25.7.06

MARRIOTT

Para você que viaja, seja lá por qual motivo, turismo ou trabalho, o grupo MARRIOTT oferece uma seleção completa de hotéis e, certamente, um deles satisfará suas necessidades pessoais. Você encontrará hotéis luxuosos com total atendimento, resorts, hotéis somente com suítes e acomodações com preços moderados. Há sempre um MARRIOTT adequado para você. Não deixe de explorar todas as possibilidades de hotéis que a marca mais conhecida do mundo neste segmento tem a oferecer. O serviço, a qualidade, o ambiente, a experiência, tudo começa em algum hotel MARRIOTT espalhado pelo mundo. Afinal, nos últimos 70 anos o MARRIOTT vem recebendo seus hóspedes com conforto e experiências inesquecíveis, nos melhores lugares do planeta.

A história
Tudo começou no dia 15 de maio de 1927 quando o empreendedor e missionário mórmon John Willard Marriott, então com 26 anos, e sua mulher Alice, abriram um pequeno estande, chamado The Hot Shoppe, que inicialmente servia somente cerveja escura, refrescos e alguns petiscos, no forte e escaldante verão da cidade de Washington. Em 932 o espaço cresceu e ganhou pratos da cozinha mexicana, se tornando um restaurante, e mais tarde uma rede de estabelecimentos. Porém, foi somente em 1957, que John Willard ingressou no ramo da hotelaria, inaugurando o hotel Twin Bridges Marriott Motor Hotel (demolido em 1990) na cidade de Arlington, estado americano da Virginia, com capacidade de 365 quartos, que oferecia muitas amenidades como piscina ao ar livre. Nos anos seguintes outros hotéis foram abertos e a empresa crescia em ritmo forte. Somente em 1967, a empresa passou a se chamar MARRIOTT CORPORATION, administrando na época hotéis e restaurantes. Dois anos mais tarde, a rede inaugurou seu primeiro hotel internacional na cidade de Acapulco no México.


Na década de 70, com o segmento de hotéis cassinos em alta, a empresa resolveu concentrar seus esforços somente nessa categoria, especialmente para viagens à negócios. Devido a essa nova orientação, vários hotéis foram construídos em cidades como Boston, Nova York e Anaheim, contendo sala de eventos (meeting room) e serviços de banquetes. Com o crescimento dos passageiros de avião, o grupo MARRIOT começou a construir seus hotéis próximos a aeroportos com a intenção de absorver o enorme número de pessoas que desembaraçavam e embarcavam constantemente. Em 1973 a empresa conquistou seu primeiro contrato de gerenciamento de hotel, ingressando em um novo segmento. O primeiro hotel da rede na Europa foi aberto em 1975 na cidade holandesa de Amsterdã; seguido pelo de Riad na Arábia Saudita, o primeiro na região do Oriente Médio, em 1980. No ano seguinte, a MARRIOTT inaugurou seu centésimo hotel no ensolarado estado do Havaí.


Quando John Marriott faleceu, em 13 de agosto de 1985, sua empresa operava mais de 1.400 restaurantes e 143 hotéis, além de dois parques de diversão. A partir de 1987, a empresa deu início a uma onda de aquisições de outras redes de hotéis como a compra de 96 unidades da Residence Inn (hotel que combina um ambiente residencial com todo conforto e qualidade), fundada no ano de 1975, na cidade de Wichita, estado do Kansas, por Jack DeBoer. Em 1989 a empresa vendeu sua divisão de restaurantes e comidas, focando seus esforços somente na área de hotelaria.


Em 1995, a empresa ingressou no segmento de hotéis de luxo ao comprar a tradicional rede Ritz Carlton Hotel. Outra grande aquisição aconteceu dois anos depois com a compra por US$ 916 milhões do grupo Renaissance, proprietário das redes Ramada (vendida pela MARRIOTT em 2005) e Renaissance. No final da década, a empresa adquiriu a rede ExecuStay, aumentando ainda mais seu portfólio de marcas. Além disso, em 1999, inaugurou seus primeiro hotéis na China e na Índia. O novo século começou com a inauguração do hotel de número 2.000 na cidade de Tampa, estado da Flórida. Em 2002, a empresa crescia num ritmo alucinante: o Towne Palace Suites atingia a marca de 100 unidades, o Residence Inn atingia 400 unidades abertas, o Fairfield Inn inaugurou seu hotel de número 500 na cidade de Rogers, estado do Arkansas e o grupo atingiu a marca de 2.500 hotéis com a inauguração do JW Marriott Desert Ridge Resort & Spa, uma rede de hotéis de luxo, na cidade de Phoenix, estado do Arizona. Nos anos seguintes o crescimento dos hotéis MARRIOTT continuou acelerado, adicionando a rede quase mil novas unidades em diversos países do mundo. Ao longo de todos esses anos a rede MARRIOTT foi pioneira na indústria a oferecer controle remoto da TV, mesa de trabalho e Internet de lata velocidade como itens padrão em seus quartos.


