26.9.06

BROOKS BROTHERS

As listras e o xadrez compõem as estampas de suas inúmeras peças. As cores sóbrias e os tons pastéis, distribuídos por tecidos aconchegantes, remetem a conforto e classe. Seus modelos foram inspirados em esportes como o golfe, a equitação e o tênis, e a praticidade das peças sempre foi uma de suas grandes qualidades. As coleções apresentam figurinos apropriados tanto para uma festa de gala quanto para caminhadas ao ar livre. Clássica e elegante. Esses dois adjetivos são os mais adequados para descrever a tradicionalíssima grife americana BROOKS BROTHERS, que há mais de 190 veste homens com elegância e requinte.

A história
Tudo começou no dia 7 de abril de 1818 na cidade de Nova York quando Henry Sands Brooks abriu uma pequena loja chamada H. & D.H. Brooks & Co., que foi pioneira em prêt-à-porter (roupas prontas) para homens nos Estados Unidos. A modesta loja tinha como lema “fabricar e negociar apenas mercadorias de excelente qualidade, vendê-las a um preço justo e tratar com pessoas que procurem e apreciem tais mercadorias”. Por se tratar de uma marca que fabricava e comercializava as próprias roupas, tanto de prêt-à-porter como costumes feitos sob medida, sempre possuiu controle absoluto sobre seu produto, o que assegurava a altíssima qualidade de suas roupas. E a marca soube inovar em sua área, introduzindo elementos clássicos e de requinte ao guarda-roupa de seus clientes. No ano de 1845 a empresa lançou os primeiros ternos no mercado americano.


Porém, foi só em 1850 que a empresa adotou seu atual nome, quando os netos de Henry Brooks, os irmãos Edward, Daniel, John e Elisha, herdaram-na de seu pai. No mesmo ano, foi criado o tradicional símbolo da marca: uma ovelha de ouro suspensa por uma fita (“The Golden Fleece”, em português “O Velo Dourado”), que já era emblema dos mercadores britânicos de lã, bem como da ordem dos Cavaleiros do Cordeiro de Ouro (fundada pelo duque da Borgonha, Felipe, o Bom). Somente no ano de 1858 foi aberta a segunda loja da marca, situada na esquina da Broadway e Grand Street.


Em 1896, John Brooks, um dos herdeiros da marca, ficou impressionado com os colarinhos abotoados nas pontas usados pelos jogadores de pólo na Inglaterra. Quatro anos depois, a loja lançou nos Estados Unidos a camisa com o colarinho abotoado. Essa foi uma das diversas especialidades da BROOKS BROTHERS, muitas das quais tiveram origem na Inglaterra. Outras incluem a gravata em seda foulard introduzida em 1890; o tweed Harris (importado da Escócia); meias em tricô com padrão de losangos Argyle (inspirado no xadrez de clãs escoceses); as gravatas Repp com estampas diagonais (inspiradas nas regimentais inglesas, elas tiveram seus traços diagonais redirecionados); o suéter Shetland (originalmente feito à mão por camponeses da ilha de mesmo nome) introduzidos em 1904; o Paletó Pólo (originariamente em branco, com botões de madrepérola e cinto, e que mais tarde passou a existir também em cinza e em pêlo de camelo, com diversos modelos de cinto) lançado em 1910; o tecido Madras (de algodão e com listras de variadas larguras, formando grandes xadrezes, que foi inicialmente adotado em camisas criadas para oficiais britânicos na Índia) usado em camisas, calças e jaquetas.


Em 1920 introduziu as gravatas com listras diagonais, que iriam se tornar sinônimo da marca. Nesta época a BROOKS BROTHERS já era uma marca elegante e clássica, usada pelas elites americanas. A marca também inovou ao introduzir em 1930 o seersucker (em português, anarruga), um tecido leve em algodão com superfície de listras enrugadas usado em sobretudos e roupas de verão. Em 1949, a BROOKS BROTHERS começou a vender camisas femininas de algodão cor-de-rosa com colarinho abotoado, entrando definitivamente neste mercado. Camisas pólo de caxemira, lançadas na década de 50, também foram apropriadas pelas mulheres.


Em 1969 existiam 10 lojas BROOKS BROTHERS, localizadas nas cidades de Nova York, Chicago, Boston, San Francisco, Pittsburgh, Los Angeles, Atlanta e Washington. Em 1976 a marca inovou a introduzir um novo departamento chamado BROOKSGATE, com roupas e ternos feitos especialmente para jovens executivos. Três anos mais tarde começou sua expansão internacional com a inauguração de uma loja no Japão. No ano de 1988 a tradicional loja de departamento inglesa Marks & Spencer comprou a marca e realizou uma reforma monumental na loja âncora localizada na sofisticada Madison Avenue; abriu outlets (espécie de ponta de estoque), o primeiro inaugurado em 1991 na cidade de Kittery, estado americano do Maine; e, em 1999, inaugurou uma segunda loja âncora em Nova York, na badalada 5ª Avenida.


Em 2001 a marca foi vendida pela rede de lojas britânicas para a Retail Brand Alliance (RBA), uma subsidiária da Luxottica, por US$ 225 milhões. Nesse mesmo ano a marca inovou mais uma vez ao introduzir o “digital tailoring” – inovadora tecnologia de escaneamento do corpo, permitindo ao cliente customizar ternos, casacos esportivos, calças e camisas. O resultado são peças de caimento perfeito e impecáveis, adaptadas aos contornos únicos e proporções específicas do corpo de cada cliente. O dono da RBA e CEO, o milionário italiano Claudio Del Vecchio, foi o responsável pelo projeto lançado em setembro de 2006, o “Brooks Brothers Laboratory Collection”. Trata-se de um conceito criativo no qual designers conceituados são convidados a desenharem pequenas coleções para a marca. Thom Browne foi o primeiro a participar do projeto e sua coleção contou com 50 peças para a coleção Black Fleece do outono 2007. No ano seguinte, a marca lançou uma sofisticada linha de malas de viagens em couro batizada de Brooks Brothers by Hartmann. Além disso, introduziu uma linha de roupas esportivas para a prática do golfe.


