29.5.06

BRASTEMP


A BRASTEMP tem lugar garantido nos corações dos brasileiros, que não se esquecem de todas as novidades que a marca trouxe para suas casas, definindo tendências e criando produtos diferenciados em design e tecnologia de forma inteligente e divertida. O famoso jargão “não é assim... uma Brastemp” já faz parte do vocabulário dos brasileiros, mostrando que a marca é sinônimo de qualidade e inovação quando o assunto é eletrodoméstico. 

A história 
A marca BRASTEMP, que virou sinônimo de eletrodoméstico no Brasil, foi introduzida no mercado pela empresa Brasmotor. A empresa que fabricava peças para a indústria automotiva desde 1945, além de montar e distribuir automóveis e caminhões importados da Chrysler e da Volkswagen, enfrentava havia algum tempo grave crise quando resolveu diversificar sua atividade industrial. Os funcionários da Chrysler em greve nos Estados Unidos e a decisão da Volkswagen de abrir uma fábrica no Brasil acabaram piorando ainda mais a crise da empresa. Veio daí a opção pela produção de eletrodomésticos da linha branca, especificamente naqueles de refrigeração, um mercado que crescia muito no Brasil. A primeira responsabilidade de Hugo Miguel Etchenique Flores, um boliviano formado em engenharia industrial na tradicional Universidade de Maryland, foi com os setores de pintura e esmaltação das geladeiras que eram aqui montadas. Poucos anos depois, a empresa já estava produzindo refrigeradores e, em 1954, nasceu à marca BRASTEMP, em São Bernardo do Campo na região do ABC paulista. O nome era uma associação das palavras Brasmotor + temperatura, mas muitos afirmam também ser uma homenagem ao Brasil.


Desde cedo, a marca demonstrou um espírito inovador e atendo com as principais tendências mundiais. Nesta época as portas dos refrigeradores ainda não eram aproveitadas como espaço - novidade que só veio a ser introduzida em 1957, com os modelos Príncipe, Imperador e Conquistador. Com apenas quatro anos, em 1958, fez uma parceria tecnológica com a norte-americana Whirlpool, o que resultaria em um grande desenvolvimento de seus produtos. Nesta década, revolucionou o mercado com o lançamento das primeiras lavadoras automáticas com o inédito sistema de lavagem por agitação e centrifugação, que até hoje é padrão nessa categoria. Na década de 1960, a BRSTEMP lançou seu primeiro fogão, trouxe a primeira geladeira brasileira de duas portas e a secadora de roupas. Criou, ainda, a figura do esquimó como personagem oficial da marca.


Na década seguinte, lançou o primeiro ar condicionado, a primeira geladeira fabricada com lã de vidro, uma lavadora exclusiva para a loja de departamento Sears, a primeira lava-louças e o primeiro freezer vertical fabricado no Brasil. Além disso, os compressores passaram a ser parte do negócio da empresa em 1976, quando o grupo assumiu o controle da Consul, que por sua vez era acionista da Embraco (Empresa Brasileira de Compressores), instalada em Joinville (SC). Nos anos de 1980, inovou com a introdução da primeira geladeira com a tecnologia Frost Free e do fogão autolimpante, duas praticidades enormes para as vidas agitadas das donas de casa. Além disso, criou o conceito Cozinhas Completas Brastemp. Na década de 1990, depois de uma longa história de inovações, a BRASTEMP foi reconhecida pelos consumidores como sinônimo de qualidade incomparável. Foi deles que partiu a expressão “não tem comparação”, que a marca assumiu como assinatura.


Foi nesta década, em 1994, que a BRASTEMP e a Consul, outra marca extremamente popular do segmento, se fundiram de vez para formar a empresa Multibrás que foi adquirida em 2000 pelo grupo americano Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. Nesta década ainda, a BRASTEMP introduziu o Zyrium no acabamento de seus produtos de refrigeração, um polímero especial mais resistente a impacto que aço e que oferecia uma vantagem adicional, total resistência a corrosão; e a linha Clean, de visual mais moderno e limpo. Próximo à virada do século a marca lançou as Linhas Prata, Inox e Maison, o primeiro Split e o Microondas Crisp (com tecnologia exclusiva que proporciona a preparação de alimentos crocantes e dourados), com a proposta de antecipar a casa do futuro.


