27.6.11

TROUSSEAU


Lençóis deliciosos, toalhas fofíssimas, cobertores de puro cashmere, travesseiros com plumas de ganso da Sibéria, estampas exclusivas. Itens ideais para aqueles que buscam conforto e aconchego em todos os ambientes da casa. A TROUSSEAU tem o que de melhor e mais desejado pode existir em matéria de enxoval. Além disso, o cuidado com cada detalhe e o tratamento individualizado com cada cliente é a razão de ser e do sucesso dessa marca brasileira no segmento de luxo. 

A história 
A história da marca começou no ano de 1991 quando o casal Adriana e Romeu Trussardi Neto (foto abaixo) inaugurou uma pequena loja na Rua João Cachoeira, no bairro do Itaim em São Paulo, para vender peças de enxoval. A nova loja, cujo investimento inicial foi de US$ 5 mil, nasceu para oferecer aos consumidores brasileiros um mix de produtos diferenciados, ainda não encontrados por aqui e, muitas vezes, trazidos do exterior. Foi batizada com um nome mais que apropriado, TROUSSEAU, que significa enxoval em francês. A família Trussardi já era experiente no segmento. Os pais de Romeu fundaram a indústria de enxovais que leva o mesmo sobrenome, o que contribuiu ainda mais para o desenvolvimento da nova loja. Afinal, o casal apostou em um segmento que até então não tratava de forma diferenciada os artigos de cama, mesa e banho no país.


O pioneirismo na importação de lençóis com tecidos nobres foi acertado e permitiu mostrar aos brasileiros esse luxo, que se tornaria uma obsessão para a marca. Obsessão esta que cresceu quando eles foram buscar as melhores toalhas do mundo para a loja, iniciando, assim, um constante processo de pesquisa. A qualidade dos produtos, o ambiente aconchegante da loja e o sofisticado atendimento rapidamente tornaram a TROUSSEAU conhecida, o que permitiu a abertura de uma segunda loja em 1995 na badalada Rua Gabriel Monteiro da Silva. Somente em 1996 a empresa inaugurou sua primeira loja fora de São Paulo, localizada na cidade mineira de Belo Horizonte. Em 1999 foi realizada a primeira campanha “Trousseau do Bem” (inicialmente chamada Trousseau Off), revertendo parte da renda das vendas (produtos com descontos significativos, uma espécie de liquidação) do mês de março para a compra de cestas básicas que são distribuídas mensalmente, durante todo o ano, para instituições dos estados onde a marca está presente. Hoje em dia a campanha doa mais de 10 mil cestas básicas para instituições de caridades. Com essa atitude a TROUSSEAU se tornou uma das poucas empresas brasileiras que alcançaram o patamar de marca emocionalmente conectada com o mercado de luxo.


Com a chegada do novo milênio a empresa resolveu conquistar novos mercados e inaugurou, em 2001, sua primeira loja no Rio de Janeiro. No ano seguinte aconteceu a grande virada da marca TROUSSEAU, que passou a vender em suas lojas produtos 100% exclusivos, além de inaugurar uma luxuosa loja no Shopping Iguatemi em São Paulo. Pouco depois, em 2005, a empresa firmou uma parceria com a marca francesa Yves Delorme e passou a ser sua representante exclusiva no Brasil. Dois anos mais tarde, a marca lançou sua loja virtual, tendo como objetivo principal atender e encantar consumidores em qualquer estado do Brasil. Entre 2008 e 2009 a TROUSSEAU inaugurou lojas em novos mercados como Brasília e Salvador.


A necessidade de manter a competitividade e expandir a marca levou a empresa a explorar novos caminhos. E isto ocorreu em dezembro de 2009, quando a empresa inaugurou no Rio de Janeiro a primeira unidade da TROUSSEAU PETIT, totalmente dedicada ao público infantil, oferecendo uma sofisticada linha de produtos como lençóis, colchas, mantas, malas de maternidade, bichinhos de pelúcia e acessórios como porta-mamadeiras, além de uma coleção roupas, incluindo peças para batizado e festa, pijamas, maiôs, biquínis, sungas, modelos sociais com camisa e calça para os meninos e vestidos para as meninas. Pouco depois a marca inaugurou sua segunda loja TROUSSEAU PETIT no badalado Shopping Iguatemi em São Paulo. A novidade era que, além de moda para bebês, a nova unidade vendia roupas para crianças até 6 anos. Ainda em 2009, a marca expandiu sua área de atuação ao oferecer produtos desenvolvidos especialmente para o segmento corporativo, que oferece atendimento personalizado e desconto especial nas negociações, visando atender às empresas que desejam presentear seus clientes com luxo e requinte.


