25.3.12

TRANSITIONS


A TRANSITIONS é uma marca líder em tecnologia fotossensível que oferece soluções inovadoras que se adaptam ás diversas condições de luminosidade, ajudando a proteger os olhos dos raios solares, proporcionando assim maior conforto visual para milhões de pessoas ao redor do mundo. Sua principal missão é ajudar pessoas a ter uma vida mais rica e vibrante, melhorando a visão e a maneira como percebem a luz. 

A história 
Tudo começou em 1990 quando a PPG, um gigante mundial do setor químico conhecido no meio ótico por ser o criador e deter a patente do CR-39 (resina para a produção das lentes plásticas oftálmicas), e a francesa Essilor, tradicional fabricante de lentes, resolveram unir suas experiência para fundar na pequena cidade de Pinellas Park, na ensolarada Flórida, a TRANSITIONS OPTICAL. Contando inicialmente com apenas 50 funcionários, as primeiras lentes fotossensíveis de plástico do mundo foram lançadas no mercado. O nome “transitions” (“transição” em português), era a perfeita representação do que as lentes fotossensíveis eram capazes de fazer: mudar automaticamente de claras em ambientes internos para uma tonalidade de óculos de sol ao ar livre, adaptando-se continuamente às condições de luz - reduzindo a claridade e o cansaço visual, além de oferecer maior qualidade na visão e conforto visual durante todo dia e noite.


Em uma época em que esse mercado era dominado pelas lentes fotossensíveis em cristal (vidro), a TRANSITIONS apresentou ao mundo um novo conceito: lentes de desempenho fotossensível superior, com proteção UV total, e a inédita vantagem de ter tecnologia aplicável em uma variada gama de materiais orgânicos e desenhos diferentes. Já no ano seguinte a segunda geração de lentes, batizadas de TRANSITIONS PLUS, estreou no mercado com tecnologia aprimorada. Pouco depois, em 1992, a empresa iniciou sua expansão global com a inauguração de uma fábrica na Europa, seguida, pouco depois, por escritórios de vendas na região da Ásia/Pacífico e América do Sul. Além disso, as lentes ficaram disponíveis para um maior tipo de prescrição.


O ano de 1995 foi marcado por duas grandes novidades: lançamento de uma lente com ação ainda mais rápida (TRANSITIONS III); e a realização do primeiro Transitions Academy, evento anual criado para manter profissionais óticos atualizados sobre as tendências de saúde da visão e bem-estar. Em 1996 a marca lançou no mercado a terceira geração de suas lentes que, pela primeira vez, foram disponibilizadas em material policarbonato resistente a impacto. Dando continuidade a sua expansão global, em 1997, a empresa iniciou suas operações com a instalação de uma fábrica e constituição de uma equipe de vendas no Brasil. Aqui no país, o sucesso mundial se repetiu. Por aqui, a marca cresceu 20% ao ano, e a filial local assumiu a condição de segundo maior mercado da marca no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. O novo milênio tem início com a expansão da disponibilidade das lentes para mais tipos de prescrição, compatíveis com quase todas as solicitações feitas originalmente para lentes claras.


Em 2001, uma nova geração de lentes, com Trivex (material extremamente resistente a impactos), foi lançada no mercado. Em 2005 a marca introduziu uma tecnologia de lente ainda mais avançada, tornando-as tão claras quanto às lentes claras comuns em ambientes internos e tão escuras quanto os óculos de sol ao ar livre. Já em 2006, a marca lançou no mercado a TRANSITIONS DRIVEWEAR®, a primeira lente solar polarizada, projetada especificamente para melhorar a visão para dirigir. No ano de 2008, introduziu a mais avançada tecnologia fotossensível (Transitions VI) com lentes de transição mais rápida de ambientes claros para ambientes externos a escuros, fazendo a mudança de luz quase imperceptível para a maioria dos usuários. Em 2009 a empresa lançou uma linha de lentes fotossensíveis para o sol, batizadas de TRANSITIONS SOLFX, desenhadas para melhorar o desempenho visual em atividades ao ar livre. Enquanto os óculos de sol tradicionais tinham uma tonalidade fixa essas lentes ajustavam o nível de escuridão e mudavam de cor conforme a intensidade da luz solar. Além disso, ingressou em um novo segmento ao apresentar a primeira viseira fotocrômica comercialmente viável para capacetes de motocicleta. Nos Estados Unidos, em 2010, surgiu a TRANSITIONS XTRActive®, lente mais escura e confortável. Pouco depois, no Brasil, a empresa lançou as lentes na cor marrom.


