9.6.10

DE'LONGHI


O reconhecimento mundial da marca italiana DE’LONGHI foi obtido graças ao lançamento de produtos inovadores, modernos e com design arrojado, sempre tendo características que aumentem o conforto e praticidade na vida de seus consumidores. Afinal, a marca italiana é mais que uma empresa fabricante de eletrodomésticos portáteis. É um verdadeiro celeiro de ideias, inovação e design. 

A história 
A DE’LONGHI foi fundada pela família de mesmo nome no ano de 1902 na cidade italiana de Treviso, região de Veneto, como uma pequena empresa que tinha como atividade principal a produção de componentes industriais para outros fabricantes da região. A expansão de seus negócios aconteceu no início dos anos de 1950, incluindo a produção de componentes para a indústria de aquecimento, embora a atividade principal da empresa permanecesse a mesma. No ano início da década de 1970, os rumos da empresa iriam mudar quando Giuseppe De’Longhi assumiu a presidência do grupo e apostou no lançamento de sua própria marca no mercado de aquecedores portáteis a óleo e centrais de aquecimento. O primeiro produto com a marca DE’LONGHI, um aquecedor elétrico a óleo portátil, estreou no mercado italiano em 1975.


Em pouco tempo, expandiu sua operação e passou a aumentar a linha de aquecedores e termoventiladores. Com o início da exportação de seus produtos, os quais ganharam um grande reconhecimento internacional devido a sua confiabilidade e qualidade, para países europeus e não europeus (os Estados Unidos começaram a receber os produtos da marca italiana em 1980), onde existiam leis muito restritivas nos quesitos segurança e qualidade para os fabricantes de aquecedores, a DE’LONGHI foi impulsionada a evoluir seus produtos e superar os exigentes padrões do setor de produtos de aquecimento. Surgiu então o selo Energia Real (mostrando consumo aproximado de energia de cada aparelho).


Depois de se tornar o líder mundial neste segmento, a marca italiana começou a diversificar sua linha de produtos, voltando-se para o mercado de eletrodomésticos, com uma atenção especial nas áreas de máquinas de limpeza (aspiradores) e condicionadores de ar. Em 1985 foi lançado o Sfornatutto, um forno elétrico portátil. A marca revolucionou o segmento de condicionador de ar com o lançamento em 1986 do PINGUINO, um ar condicionado portátil ideal para ambientes pequenos que se tornou sinônimo da categoria no segmento doméstico e um enorme sucesso de vendas. Umificadores e purificadores de ar também foram adicionados a sua linha de produtos. A aquisição da empresa Elba, também neste ano, permitiu que a DE’LONGHI ingressasse no segmento de fogões de mesa e fornos embutidos, e, em 1998, começasse a produzir fornos microondas. Outro produto de sucesso dessa época foi a fritadeira elétrica com cesta rotativa.


Pouco anos depois, em 1989, adquiriu a empresa Simac Vetrella, tradicional produtora de aspiradores e ferros de passar, adicionando ao seu mix mais produtos. Nos anos seguintes a marca diversificou ainda mais sua linha de produtos com o ingresso no segmento de eletrodomésticos para cozinha, lançando no mercado uma completa gama, incluindo cafeteiras (1995), máquinas de café espresso manuais e automáticas, liquidificadores, torradeiras, grills elétricos e processadores de alimento. Essa enorme diversificação de produtos resultou em um grande aumento das exportações da empresa, e consequentemente, o ingresso em novos mercados ao redor do mundo.


Em 2001, a aquisição da britânica Kenwood Limited, empresa de eletrodomésticos especializada na produção de equipamentos para o processamento e preparo de alimentos, deu a marca italiana acesso a uma fábrica na China, onde muito de seus produtos são hoje fabricados. Pouco depois, em 2004, a empresa italiana iniciou a parceria de produção das máquinas de café espresso da suíça Nespresso. Em 2009 a tradicional marca italiana desembarcou oficialmente no Brasil (até então atuava por meio de representantes independentes), comercializando uma linha composta por produtos como máquinas de café espresso, aquecedores de ambientes, fornos elétricos, ar condicionado portátil, ferros de passar e liquidificadores. Além disso, em 2012, a empresa italiana assinou um contrato de licenciamento com a Procter & Gamble, sob os direitos da marca alemã Braun nos segmentos de aparelhos de cozinha e para o lar (ferros de passar, batedeiras, liquidificadores, centrífugas, jarras elétricas e mixers). Um dos sucessos mais recentes da marca é a MultiCuisine DE’LONGHI, uma inovação que combina forno, panela elétrica, grill, mexedor automático e até uma fritadeira sem óleo.


Atualmente a marca italiana é a líder mundial em vendas de máquinas de café automáticas e manuais. A história da marca italiana neste segmento começou em 1990 com o lançamento da máquina Bar, proporcionando aos consumidores desfrutarem do sabor de um legítimo café espresso em casa. Desde então, a marca lançou no mercado grandes inovações, como por exemplo, o primeiro sistema automático para leite; a primeira máquina de café espresso completamente automática (2003); a primeira máquina de café expresso com sistema de capuccino automático (2011); e o primeiro modelo compacto completamente metalizado (2011).


A evolução visual 
A identidade visual da marca italiana passou por poucas alterações. A principal delas em relação ao tom de azul, que ficou mais escuro.


Os slogans 
Better everyday. (2011) 
Living Innovation. (2004) 
Cleverly made by those who really know what they’re doing. (2001) 
Who can resist a good looking italian? 
Viver a Inovação. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1902 
● Fundador: Família De’Longhi 
● Sede mundial: Treviso, Itália 
● Proprietário da marca: DeLonghi S.p.A. 
● Capital aberto: Sim (2001) 
● Chairman: Giuseppe De’Longhi 
● CEO: Fabio De’Longhi 
● Faturamento: €1.89 bilhões (2015) 
● Lucro: €149.5 milhões (2015) 
● Valor de mercado: €3.2 bilhões (julho/2016) 
● Fábricas: 13 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 6.700 
● Segmento: Eletrodomésticos 
● Principais produtos: Ar condicionado, máquinas de café espresso, batedeiras e liquidificadores 
● Concorrentes diretos: KitchenAid, Breville, Russell Hobbs, Krups, Black & Decker, Saeco, Gaggia, Moulinex, Electrolux e Philips 
● Ícones: O design arrojado de seus produtos 
● Slogan: Better everyday. 
● Website: www.delonghi.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a tradicional marca italiana DE’LONGHI, um dos maiores fabricantes de eletrodomésticos portáteis da Europa, está presente em mais de 80 países ao redor do mundo, alcançando um faturamento de €1.89 bilhões (dados de 2015). A empresa possui treze fábricas e mais de 6.5 mil funcionários no mundo, entretanto, o desenvolvimento de design e a engenharia de seus produtos permanece na Itália. Os maiores mercados da marca são Itália, Alemanha, França e Inglaterra. A empresa ainda é proprietária das marcas Kenwood, Ariete e dos direitos de produção de aparelhos de cozinha e para o lar da alemã Braun

Você sabia? 
Anualmente a DE’LONGHI investe mais de €40 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, O Globo e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/7/2016

Nenhum comentário: