18.7.06

PAPER MATE


Apesar da versatilidade, no mundo moderno a escrita ainda acontece mesmo sobre o papel, executada quase sempre por uma caneta. E a PAPER MATE é uma das marcas que mais ajudaram a popularizar a esferográfica. Aliando tecnologia com design moderno, a marca tem uma obsessão em produzir equipamentos que facilitem e tornem simples o ato de escrever em um prazer a qualquer hora. Sua vasta linha de produtos ajuda a criar conexões significativas através da escrita. 

A história 
A marca tem suas origens no início dos anos de 1940 quando Patrick Joseph Frawley, nascido na Nicarágua e um bem sucedido importador e exportador da cidade californiana de San Francisco, comprou por US$ 18.000 uma pequena fábrica de canetas e instrumentos para escrita que estava falida. Até essa época, a tinta utilizada nas canetas demorava a secar, causando manchas no papel e obrigando o escritor a usar o mata-borrão. Foi então que empresa desenvolveu uma revolucionária tinta para canetas que secava quase instantaneamente. Com essa nova tinta o escritor já não se preocupava mais, pois sabia que o papel sairia ileso depois de receber o texto. Essa virtude fez da nova tinta uma “amiga do papel”, e justamente por isso, a caneta que utilizava essa tinta de secagem rápida, lançada oficialmente no mercado em 1949, foi batizada de PAPER-MATE (escrita inicialmente assim).


Em 1953 a empresa gastou US$ 2 milhões em anúncios publicitários utilizando várias celebridades como o comediante George Burns e as atrizes Gracie Allen e Zsa Zsa Gabor. Dois anos depois a tradicional The Gillette Company comprou a empresa por US$ 15.5 milhões, surgindo assim à divisão PAPER MATE. Ainda nesta década, em 1957, uma nova fábrica foi inaugurada na cidade de Santa Monica, estado da Califórnia. Em 1966, a PAPER MATE deu início à diversificação de sua linha de produtos com o lançamento da caneta Flair (com ponta porosa), atualmente conhecida como Nylon. Somente em 1969, o logotipo tradicional da PAPER MATE surgiu para reforçar a ideia inicial da marca de ter um produto “amigo” do papel. O símbolo contido nele, dois corações vermelhos, foi chamado de “pumping heart”. Ainda nesse mesmo ano foi lançado o famoso “Powerpoint Refill”, um refil de tinta que proporcionava uma economia enorme, mas tinha como sua principal característica permitir a escrita com a caneta em qualquer ângulo.


No início da próxima década, em 1971, a marca introduziu no mercado as canetas Write Bros. Nesse mesmo ano a fábrica de Santa Monica produzia aproximadamente 600 milhões de canetas anualmente. Como resultado de mais de uma década de pesquisas e estudos, foi lançado em 1979 no mercado americano as canetas Erasermate (Replay), que continha uma borracha especial na ponta capaz de apagar a tinta. Ainda este ano, a The Gillette Company comprou a empresa de corretores Liquid Paper por aproximadamente US$ 48 milhões, que passou a fazer parte da divisão PAPER MATE. Em 1984 a marca introduziu no mercado o lápis automático, semelhante a uma lapiseira. O produto fez enorme sucesso nas escolas americanas, pois eliminava a necessidade de apontar, como era comum quando se tratava de um lápis normal. Três anos depois, a PAPER MATE lançou uma das primeiras canetas do mercado com cabo flexível e emborrachado chamada FLEXGRIP. Essa caneta, que se transformou em um enorme sucesso, foi relançada em 1996 com o nome de Flexgrip Ultra.


Em 2000 a divisão de escrita da Gillette, incluindo a marca PAPER MATE, foi adquirida pela Sanford, uma divisão do grupo Newell Rubbermaid (atual Newell Brands), uma das maiores empresas de materiais de escrita do mundo. No ano seguinte foi introduzida no mercado a caneta Supersmooth, que combinava a suavidade de uma Rollerball com a funcionalidade de uma Ballpoint. Nos anos seguintes a PAPER MATE continuou introduzindo no mercado produtos revolucionários, e modernizou sua imagem, com o lançamento de novas embalagens e uma nova identidade visual. Em 2010, a marca lançou no mercado uma linha de canetas e lapiseiras biodegradável, que é verde do princípio ao fim. Isto porque a grande maioria de seus componentes é produzida a partir de um material vegetal renovável, biodegradável até mesmo no solo do quintal ou jardim.


