Os helicópteros mais rápidos e ágeis do mercado. A maior diversidade de modelos. A melhor escolha para qualquer tipo de situação. Por essas razões, as aeronaves da EUROCOPTER são vistas em ações de salvamento, transportando executivos e bilionários, no combate ao crime, em inspeções e manutenção de redes elétricas, pulverizando plantações, em vôos panorâmicos, e até na condução de tropas e equipamentos.
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A história
A EUROCOPTER surgiu no ano de 1992, resultado de uma fusão entre as divisões de helicópteros da francesa Aérospatiale (fundada em 1970, resultado de várias fusões de empresas estatais) e da alemã Daimler Chrysler Aerospace (fundada em 1989). Essas duas empresas e suas antecessoras tinham uma história rica e pioneira no segmento como a criação e desenvolvimento do primeiro helicóptero propulsado por turbina (Alouette II, que começou a voar em 1955); do sistema Fenestron, onde um rotor de onze pás, embutido numa estrutura maciça de cauda, gera força antitorque semelhante a uma turbina (Gazelle, apresentado ao mercado em 1968); e o primeiro helicóptero certificado a voar em condições geladas (AS332 Super Puma, apresentado em 1984). Em 1995 a empresa apresentou ao mercado um dos helicópteros de maior sucesso em sua história: o Colibri EC 120, um helicóptero monomotor leve e polivalente com capacidade para 4 passageiros e 1 piloto, projetado de forma a oferecer uma grande flexibilidade de utilização aos seus usuários. Quase no final desta década, em 1998, o sucesso da EUROCOPTER podia ser comprovado com a entrega de 272 helicópteros novos.
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Com a criação da EADS (European Aeronautic, Defense and Space Company) no dia 26 de setembro de 2000, a EUROCOPTER passou a fazer parte desta empresa, que também englobava a área espacial e a fabricante de aviões Airbus. Com a chegada do novo milênio as inovações lançadas pela EUROCOPTER não pararam: primeiro helicóptero equipado com o sistema computadorizado de controle Fly-by-Wire (o modelo NH90 foi o primeiro a realizar um vôo por esse sistema em 2003); e o primeiro helicóptero a utilizar o sistema de controle primário Fly-by-Light (modelo EC135 em 2003). Nos últimos anos, com o lançamento de aeronaves ágeis e polivalentes, a EUROCOPTER conseguiu roubar a liderança da americana Bell. No ano seguinte, a EUROCOPTER lançou mundialmente o EC 130 considerado o helicóptero mais silencioso do planeta.
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O mais novo modelo da empresa, apresentado no final de 2009, é o EC-175, um helicóptero civil com capacidade para transportar até 16 passageiros, e que traz entre outras novidades os tanques de combustí¬vel auxiliares instalados abaixo da cabine, aumentando assim a autonomia da aeronave sem perder o espaço interno. Este novo e moderno helicóptero também se adapta perfeitamente as funções de salvamento e resgate (SAR), polí¬cia naval (Guarda Costeira), polí¬cia alfandegária, transporte especial (VIP), serviços médicos de emergência, e até a possibilidade de uma versão militar armada para guerra naval (ASW e superfí¬cie) e outra ainda para operações terrestre (transporte de tropas e ataque).
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Na sede da empresa em Marignane na França, os helicópteros, fabricados em seis linhas de montagem, ainda recebem apelidos de animais como Colibri, Esquilo, Golfinho e Puma. Mas a globalização começou a mudar o hábito de apelidar helicópteros com nomes de animais. Isto porque, alguns nem sempre são conhecidos em determinados países. É em um cenário de cinema que os pilotos da EUROCOPTER fazem seus testes de vôo. A matriz principal da empresa está situada bem ao lado das chamadas “Calanques”, uma fileira de quase 20 quilômetros de imensos penhascos enfileirados ao longo da costa sudoeste de Marselha, no Mar Mediterrâneo. Nessa fábrica trabalham 10 mil pessoas, envolvidas em operações que vão do desenvolvimento do produto ao serviço ao cliente. Os turistas que querem chegar próximos das “Calanques” recorrem a barcos que diariamente saem do porto de Marselha. Mas para quem diariamente executa os testes de vôo, parece até banal circular entre as paisagens que mais aparecem em cartões postais vendidos na região de Provence.
