14.10.11

SHERIDAN'S

A garrafa tem formato moderno e diferente. A aparência e o sabor são únicos. Uma verdadeira mistura de cor e sabor: metade creme de baunilha, metade café com notas de chocolate. E uma forma ímpar de servi-lo. Foi com essas características que o licor SHERIDAN’S se tornou uma das marcas ícones da Irlanda no mundo.

A história
Tudo começou na cidade de Dublin na Irlanda quando a modesta destilaria Thomas Sheridan & Sons, cuja proprietária era o Gilbey’s Group, produtor do famoso licor cremoso Baileys, resolveu criar um licor até então sem similar no mercado, utilizando os melhores ingredientes e a mais avançada tecnologia disponível na época. Batizado de SHERIDAN’S ORIGINAL DOUBLE LIQUOR, o novo licor foi lançado, inicialmente no mercado irlandês, em 1994. E o novo licor era realmente diferente. Começando por sua garrafa especial, com duas seções separadas por vidro. Em uma das seções, econtrava-se um licor preto, feito com café e uísque, com notas finais de chocolate e amêndoas. Na outra, encontrava-se um licor branco de chocolate branco ao leite. Ao rodar-se a tampa até se soltar, revelavam-se dois orifícios, um para a seção clara, outro para a seção escura. Ao servir, o licor branco deveria ser colocado delicadamente sobre o licor preto, devendo o copo que recebesse a bebida cremosa ser inclinado, durante esta operação.


Quando misturados os dois sabores, proporcionavam um paladar excelente, elegante e equilibrado. O novo licor não foi um sucesso imediato, muito provavelmente por sua aparência e forma de servir diferente do tradicional. Porém, com o decorrer dos anos, SHERIDAN’S começou aos poucos a conquistar os mais exigentes consumidores no Reino Unido. Além disso, sua presença maciça nas lojas de Duty Free dos principais aeroportos do Reino Unido transformou o licor em uma lembrança única e diferente para os turistas que visitavam a “Terra da Rainha”, espalhando assim, aos poucos, sua fama por outros países.


Mas foi somente a partir de 1997, quando a marca passou a fazer parte da empresa Diageo, que o licor SHERIDAN’S iniciou sua escalada global sendo introduzido em outros mercados mundiais. Foi então que o único licor “duplo” do mercado mundial alcançou o sucesso, devido à sua originalidade, seu sabor único e personalidade cativante. Somente recentemente, a partir de 2008, o famoso licor foi introduzido oficialmente no mercado americano, antes ele poderia ser adquirido somente nos navios de cruzeiros e lojas de Duty Free. Deve-se servir o SHERIDAN’S como indicado na embalagem, para que os licores caiam na proporção certa, compondo uma bebida inigualável, certa vez descrita como um “tiramisù líquido”.


Dados corporativos
● Origem:
Irlanda
● Lançamento:
1994
● Criador:
Thomas Sheridan & Sons
● Sede mundial:
Dublin, Irlanda
● Proprietário da marca:
Diageo plc
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Franz Humer
● CEO:
Paul Walsh
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: + 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento:
Bebidas alcoólicas
● Principais produtos:
Licores
● Principais concorrentes: Kahlúa e Tia Maria
● Ícones:
O design da garrafa
● Website: www.diageo.com

A marca no mundo
Atualmente o SHERIDAN’S COFFEE LAYERED LIQUEUR é comercializado em mais de 50 países, especialmente através das lojas de Duty Free nos principais aeroportos de grandes cidades. O maior mercado da marca é o Reino Unido.

Você sabia?
O SHERIDAN’S deve ser servido a uma temperatura não superior a 5° e não inferior a -25°.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 14/10/2011

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