20.6.06

CHEVRON

Dificilmente cidades médias e grandes americanas não tenham ao menos um de seus postos de gasolina e serviços. Sua gasolina aditivada, chamada Techron, é extremamente popular e avançada tecnologicamente. O V alado de seu logotipo é inconfundível. Seus garotos-propagandas são simpáticos e coloridos carros animados. A marca CHEVRON é uma das mais conhecidas quando o assunto é combustíveis, lubrificantes e postos de gasolina, que tratam carros como se estivessem em hotéis cinco estrelas.

A história
A história da CHEVRON começou exatamente no dia 10 de setembro de 1879 com a fundação da empresa Pacific Coast Oil Company na cidade californiana de San Francisco por Lloyd Tevis, George Loomis e Charles Felton, que tinha como objetivo principal explorar petróleo nas recém descobertas reservas localizadas em Pico Canyon, ao norte de Los Angeles na Califórnia. No ano de 1900 a empresa foi adquirida pelo poderoso grupo petrolífero Standard Oil, presidido por John D. Rockefeller, passando a se chamar Standard Oil Company em 1906. Ainda nesse ano, a gasolina RED CROWN, desenvolvida por volta de 1890, foi adotada como marca oficial de combustível da empresa. O primeiro posto de serviços do país foi inaugurado pela empresa em 1907.


Com a quebra, por parte do governo americano, do monopólio exercido pela família Rockefeller em 1911, a empresa se tornou independente adotando o nome de Standard Oil California, conhecida popularmente como Socal. Já em 1914 operava aproximadamente 34 postos de gasolina e serviços espalhados por cidades do estado da Califórnia. Nos cinco anos seguintes a empresa se expandiu rapidamente, e em 1919 já operava 218 postos de gasolina espalhados pelos estados de Washington, Oregon, Califórnia, Nevada e Arizona, atingindo 700 postos quatro anos depois. Em 1931, as famosas três barras (Three Bar) da CHEVRON foram introduzidas ao logotipo da empresa para identificar mais facilmente seus postos de gasolina e serviços. O nome CHEVRON ficou tão popular que a empresa começou a utilizá-lo em vários produtos como óleos, aditivos, lubrificantes e gasolina.


Em 1933, a empresa conseguiu concessão do governo da Arábia Saudita para procurar por petróleo no país. Pouco depois, em 1938, encontrou o que viria a ser a maior reserva de petróleo do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o famoso “V” alado começou a ser utilizado no logotipo para reforçar o compromisso da empresa com a guerra. No ano de 1953 a empresa adotou oficialmente pela primeira vez o nome CHEVRON em uma subsidiária aberta em Delaware, a CHEVRON OIL COMPANY. Dois anos depois a empresa adotou oficialmente o logotipo da CHEVRON como símbolo uniforme em todos os seus produtos, visando assim a construção de uma marca forte e com reconhecimento nacional.


Na década seguinte, com a forte expansão de suas operações internacionais, surgiu, em 1960, o personagem chamado “Pepe” para vender e divulgar sua gasolina no mercado latino dos Estados Unidos. Essa forte expansão levou a criação, em 1967, da CHEVRON OIL EUROPE, responsável por suas operações no continente europeu. Na década de 70 a empresa introduziu o novo design de seus postos, com visual limpo e harmônico. No ano de 1977 fundou a CHEVRON U.S.A. Inc., formada pela fusão de seis companhias domésticas de petróleo. Em 1984 a empresa passou oficialmente a se chamar CHEVRON CORPORATION, depois da fusão com a Gulf Oil Corp. Esta década foi marcante para a empresa com descobertas de poços e reservas de petróleo no mundo inteiro. Em 2001, fundiu-se com a TEXACO, em uma operação avaliada em US$ 45.4 bilhões, mudando seu nome para ChevronTexaco. Com a fusão a CHEVRONE passou a ser proprietária de inúmeros postos de gasolina em estados onde não estava presente, além da marca de óleos e aditivos HAVOLINE. Em maio de 2005, a empresa anunciou que retornaria a se chamar apenas CHEVRON CORPORATION. Em 2009 a empresa vendeu para o Grupo Ultra os seus ativos fixos (postos de combustíveis da Texaco) no Brasil. Atualmente suas atividades incluem extração, e transporte de petróleo e gás natural; refinação de petróleo; produção e venda de produtos químicos e geração de energia.


