28.9.10

GENDAI


A rede GENDAI oferece a sofisticada culinária japonesa através de produtos de altíssima qualidade, excelente padrão de atendimento e preços competitivos. Além disso, proporciona ao cliente o prazer de apreciar pratos serem preparados na hora por habilidosos sushimans com um toque de arte. Tudo para manter a qualidade e o frescor de seus ingredientes, além de criar uma experiência agradável. 

A história 
A ideia de abrir o próprio negócio surgiu quando Carlos Sadaki Kaidei ainda trabalhava no departamento de marketing de alimentos da Sakura, tradicional fabricante de molhos. Quando deixou a empresa, no início de 1992, o executivo resolveu concretizar um sonho e fundou, com a ajuda de outros sócios, entre os quais o amigo de infância Alexandre Miqui e Robinson Shiba, que havia acabado de criar a rede China in Box, o GENDAI, um restaurante localizado na área de mercado do Shopping Morumbi em São Paulo. O local tinha um “sushi bar”, onde pratos eram preparados na hora e podiam ser levados para viagem, que ganhava destaque junto aos molhos orientais, bebidas importadas, utensílios de cozinha japonesa e outros produtos desta tradicional culinária. A proposta pioneira era de uma loja de produtos japoneses fora do circuito comercial da Liberdade, bairro tradicional de imigrantes japoneses da capital paulista. O termo “Gendai”, que em japonês significa “Tempos Modernos”, surgiu por meio de uma sugestão de um dos pais dos sócios da empresa. O nome traduzia a filosofia da empresa, que era oferecer um serviço moderno com inovações no ambiente dos shoppings centers.


Com os bons resultados da primeira loja e a receptividade positiva do público, em 1994 foi inaugurada uma segunda unidade, também no Shopping Morumbi, mas localizada na praça de alimentação. Nesta nova loja o conceito evoluiu para um “fast casual” com salão próprio, serviço de atendimento em mesas e sushi bar. A arquitetura do estabelecimento privilegiava o “sushiman”, que centralizava grande parte das atenções nos restaurantes. Os pratos eram preparados com um toque de arte na hora do pedido e mantinham a qualidade e o frescor de seus ingredientes. A harmonia dos ingredientes resultava em pratos modernos e irreverentes que foram bem recebidos pelo público em geral.


Seguindo o plano de expansão, guiado pelo sucesso do segmento de alimentação rápida no país, entre 1995 e 1996 foram inauguradas mais três unidades em shopping centers da capital paulista: Ibirapuera, Eldorado e Paulista. Nesta época, a principal batalha da pequena rede era arregimentar a tropa de sushiman, que na época praticamente não existia no mercado nacional. A solução então foi investir em treinamento para formar um dos mais habilidosos times de sushiman do Brasil, capaz de produzir uma porção de sushi em apenas três minutos, ao invés dos 10 necessários na maioria dos outros restaurantes.


A partir de 1996, a rede GENDAI implantou um novo formato de comercialização por meio de restaurantes que também ofereceriam serviço de entrega em domicílio. Ao mesmo tempo, a empresa adotou o sistema de franquia para os restaurantes. Nos dez anos seguintes a rede GENDAI se expandiu para outras cidades do país como Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte, e com um cardápio recheado de delícias orientais como Yakissoba, Sushi, Sashimi, Temaki, Tempurá, Teryaki, Kaki Ague (empanado de legumes), Guioza, Furai (porção de iscas empanadas de lula, camarão, frango e peixe), Harumaki (rolinho de carne, frango e camarão) conquistou milhões de apreciadores desta culinária saudável e saborosa. Em 2008, por interesses comuns dos sócios, houve a fusão das redes GENDAI e China in Box, que mantiveram, porém, operações independentes. Nos anos seguintes a rede GENDAI ingressou em novos mercados pelo Brasil afora.


Em 2012 a rede resolveu investir no público infantil com o lançamento do Menu Kids para os pequenos apreciadores da culinária japonesa. Inicialmente o cardápio era composto por duas deliciosas receitas: o Yakissoba Kids (macarrão oriental com frango e brócolis ao molho de soja + gelliway) e o Combinado Kids (três sashimis de truta salmão, dois uramakis com tataki, dois sushis de kani, quatro enrolados empanados + gelliway), que vinham com um boneco Kodomo (na língua japonesa significa criança), cuja cabeça era intercambiável. Nos últimos anos a rede começou a investir mais pesado em marketing e publicidade. Um exemplo disso ocorreu em 2012 quando Sabrina Sato, a japa mais famosa do Brasil passou a protagonizar as campanhas da marca.


A mascote 
Em 2013 a marca criou uma mascote batizada de AKIRA, um perspicaz e dedicado sushiman, cuja missão é trazer dicas e curiosidades sobre a cultura e culinária japonesa, além dos bastidores da marca, sua qualidade e cuidado no preparo de cada receita. O dedicado sushiman tem orgulho de manter viva a tradição japonesa, que recebeu dos seus antepassados, apresentando-a para o maior número de pessoas possíveis. Akira atua principalmente nas redes sociais para interagir com o público. Mais recentemente o personagem virou protagonista de um game, chamado Gendai Hero. O jogo foi criado para gerar visibilidade, engajamento e mídia instantânea para a marca através do público jovem. No jogo Akira precisa salvar sua namorada Kyoko que foi sequestrada por um vilão ninja. E para ganhar força é preciso comer o máximo de sushis, temakis, domburis e outros pratos.


A identidade visual 
A identidade visual da marca passou por uma única grande alteração ao longo dos anos. O logotipo adotou uma nova tipografia de letra, mais moderna, e novas cores (o roxo substituiu o vermelho). Além disso, a frase “Japanese Food” foi trocada por “Culinária Japonesa”. Os dois quadrados sobrepostos de seu logotipo, que não possuem nenhum significado especial (é apenas um ideograma criado pelos quatro sócios) ganhou bordas arredondadas.


Os slogans 
Comida japonesa de verdade. (2012) 
Gendai. A maior rede de comida japonesa do Brasil.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1992 
● Fundador: Carlos Sadaki, Alexandre Miqui e Robinson Shiba 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo TrendFoods 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Robinson Shiba 
● Faturamento: R$ 130 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 64 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.400 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Pratos da culinária japonesa 
● Concorrentes diretos: Nakombi, Yoi Rolls & Temak, Temakeria Makis Place e Koni Store 
● Mascote: Akira 
● Slogan: Comida japonesa de verdade. 
● Website: www.gendai.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a GENDAI, maior rede de culinária japonesa do mercado brasileiro, conta com 64 lojas localizadas em locais privilegiados de São Paulo (onde estão 28 unidades), Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador e Belo Horizonte. A rede trabalha com três formatos de lojas: fast food, restaurante casual com sistema de rodízio e quiosque. A empresa atua ainda na área de eventos, oferecendo serviços de bufê e cursos de culinária japonesa nos quais os alunos podem conhecer alguns segredos desta milenar cozinha. 

Você sabia? 
Atualmente os cardápios da rede são padronizados e gerenciados por uma Comissão de Qualidade, formada pelos “sushiman” mestres da rede. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/9/2014

Um comentário:

acaboudesair disse...

Muito legal o blog.
parabéns