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A linha do tempo
1977
● Lançamento do AS 350. Monoturbina versátil graças a uma cabine espaçosa e aos diversos equipamentos opcionais disponíveis, o AS 350 pode executar as mais diversas missões, tanto civis, como policiais e militares. Com capacidade para transportar cinco ou seis passageiros, além do piloto, o helicóptero apresenta ótimo desempenho em altitudes elevadas e temperaturas altas. A primeira aeronave monoturbina da família esquilo foi entregue em 1977 e atualmente já superou a marca das 3.250 aeronaves entregues e quase 13 milhões e 800 mil horas de vôo.
● Lançamento do AS 365. Particularmente indicado para o transporte de passageiros e missões de defesa civil, é um helicóptero civil médio, biturbina multifuncional com inovações tecnológicas e que oferece excelente desempenho nas mais variadas missões graças à flexibilidade proporcionada por sua cabine, seu baixo nível de vibração e uma extensa gama de equipamentos opcionais. Já são mais de 830 as aeronaves em operação e que somam juntas mais 3.7 milhões de horas de vôo.
● Lançamento do AS 332. Este helicóptero civil médio é um biturbina que incorpora os últimos avanços na área de segurança. Sua cabine tem capacidade para transportar, além de dois pilotos, até 24 passageiros ou cargas volumosas que também podem ser embarcadas pela porta traseira. É o único helicóptero do mundo homologado, sem restrições, para vôos em condição de formação de gelo. É também o helicóptero mais utilizado por chefes de estado ou por governos em todo o mundo e também o mais vendido para transporte offshore.
1988
● Lançamento do AS 355. Esse helicóptero biturbina é equipado com motores controlados eletronicamente utilizando sistema FADEC - Full Authority Digital Engine Control, tornando o trabalho de pilotagem mais fácil e seguro. Com capacidade para cinco ou seis passageiros, além do piloto, o helicóptero é considerado ideal para as operações em altitudes elevadas, em especial as missões policiais sobre zonas desabitadas, de resgate no mar e reparos em linhas elétricas, além de offshore. A família esquilo biturbina possui hoje mais de 730 helicópteros em operação em todo o mundo, totalizando aproximadamente 3 milhões e 145 mil horas de vôo.
1995
● Lançamento do EC 120. Monoturbina, seguro, silencioso e confortável, é um dos helicópteros a turbina mais versáteis disponíveis no mercado. Dependendo da configuração, pode ser empregado para transporte executivo e de passageiros, com capacidade para transportar um piloto e mais quatro pessoas. A primeira entrega de um helicóptero EC 120 aconteceu em 1998. Hoje, operam em todo o mundo mais de 500 aeronaves, em 45 países, somando mais 570 mil horas de vôo.
1996
● Lançamento do EC 135. Biturbina leve e multifuncional, que se destaca dos demais de sua categoria, em especial pela aplicação de novas tecnologias ao equipamento, segurança e conforto. Com rotor de cauda carenado, do tipo Fenestron, tem um nível de ruído de aproximadamente 7 decibéis inferior ao limite estabelecido pelas normais internacionais. A capacidade do helicóptero, referência para os modelos biturbina leves, é de um piloto mais seis ou sete passageiros, ou dois pilotos e cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração. Hoje, em todo o mundo, mais de 600 entregas já foram feitas, para 163 clientes em 37 países, acumulando aproximadamente 850 mil horas de vôo.
● Lançamento do AS 365 N3. A principal mudança realizada na versão N3 do AS 365 foi a de motores, que aumentou a potência do helicóptero. Nos vôos biturbina este acréscimo de potência pode ser útil em climas quentes ou altitudes elevadas para aumentar o peso de decolagem do helicóptero.
