16.6.10

AERO


Os consumidores do chocolate AERO possuem uma forte relação com a deliciosa guloseima, e conseqüentemente com a marca, tanto desfrutando dos seus benefícios emocionais, como do seu inigualável sabor e sensação, que oferecem uma forma leve de desfrutar o prazer intenso do puro chocolate ao leite. O sucesso inexplicavelmente diferente de AERO levou-a a se tornar uma das mais importantes marcas dentro do grupo Nestlé.

A história
Tudo começou no início da década de 30 quando a empresa Rowntree Chocolate Company, tradicional produtora britânica de confeitos e chocolates, resolveu criar um chocolate único e inovador. Depois de um período de pesquisa e desenvolvimento, quando registrou a patente de uma tecnologia para injetar pequenas bolhas de ar na massa do chocolate, a empresa lançou no mercado no mês de outubro de 1935, inicialmente na região norte da Inglaterra, um chocolate ao leite aerado em barra que derretia suavemente na boca causando uma sensação deliciosamente única. O nome do novo chocolate, AERO, foi inspirado na grande novidade da época - as viagens aéreas comerciais, e por pouco não se chamou mesmo AIRWAYS. Em pouco mais de dois meses o novo chocolate provou ser tão popular que sua comercialização foi estendida para todo território inglês. No final do primeiro ano, mais de 6.000 toneladas do delicioso chocolate tinham sido comercializadas. Em 1936 a deliciosa guloseima que com suas bolhas ofereciam uma forma leve de desfrutar o prazer intenso do puro chocolate, já tinha conquistado a Inglaterra e foi exportada para Nova Iorque, se transformando em um dos primeiros chocolates a ser apoiado pelo nome forte e personalidade da marca, em vez de utilizar o nome do fabricante, como era comum na época.



O sucesso nos Estados Unidos durou pouco mais de três anos, mas a popularidade em outros países europeus e ex-colônias inglesas impulsionaram a marca AERO fazendo com que ganhasse projeção mundial. Na década de 50, com a utilização de comerciais de televisão, a marca AERO se tornou ainda mais popular nos mercados em que atuava. Nas décadas seguintes a marca ampliou sua linha de produto com o lançamento nos anos 70 do AERO MINT (chocolate ao leite aerado com um acentuado sabor de menta); AERO STRAWBERRY (chocolate ao leite aerado com um acentuado sabor de morango); AERO ORANGE (chocolate ao leite aerado com um acentuado sabor de laranja), lançado em 1974; e AERO CHUNKY (barras individuais do tradicional chocolate), introduzido em 1982. No final dos anos 80, com a aquisição da Rowntree & Company pela Nestlé, a marca AERO passou a ser de propriedade da empresa suíça, que, nos anos seguintes, investiu no desenvolvimento mundial da marca.



A década de 90 foi marcada por outro período de diversificação de sua linha de produtos com o lançamento em 1996 do AERO EGG (ovos de Páscoa feitos com o tradicional chocolate aerado no sabor menta); e do AERO WHITE (chocolate aerado branco), introduzido em 1999. Também no final desta década, a marca foi relançada no mercado com nova fórmula, mais suave e saborosa, novas embalagens e uma nova identidade visual. A força da marca também foi estendida a outras categorias de produtos como sobremesas pré-prontas, sobremesas lácteas geladas, pó para a preparação de bebidas lácteas e sorvetes, estes últimos introduzidos em 1996 no formato de barras e posteriormente em cones.



Com a chegada do novo milênio, a marca ampliou mais uma vez sua linha de produto com a introdução em 2004 do AERO CARAMEL (com uma camada de caramelo sobre a de chocolate); AERO BUBBLES (pequenas e deliciosas bolinhas aeradas de chocolate ao leite, criando assim um novo formato para o sabor do tradicional chocolate), lançado em 2005 nos sabores tradicional, menta, laranja e cappuccino; AERO TRUFFLE (com chocolate trufado), introduzido em 2006; e o DARK AERO (feito com chocolate 70% cacau).



A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras modificações ao longo dos anos tendo como objetivo acompanhar a modernidade dos tempos. A primeira delas ocorreu em 1988 quando a palavra “NESTLÉ” foi adicionada. A mais significativa aconteceu em 1993 quando o logotipo passou a apresentar pequenas bolhas de chocolate, uma clara menção ao aerado. Em 1997 a letra “O” ganhou mais destaque no logotipo. Finalmente em 2007 o logotipo sofreu mais uma modernização para adquirir uma imagem mais atrativa e contemporânea, ganhando uma nova tipologia de letra.



Os slogans
Get your bubble on. (2012)
Irresistabubble. (2011)
Feel the bubbles melt.
Have you felt the bubbles melt? (1999)
Float away with an Aero. (1996)
It’s the bubbles of nothing that make it really something. (Austrália, anos 80)
Hold on tight or I'll fly away! (anos 70)  



Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1935
● Criador: Rowntree Chocolate Company
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe
● CEO: Paul Bulcke
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Doces
● Principais produtos: Chocolates aerados
● Concorrentes diretos: Hershey’s Air e Cadbury Wispa
● Ícones: As bolhinhas de ar no chocolate
● Slogan: Feel the bubbles melt.
● Website: www.aerochocolate.co.uk


A marca no mundo
Atualmente AERO, uma das marcas mais importantes dentro da divisão de chocolate da suíça Nestlé, tem seus produtos comercializados em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença de mercado na Inglaterra, Canadá, Austrália, Japão, África do Sul e Polônia.

Você sabia?
Em alguns outros países a marca utiliza nomes diferentes, como BOCI AERO na Hungria e BROS na Holanda.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 30/5/2012

Nenhum comentário: