6.8.06

MAXWELL HOUSE COFFEE


A MAXWELL HOUSE é uma das mais poderosas marcas do bilionário mercado americano de café. Seus inúmeros blends de alta qualidade são presença constante nos lares americanos, e o tradicional slogan da marca “bom até a última gota” não é nenhum exagero. Basta experimentar uma única xícara de seus cafés para sentir a diferença, e, literalmente não deixar nenhuma gota. 

A história 
A história começou quando Joel Oswley Cheek, proprietário de uma firma especializada em comercialização de café, começou a desenvolver sua própria marca em 1882. Uma década mais tarde, em 1892, na cidade de Nashville, estado americano do Tennessee, esta marca de café recebeu sua primeira honra quando o proprietário de um hotel decretou que apenas a mistura especial de Joel Cheek poderia ser servida em seu estabelecimento. O hotel em questão era o Maxwell House Hotel e assim surgiu uma das marcas de cafés mais tradicionais do mercado americano. Em 1901, Joel, juntamente com seu sócio John Neal, formou a empresa Nashville Coffee & Manufacturing Company, que dois anos depois, passaria a se chamar Cheek & Neal Coffee Company.


Exatamente no dia 21 de outubro de 1907, durante uma visita a cidade de Nashville, o então presidente americano Theodore Roosevelt, experimentou uma xícara do MAXWELL HOUSE COFFEE, e comentou que o produto era “Bom até a última gota” (“Good to the last drop”, em inglês), surgindo assim à famosa frase, registrada oficialmente no dia 11 de maio de 1926, e que viria a se tornar slogan e ícone da marca anos mais tarde. No ano de 1928 a empresa Postum, comprou a Cheek-Neal Coffee Company, que passou a se chamar oficialmente Maxwell House Products Company. No ano seguinte a Postum se transformaria na General Foods Company. Em 1931 a empresa desenvolveu um importante sistema de embalagem de café a vácuo chamado “Vita-Fresh”, que foi utilizado nos produtos da marca MAXWELL HOUSE. Essa nova embalagem conservava por muito mais tempo o sabor e o aroma do café.


A década de 1940 começou com a empresa desenvolvendo o café instantâneo MAXWELL HOUSE para abastecer as tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Este café seria lançado no mercado em 1945. No ano de 1959, a célebre frase cunhada pelo presidente Theodore Roosevelt anos antes, “Good to the last drop”, foi adotada oficialmente como slogan da marca. As principais novidades da marca na década de 1970 foram a introdução no mercado, em 1972, dos filtros de papel para a preparação do café; e do café sem cafeína (descafeínado), lançado em 1973.


Quase uma década mais tarde, em 1981 a marca lançou no mercado o Blend Coffee, introduzindo dois anos depois o café em grãos descafeínado. No final desta década, em 1989 a MAXWELL HOUSE COFFEE passou a ser de propriedade da Kraft Foods, depois da fusão com a General Foods. Ainda neste mesmo ano a marca lançou vários novos produtos, entre os quais o café Colombian Supreme Ground (feito com os melhores grãos de cafés da Colômbia). Em 1992 introduziu o café Lite, com 50% menos cafeína, que foi lançado nacionalmente somente em 1993. No ano seguinte, mais uma novidade: o café em saquinhos. O café Italian espresso foi introduzido no mercado em 1996.


Nos anos seguintes a MAXWELL HOUSE lançou no mercado uma imensa variedade de cafés de diferentes torras e grãos, ingressando inclusive no mercado de chás. Neste período a marca também foi introduzida em outros países do mundo com enorme sucesso. Atualmente a MAXWELL HOUSE oferece mais de 15 diferentes blends de cafés em várias embalagens como latas, envelopes individuais e pequenos saquinhos, além de possuir sachês e cápsulas para máquinas de café espresso. O café instantâneo é comercializado em potes de vidro.


Mais recentemente a marca lançou novos produtos em porções individuais (cápsulas) de seus sabores mais populares. Outra novidade recente lançada, em 2015, é o MAXWELL HOUSE ICED COFFEE, um xarope de café adoçado para ser colocado na água ou leite e até mesmo derramado sobre o gelo para criar um café gelado. Neste mesmo ano, com a fusão da Kraft Foods com a Heinz, a marca MAXWELL HOUSE passou a fazer parte do portfólio da The Kraft Heinz Company, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. A MAXWELL HOUSE também possui produtos especialmente direcionados para estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares e hotéis) como as máquinas espressas de café.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações ao longo dos anos. Sempre utilizando a cor azul e o símbolo da xícara com uma última gota caindo, o logotipo foi sendo modernizado. A última alteração ocorreu em 2014, quando o logotipo foi simplificado.


Os slogans 
Say Good Morning to a Good Day. (2014) 
Good Just Got Great. (2008) 
It’s A New Morning. Brew Some Good. (2007) 
Good to the last drop. (1959)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1892 
● Criador: Joel Owsley Cheek 
● Sede mundial: Northfield, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Kraft Heinz Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Bernardo Hees 
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cafés 
● Principais produtos: Cafés e derivados 
● Concorrentes diretos: Nescafé, Melitta, Folgers, Starbucks, Dunkin’ Donuts, Green Mountain e Gevalia 
● Ícones: A xícara de café com uma última gota 
● Slogan: Good to the last drop. 

A marca no mundo 
A MAXWELL HOUSE, segunda marca com maior participação no mercado americano de café (em 2015 vendeu mais de US$ 625 milhões), é comercializada em mais de 25 países ao redor do mundo, tendo seus maiores mercados nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e China. MAXWELL HOUSE é uma das marcas mais importantes da The Kraft Heinz Company, faturando anualmente mais de US$ 1 bilhão com seus cafés. 

Você sabia? 
A MAXWELL HOUSE produz seus cafés em duas fábricas, localizadas nas cidades de Jacksonville (Flórida) e San Leandro (Califórnia). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/3/2016

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