1999
● Lançamento do EC 155. Este helicóptero combina a ampla experiência da frota Dauphin e as novas tecnologias como rotor principal com cinco pás. Com capacidade para transportar até 13 passageiros, além de um ou dois pilotos, o EC 155 é ideal para as missões de transporte executivo e offshore. Com cabine ampla, excelente visibilidade e acessibilidade, o helicóptero dispõe de um dos maiores bagageiros de sua categoria. Hoje operam em todo o mundo mais de 80 aeronaves que totalizam 105 mil horas de vôo.
2001
● Lançamento do EC 130. Monoturbina leve e espaçoso, ideal para transporte de executivos em missões de turismo ou para deslocamentos sobre áreas urbanas, o EC 130 traz grandes inovações tecnológicas, em especial graças à substituição do rotor traseiro pelo Fenestron, que torna o helicóptero o mais silencioso do mundo, com nível de ruído 8,5 decibéis abaixo das especificações da ICAO. Tem capacidade para 6 ou 7 passageiros, além do piloto, conforme a configuração, cabine com grande área envidraçada, portas amplas e componentes aviônicos modernos, com destaque para o VEMD (Vehicle and Engine Multifunction Display) - um indicador multifunção dos parâmetros da célula e do motor, composto de dois módulos de computadores que facilitam o trabalho do piloto nos pousos e decolagens. Hoje existem quase 200 helicópteros EC 130 em operação em 31 países, para mais de 110 clientes, somando mais de 223 mil horas de vôo.
2002
● Lançamento do EC 145. A mais recente versão de helicópteros biturbina médios da Eurocopter na categoria de 3,5 toneladas, incorpora tecnologia robusta combinada às últimas inovações da família do EC 135. Um dos mais modernos e confiáveis helicópteros de sua classe, este modelo possui como principal diferencial cabine desobstruída, sem nenhuma divisória. Indicado para uma grande variedade de missões, incluindo as de transporte parapúblico, aeromédico, busca e salvamento, utilitário e transporte de passageiros, hoje, operam em todo o mundo aproximadamente 120 helicópteros desse modelo.
2004
● Lançamento do EC 225. Um helicóptero Biturbina médio que beneficia das tecnologias mais modernas nos domínios de propulsão e conjuntos mecânicos, resultado de progressos obtidos em colaboração com os operadores. Um dos diferenciais deste modelo é o custo reduzido de manutenção. Primeiro helicóptero com capacidade de operação de “superurgência” homologada, ou seja, oferece máxima segurança em caso de pane de um motor. Particularmente indicado para offshore, tem capacidade de transportar entre 19 e 25 passageiros, além de dois pilotos. No entanto, a configuração interna e o conforto da versão vip - com capacidade de transporte de 8 a 12 passageiros - tornam o modelo o helicóptero mais usado por chefes de estado ou governos.
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A evolução visual
Em meados de 2010, o grupo EADS, do qual a empresa faz parte, lançou uma nova identidade visual, que também se estendeu a EUROCOPTER. O novo logotipo da marca adquiriu uma aparência metálica e angular que passa a imagem de modernidade e tecnologia, o que pode ser visto em todos os seus helicópteros.
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Os slogans
Thinking without limits.
Quietly leading the way.
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Dados corporativos
● Origem: França e Alemanha
● Fundação: 1992
● Fundador: Aerospatiale e Daimler-Benz Aerospace AG
● Sede mundial: Marignane, França
● Proprietário da marca: EADS
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Bodo Ueber
● CEO: Lutz Bertling
● Faturamento: €4.6 bilhões (2009)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 7
● Helicópteros vendidos: 558 (2009)
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 15.600
● Segmento: Aeroespacial
● Principais produtos: Helicópteros civis e militares
● Ícones: O helicóptero modelo Esquilo
● Slogan: Thinking without limits.
