14.6.06

MITSUBISHI

Os veículos MITSUBISHI você vê nas ruas, nas estradas e, principalmente, fora delas. Emoção, velocidade, adrenalina. Para os proprietários de um automóvel MITSUBISHI a vida é uma grande aventura. “Carros que inspiram” é a filosofia utilizada pela marca japonesa para produzir seus veículos, que se baseiam em paixão, desempenho e perfeição, independente do terreno onde rodam.

A história
A história da montadora japonesa tem suas origens em 1870 quando o jovem Yatora Iwasaky, filho de uma família de samurais, trocou sua aldeia natal pela cidade de Osaka, onde se tornou um perspicaz negociante de arroz. Não demorou muito para o jovem empreendedor mudar de rumo, ingressando no segmento de transporte naval ao fundar uma pequena empresa de navegação com três velhos barcos a vapor, que exploravam rotas comerciais entre a China e a Rússia. A empresa se chamava Mitsukawa, do japonês “três rios”. Os três barcos passaram rapidamente a 30, tornando-se a maior companhia marítima do Japão. Em 1886 a empresa adotou oficialmente o nome MITSUBISHI. Ao longo dos próximos anos a empresa ampliou suas atividades, atuando também na construção naval, na exploração mineira, no setor financeiro e na indústria pesada. A empresa começou a produzir automóveis somente em 1917 com o lançamento do MITSUBISHI MODEL A. Este modelo tinha como característica uma carroçaria totalmente feita a partir de madeira de cedo branco. Deste modelo foram produzidos apenas 22 unidades em virtude do preço elevado de fabricação.


Nas próximas duas décadas a empresa se consolidou no mercado através de inovações como o protótipo de seu primeiro caminhão em 1918; o primeiro motor a diesel do país; o primeiro ônibus de tamanho grande, introduzido em 1932; o primeiro veículo japonês com tração nas quatro rodas, lançado em 1934; o PX33, primeiro automóvel japonês com tração integral, produzido em 1937 em colaboração com o governo japonês para fins militares; e o primeiro caminhão equipado com motor diesel. Com o fim da Segunda Guerra Mundial as grandes indústrias japonesas foram desmanteladas pelas forças aliadas e a MITSUBISHI foi dividida em três indústrias regionais, que estavam envolvidas com o desenvolvimento de veículos motores. Mesmo assim, em 1946, inovou ao apresentar um ônibus que poderia utilizar formas alternativas de combustíveis, introduzindo no ano seguinte o ônibus elétrico. Ainda nessa época a empresa apresentou outras inovações como o primeiro caminhão equipado com sistema de suspensão à ar e até uma scooter.


No começo da década de 60, com a economia japonesa crescendo em um ritmo acelerado, a produção de veículos comerciais ganhou atenção especial, culminando com a introdução do Mitsubishi 500, um veículo compacto para quatro passageiros que vinha de encontro às necessidades do mercado japonês. Foi a partir desta época que vários modelos de sucesso foram lançados no mercado como o MINICA, um carro compacto para quatro passageiros; o COLT, um automóvel de passeio muito confortável, além do famoso modelo GALANT, que na década seguinte saboreou o começo do sucesso internacional da montadora japonesa, demonstrando a qualidade e alta performance de seus veículos. Nesta década a MITSUBISHI expandiu fortemente suas atividades pelo mundo, iniciando um sólido processo de globalização.


Na década de 70 surgiu enfim a MITSUBISHI MOTORS, fundada oficialmente no dia 22 de abril de 1970 e com operação independente do grupo Mitsubishi Heavy Industries. No ano seguinte, um acordo com a montadora americana Chrysler, possibilitou a venda dos modelos Galant e Colt, introduzidos nos Estados Unidos como Dodge Colts, fato que elevou a produção anual da MITSUBISHI para 250 mil veículos. Em 1974, um acordo com uma empresa inglesa, possibilitou o início da distribuição de seus veículos no Reino Unido, começando assim uma enorme expansão no continente europeu, inaugurando em 1977 uma série de concessionárias, que possibilitaram a venda direta de seus veículos. No final da década, pela primeira vez em sua história, a produção anual de veículos rompeu a barreira de 1 milhão de unidades.