A revitalização da marca coincidiu com o momento em que a moda respira os ares nostálgicos dos anos 50 e 60, décadas de sucesso e que definiram o estilo da BROOKS BROTHERS. Assim, os arquivos da marca têm servido como inspiração para novas combinações de cores, materiais e tecidos, tendo nos ternos, camisas e gravatas o carro-chefe da grife. Recentemente, em 2009, a marca inaugurou suas primeiras lojas próprias no Canadá e no México. Contrariando as previsões, a BROOKS BROTHERS sobreviveu a dezenas de milhares de concorrentes que abriram e fecharam suas portas, a guerras civis e mundiais, e a crises econômicas e depressões de proporções globais. Parte desse enorme sucesso se deve a sensibilidade de clientes fiéis que, em tempos onde a lealdade às marcas é praticamente inexistente ou rara, mantem a tradição de frequentar suas lojas e serem atendidos impecavelmente pelos mesmos vendedores, décadas a fio.


Um ícone americano
O maior patrimônio da BROOKS BROTHERS é o fato de sua história se confundir com a própria história dos Estados Unidos. O lendário casaco preto de Abraham Lincoln confirma a relação. Com uma águia e os dizeres “One Country, One Destiny” (“Um país, um destino”), ele foi, coincidentemente, o mesmo que o presidente usou no dia de sua posse e com o qual foi assassinado na fatídica noite no Ford’s Theater. Desde então, nenhum outro casaco como aquele foi confeccionado na cor preta.


A marca já vestiu diversas celebridades, tais como gerações de famílias riquíssimas (entre as quais os poderosos membros da família Rockefelller), líderes políticos, atores de Hollywood, heróis de guerra e esportistas. Entre os admiradores da marca estão Paul McCartney (fã das gravatas da marca), Jon Voight, Kevin Bacon, Ben Affleck, Will Smith e o ex-presidente Bill Clinton. Cary Grant, Gary Cooper, Douglas Fairbanks, Rudolph Valentino, Errol Flynn, Rudy Vallee e John Barrymore foram dos homens mais bem-vestidos de sua época, e todos foram clientes da BROOKS BROTHERS. Outros clientes históricos foram Fred Astaire, Clark Gable, Katherine Hepburn, John Pierpont Morgan e os também ex-presidentes Franklin D. Roosevelt, Richard Nixon, George H. W. Bush e John F. Kennedy. Além desses clientes famosos, a BROOKS BROTHERS é a responsável pelo figurino da Lincoln Jazz Orchestra, cujo diretor artístico é Wynton Marsalis.


A marca americana não se apega somente à tradição. Procura acompanhar a história. Além da modernização de suas técnicas de fabricação e de gerenciamento, há uma responsabilidade social construída através de atividades filantrópicas. A BROOKS BROTHERS mantém um hospital infantil que investe em tratamentos para o câncer, além de uma fundação destinada a ajudar diversos mecanismos de caridade pelo país.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos tempos. Do primeiro logotipo, passando pelo tradicional ícone da ovelha de ouro suspensa por uma fita, que se tornou símbolo da sofisticação e elegância para que tem a honra de vestir BROOKS BROTHERS, a marca sempre mante uma áurea clássica. Recentemente a marca passou a utilizar seu tradicional logotipo na cor amarela sem seu principal símbolo. Apesar disto, o tradicional símbolo está praticamente onipresente em sua comunicação, ambiente das lojas, embalagens e etiquetas.


As lojas de desconto da marca, batizadas de BROOKS BROTHERS FACTORY STORE, utilizam uma tipologia de letra diferente.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
7 de abril de 1818
● Fundador:
Henry Sands Brooks
● Sede mundial:
New York City, New York
● Proprietário da marca: Retail Brand Alliance
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Claudio Del Vecchio
● Faturamento: US$ 270 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas: 400
● Presença global:
71 países
● Presença no Brasil:
Não
● Funcionários:
3.500
● Segmento:
Moda
● Principais produtos: Roupas e acessórios
● Principais concorrentes:
Van Heusen, Arrow e Paul & Shark
● Ícones:
O símbolo The Golden Fleece
● Slogan:
Generations of Style.
● Website: www.brooksbrothers.com

A marca no mundo
A tradicional e clássica BROOKS BROTHERS, mais antiga fabricante de roupas masculinas, possui mais de 210 lojas e outlets nos Estados Unidos e opera ainda outras 188 unidades em países 70 países, como por exemplo, Japão, Hong Kong, Coréia do Sul, China, Itália, França, Inglaterra, Escócia, Dubai e Taiwan. A marca, que se se caracteriza pelas estampas onde o xadrez e as listras tem destaque especial, mantém lojas âncoras em cidades como Nova York, Chicago, Boston e Beverly Hills.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/11/2011

Um comentário:

Carlos Leandro Veiga disse...

Boa Publicação. Uma pena que no Brasil essa marca seja pouco conhecida; no entanto, a Loja Aduana de Porto Alegre, onde moro, vendia algumas camisas da Brooks Brothers com um algodão de excelente qualidade, fabricado em SC por um preço convidativo. Em Londres, em Picadilly Circus, existe uma mega loja Brooks Brothers. Enfim, uma pena que não comercializam mais essa marca aqui no Brasil; mas quem sabe um dia...