● Website: www.eurocopter.com
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A marca no Brasil
A EUROCOPTER atua no Brasil através de sua subsidiária HELIBRAS, criada fundada em 1980 na cidade de Itajubá, Minas Gerais; e única fabricante de helicópteros na América Latina. Atualmente a HELIBRAS é responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha EUROCOPTER no país. Através da Helibras a EUROCOPTER tem entregue para o Brasil e para outros países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela), os modelos Colibri EC 120, os Esquilo mono e bi-turbina, o EC 135, o Dauphin, o EC 155, o Super Puma e o Cougar, helicópteros utilizados em missões civis, parapúblicas e militares. Desde sua criação a empresa já produziu e entregou ao mercado cerca de 500 helicópteros, entre eles 70% do modelo Esquilo.
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A marca no mundo
A EUROCOPTER, que está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas, possui fábricas na França, Alemanha e Espanha, emprega mais de 15.600 profissionais e registrou faturamento de €4.6 bilhões em 2009, ano em que a carteira de pedidos da empresa contabilizou 1.300 unidades, o equivalente a €15.1 bilhões. As aeronaves da EUROCOPTER representam 30% da frota mundial de helicópteros, sendo dona hoje de 53 % do mercado mundial. Mais de 10.500 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por aproximadamente 2.800 clientes em 140 países. Atualmente a EUROCOPTER produz helicópteros civis e militares em sete fábricas: França (Marignagne e La Courneuve), Alemanha (Kassel, Donauwörth e Ottobrunn) e Espanha (Madrid-Cuatro Vientos e Albacete). Para o mercado civil, os modelos fabricados pela empresa são o Colibri EC 120, os Esquilos (AS 350 B2, AS 350 B3, EC 130 B4 e AS 355NP), o EC 135, o EC 145, os Dauphins (AS 365 N3 e EC 155 B1) e o Super Puma (AS 332 L1 e EC 225).
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Você sabia?
● Foi uma aeronave modelo Esquilo AS350 B3, montado também no Brasil, o único helicóptero que conseguiu, em 2005, aterrissar no Monte Everest, batendo recorde de maior altura em aterrisagem e decolagem.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 19/11/2010
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A história
A EUROCOPTER surgiu no ano de 1992, resultado de uma fusão entre as divisões de helicópteros da francesa Aérospatiale (fundada em 1970, resultado de várias fusões de empresas estatais) e da alemã Daimler Chrysler Aerospace (fundada em 1989). Essas duas empresas e suas antecessoras tinham uma história rica e pioneira no segmento como a criação e desenvolvimento do primeiro helicóptero propulsado por turbina (Alouette II, que começou a voar em 1955); do sistema Fenestron, onde um rotor de onze pás, embutido numa estrutura maciça de cauda, gera força antitorque semelhante a uma turbina (Gazelle, apresentado ao mercado em 1968); e o primeiro helicóptero certificado a voar em condições geladas (AS332 Super Puma, apresentado em 1984). Em 1995 a empresa apresentou ao mercado um dos helicópteros de maior sucesso em sua história: o Colibri EC 120, um helicóptero monomotor leve e polivalente com capacidade para 4 passageiros e 1 piloto, projetado de forma a oferecer uma grande flexibilidade de utilização aos seus usuários. Quase no final desta década, em 1998, o sucesso da EUROCOPTER podia ser comprovado com a entrega de 272 helicópteros novos.
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Com a criação da EADS (European Aeronautic, Defense and Space Company) no dia 26 de setembro de 2000, a EUROCOPTER passou a fazer parte desta empresa, que também englobava a área espacial e a fabricante de aviões Airbus. Com a chegada do novo milênio as inovações lançadas pela EUROCOPTER não pararam: primeiro helicóptero equipado com o sistema computadorizado de controle Fly-by-Wire (o modelo NH90 foi o primeiro a realizar um vôo por esse sistema em 2003); e o primeiro helicóptero a utilizar o sistema de controle primário Fly-by-Light (modelo EC135 em 2003). Nos últimos anos, com o lançamento de aeronaves ágeis e polivalentes, a EUROCOPTER conseguiu roubar a liderança da americana Bell. No ano seguinte, a EUROCOPTER lançou mundialmente o EC 130 considerado o helicóptero mais silencioso do planeta.