Na década de 80 a montadora japonesa ingressou oficialmente no mercado norte-americano com a instalação de uma subsidiária, apresentando aos consumidores, pela primeira vez, a marca MITSUBISHI. Em 1982, três modelos da marca (o sedã TREDIA, o CORDIA e o cupê STRARION) eram vendidos nos Estados Unidos através de uma rede de 70 concessionárias espalhadas por 22 estados. Foi também nesta década que surgiu o modelo de maior sucesso de vendas na história da montadora: o veículo utilitário esportivo PAJERO. No final dos anos 80 a montadora decidiu investir pesado no mercado americano, veiculando seus primeiros comerciais na televisão e elevando para 340 unidades sua rede de concessionárias. Com esta estratégia a MITSUBISHI atingiu a marca de 1.5 milhões de automóveis produzidos anualmente.


A partir da década de 90 entrou em cena o brilho dos modelos PAJERO no tradicional rali Dakar, e seu sucesso nas ruas de todo o mundo. Outro fator de sucesso para a montadora foi o desenvolvimento, em 1995, do motor com injeção direta de gasolina. Com o sucesso do modelo PAJERO, a montadora resolveu investir pesado no segmento de veículos utilitários esportivos, se tornando uma das melhores e mais respeitadas marca neste segmento. Recentemente, a MITSUBISHI introduziu no mercado seu primeiro carro elétrico, em resposta ao apelo do mercado e de seus consumidores para reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera.


A linha do tempo
1961
Lançamento do MITSUBISHI MINICA, sendo o primeiro carro compacto da montadora. Hoje o tradicional modelo já está em sua oitava geração.
1962
Lançamento do MITSUBISHI COLT, um automóvel compacto equipado com motor de 600cc que faria enorme sucesso durante décadas.
1966
Lançamento da MITSUBISHI MINICAB, caminhonete de pequeno porte com tração nas quatro rodas.
1968
Lançamento da MITSUBISHI SPACE GEAR, uma caminhonete utilitária especificamente desenvolvida para trabalhos pesados.
1969
Lançamento do MITSUBISHI GALANT, um modelo de porte médio-grande, que se transformaria no primeiro sucesso internacional da empresa.
1973
Lançamento do MITSUBISHI LANCER, um sedã de porte médio. O modelo foi lançado em doze versões diferentes, desde o básico 1200cc até o poderoso GSR de 1600cc. Havia três estilos de carroçaria o cupê de duas portas, o Sedã de quatro e o Station Wagon de 5 portas.
1979
Lançamento da MITSUBISHI L-200 (conhecida em alguns países como TRITON), uma das caminhonetes de cabine dupla de maior sucesso no mundo. O modelo está em sua quarta geração.
1982
Lançamento do MITSUBISHI PAJERO (conhecido como SHOGUN no Reino Unido ou MONTERO em países como Espanha, Índia e Estados Unidos), veículo utilitário esportivo (conhecido em inglês pela sigla SUV) de maior sucesso da montadora. O novo automóvel era uma mistura de van com um jipe 4x4. Inicialmente só estava disponível o modelo de três portas com várias motorizações (2.000 litros, 2.300 litros a diesel e um turbo diesel também 2.300 litros). Pouco depois esse modelo conquistou muitos prêmios ao redor do mundo, tornando-se um grande sucesso de vendas. Em fevereiro de 1983 a montadora lançou a versão longa, de 5 portas. Este modelo longo aumento para sete lugares, com a adição de uma terceira fila, com bancos que podiam ser dobrados para os lados, ou também podiam ser combinados com os bancos da segunda fila para formar uma cama. A quarta geração do modelo foi apresentada no salão de Paris em 30 de setembro de 2006.
1989
Lançamento do esportivo MITSUBISHI ECLIPSE em parceria com a montadora americana Chrysler, que se tornou um dos ícones de esportividade/preço baixo, principalmente nos Estados Unidos. Em 2005 foi lançada a quarta geração do modelo.
1990
Lançamento do MITSUBISHI DIAMOND, um sedã de porte médio. Sua produção foi encerrada em 2004.
1992
Lançamento do MITSUBISHI LANCER EVOLUTION, um dos veículos de maior sucesso da montadora. O modelo que surgiu nas pistas de competição do Campeonato Mundial de Rali (WRC), se popularizou e ganhou as ruas no ano seguinte. Em 2001, já com uma imagem já consolidada, foi lançado o LANCER VII com motor de 280 cv, mudanças visuais, nas suspensões e no controle de tração. Este carro chegou a ser usado no segundo e terceiro filmes da saga “The Fast And the Furious” (Velozes e Furiosos). Atualmente o modelo já está em sua décima geração.
1994
Lançamento da MITSUBISHI PAJERO MINI, versão mais compacta do famoso utilitário esportivo.
1996
Lançamento da MITSUBISHI PAJERO SPORT, versão mais esportiva do modelo original. Atualmente o modelo não está mais disponível nos mercados americano e japonês, onde foi substituída pelo ENDEAVOR, mas permanece sendo vendido na Europa, Austrália, México, América do Sul, e China.
1998
Lançamento da MITSUBISHI PAJERO PININ (no Brasil chamado de TR4), nas versões três e cinco portas. A palavra “Pinin” é derivada do italiano “Para mim”.
2001
Lançamento, no Japão, do MITSUBISHI AIRTREK (atualmente conhecido como OUTLANDER), um veículo utilitário esportivo voltado para o segmento de luxo.
Lançamento do MITSUBISHI ek WAGON, uma van compacta com porta deslizante na lateral.
2003
Lançamento da MITSUBISHI GRANDIS, uma mini-van de sete lugares.
2006
Lançamento da MITSUBISHI RAIDER, caminhonete de porte médio.
Lançamento do MITSUBISHI i, mini-carro especificamente desenvolvido para as grandes metrópoles, onde a falta de espaço é um problema constante.
2007
Lançamento da MITSUBISHI DELICA D:5, uma minivan de porte médio. Capaz de transportar oito pessoas com espaço de sobra.
2010
Lançamento da MITSUBISHI ASX, uma moderna crossover compacta com estilo urbano. Em alguns mercados o modelo é conhecido como RVR ou OUTLANDER SPORT.
Lançamento da MITSUBISHI i-MiEV, primeiro carro elétrico da montadora japonesa. Equipado com um motor magnético permanente este carro consegue gerar uma boa capacidade de arranque para aumentar a velocidade atingindo 130 Km/h de máxima. O modelo demora aproximadamente sete horas até carregar totalmente as baterias de lítio se for ligado a uma tomada normal de 220V. Se for carregado em um posto em modo de carga rápida o tempo diminui para aproximadamente trinta minutos. A autonomia anunciada com apenas uma carga de bateria é de mais de 100 quilômetros.