Em 2010 a empresa lançou no mercado a grife TROUSSEAU HOTEL COLLECTION, criada para atender hotéis e Spas com produtos exclusivos e de alta qualidade. No ano seguinte a marca estreou no exterior com um escritório de representação na Suíça, inicialmente para atender grandes redes hoteleiras. Nos anos seguintes a TROUSSEAU ampliou sua presença no exterior ao ingressar também no mercado americano. Em 2011, para comemorar os 20 anos de existência, a marca convidou os irmãos Fernando e Humberto Campana para desenhar duas linhas exclusivas de enxovais. Pouco depois, em 2013, foi lançada a TROUSSEAU CASUAL, uma linha com preços mais acessíveis voltada para um público jovem, que busca estilo e conforto, que reúne lençóis, mantas, colchas, almofadas, linha de banho e acessórios. Além dos tradicionais produtos de cama, mesa e banho, a marca oferece também as linhas Everywear, seu novo posicionamento para a linha Homewear (lançada inicialmente em 2007), que oferece chinelos, bolsas de praia, nécessaires, pijamas, camisolas, camisetas, calças, bermudas, vestidos e até jaquetas; a TROUSSEAU NOIVAS, que ajuda a montar um enxoval completo com requinte e sofisticação; e uma linha de produtos para casa, como odorizadores de ambientes, sabonetes, hidratantes e velas com essências exclusivas.


O nível de excelência dos produtos TROUSSEAU é garantido pela parceria com os mais conceituados fornecedores mundiais. Basta dizer que a marca é hoje uma das cinco maiores consumidoras do mundo de tecido em 100% algodão egípcio com mil fios (quem já experimentou sabe que equivale a dormir nas nuvens). A TROUSSEAU desenvolve uma parte de suas coleções na Itália, onde os bordados feitos à mão e as estampas nascem da tradição dos artesãos e da tecnologia com que o mundo se move. As técnicas milenares de bordar a mão são trazidas em diversas combinações de cores e aplicações. As estamparias tradicionais da Itália combinam cores, desenhos e a precisão da arte de deixar gravada em tecidos nobres toda sua história.


Luxo e exclusividade 
A busca incessante pela perfeição e a utilização de materiais de excelente qualidade sãos marca registradas da TROUSSEAU em seus luxuosos enxovais. Dentre as linhas criadas com máxima dedicação pela grife, uma pode ser considerada o sinônimo da tradição da TROUSSEAU em enxovais – a White Luxury Collection, garantia de qualidade, singularidade e estilo. Os produtos que recebem esta assinatura fazem parte de uma grife única e exclusiva, cuja composição dos jogos de lençóis, colchas, travesseiros e edredons contam apenas com fibras altamente macias e resistentes, selecionadas cuidadosamente, formando assim o mais puro algodão. Produzidos nas melhores tecelagens europeias, os produtos da grife White Luxury recebem discretos bordados feitos à mão, alguns deles feitos na Itália, que são capazes de transformar a pura elegância em um savoir-faire de excelência. Completando a beleza dessa linha para cama estão os gifts com aromas exclusivos, uma extravagância by Trousseau. Composta por sais de banho, óleo bifásico, hidratante corporal, sabonete líquido e vela vegetal, a linha para banho decora e perfuma os ambientes com delicados acordes desenvolvidos pela empresa.


Além de encontrar a variedade de produtos de alta qualidade, é também nas lojas que os clientes vivem a experiência oferecida pela TROUSSEAU nos mínimos detalhes. Tudo é planejado, desde a temperatura, passando pela ambientação, a disposição dos produtos, o perfume que dá identidade ao ponto de venda, até o treinamento da equipe a cada lançamento de produtos. O atendimento é voltado para a fidelização dos clientes. A marca faz duas ações anuais, no lançamento de inverno e no Natal, presenteando com brindes seus clientes Vips e firmando parcerias com outras marcas. Dos bordados delicados às estampas fashion e às matérias-primas de alta qualidade, a TROUSSEAU faz questão de entregar aos seus clientes o que há de melhor também no universo do lifestyle. É com essa filosofia que a grife conquistou o merecido reconhecimento e arrebatou uma legião de admiradores.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1991 
● Fundador: Adriana e Romeu Trussardi Neto 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Trousseau Indústria e Comércio Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Romeu Trussardi Neto 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 23 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Moda casa 
● Principais produtos: Lençóis, travesseiros, toalhas, colchas e cobertores 
● Concorrentes diretos: Zucchi, Casa Almeida, Trussardi, MMartan, Zelo e Mundo do Enxoval 
● Ícones: A qualidade e exclusividade de seus produtos 
● Website: www.trousseau.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a TROUSSEAU, sinônimo de luxo no segmento de cama, mesa e banho entre os consumidores brasileiros, possui 23 lojas (incluindo unidades da Exclusivité Trousseau) localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. A marca também vende seus produtos através de lojas multimarcas selecionadas e está presente em mais de 10 países através de representantes e grandes varejistas. Com foco em qualidade e inovação, a TROUSSEAU lança três coleções anuais - Verão, Inverno e Gifts. O plano de comunicação para cada coleção inclui catálogos, anúncios em revista, jornal, cinema e sinalização na loja. 

Você sabia? 
A opção por não adotar o modelo de franquias garante que todos os pontos de venda sigam rigorosamente o padrão de qualidade da marca. Mesmo as unidades Exclusivité Trousseau, que são lojas com parceiros locais. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/3/2018

Um comentário:

Maria Beatriz A. B. Rietmann disse...

E, agora finalmente , presentearam Curitiba com uma nova loja! Sucesso garantido! Parabéns, quem sabe valorizar seu cliente merece recompensa!