Com a chegada do novo milênio, a marca mudou o formato das campanhas de mídia, colocando em cena o consumidor BRASTEMP. A grande novidade foi a criação de uma ligação com o mundo da moda, por meio do Brastemp Pla, o mini-refrigerador que se veste com painéis assinados por grandes estilistas. Nos últimos anos, a marca não parou de inovar. São provas disso as linhas Mosaic - agora chamada de Built In - (composta por dominós, módulos com os quais é possível montar um fogão a gás, elétrico ou vitrocerâmico, do tamanho que você quiser, com ou sem churrasqueira e fritadeira; cooktops, fornos elétricos e coifas, todos concebidos para as modernas cozinhas embutidas) e Luminata (que tem como diferencial a cor champanhe em seus eletrodomésticos, trazendo sofisticação, requinte e charme para o espaço).


Uma das novidades mais importantes da marca, e inédita no Brasil, introduzida em 2006, foi o Brastemp Independente, um conjunto de soluções para pessoas com deficiências auditiva, visual e física, cujo objetivo é proporcionar mais independência e segurança no uso de eletrodomésticos e serviços da marca no dia-a-dia destes consumidores. O Brastemp Independente oferece um kit para deficientes composto por painéis de controle adesivos, com formas em alto relevo e em braile, um CD com a narração do manual de instruções, além de orientações técnicas para a instalação dos produtos da forma mais adequada para cadeirantes. Inicialmente, tais soluções estavam disponíveis para oito modelos de produtos (dois refrigeradores, um freezer, dois fogões, uma lavadora de roupas e duas secadoras). Mais recentemente, em 2014, a marca inovou mais uma vez ao lançar no mercado a plataforma B.blend, que revolucionará a maneira como as pessoas consomem bebidas em casa. Intuitiva e com design inovador, a máquina é a primeira plataforma do mercado brasileiro a oferecer bebidas em dez categorias, incluindo refrigerantes, que podem ser preparados a partir de cápsulas e ao toque de um botão. Com uma máquina all-in-one, consumidores poderão preparar em casa bebidas com e sem gás, quentes e geladas.


A BRASTEMP sempre foi pioneira em inovações quando o assunto é facilitar a vida dentro de casa: foi a primeira a lançar o refrigerador com isolamento em poliuretano e a lavadora automática no país, a tecnologia Frost Free, o fogão autolimpante, o freezer vertical, aproveitou o espaço da porta da geladeira, deixou o consumidor fazer os primeiros eletrodomésticos totalmente personalizados, surpreendeu com uma linha de visual retrô, inverteu a geladeira para deixar sempre à mão o que a gente mais usa, além de contar com um inovador serviço de purificação de água. A BRASTEMP é uma marca autêntica que busca sempre ser diferente e apontar novos caminhos para deixar a vida assim uma Brastemp.