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O mais novo modelo da empresa, apresentado no final de 2009, é o EC-175, um helicóptero civil com capacidade para transportar até 16 passageiros, e que traz entre outras novidades os tanques de combustí¬vel auxiliares instalados abaixo da cabine, aumentando assim a autonomia da aeronave sem perder o espaço interno. Este novo e moderno helicóptero também se adapta perfeitamente as funções de salvamento e resgate (SAR), polí¬cia naval (Guarda Costeira), polí¬cia alfandegária, transporte especial (VIP), serviços médicos de emergência, e até a possibilidade de uma versão militar armada para guerra naval (ASW e superfí¬cie) e outra ainda para operações terrestre (transporte de tropas e ataque).
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Na sede da empresa em Marignane na França, os helicópteros, fabricados em seis linhas de montagem, ainda recebem apelidos de animais como Colibri, Esquilo, Golfinho e Puma. Mas a globalização começou a mudar o hábito de apelidar helicópteros com nomes de animais. Isto porque, alguns nem sempre são conhecidos em determinados países. É em um cenário de cinema que os pilotos da EUROCOPTER fazem seus testes de vôo. A matriz principal da empresa está situada bem ao lado das chamadas “Calanques”, uma fileira de quase 20 quilômetros de imensos penhascos enfileirados ao longo da costa sudoeste de Marselha, no Mar Mediterrâneo. Nessa fábrica trabalham 10 mil pessoas, envolvidas em operações que vão do desenvolvimento do produto ao serviço ao cliente. Os turistas que querem chegar próximos das “Calanques” recorrem a barcos que diariamente saem do porto de Marselha. Mas para quem diariamente executa os testes de vôo, parece até banal circular entre as paisagens que mais aparecem em cartões postais vendidos na região de Provence.
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A linha do tempo
1977
● Lançamento do AS 350. Monoturbina versátil graças a uma cabine espaçosa e aos diversos equipamentos opcionais disponíveis, o AS 350 pode executar as mais diversas missões, tanto civis, como policiais e militares. Com capacidade para transportar cinco ou seis passageiros, além do piloto, o helicóptero apresenta ótimo desempenho em altitudes elevadas e temperaturas altas. A primeira aeronave monoturbina da família esquilo foi entregue em 1977 e atualmente já superou a marca das 3.250 aeronaves entregues e quase 13 milhões e 800 mil horas de vôo.
● Lançamento do AS 365. Particularmente indicado para o transporte de passageiros e missões de defesa civil, é um helicóptero civil médio, biturbina multifuncional com inovações tecnológicas e que oferece excelente desempenho nas mais variadas missões graças à flexibilidade proporcionada por sua cabine, seu baixo nível de vibração e uma extensa gama de equipamentos opcionais. Já são mais de 830 as aeronaves em operação e que somam juntas mais 3.7 milhões de horas de vôo.
● Lançamento do AS 332. Este helicóptero civil médio é um biturbina que incorpora os últimos avanços na área de segurança. Sua cabine tem capacidade para transportar, além de dois pilotos, até 24 passageiros ou cargas volumosas que também podem ser embarcadas pela porta traseira. É o único helicóptero do mundo homologado, sem restrições, para vôos em condição de formação de gelo. É também o helicóptero mais utilizado por chefes de estado ou por governos em todo o mundo e também o mais vendido para transporte offshore.
1988
● Lançamento do AS 355. Esse helicóptero biturbina é equipado com motores controlados eletronicamente utilizando sistema FADEC - Full Authority Digital Engine Control, tornando o trabalho de pilotagem mais fácil e seguro. Com capacidade para cinco ou seis passageiros, além do piloto, o helicóptero é considerado ideal para as operações em altitudes elevadas, em especial as missões policiais sobre zonas desabitadas, de resgate no mar e reparos em linhas elétricas, além de offshore. A família esquilo biturbina possui hoje mais de 730 helicópteros em operação em todo o mundo, totalizando aproximadamente 3 milhões e 145 mil horas de vôo.