A linha do tempo
1983
Lançamento do MARRIOTT HONORED GUEST, programa de recompensa para hóspedes regulares. Atualmente o programa, conhecido como MARRIOTT REWARDS, nome adotado em 1997, conta com mais de 33 milhões de membros no mundo inteiro.
Inauguração do primeiro COURTYARD by MARRIOTT, um pequeno hotel de 150 quartos com preço moderado e voltado para estadias de trabalho na cidade de Atlanta, estado da Geórgia. Somente em 1997 a rede iniciou seu processo de expansão internacional. Seus quartos contam com ampla e inteligente área de trabalho equipada com mesa e acesso rápido a Internet grátis. Atualmente essa rede conta com mais de 900 unidades em 36 países, tendo nos Estados Unidos seu principal mercado.


1984
Inauguração em fevereiro da primeira unidade do JW MARRIOTT, bandeira de hotéis de luxo do grupo MARRIOTT, localizada em plena Avenida Pensilvânia em Washington. Era mais que um hotel, Era um refúgio. Locais espetaculares. Gastronomia. Serviço de classe internacional. E tudo isso envolvido em uma atmosfera elegante, embora descontraída e aconchegante, que convida o hóspede a fugir do mundo. A primeira unidade internacional da rede foi inaugurada em 1989 em Hong Kong. Atualmente existem 52 unidades espalhadas por mais de 20 países.


Ingressa no segmento time-share (cotas de participação nos principais destinos do mundo, além da atraente opção de passar as férias em locais de indescritível beleza), com o lançamento do MARRIOTT VACATION CLUB INTERNATIONAL. A primeira unidade estava localizada em Hilton Head Island, estado da Carolina do Sul. Atualmente, mais de 410 mil membros podem escolher entre 53 destinos diferentes localizados em lugares fantásticos e paradisíacos como Orlando, Bahamas, Vail, entre outros.


1987
Inauguração, na cidade de Atlanta, do FAIRFIELD INN by MARRIOTT, ingressando na categoria de hotéis econômicos. A rede é direcionada para clientes que precisam apenas de um simples lugar para dormir. Atualmente conta com mais de 660 hotéis localizados nos Estados Unidos, Canadá e México.


Inauguração na cidade de Atlanta em março, do MARRIOTT SUITES, hotel na categoria de luxo para estadias longas, planejado para cidades médias e instalado em subúrbios.
1996
Inauguração do FAIRFIELD SUITES by MARRIOTT, ingressando no segmento de suítes com preços mais econômicos.
Lançamento de sua página na Internet, onde os hóspedes podiam fazer reservas on-line.
Em setembro, todas as suas unidades nos Estados Unidos e Canadá passam a oferecer somente quartos “Não Fumantes”.
1997
Inauguração do MARRIOTT EXECUTIVE RESIDENCES, desenvolvido para pessoas que os negócios afastam de casa durante um mês ou mais. Pensado, inicialmente para um público europeu, a primeira unidade foi inaugurada em Budapeste na Hungria. Todas as unidades oferecem um ambiente de lar com todas as vantagens de um hotel, com alguns toques adicionais que fazem a grande diferença. Móveis cheios de estilo, cozinhas gastronômicas, centros de lazer completos para relaxar, além de áreas de trabalho exclusivas que proporcionam concentração e privacidade. Chamada atualmente de MARRIOTT EXECUTIVE APARTMENTS, a rede possui 23 unidades presentes em 14 das maiores cidades do mundo.


Inauguração, em 23 de fevereiro na cidade de Newport News no estado da Virginia, do TOWNE PLACE SUITES by MARRIOTT, que oferecia muito mais uma comunidade residencial do que um hotel. Foi projetado para pessoas em viagem por semanas ou meses. Com um ambiente residencial, serviços úteis e comodidades, seus quartos possuem visual simples e são equipados com cozinha, área de trabalho e sala de estar. Atualmente conta com mais de 194 hotéis localizados em 41 estados americanos.