A linha do tempo 
1955 
Lançamento de sua segunda linha de produtos composta pelos refrigeradores BRASTEMP IMPERADOR (10,5 pés de capacidade), BRASTEMP CONQUISTADOR (8,5 pés de capacidade) e BRASTEMP PRÍNCIPE (6,5 pés de capacidade). Segundo os anúncios da época, o modelo Imperador atendia aos requisitos máximos de beleza, luxo, espaço e utilidade. Já o Conquistador era um autêntico prodígio de aproveitamento de espaço interior, com linhas externas do mais impecável bom gosto. Por último, o Príncipe foi projetado, nos mínimos detalhes, para atender as conveniências de especo nas residências e apartamentos modernos. 
1959 
Lançamento da primeira lavadora de roupas automática do país, a BRASTEMP SUPER LUXO. Seu principal diferencial em relação às concorrentes, e fator primordial na conquista da liderança de mercado, era o até então inédito sistema de lavagem por agitação e centrifugação. 
1960 
Lançamento, durante a primeira edição feira UD, do primeiro fogão da marca. 
Lançamento da linha Bossa Nova, composta por refrigeradores, entre eles, o BRASTEMP PRÍNCIPE, disponível em duas versões, Standard e Super Luxo. 
1964 
Lançamento da primeira geladeira de duas portas do mercado brasileiro. 
1965 
Lançamento da secadora de roupa. 
Lançamento de uma linha de refrigeradores com portas magnéticas. Ao invés de um trinco mecânico os refrigeradores da BRASTEMP passaram a ter uma gaxeta magnética na porta, fazendo com que ela fosse atraída pelo corpo metálico do refrigerador, proporcionando ao consumidor muito mais conforto e praticidade, pois o modelo anterior exigia esforço para abrir e fechar a porta. 
1969 
Lançamento do aquecedor de ambiente BRASTEMP, um produto totalmente diferente de seus produtos de linha branca. Diferentemente de seus concorrentes, o modelo possuía um duplo sistema de aquecimento. O aquecedor era movido a gás e estava disponível em duas combinações de cores diferentes. 
1974 
Lançamento, de forma pioneira, da forma de gelo Jetgel, composta por um material que não aderia as paredes do congelador ou as formações de gelo. Além disso, podiam ser empilhadas sem que uma grudasse na outra. Porém, a maior novidade era creditada a facilidade de se retirar os cubos de gelo da forma. Dispensando o uso de água, o consumidor só precisava dar uma leve torção nas extremidades da forma para que os cubos de gelo se soltassem. 
1977 
Lançamento da primeira máquina de lavar louças do mercado brasileiro. 
1978 
Lançamento do primeiro freezer vertical do mercado. 
1980 
Lançamento do primeiro fogão autolimpante do mercado brasileiro. 
1983 
Lançamento da tecnologia Frost-Free que impede a formação de gelo no interior dos refrigeradores. Além disso, a tecnologia resfria os alimentos mais rapidamente e de uma forma homogênea o que garantia uma melhor conservação dos mesmos. 
1984 
Lançamento de uma linha de refrigeradores com portas reversíveis. A linha era composta por sete produtos diferentes, disponíveis em sete cores. Ao trazer as portas reversíveis aos seus refrigeradores, a BRASTEMP proporcionou maior flexibilidade na construção das cozinhas, pois a simples escolha do lado de abertura da porta permitiu um melhor planejamento do ambiente e otimização do espaço. 
1987 
Lançamento do conceito de Twin System, produto que reunia refrigerador na parte de cima e freezer na parte de baixo. 
O sistema Frost-Free foi expandido para a linha de freezers da marca. 
2003 
Lançamento do frigobar com porta de vidro. 
Lançamento de uma linha de purificadores de água em esquema de comodato (através do pagamento de uma mensalidade). 
2004 
Lançamento da BRASTEMP YOU, primeira linha de eletrodomésticos customizáveis do mundo, composta inicialmente por refrigerador e cooktop. Atualmente, é possível fazer mais de 25 mil combinações. Também é possível incluir o nome do consumidor no eletrodoméstico, como a assinatura de uma obra de arte. 
2007 
Lançamento da BRASTEMP EGGO, mini-lavadora portátil que revolucionou o segmento com seu formato diferenciado, trazendo de forma inédita o ciclo O3 (ozônio) para higienizar as roupas. 
Lançamento do BRASTEMP Prêt-à-Porter, produto que, com um simples toque de um botão, tira cheiros e amassados das roupas, inaugurando uma nova categoria de eletrodomésticos. 
2008 
Lançamento da linha SPLIT ATIVE, que apresenta os primeiros modelos de ar-condicionado do mercado com adesivos decorativos. 
Lançamento da linha de refrigeradores VINTAGE com visual retro, transformando o eletrodoméstico em uma peça de design. Depois seriam lançados outros eletrodomésticos dessa linha, como por exemplo, fogões. Vale lembrar que essa linha teve início um ano antes com os frigobares. 
2009 
Lançamento da BRASTEMP PLA BABY, um mini-refrigerador, com capacidade de 80 litros, feito especialmente para acomodar leite, “papinhas”, sucos e frutas no quarto dos pequenos. Além dessa facilidade para o dia-a-dia, o produto dá um toque à decoração, oferecendo cinco diferentes e criativas placas removíveis com desenhos de bichinhos – assinadas pela designer Isabela Lotto – que podem ser trocadas conforme muda a decoração do quarto ou, simplesmente, para a diversão dos pequenos. 
Lançamento da linha BRASTEMP GOURMAND com eletrodomésticos voltados para os apaixonados por gastronomia. A linha era composta inicialmente por Wine Cooler (adega climatizada com capacidade para 40 garrafas), refrigerador (que possui compartimentos internos para diferentes alimentos como sobremesas e queijos finos) e fogão (que além de um diferenciado design, características que permitem preparar desde paellas e medalhões a sobremesas delicadas, com a mesma perfeição, possui quatro diferentes tipos de queimadores e também várias configurações de funcionamento do forno). 
Lançamento da BRASTEMP INVERSE, a geladeira invertida que tem freezer embaixo e geladeira em cima. 
Lançamento de uma linha de utensílios de cozinha (panelas, colheres de silicone, espátulas e formas), cuja venda inicialmente estava restrita ao site da BRASTEMP. 
2010 
Lançamento de uma linha de aspiradores, incluindo o primeiro modelo vertical do mercado brasileiro com o formato de vassoura (batizado de FLY). 
Lançamento da linha BRASTEMP ALL BLACK, composta por fogão, refrigerador, forno microondas, adega, coifa e lava & seca na cor preta. 
2011 
Lançamento do Split My Mood, um revolucionário condicionado de ar que propõe uma nova maneira de ambientar não só a temperatura da casa, mas os aromas e cores. Uma combinação irresistível de temperatura com as funções iluminação e odorização. São quatro modos de luzes e aromas para trazer diferentes sensações do dia-a-dia e criar um ambiente relaxante. 
2013 
Lançamento do ATIVE! SMART COOK, um fogão com conectividade, tecnologia em que a marca é pioneira no país. É o primeiro fogão que deixa o consumidor conectado até na hora de cozinhar, para que ele possa aproveitar seu tempo com o que mais gosta de fazer. É possível fazer download de diversas receitas direto para o fogão e ele envia notificações sobre as etapas de preparo para o smartphone. 
2014 
Lançamento do SIDE INVERSE, um refrigerador com conectividade. O produto possui uma central inteligente que ajuda o consumidor a gerenciar a compra, o armazenamento e o preparo dos alimentos. Por meio da função Smart Stock, por exemplo, o consumidor pode cadastrar e acompanhar os prazos de validade dos itens da geladeira e gerar uma lista de compras.