A linha do tempo
1907
Lançamento do querosene ZEROLENE N.5, um óleo especificamente desenvolvido para ser utilizado nos modelos de carros Ford A. Seis anos depois de seu lançamento, o produto vendia cerca de 2.5 milhões de litros anualmente.
1917
Lançamento da ORONITE, uma linha de produtos para diversas aplicações como fluído de isqueiro, polidor de móveis, lubrificantes e querosene para lampião. Com o passar do tempo a linha de produtos foi voltada especificamente para o mercado automobilístico.
1929
Lançamento da nova gasolina STANDARD ETHYL GASOLINE.
1925
Lançamento da WINTER RED CROWN, uma gasolina especialmente formulada para ser utilizada em climas frios, que foi introduzida com o slogan “Wild to go”.
1935
Lançamento do óleo lubrificante DELO (Diesel Engine Lubricating Oil).
1936
Lançamento do RPM MOTOR OIL, um óleo lubrificante para automóveis.
1957
Após cinco anos de exaustivas pesquisas, a empresa introduziu no mercado a gasolina CHEVRON SUPREME GASOLINE.
1970
Lançamento do novo aditivo F-310, que proporcionava uma melhor conservação do motor, menos poluição e muito mais economia.
1973
As três principais montadoras de Detroit passam a utilizar e recomendar as gasolinas CHEVRON em seus automóveis.
1980
Lançamento da gasolina aditivada PRC, percussora da famosa gasolina TECHRON.
1985
Lançamento da gasolina aditivada TECHROLINE.
1995
Lançamento da nova gasolina aditivada chamada TECHRON, que se tornou um verdadeiro sucesso de vendas.
2006
Lançamento do CHEVRON ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel), um diesel especificamente designado para caminhões com baixas taxas de emissões de poluentes.
Lançamento do CHEVRON B5 BIODIESEL BLEND, um combustível com 5% de biodiesel.


Personagens de sucesso
Tudo começou em 1995, quando a CHEVRON lançou sua nova gasolina aditivada chamada Techron e com ela os novos personagens animados batizados de “World of Talking Cars”. Os personagens, carros falantes e coloridos com personalidades distintas, foram idealizados pela agência de propaganda Young & Rubican, e criados pelo estúdio de animação inglês Aardman Animations. Eles apareceram pela primeira vez em um comercial de televisão falando dos benefícios e vantagens da nova gasolina.


O sucesso da campanha e dos novos e simpáticos personagens foi imediato. No ano seguinte, os postos de gasolina e serviços da CHEVRON começaram a vender miniaturas de plásticos dos carros que apareciam na campanha por US$ 5.99. Inicialmente foram vendidas réplicas de três personagens: Sam Sedan (um simpático sedã branco), Wendy Wagon (uma despretensiosa perua verde) e Tony Turbo (um carro turbinado vermelho). No final deste ano mais um personagem foi introduzido na turma: Freddy 4-Wheeler (um carismático jipe verde). A empresa subestimou a procura pelos carrinhos e em 1997 a produção já passava de 700 mil exemplares. Os executivos da CHEVRON se surpreenderam com a enorme aceitação dos adultos pelos modelos, já que os carrinhos de plástico haviam sido criados para o público infantil que seriam os motoristas do futuro.