1998
Todos os hotéis Fairfield Suites by Marriott foram transformados em SPRING HILL SUITES by MARRIOTT, nova marca da empresa de hotéis e suítes com preços médios. As suítes com áreas separadas para dormir, relaxar e trabalhar, possuem até 25% mais espaço do que outros quartos de hotéis com preços equivalentes. Além disso, as unidades da rede oferecem um farto café da manhã, piscina, academia de ginástica e acesso rápido a Internet. Hoje em dia a rede possui 273 hotéis nos Estados Unidos e uma unidade no Canadá.


1999
Aquisição da ExecuStay, empresa de administração de flats e apartamentos mobiliados. Atualmente a rede disponibiliza mais de 740 apartamentos em 325 grandes cidades americanas.
2005
O MARRIOTT HOTELS & RESORTS introduz seu novo designer de quartos, chamado Dubbed mSpot, com ambiente limpo, agradável e cheio de equipamentos tecnológicos, visando atingir um público mais jovem e antenado.
2007
Todos os restaurantes dos hotéis MARRIOTT deixam de utilizar óleos hidrogenados como ingrediente de suas refeições.
2010
Lançamento do MARRIOTT AUTOGRAPH COLLECTION, a mais nova bandeira da rede, que engloba em seu portfólio hotéis e resorts de luxo, independentes e com personalidades distintas espalhados por todo o mundo. Os sete hotéis primeiros hotéis estão localizados nos Estados Unidos e fazem parte da The Kessler Collection. Hoje em dia a rede oferece 18 pitorescos e fantásticos hotéis.


O grupo MARRIOTT ainda é proprietário das redes:
RESIDENCE INN by MARRIOTT: ao hospedar-se por uma noite, uma semana ou um mês o viajante irá entender como esse essa rede combina um ambiente residencial com todos os confortos e a qualidade que ele espera da marca MARRIOTT. As espaçosas suítes com acesso de alta velocidade gratuito à Internet e cozinhas equipadas completas permitem que o hóspede relaxe e seja ele mesmo, enquanto os cordiais funcionários, encontros sociais noturnos e churrascos semanais farão o sentir em casa. A rede possui 615 hotéis localizados nos Estados Unidos, Canadá e Costa Rica.
MARRIOTT CONFERENCE CENTERS (Centros de Conferência Marriott): hotéis especificamente desenvolvidos para conferências e eventos corporativos. Com locais convenientemente próximos dos principais aeroportos em grandes cidades, a rede oferece serviços de hotel adaptados às necessidades de negócios e instalações projetadas para atender aos mais altos requisitos técnicos atuais, como os centros de conferência que proporcionam a realização de eventos mais bem-sucedidos e produtivos possíveis. Atualmente existem 13 Centros de Conferência Marriott espalhados pelos Estados Unidos.


Os spas
Conhecidos como “zonas de tranqüilidade”, os QUAN SPAS convidam os hóspedes a uma jornada de relaxamento que passa pelos cinco sentidos. Eles foram desenhados para ser um local de rejuvenescimento, buscando atingir isto por meio da combinação de elementos de design interior, iluminação, sons e formatos arquitetônicos. O conceito do QUAN SPA foi introduzido pela primeira vez em 2004, no Sanya Marriott Resort & Spa, localizado na China. Desde então, o portfólio cresceu e soma 14 spas localizados em hotéis como o Renaissance Koh Samui Resort & Spa, JW Marriott Hotel Mumbai, JW Marriott Hotel Medan, Ningbo Marriott Hotel, Renaissance Shanghai Yuyuan Hotel, Beijing Marriott City Wall Hotel, JW Marriott Hotel Beijing e Hong Kong SkyCity Marriott Hotel. Com spas urbanos e em resorts, cada um é adaptado ao local e região, adotando as práticas de cura e cultura locais, enquanto segue a base da filosofia Quan, a qual afirma que a água está no centro das experiências saudáveis. “Quan” significa “fonte de água pura” e é derivado dos caracteres chineses para branco (Bai) e água (Shui). Todos os elementos dos spas foram desenhados em torno da água, uma vez que ela remete a energia, prosperidade, integridade e todas as coisas puras. A MARRIOTT INTERNATIONAL planeja a abertura de novos QUAN SPAS na região da Ásia-Pacífico até o final de 2011.


