22.8.06

DENNY'S

Qualquer loja da rede de restaurantes casuais DENNY’S oferece, além de um serviço cortês e comida de excelente qualidade, um ambiente aconchegante e acolhedor para que famílias passem horas agradáveis e divertidas. Não foi por acaso que a rede se tornou a preferida das famílias da classe média americana para fazer suas refeições, especialmente tomar café da manhã.

A história
A história teve início em 1953 quando Harold Butler e Richard Jezak inauguraram o restaurante “Danny’s Donuts” na agradável cidade de Lakewood, localizada no estado da Califórnia, faturando em seu primeiro ano US$ 120 mil vendendo deliciosos cafés e os tradicionais donuts. Já no ano seguinte o restaurante transformou-se em um verdadeiro sucesso e outras lojas foram inauguradas. O cardápio também foi incrementado com a adição de sanduíches, deliciosas entradas e outros pratos principais, com o restaurante passando a chamar-se Danny’s Coffee Shops. Somente em 1959 o restaurante teve seu nome mudado para DENNY’S COFFEE SHOPS, para evitar confusão com outra rede chamada Doughnut Dan’s, encerrando o ano com 20 lojas em funcionamento. Com preços baixos, comidas de qualidade e atendimento excelente, novas expansões seriam inevitáveis, especialmente depois do lançamento do sistema de franquia, que em 1963 vendia como água, fazendo com que a empresa encerrasse o ano com 78 restaurantes espalhados por sete estados do oeste do país.


Pouco depois, em 1967, inaugurou a primeira loja fora dos Estados Unidos, localizada na cidade de Acapulco no México. No ano seguinte, quando a rede de restaurantes possuía 192 lojas, a empresa adquiriu o Pioneer Restaurants. Em 1977, a rede lançou em seu restaurante de Atlanta o famoso “Denny’s Original Grand Slam Breakfast”, um café da manhã composto por inúmeros produtos (duas unidades de panquecas, ovos mexidos, bacons e linguiças) servido a qualquer hora do dia, que se transformaria no item mais consumido e popular do cardápio até os dias de hoje. No começo da década seguinte, em 1981, a rede alcançou a marca de mil lojas em 50 estados americanos e tornou-se o restaurante familiar número 1 do país. A rede foi comprada por uma das maiores operadoras de restaurantes (TW Services) dos Estados Unidos em 1987.


Em 1997 a rede de restaurante alcançava 1.652 lojas abertas. Neste mesmo ano lançou o famoso “Denny’s Classic Dinner”, unidades baseadas nos anos 50 (com decoração temática) e menores que as tradicionais lojas da rede, com sua primeira unidade sendo inaugurada em maio na cidade de Fort Myers na ensolarada Flórida. Atualmente existem mais de 40 unidades funcionando neste novo conceito de loja. Outra grande novidade introduzida pela rede atende pelo nome de DENNY’S ALL NIGHTER, são unidades especiais localizadas em campus universitários cuja decoração é extremamente moderna. O cardápio destas unidades é especial, desenvolvido por chefs ou celebridades do rock, além dos clássicos da rede, para estudantes que frequentam essas lojas de madrugada.


No mês de setembro de 2010, a DENNY’S inaugurou sua unidade de número 1.600, se tornando uma das maiores redes de restaurantes familiares do país. Durante boa parte de sua história o DENNY’S ficou extremamente conhecido por oferecer uma refeição grátis (contida no chamado Birthday Menu) para qualquer cliente no dia de seu aniversário, prática esta suspensa em 1993, apesar de alguns franqueados ainda continuarem realizando. O DENNY’S (conhecido também como DENNY’S DINER, como diz seu letreiro em algumas localidades) é muito popular pelos seus fartos cafés da manhã, incluindo o famoso Original Grand Slam Breakfast, servidos 24 horas por dia durante o ano inteiro como diz seu slogan “Real Breakfast 24/7”.


Seu cardápio conta com hambúrgueres, frutos do mar, saladas, sanduíches, frangos, grelhados e saborosas sobremesas, além de pratos que contém menos de 15 gramas de gordura, identificados por Fit Fare (algo como “Comida Saudável”). A rede possui cardápio com preços especiais para pessoas acima de 55 anos (Senior Citizen) e crianças abaixo de 10 anos, além de oferecer refil grátis de refrigerantes, cafés, chás e sucos. Outra característica da rede é o funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, incluindo Natal e Final de Ano, exceto onde é requerido por lei, quando suas lojas são obrigadas a fecharem.


A evolução visual
O logotipo da rede DENNY’S passou por algumas pequenas modificações ao longo de sua história. A mais recente delas ocorreu em 2005 quando a identidade visual da marca ganhou um ar mais moderno e ao mesmo tempo sofisticado.


Os slogans
America’s diner is always open.
(2011)
We’re cooking now. (2004)
A Good Place to Sit and Eat. (2004)
Great food and great service by great people…Every time!


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
1953
● Fundador:
Harold Butler e Richard Jezak
● Sede mundial:
Spartanburgh, South Carolina
● Proprietário da marca: Denny’s Corporation
● Capital aberto: Sim (1966)
● Chairman:
Debra Smithart-Oglesby
● CEO & Presidente:
John Miller
● Faturamento: US$ 538.5 milhões (2011)
● Lucro: US$ 112.3 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 384.4 milhões (abril/2012)
● Restaurantes:
1.685
● Presença global:
9 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
21.000
● Segmento:
Restaurantes casuais
● Principais produtos:
Hambúrgueres, carnes, saladas e café da manhã
● Concorrentes diretos:
Ihop, Waffle House, Ruby Tuesdy e Bob Evans
● Ícones:
O café da manhã
● Slogan:
America’s diner is always open.
● Website: www.dennys.com

A marca no mundo
A empresa concentra boa parte de suas 1.685 lojas, que em muitos lugares funcionam 24 horas por dia, nos estados da Califórnia (26%), Flórida (10%) e Texas (10%), sendo uma das maiores redes de restaurante casual dos Estados Unidos, empregando mais de 21 mil funcionários e alcançando vendas perto dos US$ 2.4 bilhões (incluindo os restaurantes franqueados). A marca está presente em 50 estados americanos, além do Canadá, Porto Rico, México, Honduras, Costa Rica, Guam e Nova Zelândia. Além disso, a rede possui 578 restaurantes no Japão atuando sob licença.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 4/4/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

Se eu pudesse, comeria todos os dias no Denny's.
O breakfast, lanches, pratos, tudo é muito bom.
E o atendimento é 10.
E o preço é acessível.
Aquilo é o sonho americano dos anos 50 em forma de restaurante.
Bem que poderia ter um Denny's aqui em São Paulo.