21.3.12

PIAGET

A suíça PIAGET cria verdadeiras obras-primas traduzidas através de sofisticados relógios e luxuosas jóias, que estão completamente em linha com o lema do fundador da tradicional empresa: “Sempre fazer melhor que o necessário”. Uma perfeita união da alta relojoaria e joalheria suíça, que cultiva a constante busca pelo domínio técnico, qualidade diferenciada e ousadia em suas criações.

A história
A história tem início no ano de 1874 na pitoresca La Côte-aux-Fées, uma pequena aldeia encravada nos Alpes suíços, quando Georges Edouard Piaget instalou seu primeiro ateliê na fazenda da família, sem imaginar que seu sobrenome algumas décadas depois se tornaria inimitável no segmento dos relógios de luxo. Ele dedicou-se a elaboração de movimentos altamente precisos de relógio mecânico de bolso e com isso recebeu muitas encomendas fazendo com que seu nome ecoasse bem além dos picos e vales suíços. Sua oficina ganhou novas dimensões e seu filho Timothée assumiu os negócios da família em 1911, com a mesma paixão e busca da qualidade absoluta que seu pai, e com igual sucesso. Nesse momento a empresa passou a produzir também relógios de pulso.


Até o início da década de 1940, o ATELIERS PIAGET se dedicava apenas a produção de movimentos para as mais prestigiosas marcas de relógios do mundo. Foi então que, em 1943, a família tomou uma decisão que iria revelar-se crucial para o futuro da empresa. A marca PIAGET foi oficialmente registrada e a oficina em La Côte-aux-Fées começou a produzir relógios projetados e vendidos com seu próprio nome. Foi um renascimento para a empresa, devido principalmente a Gérald e Valentin, netos do fundador, que trabalharam para expandir a marca geograficamente e torná-la mais amplamente conhecida no mundo. Pouco depois, em 1945, uma nova fábrica foi construída em La Côte-aux-Fées, voltada mais especificamente para a inovação e o desenvolvimento de movimentos ultrafinos, aumentando ainda mais a capacidade de produção da empresa.


Em 1957, a PIAGET desenvolveu o movimento mecânico a corda manual ultrafino (2 mm de espessura) Calibre 9P, que poderia ser utilizado tanto em um relógio-moeda como em um sofisticado relógio feminino. Em seguida, lançou um relógio masculino que se tornaria um ícone da indústria: o Emperador. Com o sucesso e crescimento das atividades a empresa decidiu abrir uma nova manufatura em Genebra, especializada na fabricação de jóias, além de inaugurar sua primeira loja em 1959. No ano seguinte, o relógio com o movimento Calibre 12P, apenas 2,3 milímetros de espessura, se tornou o mais fino movimento automático do mundo na época (oficialmente registrado no Guinness Book). Este desenvolvimento abriu novas possibilidades para os designers criarem relógios mais sofisticados e jóias luxuosas. Foi nesta época que o setor de joalheria registrou um sucesso internacional imediato, graças a seus renomados clientes, como Jackie Kennedy, Gina Lollobrigida e Andy Warhol. A PIAGET criou uma sensação em 1964, quando apresentou os primeiros relógios com mostradores trabalhados em pedras preciosas, como, por exemplo, lápis-lazúli, turquesa, ônix e olho de tigre. Mais tarde, a empresa lançou um relógio para abotoadura, que viria a se tornar o símbolo superlativo do relógio-jóia.


Em 1976 a PIAGET desenvolveu o 7P Calibre, o menor movimento de quartzo de sua geração. Sob a presidência de Yves Piaget desde 1980, a PIAGET continuou a cultivar uma clara preferência por produtos excepcionais. A marca se afirmou cada vez mais como “o joalheiro que cria relógios”. Em 1988, a PIAGET foi adquirida pelo Grupo Vendôme (atualmente Grupo Richemont), especializado no setor de luxo. No início dos anos 90 foi criada a linha de jóias Possession, afinal, as mulheres foram se tornando mais liberais, e a PIAGET ofereceu-lhes verdadeiros sonhos cheios de luxo: adornos excepcionais, deslumbrantes. Mais tarde, a coleção Limelight trouxe um toque do glamour de Hollywood para suas jóias, apresentando uma coleção criativa com suas pulseiras intercambiáveis. No segmento de relógios, a PIAGET lançou o modelo Altiplano e recriou, no final desta década, um de seus grandes clássicos: a linha Emperador. Os modelos de alta relojoaria com mecanismos complicados foram reunidos no âmbito de uma mesma coleção batizada de Black Tie. Em 2001 inaugurou sua nova fábrica de alta relojoaria, nos arredores de Genebra. Este espaço de trabalho de alto desempenho reuniu mestres de mais de 40 diferentes profissões em relojoaria e joalharia, complementando a atividade das oficinas em La Côte-aux-Fées.