As competições
A relação da montadora com as competições esportivas começou em 1962, quando participou com um MITSUBISHI 500 no Grande Prêmio de Macau, uma corrida realizada nas ruas, tendo como principal objetivo promover a venda do primeiro carro de passageiros do período pós-guerra. Desde então, a MITSUBISHI MOTOR SPORTS, braço esportivo da montadora japonesa, centralizou as suas atividades esportivas nas competições de ralis, e tem sido uma força dominante na categoria. A primeira participação no tradicional rali Paris-Dakar aconteceu em 1983 com a nova PAJERO.


A equipe MITSUBISHI MOTOR SPORTS, depois de muita poeira, buracos, solavancos, trilhas fechadas, pedras, rios e alta velocidade, escreveu uma nova página nos livros da história das competições de ralis, ao conquistar a sétima vitória consecutiva no Rali Dakar 2007. Ainda mais surpreendente é o recorde de 12 vitórias da equipe nos 25 anos do Rali Dakar – a mais dura e famosa prova do mundo. A participação da MITSUBISHI neste tipo de competição é considerada vital, pois a montadora utiliza toda a sua experiência e conhecimento das participações na competição para melhorar constantemente os seus automóveis.


O logotipo
O tradicional logotipo da MITSUBISHI foi criado em 1914 e é uma combinação dos brasões da fama de Yataro e do clã Tosa, do qual o fundador da empresa era servidor. O logotipo, conhecido como “Three Diamonds” (Três Diamantes), começou a ser utilizado oficialmente somente em 1917. Formado por um diamante de três pontas simbolizava a resistência e a preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: “Mitsu” (três em japonês); e “Bishi” (diamante). O logotipo atual da marca foi criado em 1985.