Comunicação marcante 
A BRASTEMP é um bom exemplo para entendermos como a propaganda manipula o real, criando conceitos e transformando o modo das pessoas perceberem uma marca. Tudo começou na década de 1960, quando a BRASTEMP, lutando por um lugar entre as grandes marcas de eletrodomésticos, decidiu investir em campanhas publicitárias. Além de uma presença maior na mídia eletrônica, inclusive com a utilização de figuras conhecidas do rádio e da televisão, começou a preparar campanhas para o reforço da marca. O objetivo era firmar a ligação entre o nome BRASTEMP e a ideia de “frio”, “refrigeração” e “refrigerador”, já que nesta época seu principal produto era geladeira. Assim, em 1963, foi criada a figura de um esquimó puxando um trenó. O personagem, sempre muito vivaz, vestindo roupas coloridas, apareceu em desenhos animados na televisão, falando em comerciais de rádio, ilustrando anúncios de revista e informativos internos da BRASTEMP. O personagem símbolo, com várias adaptações interessantes, sobreviveu por quase três décadas, sendo bastante imitado durante esse período. Mais recentemente, o esquimó voltou diretamente do passado para também fazer parte da linha RETRO, agora estampado no grafismo do painel.


Mas mesmo durante este período, a marca veiculou anúncios com atores famosos (de carne e osso), como o galã Antônio Fagundes, que estrelou uma propaganda em 1984, quando a marca completou 10 milhões de refrigeradores produzidos; a atriz Bruna Lombardi, que se tornou garota-propaganda da BRASTEMP em 1986; além de nomes como Walmor Chagas, Paulo Goulart, Beth Goulart, Jô Soares, Luíza Burnet e Humberto Martins. Em 1991, a campanha criada pela agência de publicidade Talent marcou época. A estratégia da campanha criada foi inovadora. Em vez de dizer ao consumidor “compre o produto por causa de suas qualidades técnicas”, como era feito até então, a campanha da BRASTEMP dizia simplesmente: “compre porque essa marca é a melhor de todas”, assim mesmo, sem dar qualquer justificativa para isso. Para reforçar ainda mais esse conceito de “preferência sem justificativa”, a Talent fazia propagandas com homens sentados em uma poltrona dizendo basicamente “eu comprei uma geladeira, mas ela não é assim uma Brastemp”.


Inicialmente divulgados em revistas e na televisão pela dupla de atores Arthur Kohl e Wandi Doratiotto, o slogan “Brastemp não tem comparação” e principalmente a frase “Não é assim uma Brastemp” viraram expressões de uso nacional (a frase é até hoje lembrada pelos brasileiros na hora de falar sobre algo que não é tão bom), transformando a marca em sinônimo de qualidade. A última fase da campanha foi veiculada em 2003 com magnífica interpretação da trinca formada por Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres e Andrea Beltrão. O objetivo principal da campanha era apresentar os produtos que não tinham comparação no mercado. A tática funcionou muito bem por mais de dez anos. As vendas dispararam e a marca tornou-se sinônimo de qualidade, mesmo sem a propaganda dar qualquer justificativa técnica para isso. Para assistir aos memoráveis comerciais clique no ícone abaixo. 