Os slogans
Spirit to Serve. (Marriott)
The Perfect Place. (Marriott)
You can expect more. (Marriott, 1998)
Your home away from home. (Residence Inn by Marriott)
É o jeito de ser Marriott. (Brasil)



Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
15 de maio de 1927
● Fundador:
J. Willard Marriott e Alice S. Marriott
● Sede mundial: Bethesda, Maryland
● Proprietário da marca:
Marriott International, Inc.
● Capital aberto: Sim (1968)
● Chairman & CEO: J.W. "Bill" Marriott, Jr.
● Presidente: Arne M. Sorenson
● Faturamento: US$ 11.7 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 458 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 12.8 bilhões (junho/2011)
● Hotéis: 3.600
● Presença global:
71 países
● Presença no Brasil: Sim (4 hotéis)
● Funcionários: 129.000
● Segmento: Hotelaria
● Principais produtos: Hotéis e resorts
● Principais concorrentes: Accor, Hilton Worldwide, Starwood Hotels e InterContinental Hotels
● Slogan: Spirit to Serve.
● Website: www.marriott.com

A marca no mundo
A rede de hotéis MARRIOTT conta com mais de 3.600 unidades espalhadas em diversas localidades do mundo, abrangendo 71 países, empregando mais de 129 mil funcionários, detendo aproximadamente 8% do mercado na América do Norte e disponibilizando mais de 618 mil quartos. O grupo MARRIOTT engloba 15 marcas de hotéis diferentes: 555 Marriott Hotels & Resort em mais de 60 países, 52 JW Marriott Hotel & Resort, 900 Courtyard by Marriott (grande maioria localizada nos Estados Unidos), 615 Residence Inn, 660 Fairfield Inn, 13 Marriott Conference Centers, 194 Towne Place Suites (somente nos Estados Unidos), 274 SpringHill Suites (apenas uma unidade localizada fora dos Estados Unidos) 23 Marriott Executive Apartments e 53 resorts Marriott Vacation Club ao redor do mundo. A empresa ainda é proprietária de 75 Ritz-Carlton, mais de 150 Renaissance Hotel & Resorts em 34 países, vários Flats completamente mobiliados localizados em 325 grandes cidades americanas administrados sob a bandeira da marca Marriott ExecuStay, além de gerenciar dois hotéis (Milão e Bali) sob a luxuosa grife Bulgari e 59 campos e complexos de golfe em 43 lugares localizados em 12 países.

Você sabia?
No dia 8 de janeiro de 2007 a página oficial da Internet registrou o recorde de 55.109 reservas on-line em um único dia.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 8/6/2011

4 comentários:

costa rica disse...

Hello I want to congratulate to you. This site is fantastic, looks like entertained and very good to me it elaborated. I invite them to that they explore a little on my site of the Web
Our real estate listing includes great opportunities on Costa Rica Central Valley’s provinces such as San Jose, our Capital, with remarkable cities as Escazu at the west, or Curridabat at the east, experiencing a great development on both commercial and residential properties, making their real estate pricing highly attractive to investors; on other hand, Alajuela city gathers places with a very special warm weather such as Grecia, La Garita and Atenas, or beautiful farms for agricultural, cattle or nature preservation purposes as those located on San Carlos or Sarapiqui. We also offer land properties in Guanacaste, which is the province, along with Puntarenas, with the most beautiful tropical beaches on the Pacific Coast such as Tamarindo, Playa Grande, El Coco, Playa Hermosa, Nosara, Samara, Herradura, Jaco, Manuel Antonio, Dominical and Golfito, where the real estate business occupies the first place as the local economic activity.
Great investment opportunity at Costa Rica Pacific Coast, Preconstruction condos in costa rica
Condo sales in costa rica, Retirement property in costa rica. Visit us for more info at: http://www.costa-ricarealestate.com/

costa rica disse...

These articles are fantastic; the information you show us is interesting for everybody and is really good written. It’s just great!! Do you want to know something more? Read it...:Great investment opportunity in Costa Rica: Jaco Rental Beach Condo, Jaco Rentals Beach Condo,Vacation Condos in Jaco Beach for Rent. Visit us for more info at: http://www.jaco-bay.com/

costa rica disse...

These articles are fantastic; the information you show us is interesting for everybody and is really good written. It’s just great!! Do you want to know something more? Read it...:Great investment opportunity in Costa Rica: Jaco Rental Beach Condo, Jaco Rentals Beach Condo,Vacation Condos in Jaco Beach for Rent. Visit us for more info at: http://www.jaco-bay.com/

Lourdes Moraes disse...

Amazing hotels to stay in andvI learned much more about it