Os slogans
Drive@earth.
(2008)
Pursuing the Origins of Car Engineering. (2005, Japão)
Drive Alive. (2004)
Engineered to Excite. (2003)

Changes for the Better.
(2002)
Heart-Beat Motors. (2000)
Wake up and drive. (1999)
Built for living. (1996)
4X4 é MITSUBISHI. (Brasil)
Mitsubishi Pajero Full. The car. The legend. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem:
Japão
● Fundação: 22 de abril de 1970
● Fundador:
Yatora Iwasaky
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Mitsubishi Motors Corporation
● Capital aberto: Sim (1988)
● Chairman:
Takashi Nishioka
● Presidente: Osamu Masuko
● Faturamento: US$ 22.8 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 194.6 milhões (2010)
● Valor de mercado: €6 bilhões (junho/2011)
● Fábricas: 24
● Vendas globais: 1.105.000 unidades (2010)
● Presença global: + 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 30.700
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis e caminhões
● Ícones: O modelo Pajero e o tradicional logotipo “Three Diamonds”
● Slogan:
Drive@earth.
● Website: www.mitsubishi-motors.com

A marca no Brasil
Tudo começou em 1991, quando as primeiras unidades da caminhonete L200 desembarcaram no país. Essas picapes não eram as mesmas saídas do Japão. Estavam elevadas do solo, equipadas com largas rodas cromadas, a imponência ressaltada pela adição de faixas laterais e pelo interior bem cuidado onde se incluía, além da sonorização, um distinto, caro e jamais imaginado revestimento de couro. As caminhonetes, até então veículos de trabalho, foram convertidas em objetos de desejo para clientes em busca de diferenciação. Mas a história da MITSUBISHI começou a mudar exatamente no dia 15 de julho de 1998, quando saiu da linha de montagem da fábrica instalada em Catalão (Goiás) a primeira MITSUBISHI L200, branca, com a morfologia típica do Brasil: cabine dupla, motor a diesel, tração nas 4 rodas.


Hoje são produzidos em Catalão de 90 a 100 unidades/dia dos modelos L200 Triton, L200 Outdoor, Pajero TR4 Flex e Pajero Sport, além dos veículos da linha Competition. O sucesso foi tamanho que, já em 2007, a vitoriosa marca de 100 mil veículos produzidos foi alcançada. Em 2006 a montadora lançou o primeiro utilitário esportivo 4x4 com motor Flex Fuel (rodando em uma combinação de gasolina, álcool ou ambos): MITSUBISHI TR4. A MITSUBISHI oferece apoio a seus clientes através de sua rede autorizada de revendas, mais de 150 unidades, presente em todo o território nacional.


A marca no mundo
Atualmente a MITSUBISHI, quinta maior montadora do Japão, oferece aos consumidores mais de 20 modelos diferentes de automóveis, além de caminhões e ônibus, que são produzidos em mais 24 fábricas instaladas em países como Brasil, Estados Unidos, Holanda, Filipinas, Tailândia e Japão. A empresa comercializa seus automóveis em mais de 160 países ao redor do mundo, possuindo ainda seis modernos centros de Pesquisa e Desenvolvimento, quatro no Japão, um na Alemanha e um nos Estados Unidos. Em 2010 a MITSUBISHI vendeu mais de 1.1 milhões de automóveis no mundo todo, alcançando faturamento de US$ 22.8 bilhões.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 3/6/2011

3 comentários:

Anônimo disse...

gostariade ver a fabrica da mitsubishi em kawasaki

Anônimo disse...

Como conseguiria este logo em alta resoluçao? Obrigado luizrampazzo@hotmail.com

flavio disse...

Pretendo fazer meu Galant-98/2.0 -4cilindros-manual,rodar com multi- combustivel ou seja gasolina e alcool,isso é possivel? Tenho obtido informações que essa manobra é impossivel, isso é verdade? E se for,por que isso acontece?
Muito grato pela resposta
ABS
Flávio.