22.8.06

DENNY'S


Qualquer loja da rede de restaurantes casuais DENNY’S oferece, além de um serviço cortês e comida de excelente qualidade, um ambiente aconchegante e acolhedor para que famílias passem horas agradáveis e divertidas. Não foi por acaso que a rede se tornou uma das preferidas das famílias da classe média americana para fazer suas refeições, especialmente saborear um suculento café da manhã, a qualquer hora do dia. 

A história 
A história teve início no ano de 1953 quando Harold Butler e Richard Jezak inauguraram a primeira unidade do “Danny’s Donuts” na agradável cidade de Lakewood, localizada no estado da Califórnia, faturando em seu primeiro ano US$ 120 mil vendendo deliciosos cafés e os tradicionais donuts (as rosquinhas americanas). A promessa declarada de Butler era “Servir a melhor xícara de café, fazer as melhores rosquinhas, prover o melhor serviço, oferecer o melhor valor e ficar aberto 24 horas por dia”. Já no ano seguinte o restaurante transformou-se em um verdadeiro sucesso e outras lojas foram inauguradas pela região. Em 1956, com a saída de Richard Jezak da sociedade, o cardápio da rede, então com seis unidades, foi incrementado com a adição de sanduíches, deliciosas entradas e outros pratos principais, e o nome mudou para Danny’s Coffee Shops. Somente em 1959 o restaurante teve seu nome alterado para DENNY’S COFFEE SHOPS, tudo para evitar confusão com outra rede chamada Doughnut Dan’s, encerrando o ano com 20 lojas em funcionamento.


Finalmente em 1961 a rede adotou apenas o nome DENNY’S. Com preços baixos, comidas de qualidade e atendimento excelente, novas expansões seriam inevitáveis, especialmente depois do lançamento do sistema de franquia, que em 1963 vendia como água, fazendo com que a empresa encerrasse o ano com 78 restaurantes espalhados por sete estados da região oeste do país. Graças ao sistema de franquia em 1966 já eram mais de cem restaurantes em funcionamento. Pouco depois, em 1967, inaugurou a primeira loja fora dos Estados Unidos, localizada na cidade de Acapulco no México. No ano seguinte, quando a rede de restaurantes possuía 192 lojas, a empresa adquiriu o Pioneer Restaurants. Em 1977, a rede lançou em seu restaurante da cidade de Atlanta o famoso “Denny’s Original Grand Slam Breakfast®”, um café da manhã composto por deliciosas guloseimas (duas unidades de panquecas, dois ovos fritos, duas fatias de bacon e duas linguiças) servido a qualquer hora do dia, que se transformaria no item mais consumido e popular do cardápio até os dias de hoje. O preço inicial era de apenas US$ 1.99. O café da manhã se tornou um ícone da rede americana que acabou ganhando uma turma de simpáticos personagens animados chamados THE SLAMS (um ovo, uma salsicha, uma panqueca e uma fatia de bacon).


No começo da década seguinte, em 1981, a rede alcançou a marca de mil lojas em 50 estados americanos e tornou-se o restaurante familiar número 1 do país. Pouco depois, em 1984, a rede ingressou no mercado japonês. A rede foi adquirida em 1987 por uma das maiores operadoras de restaurantes dos Estados Unidos na época, a TW Services. No início da próxima década, em 1992, DENNY’S inaugurou suas primeiras unidades no vizinho Canadá. Em 1997 lançou o famoso conceito “Denny’s Classic Diner”, unidades baseadas nos anos de 1950 (com decoração temática) e menores que as tradicionais lojas da rede, com sua primeira unidade sendo inaugurada em maio na cidade de Fort Myers na ensolarada Flórida. Outra grande novidade introduzida pela rede atendia pelo nome de DENNY’S ALL NIGHTER. Eram unidades especiais localizadas em campus universitários cuja decoração era extremamente moderna. O cardápio destas unidades era especial, desenvolvido por chefs ou celebridades do rock, além dos clássicos da rede, para estudantes que frequentavam essas lojas de madrugada.


