17.12.09

MALIBU

 

Uma garrafa branca opaca com dois tradicionais coqueiros em uma cena paradisíaca de pôr do sol carrega mais que o rum aromatizado com coco mais consumido do mundo. Transmite a empolgação, alegria e descontração do povo caribenho. Por isso, MALIBU sempre é associado a momentos de prazer e descontração, transformando o espírito das pessoas em qualquer lugar do planeta.

A história
A história começou na bela e paradisíaca ilha caribenha de Barbados quando a empresa Twelve Islands Shipping Company resolveu criar uma nova bebida feita com o suave rum produzido na West Indies Rum Distillery (Destilaria de Rum das Índias Ocidentais), que desde 1893 produzia a tradicional bebida tão apreciada pelos piratas. A primeira etapa para se criar o MALIBU começava com a extração do melaço da plantação de cana-de-açúcar, o qual era misturado com água e levedura para transformar o açúcar em álcool. O melaço caribenho era destilado três vezes em um alambique tubular. O rum branco produzido neste alambique era então aromatizado com extrato de coco natural da região. Assim em 1980 nascia MALIBU, uma deliciosa e suave bebida embalada em uma icônica garrafa branca opaca, comercializada inicialmente em 12 pequenas ilhas da região.

 

Ainda nesse mesmo ano a nova bebida estreou no mercado do Reino Unido, e pouco depois, em 1983 em outros países europeus e nos Estados Unidos. Inicialmente MALIBU era utilizado para simplificar e facilitar a preparação da tradicional Piña Colada (combinação de rum com coco) pelos bartenders. Não demorou muito para que nos anos seguintes a bebida começasse a ser consumida de outras maneiras, como por exemplo, com gelo, leite, suco de frutas e até mesmo misturado com refrigerantes de cola e água tônica, e fosse incluída como ingrediente de vários drinques, aumentando assim sua popularidade ao redor do mundo. Neste momento MALIBU havia se transformado em uma bebida extremamente versátil, podendo ser consumida tanto no inverno como no verão de diferentes maneiras.

 

Na década de 90 a marca começou a investir muito em campanhas publicitárias como a “Seriously Easy Going”, onde a bebida era associada às ilhas caribenhas, ao clima aconchegante da região e a atitude e alegria da população local. Em uma paródia, a campanha mostrava os sempre alegres caribenhos levando uma vida cheia de seriedade com um posicionamento divertido: If people in the Caribbean took life as seriously as this, they would never have invented MALIBU (algo como “Se o povo caribenho levasse a vida seriamente, eles não teriam inventado MALIBU”). Afinal, somente os caribenhos com sua atitude positiva de enxergar a vida, poderiam criar uma mistura perfeita de rum com o delicioso sabor de coco. A primeira variação de MALIBU, aromatizado com limão, foi lançada na Jamaica e em alguns clubes noturnos da França. Como a versão não fez o sucesso esperado, ela foi descontinuada em 2003.

 

A marca, que já havia sido vendida para a britânica Diageo, passou pelas mãos da Allied Domecq, que pagou US$ 800 milhões em 2002, e depois foi adquirida pela empresa francesa Pernod-Ricard. Com a chegada do novo milênio, a marca também deu início à uma forte diversificação em sua linha de produtos com o lançamento de outros runs aromatizados nos sabores de manga (2004), abacaxi (2004), maracujá (2005), banana (2007) e melão (2009). Durante este período, em 2007, a marca lançou sua nova campanha global, denominada “Get Your Island On”, que reinterpretava a imagem e atitude caribenha de uma forma contemporânea, vibrante e cheia de humor. Além disso, durante datas e periódos marcantes do ano, como por exemplo, verão, inverno e festas de final de ano, a MALIBU iniciou a tradição de lançar no mercado garrafas decoradas em edições limitadas, assinadas por grandes designers e artistas.

 

Em 2008, a respeitada International Wine and Spirit Record nomeou MALIBU como uma marca de elite, com grande influência no segmento de bebidas alcoólicas. Ainda este ano, com o objetivo de reforçar o posicionamento jovem, moderno e divertido da marca, foi lançado em edição limitada MALIBU By U, o tradicional rum em uma garrafa personalizável vendida com quatro canetas exclusivas, que apelava à criatividade do consumidor e o envolvia no universo da marca. As mais recentes novidades da marca que está sempre procurando atender aos desejos dos consumidores e continua acrescentando novos produtos à sua linha são: MALIBU RED (o tradicional rum de coco com uma mistura de tequila Olmeca Blanco); MALIBU BLACK (versão original do rum mais forte com 35% de graduação alcoólica); uma linha de drinques prontos para beber em convenientes latas de 250 ml nas combinações de rum com pera, cranberry e cola; famosos drinques caribenhos prontos para o consumo em uma apresentação inovadora, sachês com pequenas torneiras; e o MALIBU SUNSHINE (rum aromatizado de coco com um toque de frutas cítricas), que estreou no mercado em 2012.

 

A evolução visual
Há alguns anos atrás o tradicional logotipo da marca passou por uma modernização, onde o sol ganhou um tom degrade para passar uma impressão ainda maior de pôr do sol. Outras pequenas mudanças, que só os mais atentos e fiéis consumidores podem ter percebido, ocorreu em relação aos coqueiros: o coqueiro menor, que ficava do lado direito, passou para o esquerdo, trocando de posição com o maior; e ambos passaram a estar entrelaçados.

 

Os slogans
Get Your Island On. (2007)
Seriously Easy Going. (anos 90)

 

Dados corporativos
● Origem: Barbados
● Lançamento: 1980
● Criador: The Twelve Island Shipping Company
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Patrick Ricard
● CEO: Pierre Pringuet
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Runs com sabores de frutas
● Concorrentes diretos: Bacardi, Captain Morgan e Barbarossa
● Ícones: A inconfundível garrafa branca opaca
● Slogan: Get Your Island On.
● Website: www.malibu-rum.com

A marca no mundo
Atualmente MALIBU é comercializado em 150 países de todos os continentes, vendendo anualmente mais de 3.7 milhões de caixas, sendo o rum aromatizado com coco número um do mercado. Os mais importantes mercados para marca são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Holanda e Espanha. Desde seu lançamento no mercado MALIBU já vendeu mais de 390 milhões de garrafas.

Você sabia?
Hoje em dia, grande parte do rum utilizado na composição de MALIBU provêm da Ilha de Barbados, onde o sol, o clima ameno e os corais, que filtram a água da chuva, são ideais para o crescimento da cana de açúcar.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 20/6/2012

4 comentários:

josy disse...

MEU eu amo essa bebida ,posso falar com convicção que é a minha nº1

caroline Carol disse...

Nossa pra mim é a melhor de todas! Para todas as ocasiões!

Anônimo disse...

Ahh, e parabéns pela matéria, muito completa e bem escrita.

Márcia disse...

Excelente matéria. Amo de paixão tomar Malibu bem geladinha, A minha garrafa já fica direto na geladeira.