Nos anos seguintes a marca lançou grandes novidades, como por exemplo, em 2012, com as lentes TRANSITIONS VANTAGE™ (que apresentam polarização variável, o que significa que são praticamente claras em ambientes internos e escurecem e polarizam ao ar livre). Pouco depois, em 2014, a empresa expandiu sua tecnologia para esportes de inverno, anunciando óculos com suas famosas lentes. E lançou novas gerações de lentes como a linha TRANSITIONS SIGNATURE®, que utiliza a exclusiva tecnologia Chromea7™, tornando estas lentes mais rápidas para clarear de ambientes externos para ambientes internos e que se adaptam a todas as condições de luminosidade e temperatura. Já a linha TRANSITIONS STYLE COLOURS oferece vibrantes cores da moda (âmbar, safira, ametista, além de cinza, marrom e verde grafite) que permitem criar a combinação perfeita de lentes e armação. Mais recentemente apresentou a TRANSITIONS SIGNATURE® GEN 8™, a primeira lente fotocrômica inteligente com uma revolucionária tecnologia nano-composta que melhora o desempenho fotocrômico e oferece visão, conforto e proteção ideais durante todo o dia.


Os profissionais de pesquisa e desenvolvimento da TRANSITIONS estão continuamente inovando no segmento de lentes adaptativas diárias, melhorando o escurecimento, a velocidade de desativação, a cor, a capacidade de reação e a claridade em ambientes internos. Por exemplo, as lentes da marca se adaptam automaticamente a diferentes condições de luminosidade. Com a tecnologia Transitions Light Intelligent, os óculos adaptam-se automaticamente às mudanças de condições de luz e ajudam a proteger contra a luz azul nociva, tanto no interior como no exterior. Respondendo à luz existente à nossa volta, mudam de forma inteligente de claro para escuro quando se sai à rua, passando novamente a claro quando se volta para um ambiente interior. Além disso, ajudam a proteger contra os raios UV e a prejudicial luz azul. A empresa continua avançando significativamente na ciência das cores e nos materiais para lentes, criando uma experiência fotocrômica melhor, disponível para mais pessoas. Também expandiu sua linha e atualmente oferece um produto para quem quer mais do que uma simples lente básica. A empresa também está se adaptando a novos mercados por meio de parcerias com marcas como Nike, Oakley e Bell.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma significativa remodelação ao longo da história. Isto aconteceu em março de 2018, quando a marca apresentou um logotipo completamente novo, criado em torno da ideia de capturar a luz e dominá-la, enquanto o uso do espectro de luz expressa melhor seu segmento de atuação e sua gama de produtos fotocromáticos. A nova identidade também apresenta um “O” dividido em “Transições”, com a divisão diagonal repartida em claro e escuro por um raio de luz.


Os slogans 
Light intelligent lenses. (2018) 
Light Under Control. (2018) 
Live the Good Light. (2017) 
Life Well Lit. (2012) 
Healthy sight in every light. (2009) 
 Right in any light. 
Visão saudável em qualquer ambiente.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1990 
● Fundador: PPG Industries e Essilor 
● Sede mundial: Pinellas Park, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Transitions Optical Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Essilor International S.A.) 
● Presidente: Chrystel Barranger 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.800 
● Segmento: Ótico 
● Principais produtos: Lentes fotossensíveis 
● Concorrentes diretos: Carl Zeiss Vision, NXT, Ciba Vision, Bausch & Lomb, Corning, Sensity, LifeRx e BBGR 
● Slogan: Light intelligent lenses. 

A marca no mundo 
Atualmente a TRANSITIONS, que fabrica e desenvolve tecnologia para as lentes fotossensíveis mais recomendadas do mundo, está presente em mais de 80 países, vendendo a cada segundo um par de lentes. A empresa tem parceria com praticamente uma dúzia de fabricantes de lentes para oferecer mais de 100 opções de lentes aos consumidores. Além de Pinellas Park (Flórida), e da unidade em Sumaré (interior paulista), a empresa possui fábricas na Irlanda, Tailândia e nas Filipinas. 

Você sabia? 
A empresa detém mais de 85 patentes registradas que protegem suas avançadas tecnologias fotossensíveis. Suas lentes foram as primeiras a receber do Conselho Mundial de Optometria (WCO) o Global Seal of Acceptance for Ultraviolet Absorbers and Blockers baseada no protocolo de testes científicos realizado pela instituição. 
De 2009 a 2012 a marca foi parceira global da PGA TOUR (Associação Americana Profissional de Golfe). Dois dos melhores jogadores de golfe da PGA TOUR - Trevor Immelman e Kenny Perry - já foram embaixadores da TRANSITIONS para a visão saudável. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/8/2019

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