4.4.16

CLARO


A CLARO acredita que viver é mais do que estar presente e que as coisas mais importantes da vida estão acontecendo agora. Quer proporcionar para as pessoas mais momentos inesquecíveis tendo como aliada a tecnologia. Por isso, oferece a cada cliente a melhor experiência em telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura, para que ninguém precise deixar nada para depois. 

A história 
Tudo começou quando a Telecom Américas, consórcio formado pela canadense Bell Canada International (BCI), a mexicana América Móvil e a americana SBC International, resolveu unificar suas seis operadoras de telefonia móvel regionais no Brasil: Americel (centro-oeste, Acre e Rondônia), ATL (Rio de Janeiro e Espírito Santo), BCP Nordeste (Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte), BCP SP (área metropolitana de São Paulo), Claro Digital (Rio Grande do Sul) e Tess (interior e litoral do estado de São Paulo). No dia 19 de setembro de 2003 foi anunciada a consolidação de todas essas operadoras sob uma única marca, a CLARO. Já em 2005, a operadora atingiu um número histórico: 18.6 milhões de clientes. A partir de 2006, a América Móvil, decidiu adotar a marca CLARO para outros países da América Latina. E começou pelo Chile com a aquisição da SmartCom PCS. Logo depois a marca CLARO foi lançada na Guatemala, Nicarágua e El Salvador.


No mês de novembro de 2007 a CLARO foi pioneira em trazer para o mercado brasileiro a tecnologia 3G, que aprimorava a transmissão de dados e voz, oferecendo velocidades maiores de conexão, além de outros recursos, como vídeochamadas, transmissão de sinal de televisão, entre outros serviços. Neste mesmo ano, a CLARO estendeu sua presença para boa parte do território nacional, aproximando os brasileiros cada vez mais através de tecnologias modernas. Além disso, ingressou em Porto Rico e na República Dominicana. Em março de 2008, a marca CLARO foi lançada na Argentina, Uruguai e Paraguai em substituição da CTI Móvil. Em agosto, a CLARO roubou da italiana TIM a vice-liderança no mercado brasileiro de telefonia móvel. Ainda este ano, mais uma vez de forma pioneira, a CLARO defendeu a portabilidade e o direito de escolha do consumidor brasileiro. Em 2009, todos os clientes passaram a acessar de qualquer lugar as principais redes sociais do mundo, como Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn. Tudo pelo celular. E foi em abril deste ano, que a CLARO passou a ter presença nacional quando passou a atender a região do triângulo mineiro.


Em 2010 comemorou a marca de 50 milhões de clientes em todo o Brasil. Além disso, inovou com o lançamento do @ClaroRonaldo, o primeiro Twitter de marca com celebridade (neste caso, Ronaldo Fenômeno). Em 2011, NET, CLARO e Embratel, todas de propriedade da América Móvil, se uniram para lançar o primeiro produto do mercado que combinou serviços de TV por assinatura, telefone fixo, celular e internet (Combo Multi). No ano seguinte a CLARO, já presente em mais de 2.000 municípios brasileiros, apresentou a tecnologia 3GMax, uma internet com muito mais velocidade para smartphones, tablets e computadores. Também foi a primeira operadora a trazer a tecnologia 4G para os brasileiros. Além disso, a CLARO se tornou TV por assinatura, telefone fixo, celular e internet, com nova fase do Combo Multi. No dia 1° de março de 2012 foram criados a CLARO TV, a partir da mudança no nome da Via Embratel (serviço lançado em dezembro de 2008); e o CLARO FIXO, derivado da renomeação do Livre da Embratel. Com isso, a marca CLARO ingressou no segmento de TV por assinatura e telefonia fixa.


Em 2013, além de quebrar novas barreiras ao liberar o acesso às principais redes sociais (como Facebook e Twitter), tudo de graça, a CLARO lançou o Internet Compartilhada, um serviço que permite aos usuários navegar em diferentes plataformas com a mesma internet. Em 2014, foi comprovado através de testes, que a CLARO oferecia a internet com maior velocidade no Brasil. Em janeiro de 2015, a América Móvil decidiu incorporar as empresas Embratel e NET sob a tutela da CLARO, que passou a ser uma companhia aberta (mas sem ações negociadas na Bolsa de Valores), porém mantendo as marcas.


Mais recentemente, a empresa sueca Ericsson anunciou que fará um teste com a tecnologia 5G no Brasil em parceria com a operadora CLARO. A nova tecnologia para a telefonia móvel deverá se tornar comercial somente em 2020. A Internet das Coisas (IoT) é uma das prioridades da CLARO para os próximos. A empresa planeja o lançamento de serviços em três verticais: carros conectados, casas inteligentes e cuidados especiais com crianças, idosos e animais de estimação. Para que cada vez mais pessoas não precisem deixar nada para depois, a CLARO aposta em iniciativas como a popularização dos smartphones e tablets. Além disso, foi pioneira em oferecer planos de internet sob medida, tornando possível montar a conta de acordo com o perfil de cada usuário.