No mês de setembro de 2010, a empresa inaugurou sua unidade de número 1.600, se tornando uma das maiores redes de restaurantes familiares do país. Durante boa parte de sua história o DENNY’S ficou extremamente conhecido por oferecer uma refeição grátis (contida no chamado Birthday Menu) para qualquer cliente no dia de seu aniversário, prática esta suspensa em 1993, apesar de alguns franqueados ainda continuarem realizando. O DENNY’S (conhecido também como DENNY’S DINER, como diz seu letreiro em algumas localidades) é muito popular pelos seus fartos cafés da manhã, incluindo o famoso Original Grand Slam Breakfast®, servidos 24 horas por dia durante o ano inteiro como dizia seu antigo slogan “Real Breakfast 24/7”. Em 2015, a empresa lançou o The Den by Denny’s, um novo conceito de loja direcionada para o público Millennials. O ambiente dessas unidades são modernos e repletos de tecnologia, e o cardápio, além de conter pratos clássicos da rede, oferece refeições práticas, sanduíches personalizáveis e muitos petiscos. Hoje em dia existem 19 unidades do The Den by Denny’s. Mais recentemente, em 2017, a rede lançou o serviço de pedidos online DENNY’S ON DEMAND, permitindo assim que milhões de consumidores possam saborear suas deliciosas refeições no conforto de seu lar.


Seu cardápio conta com hambúrgueres, panquecas, omeletes, peixes, saladas, sanduíches, sopas, frangos, grelhados e saborosas sobremesas, além de pratos que contém menos de 15 gramas de gordura, identificados por Fit Fare® (algo como “Comida Saudável”). A rede possui cardápio com preços especiais para pessoas acima de 55 anos (Senior Citizen) e crianças abaixo de 10 anos, além de oferecer refil grátis de refrigerantes, cafés, chás e sucos. Outra característica da rede é o funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, incluindo Natal e Final de Ano, exceto onde é requerido por lei, quando suas lojas são obrigadas a fecharem.


A evolução visual 
O logotipo da rede DENNY’S passou por algumas remodelações ao longo de sua história. A primeira mudança significativa ocorreu em 1961, quando o logotipo adotou um hexágono amarelo com bordas vermelhas e o nome da marca em vermelho. Mais uma remodelação ocorreu em 1994: o hexágono ganhou bordas verdes e o nome da marca adotou uma nova tipografia de letra. A mais recente remodelação ocorreu em 2002 quando a identidade visual da marca ganhou um ar mais moderno e ao mesmo tempo sofisticado.


Os slogans 
Welcome to America’s Diner. (2014) 
America’s diner is always open. (2011) 
We’re cooking now. (2004) 
A Good Place to Sit and Eat. (2004) 
Great food and great service by great people…Every time!


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1953 
● Fundador: Harold Butler e Richard Jezak 
● Sede mundial: Spartanburg, South Carolina, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Denny’s Corporation 
● Capital aberto: Sim (1968) 
● CEO & Presidente: John Miller 
● Faturamento: US$ 506.9 milhões (2016) 
● Lucro: US$ 47 milhões (2016) 
● Valor de mercado: US$ 869.5 milhões (dezembro/2017) 
● Restaurantes: 1.725 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 8.700 (excluindo franqueados) 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Hambúrgueres, sanduíches, omeletes, carnes, saladas e café da manhã 
● Concorrentes diretos: Ihop, Perkins, Shoney’s, Waffle House, Ruby Tuesdy, Bob Evans e Cracker Barrel 
● Ícones: O café da manhã Original Grand Slam Breakfast® 
● Slogan: Welcome to America’s Diner. 
● Website: www.dennys.com 

A marca no mundo 
A empresa concentra boa parte de suas 1.725 lojas, que em muitos lugares funcionam 24 horas por dia, nos estados da Califórnia (400 unidades), Texas (195 unidades) e Flórida (136 lojas), sendo uma das maiores redes de restaurantes casuais dos Estados Unidos, empregando mais de 8.700 funcionários e alcançando vendas em 2016 de US$ 2.8 bilhões (incluindo os restaurantes franqueados e licenciados, que representam 90% do total). A marca está presente em 50 estados americanos, além de possuir 125 lojas em países como Canadá, Porto Rico, México, Honduras, Costa Rica, Guam, Filipinas, República Dominicana, Emirados Árabes Unidos, El Salvador, Chile, Curaçao e Nova Zelândia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/12/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

Se eu pudesse, comeria todos os dias no Denny's.
O breakfast, lanches, pratos, tudo é muito bom.
E o atendimento é 10.
E o preço é acessível.
Aquilo é o sonho americano dos anos 50 em forma de restaurante.
Bem que poderia ter um Denny's aqui em São Paulo.

Anônimo disse...

Sem dúvida. Poderia fechar metade das lojas Domino's e Spoleto e abrir Denny's no lugar, restaurante que representa o verdadeiro American Breakfast.