1995
● Lançamento do EC 120. Monoturbina, seguro, silencioso e confortável, é um dos helicópteros a turbina mais versáteis disponíveis no mercado. Dependendo da configuração, pode ser empregado para transporte executivo e de passageiros, com capacidade para transportar um piloto e mais quatro pessoas. A primeira entrega de um helicóptero EC 120 aconteceu em 1998. Hoje, operam em todo o mundo mais de 500 aeronaves, em 45 países, somando mais 570 mil horas de vôo.
1996
● Lançamento do EC 135. Biturbina leve e multifuncional, que se destaca dos demais de sua categoria, em especial pela aplicação de novas tecnologias ao equipamento, segurança e conforto. Com rotor de cauda carenado, do tipo Fenestron, tem um nível de ruído de aproximadamente 7 decibéis inferior ao limite estabelecido pelas normais internacionais. A capacidade do helicóptero, referência para os modelos biturbina leves, é de um piloto mais seis ou sete passageiros, ou dois pilotos e cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração. Hoje, em todo o mundo, mais de 600 entregas já foram feitas, para 163 clientes em 37 países, acumulando aproximadamente 850 mil horas de vôo.
● Lançamento do AS 365 N3. A principal mudança realizada na versão N3 do AS 365 foi a de motores, que aumentou a potência do helicóptero. Nos vôos biturbina este acréscimo de potência pode ser útil em climas quentes ou altitudes elevadas para aumentar o peso de decolagem do helicóptero.
1999
● Lançamento do EC 155. Este helicóptero combina a ampla experiência da frota Dauphin e as novas tecnologias como rotor principal com cinco pás. Com capacidade para transportar até 13 passageiros, além de um ou dois pilotos, o EC 155 é ideal para as missões de transporte executivo e offshore. Com cabine ampla, excelente visibilidade e acessibilidade, o helicóptero dispõe de um dos maiores bagageiros de sua categoria. Hoje operam em todo o mundo mais de 80 aeronaves que totalizam 105 mil horas de vôo.
2001
● Lançamento do EC 130. Monoturbina leve e espaçoso, ideal para transporte de executivos em missões de turismo ou para deslocamentos sobre áreas urbanas, o EC 130 traz grandes inovações tecnológicas, em especial graças à substituição do rotor traseiro pelo Fenestron, que torna o helicóptero o mais silencioso do mundo, com nível de ruído 8,5 decibéis abaixo das especificações da ICAO. Tem capacidade para 6 ou 7 passageiros, além do piloto, conforme a configuração, cabine com grande área envidraçada, portas amplas e componentes aviônicos modernos, com destaque para o VEMD (Vehicle and Engine Multifunction Display) - um indicador multifunção dos parâmetros da célula e do motor, composto de dois módulos de computadores que facilitam o trabalho do piloto nos pousos e decolagens. Hoje existem quase 200 helicópteros EC 130 em operação em 31 países, para mais de 110 clientes, somando mais de 223 mil horas de vôo.
2002
● Lançamento do EC 145. A mais recente versão de helicópteros biturbina médios da Eurocopter na categoria de 3,5 toneladas, incorpora tecnologia robusta combinada às últimas inovações da família do EC 135. Um dos mais modernos e confiáveis helicópteros de sua classe, este modelo possui como principal diferencial cabine desobstruída, sem nenhuma divisória. Indicado para uma grande variedade de missões, incluindo as de transporte parapúblico, aeromédico, busca e salvamento, utilitário e transporte de passageiros, hoje, operam em todo o mundo aproximadamente 120 helicópteros desse modelo.
2004
● Lançamento do EC 225. Um helicóptero Biturbina médio que beneficia das tecnologias mais modernas nos domínios de propulsão e conjuntos mecânicos, resultado de progressos obtidos em colaboração com os operadores. Um dos diferenciais deste modelo é o custo reduzido de manutenção. Primeiro helicóptero com capacidade de operação de “superurgência” homologada, ou seja, oferece máxima segurança em caso de pane de um motor. Particularmente indicado para offshore, tem capacidade de transportar entre 19 e 25 passageiros, além de dois pilotos. No entanto, a configuração interna e o conforto da versão vip - com capacidade de transporte de 8 a 12 passageiros - tornam o modelo o helicóptero mais usado por chefes de estado ou governos.
