20.7.10

POSITIVO INFORMÁTICA

Você saberia responder qual é o computador mais vendido do Brasil? Se você respondeu HP, Dell, Lenovo, Sony ou Compaq, errou. A líder deste mercado atende pelo nome de POSITIVO. Essa liderança na fabricação de computadores, conseqüência de altos investimentos em soluções inovadoras, que integram hardware, software, periféricos e serviços, e resultam em produtos e serviços sob medida para o consumidor, alçou a brasileira POSITIVO ao posto de uma das maiores fabricantes de computadores do planeta.
-
A história
A história começou em 1989 quando Hélio Rotenberg, um jovem de 27 anos, deixou a cidade do Rio de Janeiro com o diploma de mestrado em informática nas mãos. Enquanto desarrumava as malas na volta para casa, o curitibano viu na televisão uma propaganda do Grupo Positivo, fundado em 1972, a partir da criação de uma escola e de uma gráfica. O gigante da educação divulgava a abertura de uma faculdade de informática. Naquele mesmo dia, ele começou a articular um encontro com o professor Oriovisto Guimarães, fundador do Grupo. Uma única reunião bastou para ser contratado. Nascia ali uma parceria duradoura. A transformação da faculdade em uma fabricante de computadores aconteceu por acaso. O país vivia uma época de reserva de mercado para importação de eletrônicos. Novamente, bastaram 15 minutos de conversa com Guimarães para resolver essa questão.
-
-
A faculdade se transformou em uma fabricante de PCs em maio de 1989. Inicialmente a POSITIVO fabricava e vendia computadores para escolas clientes do Grupo em todo Brasil. Já em 1990, a empresa identificou a oportunidade de fornecer computadores e soluções de informática para empresas e instituições do poder público, por meio de licitações públicas. Em 1994, criou seu Segmento de Tecnologia Educacional, dando início à comercialização dos primeiros softwares educacionais para escolas e para o varejo.
-
-
Em 2000, a POSITIVO lançou o Portal Educacional, site dirigido às escolas privadas e, no ano seguinte, o Portal Aprende Brasil, desenvolvido para atender as necessidades das secretarias de educação e escolas públicas. A partir de 2001, a empresa se tornou distribuidora exclusiva no Brasil para toda a linha de softwares educacionais da série Disney. A entrada da empresa no setor de varejo aconteceu somente em 2004. Os computadores da marca começaram a ser vendidos na Casas Bahia e outras grandes redes varejistas. Em apenas nove meses se tornou a maior fabricante de computadores do Brasil. Desde então, a POSITIVO nunca mais deixou de ser líder.
-
-
Ao final de 2005 iniciou a venda para o mercado corporativo de hardware, com uma linha de desktops, notebooks e servidores, e ultrapassou a marca de 500 mil computadores produzidos. Em 2008, além de vendas diretas para grandes empresas no mercado corporativo, a POSITIVO criou um novo canal de vendas para este segmento, com o objetivo de comercializar computadores e serviços de informática para pequenas e médias empresas, por meio de parcerias com distribuidores. No mesmo ano, inaugurou a verticalização da produção de placas mãe de desktops na planta industrial de Curitiba (PR) e da fabricação de monitores LCD em sua nova unidade em Ilhéus (BA).
-
-
Recentemente, em 2010, a empresa lançou no mercado o Alfa, um e-book para revolucionar o mercado editorial no país com 8,9 milímetros de espessura e pesa 240 gramas. A tela é sensível ao toque. Dentro dele cabem 1.500 livros e ele pode ser facilmente carregado no bolso de um paletó. O novo produto é o primeiro passo da maior fabricante de computadores do Brasil para ampliar seu leque de atuação e começar a reduzir gradativamente sua dependência financeira de desktops e notebooks. A POSITIVO vai também fabricar televisores LCD, celulares e tablets em um futuro bem próximo.
-
-
Entre os produtos atuais comercializados pela marca, destaque para a linha Positivo Union (que integra o monitor, o gabinete e as caixas de som em uma única peça) cujos computadores podem assumir atributos comuns dos computadores portáteis, como mobilidade e portabilidade; Positivo Fácil, que vem com o Software Ajudante, um programa que orienta o usuário em tarefas como ligar e desligar o computador, editar um texto ou acessar a internet; os notebooks ultrafinos Positivo Aureum, pesam apenas 1,6kg, tem grafismo nas tampas e tela de 13,3 polegadas; e a linha Positivo Mobo, que oferece mobilidade, portabilidade e autonomia para públicos de diferentes perfis.
-
-
Atualmente a marca oferece uma linha completa de microcomputadores (desktops e notebooks), servidores e impressoras. A empresa também oferece sistemas completos, softwares e portais de educação, além de serviços de capacitação de professores e usuários. Os portais têm mais de 1.6 milhões de usuários pagantes. Dentre os principais produtos estão mesas educacionais, laboratórios de informática, canetas tradutoras, simuladores e softwares de autoria multimídia, educação e entretenimento.
-
-
A evolução visual
Recentemente a marca POSITIVO modificou sua identidade visual. O tradicional logotipo perdeu o símbolo colorido e estilizado da mão fazendo um sinal de positivo.
-
-
Os slogans
Viva melhor com Positivo.
O computador que todo mundo entende.
Soluções integradas. Produtos sob medida.

-
-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação: 1989
● Fundador:
Oriovisto Guimarães e Hélio Rotenberg
● Sede mundial:
Curitiba, Paraná
● Proprietário da marca:
Positivo Informática S.A.
● Capital aberto: Sim (2006)
● Presidente do conselho: Oriovisto Guimarães
● Presidente: Hélio Rotenberg
● Faturamento: R$ 2.5 bilhões (2009)
● Lucro: R$ 127.7 milhões (2009)
● Valor de mercado: R$ 1.6 bilhões (julho/2010)
● Vendas: 1.77 milhões de unidades (2009)
● Fábricas: 3
● Presença global:
40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 9.000
● Segmento: Informática
● Principais produtos: Computadores e notebooks
● Slogan: Viva melhor com Positivo.
● Website:
www.positivoinformatica.com.br
-
A marca no mundo
Atualmente a POSITIVO INFORMÁTICA, maior fabricante de computadores do Brasil com participação de mercado de 29.9%, é um gigante que fatura mais de R$ 2.5 bilhões anualmente e vendeu, em 2009, 1.778 milhões de unidades, das quais 714 mil foram notebooks. Com mais de 6.000 pessoas, a empresa possui três fábricas, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), que possuem capacidade mensal de produção de 330 mil computadores. Seus produtos são comercializados em aproximadamente 8 mil pontos de venda em mais de 5 mil cidades brasileiras. Além da central de relacionamento, sua rede de assistência técnica é formada por aproximadamente 450 unidades distribuídas por todo o país. Líder também na área de tecnologia educacional, suas soluções estão presentes em 11.800 escolas públicas, 2.450 escolas particulares, mais de 900 pontos de venda no varejo em todo o Brasil e são exportadas para mais de 40 países.
-
Você sabia?
Líder de mercado há seis anos ininterruptos, a empresa já produziu mais de 6 milhões de computadores.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 20/7/2010

2 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática. Emily Nascimento.

Orlando disse...

Muito bom o seu blog meu amigo, esta de parabens, vou continuar lendo e acessando