Pouco depois, ainda em 1997, em uma nova fase da campanha, a CHEVRON lançou uma página educacional na Internet (
Chevroncars.com) onde os personagens explicavam a necessidade de reduzir os níveis de emissões de gases tóxicos, além de abordar questões educacionais relativas ao assunto. A página da Internet custou cerca de US$ 1 milhão para ser criada e foi um sucesso instantâneo, atingindo mais de 1 milhão de visitantes rapidamente. Atualmente a página, re-lançada em 2006 com visual completamente novo, possui jogos on-line com os famosos personagens, histórias interessantes, loja de produtos dos personagens, e principalmente, um cunho educacional de extrema importância.


No decorrer dos anos novos modelos de carros foram lançados, além de edições limitadas, fazendo surgir muitos outros personagens como Cary Carrier (uma jamanta), Riley Roadster (um esportivo), Travis Tanker (um caminhão tanque), Tyler Taxi (um táxi), Patty Patrol (um rádio-patrulha), entre outros. Atualmente existem 33 modelos diferentes dos personagens à venda. Além disso, os simpáticos personagens foram responsáveis por criarem uma excelente imagem da marca CHEVRON em um segmento sempre criticado devido aos danos e poluição que causam ao meio-ambiente.


A evolução visual
O logotipo da CHEVRON evoluiu muito no decorrer dos anos. As primeiras grandes modificações começaram a ocorrer em 1931 quando as famosas três barras (Three Bar) da CHEVRON foram introduzidas ao logotipo. No final da Segunda Guerra Mundial, em 1948, o famoso “V” alado foi oficialmente introduzido ao logotipo. A última grande modificação ocorreu em 2005 quando o logotipo foi modernizado.


Os slogans
Human Energy. (2005)
Chevron: Symbol of Partnership. (1990)
People Do. (1985)
Chevron was born on the frontier, and we’ve never left it. (1977)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
10 de setembro de 1879
● Fundador: Lloyd Tevis, George Loomis e Charles Felton
● Sede mundial: San Ramon, Califórnia
● Proprietário da marca: Chevron Corporation
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: John Watson
● Faturamento: US$ 198.1 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 19 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 209.2 bilhões (julho/2011)
● Postos de gasolina: + 8.300
● Presença global: 180 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 62.000
● Segmento: Energético
● Principais produtos: Gasolina, óleos, lubrificantes e postos de serviço
● Principais concorrentes:
Shell, ExxonMobil, Petrobras e BP
● Ícones:
Os carros animados de suas propagandas e o logotipo com um V alado.
● Slogan: Human Energy.
● Website: www.chevron.com

A marca no mundo
Atualmente a CHEVRON, quinta maior empresa de energia do mundo, possui 7 refinarias principais e mais de 8.300 postos de gasolina em 29 estados americanos e no Canadá, tendo operações em mais de 180 países e faturamento próximo a US$ 200 bilhões. A empresa produz e refina mais de 2.7 milhões de barris de petróleo por dia, sendo 70% produzidos fora dos Estados Unidos. Os postos com a bandeira CHEVRON figuram entre os três maiores distribuidores em 16 estados nas regiões sul e oeste dos Estados Unidos, o chamado Sun Belt. A empresa ainda é proprietária das marcas TEXACO e CALTEX, esta última muito forte na região asiática e Oceania. A CHEVRON é a terceira maior empresa americana em relação ao faturamento e décima sexta no mundo. Além disso, é a maior produtora privada de petróleo do Cazaquistão, um dos maiores produtores de óleo e gás natural da Tailândia, maior produtor de petróleo na Indonésia e a que mais possui concessões de perfuração na região do Golfo do México.

Você sabia?
No passado a CHEVRON fez parte do grupo conhecido como sete irmãs: as sete maiores empresas petrolíferas do início do século 20. Hoje, faz parte do grupo conhecido como Supermajor ou Big Oil, sendo apontada como uma das corporações mais poderosas do planeta.
Se a CHEVRON fosse um país ficaria na 46ª posição no ranking (em relação ao PIB), ultrapassando a República Checa, atual ocupante do posto.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/7/2011

Um comentário:

Renato disse...

Porque a Chevron não tem ligação com a marca texaco dos postos dos Eua?