais jovens, e de qualidade para mulheres acima dos 30 anos, a VALISERE modernizou sua identidade visual, mexeu no estilo de seus produtos (incluindo o lançamento de uma coleção para adolescentes seguindo as tendências da moda) e contratou a estonteante modelo inglesa Kate Moss (foto abaixo) para ser sua garota-propaganda – e ajudar a trazer mais glamour à grife. As fotos, clicadas em Londres pelo fotógrafo brasileiro Gui Paganini, foram, de longe, o ensaio mais ousado da marca. Além disso, tendo como premissa valorizar a feminilidade e as mulheres que estão confortáveis com este seu papel de ser mulher, a nova comunicação da marca trazia como conceito: “Você logo vê que é Valisere”. Todo esse processo culminou com a abertura, no início de setembro, de uma loja-conceito na badalada Rua Oscar Freire, centro do comércio de luxo de São Paulo. Tratava-se do primeiro investimento em varejo da marca, que, até então, era encontrada somente em pontos de venda multimarcas. A ideia era replicar o modelo que já deu certo para marcas internacionais, como a americana Victoria’s Secret, com uma butique com autoatendimento e uma gama completa de produtos ao alcance das mãos.


O espaço de 240 m² abrigava muitas atrações para quem buscava algo mais do que lindas e sofisticadas lingeries. Oferecia às suas consumidoras produtos diversos, como perfumes e hidratantes, além de novas linhas de produtos, como a de homewear (roupas confortáveis para ficar em casa). Além disso, as tradicionais roupas íntimas foram dividas em quatro linhas: básica (com peças fáceis de usar no dia a dia), teen (com peças mais despojadas), romântica (com peças mais sofisticadas) e sensual (com peças mais ousadas), cada uma com suas próprias características, do material ao design.
 

Campanhas que fizeram história 
Em abril de 1987, a marca VALISERE entraria para a história da publicidade brasileira através da campanha “O primeiro Valisere a gente nunca esquece”, criada por Washington Olivetto e que mostrava o fascínio de uma adolescente, interpretada por Patrícia Lucchesi (então com 11 anos), ao usar seu primeiro sutiã e a sua timidez em ser notada como mulher. O comercial não apenas levantou a imagem da marca de lingerie, além de ganhar vários prêmios no Brasil e no exterior, como também se tornou um ícone da publicidade brasileira, cravando no imaginário popular a frase “O primeiro sutiã a gente não esquece”. O comercial (que pode ser assistido clicando aqui), criado para rejuvenescer a imagem da marca e atrair consumidoras adolescentes, figura, há três décadas, na lista dos filmes mais premiados e citados no meio publicitário e pelo grande público. Essa importância é ainda mais explícita ao fazer uma simples pesquisa no Google para perceber a força desse bordão. São nada menos que 17.500 mil citações distribuídas por sites sobre propaganda, reportagens, blogs, crônicas, chats de bate-papo e até mesmo artigos acadêmicos. Com o êxito da campanha, a marca aumentou gradativamente seus investimentos para comunicação e hoje destina milhões de reais para ações de marketing.


No entanto, outras ações anteriores da marca também foram bastante conhecidas, como aquela encenada pelo controverso estilista Clodovil Hernandes que levava a assinatura “Se eu fosse você só usava Valisere”.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em alguns momentos o tradicional “trevinho” ganhou enorme destaque. Em 2010 a marca resolveu repaginar totalmente sua identidade visual. O novo logotipo ganhou um visual mais moderno, com mudanças em sua grafia (agora sem o acento), fonte, cor (rosa) e ícone. O tradicional “trevinho” da marca também foi remodelado com o objetivo de mostrar uma VALISERE mais feminina.


Os slogans 
Você logo vê que é Valisere. (2010) 
O primeiro Valisere a gente nunca esquece. (1987) 
Se eu fosse você só usava Valisere. (1987)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1913 (França) e 1934 (Brasil) 
● Criador: Paul e Férréol Perrin 
● Sede no Brasil: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Rosset (Brasil) e Triumph International AG (mundo) 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Ivo Rosset (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 19 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Moda íntima 
● Principais produtos: Calcinhas, sutiãs, bodies, camisolas e pijamas 
● Concorrentes diretos: Hope, Duloren, Scala, DeMillus, Del Rio, Lupo e Puket 
● Ícones: O comercial do primeiro sutiã e o trevinho de seu logotipo 
● Slogan: Você logo vê que é Valisere. 
● Website: www.valisere.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a VALISERE, que pertence no Brasil ao Grupo Rosset, maior empresa têxtil da América Latina na área de tecidos com Lycra, é responsável pela fabricação de 1.5 milhões de peças íntimas por mês, pela geração de 2.500 empregos e manutenção de um parque industrial composto de 4 fábricas. Além disso, a marca possui aproximadamente 20 lojas próprias espalhadas pelo território nacional. Já no mundo, a marca é comercializada em quase 30 países. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/10/2017

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