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A evolução visual
Em meados de 2010, o grupo EADS, do qual a empresa faz parte, lançou uma nova identidade visual, que também se estendeu a EUROCOPTER. O novo logotipo da marca adquiriu uma aparência metálica e angular que passa a imagem de modernidade e tecnologia, o que pode ser visto em todos os seus helicópteros.
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Os slogans
Thinking without limits.
Quietly leading the way.
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Dados corporativos
● Origem: França e Alemanha
● Fundação: 1992
● Fundador: Aerospatiale e Daimler-Benz Aerospace AG
● Sede mundial: Marignane, França
● Proprietário da marca: EADS
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Bodo Ueber
● CEO: Lutz Bertling
● Faturamento: €4.6 bilhões (2009)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 7
● Helicópteros vendidos: 558 (2009)
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 15.600
● Segmento: Aeroespacial
● Principais produtos: Helicópteros civis e militares
● Ícones: O helicóptero modelo Esquilo
● Slogan: Thinking without limits.
● Website: www.eurocopter.com
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A marca no Brasil
A EUROCOPTER atua no Brasil através de sua subsidiária HELIBRAS, criada fundada em 1980 na cidade de Itajubá, Minas Gerais; e única fabricante de helicópteros na América Latina. Atualmente a HELIBRAS é responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha EUROCOPTER no país. Através da Helibras a EUROCOPTER tem entregue para o Brasil e para outros países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela), os modelos Colibri EC 120, os Esquilo mono e bi-turbina, o EC 135, o Dauphin, o EC 155, o Super Puma e o Cougar, helicópteros utilizados em missões civis, parapúblicas e militares. Desde sua criação a empresa já produziu e entregou ao mercado cerca de 500 helicópteros, entre eles 70% do modelo Esquilo.
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A marca no mundo
A EUROCOPTER, que está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas, possui fábricas na França, Alemanha e Espanha, emprega mais de 15.600 profissionais e registrou faturamento de €4.6 bilhões em 2009, ano em que a carteira de pedidos da empresa contabilizou 1.300 unidades, o equivalente a €15.1 bilhões. As aeronaves da EUROCOPTER representam 30% da frota mundial de helicópteros, sendo dona hoje de 53 % do mercado mundial. Mais de 10.500 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por aproximadamente 2.800 clientes em 140 países. Atualmente a EUROCOPTER produz helicópteros civis e militares em sete fábricas: França (Marignagne e La Courneuve), Alemanha (Kassel, Donauwörth e Ottobrunn) e Espanha (Madrid-Cuatro Vientos e Albacete). Para o mercado civil, os modelos fabricados pela empresa são o Colibri EC 120, os Esquilos (AS 350 B2, AS 350 B3, EC 130 B4 e AS 355NP), o EC 135, o EC 145, os Dauphins (AS 365 N3 e EC 155 B1) e o Super Puma (AS 332 L1 e EC 225).
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Você sabia?
● Foi uma aeronave modelo Esquilo AS350 B3, montado também no Brasil, o único helicóptero que conseguiu, em 2005, aterrissar no Monte Everest, batendo recorde de maior altura em aterrisagem e decolagem.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 19/11/2010
3 comentários:
Muito legal a sua matéria. Parabéns.
muito legal mesmo ! eu vivo perto de marignane (frança) e estava pesquisando no site deles em frances e vi que aqui esta com muito mais detalhes que no proprio site deles,parabens!! palma
PARABENS MESMO PELO TRABALHO DE VOCES.
GOSTARIA TAMBEM DE VER NO BLOG INFORMAÇÕES DAS OUTRAS GRANDES!
SIKORSKY , BELL , AGUSTA E HELIBRAS. SE COLOCAR FICA MELHOR AINDA.
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