A empresa desenvolve várias linhas de movimentos mecânicos e, em 2002, lança seu primeiro movimento turbilhão: o Calibre 600P, com 3,5 milímetros de espessura. Pouco depois, em 2003, os chamados “relógios jóias” acrescentaram seu brilho à coleção Limelight, que encarna o glamour de PIAGET. Lançado em 2005, o relógio Posse tem dado o tom para o sucesso contínuo de sofisticação da marca suíça. Foi neste mesmo ano que a empresa ingressou em um círculo muito exclusivo de marcas ao ter seu próprio movimento de cronógrafo, com um calibre 5,6 mm de espessura flyback dual-tempo. Em 2010, a marca retorna às suas raízes através da introdução de uma nova linha de calibres ultrafinos pagando tributo ao lendário 12P lançado pela primeira vez nos anos 50. Com apenas 2,35 milímetros de espessura, a nova geração 1200P e 1208P é o mais fino movimento de auto-liquidação no mercado. Recentemente, em 2011, a marca suíça escolheu a bela Jessica Alba para ser a embaixadora da linha de jóias Possession, composta por peças feitas de metais nobres e trabalhadas à mão, com pedras preciosas como diamantes.


A linha do tempo
1963
Lançamento do PROTOCOLE, relógio que se tornaria um verdadeiro clássico da marca suíça.
1979
Lançamento do relógio PIAGET POLO, que com seu estilo arrojado se tornou um ícone da marca suíça e um avassalador sucesso entre o jet-set internacional.
1980
Inauguração de uma loja no principado de Mônaco.
1981
Lançamento do relógio mais caro do mundo na época, uma criação única que exigiu dois anos de árduo trabalho. A obra-prima, que custava 3.5 milhões de francos suíços, tinha 154 gramas de platina, 396 diamantes e um diamante azul.
1986
Lançamento da coleção de relógios DANCER, destinada a se transformar em um enorme sucesso de vendas.
1987
Lançamento do relógio GOUVERNEUR, que apresentava complicações tais como fases da lua e calendário perpétuo.
1992
Inauguração de uma sofisticada loja em Place Vendôme, situada em pleno coração do luxo na capital francesa.
1997
Lançamento da MISS PROTOCOLE, uma coleção feminina moderna e original que trazia pulseiras intercambiáveis.
1998
Lançamento dos relógios ALTIPLANO, que misturavam com perfeição o clássico com a elegância.
2002
Lançamento da MAGIC REFLECTIONS, uma luxuosa coleção de jóias concebidas sobre o tema do jardim.
2006
Lançamento de uma nova geração de movimentos mecânicos de corda automática. O 800P, que fornece indicação central das horas, dos minutos, dos segundos e do dia, é equipado com dois tambores que garantem uma reserva de marcha de 72 horas. Esse calibre 12 linhas, ou seja, com 26,8 mm de diâmetro, gera uma frequência tradicional de 21.600 vibrações por hora (3 hertz) e seu ajuste é efetuado por um balanço fixado por parafuso.
2009
Lançamento do LIMELIGHT TWICE, um relógio concebido para ser totalmente reversível, com caixa, pulseira de cetim e fecho projetados em um formato que podem ser usados de ambos os lados. De um lado um estilo casual e discreto, do outro um ar de elegância e sofisticação, que podem ser usados de acordo com as circunstâncias ou o humor do momento.
2010
Lançamento da linha COCKTAIL RINGS, composta por anéis baseados em drinques famosos. Em 2012, o anel Mojito Inspiration, destaque da coleção, foi confeccionado em ouro branco de 18 quilates e cravejado com 220 brilhantes, 1 turmalina verde, 1 citrino, 16 tsavoritas e 125 esmeraldas.


O know-how
A PIAGET dispõe do mais importante ateliê de joalheria de Genebra. Todas as gemas são lapidadas, ajustadas e engastadas à mão. O mesmo acontece com a seleção de diamantes e pedras preciosas. Os diamantes, por exemplo, devem atender a padrões de cor (D a G) e pureza (IF a VVS), sendo rigorosamente controlados segundo um protocolo interno estabelecido com base em critérios de cor, dimensão, pureza e quilate. O ateliê PIAGET é membro do Council for Responsible Jewellery Practices e do Kimberley Process Certification Scheme, que garante o controle da origem dos diamantes utilizados.


Dados corporativos
● Origem:
Suíça
● Fundação: 1874
● Fundador:
Georges Edouard Piaget
● Sede mundial:
Genebra, Suíça
● Proprietário da marca:
Compagnie Financière Richemont S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Yves Piaget
● CEO:
Philippe Leopold-Metzger
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas: + 75
● Presença global:
84 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
750
● Segmento:
Relojoaria e Joalheria
● Principais produtos:
Relógios e jóias
● Concorrentes diretos:
Tiffany & Co., Boucheron, Cartier, Patek Philippe
● Ícones:
O relógio Piaget Polo
● Website: www.piaget.com

A marca no mundo
Atualmente a sofisticada e exclusiva PIAGET, que pertence ao grupo suíço Richemont, especializado na indústria de luxo, está presente em mais de 80 países ao redor do mundo através de 800 representantes exclusivos e uma rede de 75 lojas próprias, instaladas em cidades como Paris, Londres, Xangai, Miami, Nova York, Las Vegas, Hong Kong e até no principado de Mônaco. A marca, além de sofisticados relógios, vende várias linhas de jóias extremamente luxuosas, compostas por anéis, brincos, colares, pingentes, braceletes e abotoaduras.

Você sabia?
Atualmente a PIAGET detém dois recordes mundiais, o relógio mais fino e o mais fino com movimentos automáticos.
Uma característica marcante e única da PIAGET é a integração do bracelete com a caixa do relógio.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 21/3/2012

Um comentário:

Zé Dias da Silva disse...

Posso sugerir a marca Pimpolho (Vila Velha, ES)?