Atualmente a operadora oferece inúmeros serviços exclusivos, entre os quais: Claro Poc (chamadas via rádio com tarifas reduzidas), Claro Torpedo (mensagens curtas de texto com 160 caracteres), Claro Foto (mensagens multimídia, com som, foto e texto de até 1.000 caracteres), Claro Foto Web (envio de mensagem multimídia, com vídeo, pelo site da CLARO), Claro Wap (internet via celular), Claro Banda Larga 3G (internet banda larga no desktop), Claro Localizador (serviço de localização de celulares CLARO pela internet), Claro Radar (envia um torpedo informando quem ligou, o dia e a hora da ligação), Claro Hits e Imagens (download de toques e imagens para o celular), Claro Contatos (permite salvar a agenda do Claro Chip na internet), Claro E-Mail (conta de e-mail gratuita com capacidade de 10GB de armazenamento) e Claro Notícias (notícias na tela do celular por SMS, MMS, Wap e Pelo Claro Chip).


A Claro educa
Na área de responsabilidade corporativa, a empresa mantém o Instituto Claro/Embratel, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação. Comprometida também com o desenvolvimento sustentável, a empresa criou, em março de 2008, o Claro Recicla, um programa que tem como objetivo contribuir para a conscientização da população sobre a importância de destinar corretamente celulares, baterias recarregáveis, chips e acessórios obsoletos ou fora de uso. Desta forma, a CLARO ajuda a combater a contaminação da água e do solo, tratar de forma adequada os materiais tóxicos, reduzir a quantidade de lixo e diminuir a extração de metais pesados. Para isso, basta depositar o material obsoleto ou fora de uso de qualquer operadora e fabricante nas urnas coletoras, disponíveis em mais de 2.000 Lojas Claro e Agentes Autorizados. Não é necessário ser cliente CLARO nem preencher formulários.


A evolução visual 
A identidade visual da marca CLARO passou apenas por uma remodelação em sua história. O logotipo ganhou uma nova tipografia de letra, um tom mais escuro de vermelho e efeitos de brilho e de 3D.


Os slogans 
É você quem faz o agora. (2014) 
Compartilhe cada momento. (2012) 
Escolha. (2008) 
Claro. A vida na sua mão. (2006) 
Claro que você tem mais. (2004) 
Nós escutamos. (2003) 
Es simple. Es Claro. (Paraguai, Uruguai e Argentina) 
Claro que tienes más. (El Salvador, Honduras e Peru) 
En toda Guatemala hablamos Claro. (Guatemala) 
Claro. La vida en tus manos. (Nicarágua)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 19 de setembro de 2003 
● Fundador: Telecom Américas 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Claro Telecom Participações S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da America Movil S.A.B. de C.V) 
● CEO: Daniel Hajj Aboumrad 
● Presidente (Brasil): José Antônio Guaraldi Félix 
● Faturamento: R$ 33.69 bilhões (2015) 
● Lucro: - R$ 3.55 bilhões (2015) 
● Clientes: 171.9 milhões 
● Presença global: 16 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 100.000 
● Segmento: Telecomunicações 
● Principais produtos: Telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura 
● Concorrentes diretos: Vivo, TIM e Oi 
● Slogan: É você quem faz o agora. 
● Website: www.claro.com.br 

A marca no mundo 
A CLARO oferece serviços de telefonia móvel e fixa, internet, TV por assinatura, transmissão de dados e computação em nuvem em 16 países da América do Sul e Central como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. São mais de 171.9 milhões de clientes. Somente no Brasil são mais de 71.1 milhões de clientes, sendo a segunda maior operadora de telefonia móvel do mercado. A operadora está presente atualmente em mais de 3.600 municípios com as tecnologias GSM, 3GMax e 4GMax, e possui acordos de roaming em mais de 170 países para serviços de voz e em mais de 150 para tráfego de dados, nos cinco continentes. A CLARO, controlada pelo grupo mexicano América Móvil, líder em serviços de telecomunicações na América Latina e um dos quatro maiores grupos de telefonia móvel do mundo, também é proprietária da NET e da Embratel

Você sabia? 
A CLARO foi a primeira a fechar acordo para trazer o iPhone 3G para o Brasil. Além disso, foi a primeira operadora a comercializar no país o Motorola DEXT, LG Watch Phone (celular em forma de relógio), além do Dell Mini 3 (primeiro smartphone da empresa americana). 
Em 2008 foi ao ar o primeiro blog corporativo de uma operadora brasileira (batizado de Claroblog). 
A empresa mexicana de telecomunicações América Móvil, controladora da CLARO, pertencente a Carlos Slim Helú, considerado o rei Midas das telecomunicações e um dos maiores bilionários do mundo, com uma fortuna estimada pela revista Forbes em 2016 no valor de US$ 50 bilhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/4/2016

3 comentários:

Giancarlo Fernandes disse...

Muito Legal esta informações da claro..

Made disse...

Parabéns pelo blog! Bem informativo e interessante!

hfghfgh disse...

Faça de marcas asiaticas de tecnologia, huawei, asus, xiaomi