Mais recentemente a empresa recebeu a missão de desenvolver um sistema revolucionário que proporcionasse uma escrita mais macia e sem esforço. Era preciso oferecer uma caneta que começasse a soltar a tinta assim que a ponta fizesse contato com o papel, sem arranhar, com o mínimo de pressão na mão, produzindo sempre linhas nítidas e limpas. Em 2011, após anos de desenvolvimento a marca apresentou o revolucionário sistema InkJoy®, que combina uma tinta exclusiva ULV (Ultra Ligh viscosidade), que proporciona uma sensação de suavidade na escrita, com uma ponta moderna para garantir a precisão das linhas sem esforço, incorporando uma secagem rápida, evitando assim manchas. Recentemente a PAPER MATE apresentou sua linha de canetas com tinta gel, que independente do tipo de papel não vaza para o outro lado da folha.


No Brasil, a PAPER MATE ficou extremamente famosa por ousar a desafiar a supremacia da tradicional francesa BIC com uma caneta chamada KILOMÉTRICA, que na década de 1980 prometia escrever quilômetros de palavras com o slogan “A caneta simpática por um preço milimétrico”. Apesar de ter deixado o mercado brasileiro no início dos anos de 2000, o reconhecimento da marca PAPER MATE e sua caneta KILOMÉTRICA era enormes entre os consumidores brasileiros. Com isso, em 2011, após oito anos de ausência do mercado brasileiro, a KILOMÉTRICA foi relançada oferecendo design moderno e elegante (que possibilitava a escrita de maneira macia como de uma caneta de gel) combinado com uma rica paleta de cores de tintas vivas (preto, azul, vermelho, azul-claro, roxo, verde-claro e rosa), capaz de deslumbrar a imaginação na escrita. Para o relançamento deste ícone a empresa adotou o slogan “A caneta mais macia. Descubra a sensação”.


Além disso, a marca lançou outros produtos no mercado brasileiro, como por exemplo, a caneta cuja tinta pode ser apagada até 24 horas depois do uso; e a PAPER MATE Apagável, com uma tinta especial e equipada com borracha na tampa. Pouco depois apresentou aos brasileiros a PAPER MATE FLAIR®, uma caneta leve e fácil de manusear que possui um design diferenciado, oferecendo uma escrita precisa e sem falhas, disponível nas versões Original (de ponta média) e Ultra fina, com cores preta, azul, vermelha e verde. Para completar o portfólio, a empresa focou também no público de estudantes e profissionais que passam grande parte do tempo escrevendo, com o relançamento da caneta retrátil PAPER MATE PROFILE, disponível nas cores azul e preta, e a PAPER MATE 300, nas versões azul, preta e vermelha. Ambas traziam grip anatômico emborrachado, tornando a escrita muito mais agradável.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo da história. O tradicional logotipo da marca, formado por dois corações vermelhos (e batizado de “pumping heart”), surgiu em 1969 e passou por algumas modificações ao longo dos anos, com o nome da marca adotando a cor azul. Há alguns anos atrás a PAPER MATE modernizou seu tradicional logotipo que ganhou uma nova tipografia de letra, mas manteve os dois corações vermelhos, principal ícone da marca americana.


Os slogans 
Bring Life to Words. (2010) 
Share the love & make a difference. (2010) 
At the heart of communication. (2008) 
We make a point of excellence. (1988) 
The heart of fine writing. (1979) 
Explore the joy of writing. 
Write the world with us.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1949 
● Criador: Patrick J. Frawley 
● Sede mundial: Oak Brooks, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Sanford L.P. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Newell Brands Inc.) 
● CEO: Michael Polk 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Canetas, lapiseiras e corretores 
● Concorrentes diretos: BIC, Faber-Castell, Pentel, Pilot e Molin 
● Ícones: Os dois corações vermelhos do logotipo 
● Slogan: Bring Life to Words. 
● Website: www.papermate.com 

A marca no mundo 
Atualmente a PAPER MATE comercializa suas canetas, lapiseiras e acessórios para escrita, incluindo corretores e borrachas, em mais de 100 países ao redor do mundo. A PAPER MATE pertence à Sanford (proprietária de marcas famosas como os marcadores de texto Sharpie, as canetas Parker e Waterman, o corretivo Liquid Paper e as colas Elmer’s) e subsidiária da Newell Brands, uma enorme empresa de produtos para consumo. 

Você sabia? 
Nos Estados Unidos, PAPER MATE também é associada aos autógrafos em objetos, como camisetas e bolas, imagem reforçada pelo jogador de futebol David Beckham, que durante anos foi garoto-propaganda da marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/11/2016

Um comentário:

julyanacardoso disse...

Bom dia
Estou fazendo um trabalho de Faculdade sobre a Paper Mate. E gostaria de obter informaçoes sobre aquelas lindas canetinhas que apagavam ... aquela canetinha branca, gostaria de saber porque ela saiu do mercado.
Aguando uma resposta
Grata
Julyana