   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Depois de anos utilizando em seu logotipo o tradicional esquimó, a marca adotou uma identidade mais limpa e simples na cor azul. Há alguns anos atrás a imagem visual da marca BRASTEMP passou por uma radical modernização, que apesar de manter a mesma tipografia de letra adotou um fundo laranja.


Os slogans 
Inspiração muda tudo. (2010) 
Seja autêntico. (2005) 
Não tem comparação. (1991) 
Tecnologia com carinho. 
Um profundo respeito pela qualidade. 
É para sempre. 
Um orgulho para sempre. 
O que há de melhor. (1971)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1954 
● Criador: Hugo Miguel Etchenique 
● Sede mundial: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Whirlpool S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: João Carlos Brega 
● Faturamento: R$ 4.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Eletrodomésticos 
● Principais produtos: Refrigeradores, máquinas de lavar, fogões, fornos e microondas 
● Concorrentes diretos: Electrolux, Bosch, Samsung, LG, Midea e Esmaltec 
● Ícones: O esquimó 
● Slogan: Inspiração muda tudo. 
● Website: www.brastemp.com.br 

A marca no Brasil 
Hoje em dia, a marca BRASTEMP tem seus produtos vendidos em todo território nacional oferecendo uma completa gama dos produtos da chamada linha branca (refrigeradores e freezers, fogões, fornos elétricos, lavadoras de roupa, secadoras, lava-louças, fornos microondas), além de frigobares, aspiradores de pó, adegas, coifas, condicionadores e depuradores de ar e uma pequena linha de utensílios domésticos (formas, panelas, batedores, colher de silicone, espátula, entre outros). A BRASTEMP oferece, ainda, um serviço de purificação de água, que pode ser adquirido por meio de assinatura mensal. 

Você sabia? 
Atualmente, mais de 40% dos produtos da marca à venda não são brancos. 
Poucas marcas de eletrodomésticos no mundo estão entre as 4 mais lembradas e preferidas, e a BRASTEMP é uma delas. Comparada a grandes ícones mundiais de consumo, a BRASTEMP reafirma, ano após ano, a sua posição entre as marcas mais lembradas do país na pesquisa Top of Mind, realizada pelo jornal Folha de São Paulo. É a número um entre consumidores de classe AB e a primeira entre as marcas nacionais. Inovadora e pioneira desde sua criação, a marca conquistou os lares brasileiros, o coração e cabeça dos consumidores. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/2/2015

11 comentários:

Lara disse...

Olá. Trabalho no mkt da brastemp e achei muito interessante esse post, está super completo e atualizado. Parabens!
Gostaria de saber como você tem todo esse acervo de informações e até pedir para que a gente analise-o pra ver se essas informações são verídicas. Também quero dizer que a logomarca que está no blog está desatualizada, a atual não tem a assinatura 'seja autêntico'.
Qualquer coisa pode entrar em contato. Att, Lara.

Juxy disse...

Olá!! Trabalho na Whirlpool e gostei muito de ver essa matéria sobre a Brastemp.

Parabéns!!

evandro disse...

Estava pesquisando para um trabalho de publicidade e propaganda sobre a Brastemp. e seu blog foi o mais relevante em assunto.

Parabens!

evandro disse...

esvata procurando informações sobre a Brastemp para um trabalho, e o seu foi mais relevante em assunto.

Parabens

Anônimo disse...

Adorei esse antigamente brastemp. Eu amo muito brastemp não tem comparação.
Antigamente é simplesmente que não tinha tecnologia. Agora lançamentos tecnologias varias do eletrodomésticos brastemp nao é assim... seja autentico...

Anônimo disse...

sou apaixonada pela marca e procuro saber o máximo sobre ela.amei a matéria.

Anônimo disse...

SIM.OTIMO TRABALHO, MAS DEVEMOS PRIORIZAR,QUALIFICACAO DE QUALIDADES.DO PRODUTO DURABILIDADES , Q. NAO TEMOS MAIS,AI TERAS AINDA MAIS MERCADO, DO PRODUTO OK............

Anônimo disse...

Olá, bem bacana seu post, meus parabéns, linha tempo fantástica !

Anônimo disse...

Um belo e interessante hístórico. Mas falta detalhes como o ano em que cada modelo de lavadora foi lançado.

Diego disse...

Orgulho de trabalhar nessa empresa.

Vera Mendes disse...

Curiosidade....qual é, aproximadamente, o valor de uma ideia como a do slogan da Brastemp??